Galaxy S8 é o primeiro smartphone a ter Bluetooth 5.0

66 Comentários

A Samsung surpreendeu muita gente ontem, com os novos Galaxy S8 e S8+. Estes novos smartphones estreiam um alargado conjunto de novas funcionalidades, que em breve vão ser o padrão da industria e que todos vão procurar imitar.

Perdido no meio das especificações  das novas máquinas está um pormenor que passou despercebido a muitos, mas que prepara o futuro do Galaxy S8. Este é o primeiro smartphone a ter Bluetooth 5.0.

Galaxy S8

A Samsung não se poupou a esforços para conseguir tornar os seus novos smartphones nas máquinas do momento. Para além do hardware de topo, trouxe também a Bixby, a sua nova assistente virtual, e o DeX, a doca que transforma o S8 numa máquina de trabalho.

Perdida no meio das muitas especificações está uma que poderá mostrar de que forma a Samsung quer tornar o S8 como o padrão da industria. A ligação Bluetooth é agora assegurada pela mais recente versão deste protocolo, a 5.0.

A versão 5.0 promete velocidades maiores, atingindo o dobro do que a versão 4.2 atualmente oferece, e um alcance muito maior, até quatro vezes mais longe. Permite a ligação de dispositivos mais responsivos e mais capazes, e liga-se a dispositivos IoT a uma distância muito maior. Mas esta novidade traz um preço, que para já será difícil de cobrar.

Galaxy S8

Por ser uma versão nova deste protocolo, ainda sem ser muito usado, vai ser pouco provável que possa ser usado já em toda a sua plenitude. A razão é a inexistência de dispositivos que façam já uso do Bluetooth 5.0.

Ainda demorará algum tempo até que surjam as primeiras propostas neste campo e que o Galaxy S8 possa explorar a fundo o que o Bluetooth 5.0 tem para oferecer. No entanto, mostra bem o que a Samsung quer alcançar com esta sua nova oferta, colocando-a bem à frente do que a concorrência oferece e, principalmente, preparando-o para o que de futuro vai surgir.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    Estou chocado! Afinal nao sao os iPhones que trazem as ultimas tecnologias, que por acoso sao sempre inventadas pela Apple? So me faltava agora virem-me dizer que o Pai Natal não existe.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O hardware dos iphones são Samsung e da maior parte dos telemoveis. O que muitas vezes diferente e o software e logos/marca

  2. Avatar de Echo
    Echo

    Outros virão a seguir.

  3. Avatar de Dope
    Dope

    Gosto muito do pormenor do Jack para os headphones… prova de facto que, para além da superior qualidade de som, que certas “inovações” trazidas por outras marcas, são boas em teoria mas péssimas na realidade…. sem falar dos custos completamente irreais para o consumidor.

    1. Avatar de LG
      LG

      Apple: we can’t have the phone being waterproof without removing the jack”
      Samsung: watch and learn
      Apple: but but we needed that space for less body-screen ratio
      Samsung: keep watching

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Muito bom!
        Dêm um prémio a este homem

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Nem ha mais nada para adicionar! Mas claro que isso foi tudo tanga, eles o removeram porque nao recebiam nada com ele, agora tudo que utilizar o lightning ou como se chama o port deles então é tudo a pagar dinheiro para apple, claro tudo que for registado, nao os chinocas de 1€

        1. Avatar de LG
          LG

          É verdade mas isso não podem admitir para se tornarem os vilões.

          Pelo menos ainda existe o blutooth como “open standard” mas é curioso como o iPhone causa tantos problemas com outros produtos não-Apple…

      3. Avatar de V.T.
      4. Avatar de Kekes
        Kekes

        O iPhone nunca foi conhecido pela sua câmara, sempre houveram telemóveis melhores.

        1. Avatar de V. T.
          V. T.

          iSAD tira as palas 10 a 0?? O que me rio… o iPhone tem pior camara do que a Samsung de longe…

        2. Avatar de NuvemBranca
          NuvemBranca

          isad é esta foto do iphone que dizes melhor qualidade que galaxy s7??? 😀

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/tim-cook-partilha-foto-sem-qualidade-e-e-gozado-na-internet/

        3. Avatar de bs
          bs

          Não é isso que o dxomark diz engraçado, o iphone está bem atrás deixem de ser fanboys

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Espera 2 anos e vais ver se algum Tlm topo ainda vem com esse jack.

      Começa já a guardar uns na gaveta se é assim tão importante para ti

  4. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Este telemóvel transpira inovação.

    Basta mete-lo ao lado de um qualquer telemóvel recente que o design do S8 faz os outros parecerem arcaicos.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      é a tua opinião

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Mas por acaso é verdade, só não vê quem não quer!

        1. Avatar de Torres
          Torres

          “esteja calado”

          Deves pensar que és quem manda aqui, não sei como os admins da página ainda te deixam comentar cá

        2. Avatar de V.T.
          V.T.

          Tenho um Adroid com o 4.4 e está a funcionar redondinho! Encostá-lo porquê?

        3. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Loool! Este gajo tem um Android de 2014!

          Sabes qual é a percentagem de iOS que já têm 10.3 com APFS?

  5. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    E eu a pensar que a Apple era a inventora de tudo. Qualquer dia ainda me dizem que o Pai Natal existe. LOLOLOL

  6. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Este tipo de equipamento é um espetaculo.
    Pena que nao façam uma versao com WindowsM, para lovers deste SO como eu.
    Apenas tem cuscoid… o que para mim nao serve, ja me cansei há 2 anos atras.

    1. Avatar de Rodrigo Costa
    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Porque a Samsung já teve problemas que chegue com o a note 7 e não está para ter mais prejuízo.

    3. Avatar de diogo
      diogo

      A Microsoft vai vender estes equipamentos nas suas lojas, é fruto de uma parceria entre ms e Samsung, estes serão alterados e trarao Office e mais umas coisas de produtividade da ms

      1. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        Tens razao, mas eu embirro com o cuscoid, que queres? Por isso me referi a SO diferente e nao apenas no mercado com o SO cuscoid e monotono…

  7. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Infelizmente há sempre gente burra que vai contribuir com 800 e tal euros para os cofres da samsung, como se um telemóvel fosse a melhor invenção a seguir á roda… Não faz nada que um de 300€ não faça. Ah e tal agora é o snapdragon 10000000 e o teu não tem, a camera é a melhor do mercado e tal, mas quem quer tirar fotos compra uma máquina fotográfica… Continuam iludidos a viver no mundo da fantasia .

  8. Avatar de Marco Silva
    Marco Silva

    a apple criou o que 5.0????

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quando a Apple introduzir isto nos dispositivos deles de certeza que a lacuna de não haver mais dispositivos 5.0 para se poder conectar irá começar a desaparecer.

  10. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    iOS 11???

  11. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Um facto curioso, não se chama Bluetooth 5.0 mas sim Bluetooth 5 apenas.

    1. Avatar de LG
      LG

      One change on the marketing side is the dropping of the point number, so that it is just “Bluetooth 5” (and not Bluetooth 5.0 or 5.0 LE like for Bluetooth 4.0).

      Se existe alguem com menos credibilidade nos seus comentários és tu iSad/RuiZ/Baptista Batos

    2. Avatar de Vítor M.

      Tivemos essa discussão internamente, até porque no site oficial fala em Bluetooth 5, contudo, a Samsung refere que a versão que tem é a 5.0… como nos estamos a referir ao equipamento da Samsung e se eles dizem que é a versão 5.0… até podemos questionar, é verdade, mas saberemos mais que eles?

      Internamente uns referiam isto: “One change on the marketing side is that they dropped the point number, so it won’t be called Bluetooth 5.0 like in Bluetooth 4.0, but just Bluetooth 5. The decision has been made allegedly to “simplifying marketing, and communicating user benefits more effectively”.”

      Mas aquilo é Samsung… nós até poderíamos “dar a dica”

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tem navegação por sistema Galileu?

  13. Avatar de Rafael
    Rafael

    E também vai ficar com mais RAM no iOS 12, e no iOS 13 vai ter um update do processador. E a Apple já tinha criado tudo antes, só lança depois com atualizações de software ahah

  14. Avatar de Enzo
    Enzo

    Aqui tem pessoas que não sabem o que dizem
    Desde quando é que é mais fluido , mais rápido , melhor câmara ?
    Levam abadás desde o primeiro galaxy ,
    S4 câmara bem melhor que iPhone 4
    S5 bem melhor que iPhone 5 5s
    S5:Neo igualmente
    S6 S6 Edge S6 Edge plus bem melhor
    S7 s7 Edge
    É agora s8 s8+
    iPhone ao lado disso é um peixinho
    Deixem se disso
    Samsung tem das melhores máquinas de sempre

    1. Avatar de Sumaligy
      Sumaligy

      Você tem razão. Eu estou usando um Samsung S6+ e um IPhone 6+ mas olha a qualidade de imagem dos 2 não se compara nem tão pouco. O Samsung S6 + Yemen umas imagens espetaculares nunca precisei de usar o IPhone 6+ para tirar fotos porque deixa a desejar na sua qualidade. Já agora acho que é tempo de melhorar por parte do Apple a qualidade dos seus smartphones sobretudo na conectividade Bluetooth que até entre iPhones é uma dança na sua conectividade. On6em a Samsung mostrou mais uma vez a sua grandeza no mundo digital com o lançamento do S8 e S8+ como dizia o outro internauta o Design do S8 e S8+ faz qualquer dispositivo já lançado ser uma antiguidade

  15. Avatar de RP
    RP

    Discutir estes modelos de Samsung’s e iPhones’s, não é assim tipo discutir Ferrari’s e Porches?
    É que o preço destes equipamentos é bem superior ao que a maior parte da população ganha em Portugal. Não serão os preços destes equipamentos uma afronta ao comum do cidadão?
    É certo que nem todos podem ter Ferrari’s e Porches.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Tens toda a razão. É só gajos a mostrar a ostentação. Eu ando com meu velhinho OnePlus One e ainda tem que aguentar um par de anos….

      Por estes lados é só malta com guita!

    2. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Nao é bem, porque quem compra apple compra o seu ecossistema e quem compra samsung compra outro. O porshe e ferrari andam na mesma estrada…

  16. Avatar de sinam
    sinam

    reclamam tanto da samsung mas debaixo do vosso iphone…….

  17. Avatar de Edgar Gomes
    Edgar Gomes

    O Sony Xperia XZ Premium traz também Bluetooth v5.0, apresentado em Fevereiro, por isso não foi o primeiro 😉

  18. Avatar de MX
    MX

    S8 humm desilusão total como diz o nome S8 oitava versão e ainda não dobra. Mas não foi a Samsung que anunciou na CES em 2013 ? E em 2017 apenas nos dá um Bluetooth 5 como up e pouco mais por estes preços e mais uma tecnologia anunciada pelos rivais antes desilusão total

  19. Avatar de MX
    MX

    Samsung tem 500 patentes de grafeno alguem sabe se a tela do s8 tem grafeno? Não . Samsung tem telas sem bordas s8 tem ? Não. Samsung é uma das maiores empresas de smartphones é e só isto ??????