Irreco – Controle a TV com o seu N900

15 Comentários

Por Filipe Chaves para o PPLWARE.COM
Como já deixei claro nos posts anteriores, o Maemo ou o actual MeGoo, é um sistema operativo que ainda não está, de todo, explorado e principalmente badalado, como outros sistemas recém chegados ao mercado dos smartphones. Neste campo, obviamente, a Nokia tem a sua culpa, pois pela antiguidade deveria ter conseguido antecipar-se aos seus mais directos concorrentes. Assim não o fez e com isso temos em mãos um dos melhores sistemas operativos para dispositivos móveis, mas… sem o brilho da ribalta.

Como é um dos melhores, a simbiose com o hardware é tida num patamar avançado, o que permite usufruir de tecnologias que nos ajudam no dia-a-dia.

Irreco é uma aplicação que se aproveita, e muito bem, do hardware dos Nokia, oferecendo uma função… lúdica!

A grande aposta da Nokia, em relação ao N900, foi seguramente no hardware. Este smartphone está equipado com o que de melhor se fabrica em termos de hardware, e abre assim as portas aos programadores para criarem aplicações úteis e inovadoras para este sistema operativo.

No caso que vos trago hoje, não será uma inovação, mas antes uma “recauchutagem” a uma tecnologia muito usada no presente, mas muito estigmatizada.

IrDA

Infrared Data Association é uma definição de padrões de comunicação entre equipamentos de comunicação wireless.

Padrões:

  • 0 – com taxas de transmissão de até 115.200 bps
  • 1 – com taxas de transmissão de até 4.194.304 bps (4 Mbps).

Embora esteja já a cair no esquecimento, o infravermelho pode ainda ser usado para muitas funções. Existe muito software que recorre a esta tecnologia de comunicação sem fios. São muitos os equipamentos da Nokia que ainda contam com esta tecnologia, o N900 e outros modelos N da Nokia contam com IR.

Irreco

Irreco é uma aplicação de controlo remoto para os Nokia Internet Tablets. Pelo Irreco, e com a ajuda de receptor de infravermelho externo, poderá controlar dispositivos compatíveis IR, como televisores, aparelhos de DVD e receptores AV.

A configuração é muito simples, inclusive há quem estenda esta tecnologia ao controlo de outros dispositivos, mesmo dentro da moderna área da Domótica.

Irreco também tem um editor remoto que permite ao utilizador colocar no ecrã botões, servindo este de controlo remoto nas apresentações, podendo controlar, por exemplo, um projector.

Os telemóveis e smartphones Nokia têm sido pioneiros em muitos dos actuais serviços, e em muitas das actuais aplicações que vemos nos modernos sistemas operativos para smartphones. Muitos não são mais que evoluções do que foi outrora um mundo muito criativo Symbian.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Maemo
Download: Irreco 0.8.0
Homepage: Irreco

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já me foi util 😀
    Num restaurante faltou a luz e quando voltou, a tv não ligou. Por isso, saquei do telemóvel e resolvi o assunto 😀

    1. Avatar de ROFLE
      ROFLE

      Salvaste o dia. =)

    2. Avatar de João
      João

      Poderia também salvar muita gente de apresentações aborrecidas, aumentando a velocidade de leitura do DVD x)

  2. Avatar de gaguiel

    O quanto gosto do meu N900 X)

  3. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Notar que é MeeGo e não MeGoo 🙂

    Já tinha essa aplicação há uns tempos, e dá-me jeito mesmo, antes do N900 era o Psiloc IrRemote no meu antigo N73.

    Já agora, como eu não sou bom em artigos, talvez ele queira fazer uma review do symphonie, um leitor de música leve que funciona por directórios. Só fica é pesado quando se liga o equalizador (quanto mais as barras estiverem “mexidas” mais pesado é :S), outra opção que eu simplesmente adoro nessa aplicação é “Need for Speed” que é nada mais nada menos que acelerares ou diminuires a velocidade da música! Meter 0,8 fica voz de homem (e mais lento claro) e meter 1,2 fica voz de mulher (e mais rápido).

    Se eu tivesse um português mais bonito e em condições até mandava, talvez eu um dia quem sabe…

  4. Avatar de phixie
    phixie

    Mas ainda saem telemóveis com infravermelhos!?

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Eu tinha isto no meu nokia 3650 se n me engano eheh

    Divertia-me a mudar o canal nos cafés enquanto toda a gente via a bola muhahaha

  6. Avatar de Vítor M.

    Contaram-me que uns “engraçaditos” desses programas de apanhados nas nossas TV’s, usaram este equipamento com este software para, em Espanha durante o mundial e durante os jogos da selecção espanhola” mudarem de canal e com isso irritaram tanto o povo que quase foram linchados em público.

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Ainda dizem que os espanhóis são inofensivos… 😀

    2. Avatar de So7t
      So7t

      hahaahhahahahhahahahaha ]:)

  7. Avatar de R3volution
    R3volution

    estava aqui a tentar instalar mas preciso de uma ajudinha… primeiro pede-me uns tantos pacotes adicionais, já instalei todos menos o lirc – diz-me que não é compatível?!

  8. Avatar de dersom
    dersom

    no meu n900 entra no (irreco for n900) mais nem aparece o modelo de controle ai aparece a seguinte mensagem (cannot connect to destination) e o celular ta conectado com wifi acessado

  9. Avatar de Andre
    Andre

    no meu n900 entra no (irreco for n900) mais nem aparece o modelo de controle ai aparece a seguinte mensagem (cannot connect to destination) e o celular ta conectado com wifi acessado
    a mesmo coisa do nosso amigo Dersom

  10. Avatar de paulinhoVovo
    paulinhoVovo

    Como que faz para instalar