Já experimentou o novo FreeNAS 10? Está fantástico

27 Comentários

Quando se fala em soluções de armazenamento gratuitas um dos nomes em destaque é sem dúvida o FreeNas. Para quem não conhece, este projeto é baseado no FreeBSD e suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5) e muito mais.

A nova versão do FreeNAS chegou com um novo nome, uma nova interface e novas funcionalidades.


Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra pois acabou de ser disponibilizado o FreeNAS 10. Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço.

O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Com o novo FreeNAS Corral (formalmente FreeNAS 10), a iXsystems, empresa responsável pelo projeto procedeu a um conjunto de alterações profundas ao nível da interface e introduziu também novas funcionalidades. O FreeNAS Corral é 100% gratuito e open source.

Principais novidades do FreeNAS 10

  • Interface totalmente renovada
  • Suporte para o sistema de ficheiros ZFS (Zettabyte File System)
  • Suporte para Docker
  • Novos widgets para o dashboard
  • Sistema de notificações melhorado
  • Melhores relatórios

Conheça as novidades em vídeo

https://videos.sapo.pt/Gh7EnL8zfalhhArMPOLj

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu entendi bem que necessita de 8 GB RAM ??? E o meu NAS que tem um chip ARM e 256 MB RAM e funciona bem … eu a pensar que este FreeNAS correria num RPI lol

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Utilizando o ZFS, por cada tera, adicionar um GB sff.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Não é necessário se não ativares a deduplicação mais forte, e nem é preciso tanto.

        Além disso, não é só ter RAM, é ter RAM ECC.

  2. Avatar de João Ribas
    João Ribas

    alguma sugestão de setup para instalar isto? hardware I mean… sem ser “um PC velho”, por causa do consumo espaço físico na sala etc

    1. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Se não ativar o dedup nem adicionar L2ARC, deve funcionar bem com 2GB (melhor 4GB) de ram para um uso domético “normal”.

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        o ultimo nas que usei, funcionava com 128MB e era optimo, já testei algumas ver. antigas disto e não gostei, nunca compreendi o pq de gastar tantos recursos para fazer nada

    2. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Ah, mas é extremamente recomendado utilizar ECC RAM com ZFS.

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Usava muito quando ainda não trabalhava e como tal não tinha budget para comprar um NAS/Storage mais a sério. A nível de software cada vez está melhor e se parece mais com software de um bom storage, até snapshots permite além de dedup, compression, etc. Para ter em casa é bem jeitoso é só pena o investimento grande num pc com baixo consumo ou usar um pc qualquer e ter um consumo de 300+Watts alwayson, daí a preferir os belos Synology. Em ambiente de trabalho não confiaria nisso nem teria algo sem suporte, aqui só entra EMC (dell agora) ou para cloud storage StorSimple.

  4. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    O FreeNas 10 já trás de novo o ZFS ?
    O meu FreeNas 9 já tem ZFS! LOL

  5. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Se continuar a usar ZFS sera apenas para equipamento “caro”.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas o meu portátil é um Toshiba MS Windows Vista Business 32 bits SP2
    Intel core 2 Duo CPU T5870@2.00GHz . Pretendo substituir o S.O para Linux.
    Podem ajudar nesse sentido.

    1. Avatar de Nelson R
      Nelson R

      Este tópico não é o mais correcto para isso.
      Procura no google que te safas melhor. Procura por tutoriais para iniciantes, youtube e afins.
      FreeNas é um SO de administração não para um ambiente de trabalho normal.
      Boa sorte!

  7. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Bit torrent sync faz isso e não temos de deixar o pc ligado

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Faz isso o quê?

  8. Avatar de Antonino
    Antonino

    não funcionado em RPI está off

  9. Avatar de Cristóvão
    Cristóvão

    Boas qual a velocidade de transferência em rede gigabit do mesmo video para vários computadores ao mesmo tempo?

    1. Avatar de Nelson R
      Nelson R

      Imagina um autocarro. Se estiver vazio, entras e sentaste de forma rápida. Se estiver cheio, ou não tens lugar ou vais ficar à espera que vague um lugar para te sentares. Ou ainda vais o caminho todo à espera e no fim vais embora sem nunca te teres sentado. Se o autocarro bater o ctrl+alt+del não te vai safar.

  10. Avatar de Rexidio Maneil
    Rexidio Maneil

    Testei uma versão à uns anos e no que toca a performance o Openmedia Vault esgota a largura de banda da rede Ethernet (Gbit)o FreeNas ficava pelos 700mbits.

    1. Avatar de Cristóvão Nunes
      Cristóvão Nunes

      E se estiver a transferir o mesmo ficheiro para dois computadores ao mesmo tempo ?

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu tenho um D-Link de 70€ (só o NAS) com 2 HDD, e com RAID ligado ou desligado esgota com facilidade a minha rede gigabit.

      Um software destes que obriga a um PC de gama média-baixa vai consumir muitíssimo mais que um NAS, daí que mata logo o princípio. A meu ver um NAS de 70-140€ compensa logo a partir de 1 ou 2 anos, é mais silencioso, compacto e foi construído para o efeito.

  11. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    WOW!

    A interface está mesmo qualquer coisa, e o suporte para Docker está muito interessante!

  12. Avatar de irlm
    irlm

    como se configura para aceder via web através de VM?
    http//:10.0.2.15… não acede.

    1. Avatar de Jose Neves
      Jose Neves

      e q tal experimentar
      http://10.0.2.15… 😉

  13. Avatar de Carlos Pereira
    Carlos Pereira

    Boa Tarde
    Tenho uma dúvida a ver se alguem me consegue esclarecer. Eu tenho neste momento um WD Mybook Live de 2TB e um D-link 320 com dois discos de 500GB em RAID que faz uma copia de segurança dos arquivos mais importantes do WD. Estou a pensar comprar um HP Microserver G8 ou utilizar alguns componentes que lá tenho antigos para montar um NAS com os dois discos de 500GB e o de 2TB do WD que por experiência sei que consigo tirar da caixa pois já fui obrigado a isso no passado e possivelmente usar o Freenas ou o OMV. Por isso apenas queria comprar outro disco de 2TB. No fundo a minha duvida é: compro o disco 2TB e o Microserver, copio todo o conteudo do WD Mybook Live para o novo disco, quando adicionar o disco que vou retirar do WD mybooklive posso fazer logo RAID 1 por exemplo sem perder os dados?? A minha primeira escolha era um synology ou qnap de 2 baias que para o que eu quero chegava ou sobrava, mas desiti porque me obrigava a ter dois discos novos, ou entao ter um terceiro para poder passar tudo para lá e depois de novo para o NAS.
    Espero que alguem me consiga ajudar. Obrigado

  14. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Tantos recursos que exige…para o fim a que se detina, é demasiado, para isso OpenVault serve perfeitamente e sem engasgos. Com esse tipo de recurso mais vale criar uma cloud em casa e não uma NAS

  15. Avatar de Eduardo Costa
    Eduardo Costa

    muitos recursos e interface bonita; mas ainda mais limpo, polido e fluído está o OpenMediaVault – excelente distro.

  16. Avatar de Dirceu Matiello
    Dirceu Matiello

    Boa tarde pessoal!

    Queria entender a diferença da versão 10.5 para a 11.0-U2, podem me ajudar?

    Abraços!