Vendeu quase tudo, excepto a Tecnologia!

77 Comentários

Encontramo-nos numa época em que a tecnologia domina o Mundo. E por essa razão nos vemos, muitas vezes, dependentes dela. Há histórias muito caricatas acerca desse tema, e exemplo disso foi o que li sobre um senhor que tinha ido viver para a banheira para se ver livre do computador.

No entanto, outra história completamente oposta, é a da Kelly Sutton, que pôs à venda praticamente todas as suas coisas, salvo a tão preciosa tecnologia!

Kelly_1

Tudo começou quando Sutton, de 23 anos e habitante em New York, teve que distribuir o seu tempo entre a sua cidade e Berlim, devido ao seu trabalho de Eng. de Software. E como se sentiu cansado de empacotar tanta coisa em várias caixas.. pensou numa solução radical!

Refere que muitas vezes, depois de empacotar as caixas, não se lembrava do que elas continham e, por essa razão, talvez não valesse a pena guardar tanta coisa. Só o essencial.

Sutton foi inspirado pelo livro de Timothy Ferris “Trabalhe 4 horas por semana”, e diz que consegue guardar tudo o que tem, ou pelo menos o que necessita, em apenas duas caixas de 50 cm³ e em duas malas pequenas.

Este é o quarto de Kelly Sutton, e pode-se verificar que ele manteve a tecnologia. Por outro lado vendeu ou deu, os produtos mais básicos do dia a dia. Depois desta mudança, Sutton diz sentir-se mais “livre”:

Kelly_02

Para “se ver livre” das coisas, para ele, supérfluas, Sutton até criou um site, designado Cult of Less, ou culto de menos, onde podemos encontrar todos os seus pertences, desde carro, bicicleta, cuecas até Macbook, Kindle e iPad, devidamente catalogados, por preço e estado, isto é, se o produto está vendido, se está à venda, ou se é para manter.

Como podemos constatar pelo site, e a decisão de Kelly desde o inicio continha uma excepção, ele não vende a tecnologia. Segundo ele “Acho que não abriria mão do meu computador. É a minha fonte de rendimento, planeamento e diversão. Não se pediria a um agricultor para viver sem a sua enxada ou sem o seu burro. Dessa forma não pediria a um Engenheiro de Software para viver sem o seu computador.”

Objectivo Alcançado

Depois de quatro meses, Kelly Sutton faz quase tudo apenas com a sua tecnologia. Lê a partir do Kindle ou do iPad, e substitui os livros. Programas, séries e filmes vê tudo a partir do seu MacBook, e, desta forma, escusa de ter DVDs. Quando quer ver programas que não estejam disponíveis na Internet, vai a um Bar. E os serviços de Lavandaria públicos substituem as máquinas de lavar.

Este é um dos muitos exemplos que ilustram o quão essencial está a tecnologia, e cada vez mais a fazer parte do quotidiano das pessoas.

Abaixo está uma das muitas entrevistas que Kelly deu aos media, devido à sua história se ter tornado curiosa:

Apesar de tudo, Kelly acredita que este seu estilo de vida não irá durar quando tiver uma família, mas até lá, não desistirá de ter apenas o necessário.

Ele mesmo refere “a cada compra que faço, pergunto-me: preciso mesmo disto? E acabo por comprar menos coisas, mas coisas mais interessantes.”

Este é um exemplo como há muitos pelo mundo. Mas não deixa de ser interessante, e é bom que paremos para nos perguntar: Até que ponto faz parte a tecnologia da nossa vida?

Artigos Relacionados

FONTES Fonte: Baseado no artigo do site Folha
Homepage Twitter: Kelly Sutton

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Sá
    Tiago Sá

    Carro, bicicleta, livros, DVD, sapatos… isso não é tecnologia! Nasce das árvores!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Dessa forma de pensar, um saco da batatas também o é (E não estou a dizer que não o seja). No entanto, neste contexto certamente que entendeste qual o conceito de tecnologia, certo?

      1. Avatar de João Costa
        João Costa

        Pedro tens razão, mas a maior tecnologia que ele vendeu foi mesmo o carro.
        EX: “Quando quer ver programas que não estejam disponíveis na Internet, vai a um Bar. E os serviços de Lavandaria públicos substituem as máquinas de lavar.”
        Como é que ele vai a esses sítios? Ah! Já sei vai de bicicleta, oh não ora bolas, também a vendeu x)

        O gajo não pensou bem no que vendeu de certeza, se calhar até mora perto desses sítios mas 1 carro faz sempre falta porque nem sempre um transporte público nos leva lá…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Se calhar esse é um pensamento de quem já está tão habituado ao meio de transporte pessoal. decerto que antes dele tomar essa decisão, planeou-a bem.. não vendeu o carro se tinha um bar/lavandaria/trabalho a 15km de casa sem possuir meios alternativos para lá ir..

          Acho que hoje, mais até que na tecnologia, estamos (falo no geral) muito dependentes dos carros, mesmo para irmos ali ao lado. Mas este era um tema que daria muita conversa.. aquecimento global etc…

          Cumprimentos

        2. Avatar de Miguel Castro
          Miguel Castro

          Para quem vive em Nova York talvez não já que a maioria dos residentes nem sequer possui carro próprio optando pelos transportes publicos…

        3. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Acredita, carro em nyc nao faz falta nenhuma. Estive la este verao, e constatei que é totalmente useless.
          Existe imensa falta de sitios para estacionar, e quase todos a pagar (6 dollars por meia hora segundo me lembro… ainda achas que compensa?!). Depois andar pela cidade é super facil e pratico. Qualquer coisa tens o metro que tambem liga toda a cidade 😉

          cumps!

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Estiveste lá? Que inveja!! ehehe

  2. Avatar de anonimo

    mais dia, menos dia, faço o mesmo, temos tanta coisas que não precisamos para que???

    fico com umas t-shirts, boxers, meias, calças de ganga, uns casacos, material de higiene pessoal, o resto vai tudo, excepto, cama, Mac, mesa, colunas.

    Mas tem razão, temos muita tralha que realmente não precisamos.

  3. Avatar de ROFLE
    ROFLE

    Epah, que nerd-o-geek-o-cromo.

    1. Avatar de Vicente
      Vicente

      lol true true

      1. Avatar de T.I.
        T.I.

        Yep, true that.

    2. Avatar de Ana Narciso

      “True” “true” “true that”.

      Falem portuguuês meus senhores. O senhor é geek vocês são l33ts. 😉

      1. Avatar de AP
        AP

        se o teu problema é a tradução :

        True = Verdade

        O inglês é muito importante oh Ana !

  4. Avatar de Glink
    Glink

    Depois de nos últimos 10 anos quase ter mudado de casa 10 vezes, sim quase 1 vez por ano, eu já disse aos meus pais, durante esta ultima mudança, que não quero mais moveis que os estritamente necessários… concordo com o que este senhor fez 😛

  5. Avatar de DG
    DG

    Supostamente também vai almoçar e jantar à tasca da esquina para prescindir de um trem de cozinha. A tecnologia faz parte da nossa vida, como já referiram num artigo anterior, a tecnologia influencia a felicidade das pessoas no mundo de hoje. Conseguimos trazer o mundo na palma da mão, julgo ser uma mais valia mas não primordial!

  6. Avatar de Festivaleiro
    Festivaleiro

    Não sei porque não publicam alguns comentários meus… Só gostam de publicar comentários de pessoas satisfeitas?? eheheh

    cheers

    1. Avatar de Vítor M.

      Publicamos sim, mas o que for inútil e parvo não faz sentido estar a conspurcar o que deu tanto trabalho a fazer. Se queres participar, faz com honestidade e com utilidade, comentários parvos e infantis (a roçar o insulto) obviamente não cabem aqui. Para esses comentários usa os fóruns de futebol, os de wrestling ou os do Big Brother (são alguns exemplos), agora aqui comenta, sff, com cabeça e com o pensamento que temos trabalho, muito trabalho empenhado em cada artigo.

      Abraço.

      1. Avatar de Festivaleiro
        Festivaleiro

        Desafio-te que publiques o que escrevi e deixes os visitantes lerem e tirarem as suas próprias conclusões!
        Depois desta tua “resposta” não sei o que podem pensar…
        Descabida foi esta tua resposta pouco inocente, assim perdes a razão “todinha”!

        Cmps

        1. Avatar de Marisa Pinto

          @Festivaleiro,
          Olá, estás bom?

          Respondendo..
          Essa da revista Maria já é tão old.. tens que começar a inovar para teres crédito e graça. Quando dizes que os artigos são pouco úteis, referes-te a que?.. Lê os comentários e percebe que estás enganado, há muitas pessoas que pensam de igual forma ao Sr do artigo e talvez tu até sejas um deles. Ou talvez não.., mas o point aqui é que se não gostas, passa à frente. Se queres insultar, tens que te sujeitar a uma resposta.

          Um conselho que te deixo, como já o Vítor o fez: quando quiseres comentar, pelo menos argumenta. Aí se vê a maturidade e sabedoria das pessoas.

          Cumprimentos o/

        2. Avatar de Vítor M.

          A Marisa já te respondeu e com os teus “argumentos”. Não vejo motivo para perder tempo com desafios infantis.

  7. Avatar de Okapi
    Okapi

    Eu já há muito que sigo esse lema , pouco mas bom. Em minha casa só tenho um sofá 2 lugares , 1 secretária, uma TV, Computadores, etc, 2 camas,1 frigo e um fogão. Livros, após ler, dou-os. Revistas e jornais acabo de ler vão para reciclagem. E junto com isto só tenho os cartões: banco, lavandaria, impostos e renda. Já estava farto de perder coisas e ser surripado. Mas para a mentalidade da maioria dos tugas tenho duvidas que alguma vez pegue, tudo porque ainda compram as coisas para amostrar ao amigo e vizinho.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Eu faço semelhante, mas porque vivo num quarto alugado devido à universidade. Sempre simplista porque posso sair no fim do ano, e não tenho paciência (ou transporte) para levar a casa às costas.

    2. Avatar de transik

      como adoro o estilo minimalista, quando tiver a minha propria casa, irei fazer o mesmo. Somente o que é realmente necessario.

  8. Avatar de DCA
    DCA

    Isto é um estilo de vida muito “à la” MIT, melhor, um estilo de vida de nerd. Se forem ao MIT é que até vêm pessoal a dormir nos próprios gabinetes, passam o dia à frente de uma máquina e é assim a vida deles. Pior ainda são as refeições que vão buscar, tipo em Londres, onde se tende a comprar um recipiente de plástico com uma bocado de comida(?) e é assim que vivem.

    O ser humano não foi criado e muito menos está (ainda) adaptado a esta realidade, este fulano mais cedo ou mais tarde vai ter de mudar, ou pela pressão da sociedade ou pelo simples facto de ter dado em “tolinho”…ou como ele refere, família. Mas será que está preocupado em constituir família? Não me parece…

    Tudo com conta, peso e medida, é o meu lema.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, e ele assume-se mesmo como “nerd”.
      Esses recipientes com comida, normalmente são noodles, as massas chinesas com carne/peixes que é só aquecer no microondas. Engraçado que nas séries dos geeks se vê muito isso (Ex. Big Bang Theory). 🙂

      Relativamente ao mudar de vida, ele mesmo teve consciência que quando se encontrar num casamento, esta vida não podia continuar, resta saber se é porque ele pensa que as mulheres precisam de muita coisa para viver, eheh

      Cumprimentos

      1. Avatar de DCA
        DCA

        “resta saber se é porque ele pensa que as mulheres precisam de muita coisa para viver, eheh” – pois claro que precisam e bastantes adereços.

        Nunca ouviste dizer que foi um homem que criou o mundo? Se fosse uma mulher o céu era cor e rosa, tinha naperons a enfeitar as nuvens e o sol tinha um bibelot eheheheheheheheheh

        Vá mas isto é offtopic, foi para me meter contigo, não resisti 🙂

        1. Avatar de Sofia
          Sofia

          Ridículo…

      2. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Nah, no Big Bang Theory, são todos ricos, porque é todos os dias Take-away de restaurantes para jantar. E ao almoço é a cantina.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Este Kelly também não me parece muito pobre, eheh

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Se tiver que adivinhar, só mudará se conhecer alguém. Para uma pessoa do tipo dele, que está sempre de um lado para o outro, o que é demais atrapalha. Por acaso fez-me lembrar o Sheldon do Big Bang Theory, embora este por razões diferentes.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Pois foi o que disse, eheh 🙂

        Bazinga!

        Cumprimentos

  9. Avatar de Luís Salvador

    Está bem que todos nós temos coisas nos nossos quartos/casa que não utilizamos ou estão lá só a enfeitar. Mas daí a desfazer-mo-nos de tudo e só ficar com meia dúzia de coisas…

  10. Avatar de Mário
    Mário

    Faço um estilo de vida idêntico desde os meus 16 anos… Levo 24 e não vejo motivos para mudar… Mas sou um pouco mais pobre pelo que a minha tecnologia se resume a um leitor de mp3 e um pc, não há cá macs, kindles e afins.
    Mas no essencial é isto, a qualquer momento, basta-me 2 sacos do pingo doce para meter tudo o que tenho e mudar-me para qq lugar…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh, 🙂

      O que conta é o método (forma de viver) e não o conteúdo (pc ou mac).

      E não há coisas que sintas falta de ter, só por ter?

      Cumprimentos

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Tipo o quê? Acho que a resposta é mesmo não 🙂

  11. Avatar de luis
    luis

    Sinto-me tentado a fazer o mesmo. Mudei para um apartamento no inicio deste ano, e no fim do ano, possivelmente já tenho que enpacotar tudo novamente. Felizmente o meu carro tem um compartimento de bagagem enorme 🙂

  12. Avatar de Bruno Gamelas

    Utilizadores de Macs não batem bem da cabeça já toda a gente sabe.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mau… sou um recente utilizador intensivo MAC, vais-me dizer que ando a bater mal só agora? 😉

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Claro que não!!! Toda a gente sabe que andas a bater mal mesmo do tempo do MS-DOS 3.30! 😀

        (Estou a brincar, obviamente…) 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Começo a acreditar nisso 😀

          Embora que hoje as coisas estão melhores mas confesso que no mundo Mac, por onde tenho andado, as coisas são um tanto ao quanto mais “escassas” em termos de software.

          E o que existe gratuito (embora eu ainda não tenha uma BD de software gratuito como gostaria e como tenho em Windows) é ligeiramente abaixo do necessário, há muita coisa inútil. Claro que isto também se deve à qualidade das aplicações e funções nativas do SO.

  13. Avatar de Andre

    Acho mesmo interessante, tentado até a fazer o mesmo, muitas vezes de analisarmos bem as coisas não precisamos de tanta coisa que temos. 😀

  14. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Também gostava de ser minimalista mas a minha esposa e os meus filhos não me deixam! 🙂

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      LOL!!!

      E a pensar que era só eu o infeliz irrealizado devido ao excesso-de-bens-de-consumo-por-causa-da-famelga…

  15. Avatar de João canudo

    yayaya,

    Mais uma noticia do tipo “estou a fazer publicidade á Aple, mas ninguem vai notar…”

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O que é Aple? Não escrevi nada sobre isso.

      1. Avatar de Vítor M.

        A malta adora a Apple só pode. Os tipos são careiros, elitistas fazem produtos com problemas, mas a malta adora falar deles. 😀

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Não percebi… Mas há quem faça produtos *sem* problemas? 😉

          1. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Está a referir-se ao iPhone 4. Esse foi basicamente o único da Apple que teve nas bocas do mundo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Hehehe… pois isso é uma verdade.

            Mas fazem produtos baratos. 😉

            Seja como for este foi o ano Apple e só vejo (pelo menos para já) o android a fazer pressão.

            Estive a ver umas análises ao Samsung Tab e aquilo está engraçado. Está para chegar um para teste, estou curioso por ver o desempenho.

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ohhh… e eu a pensar que era por causa da Apple…

  16. Avatar de João Nascimento

    Parabéns Marisa pelo excelente post…

    Muito sinceramente acho que o rapaz faz muito bem ao pensar assim, eu mesmo quando viajo para qualquer sitio, seja em trabalho ou em lazer levo uma mala com alguma roupa, pouca, e levo sempre o meu portátil, rato, disco externo, pen e Internet móvel… Mesmo no meu quarto da faculdade tenho sempre comigo apenas alguma roupa essencial e a “tecnologia”… E no caso dele, que divide a vida em duas cidades distintas não tem de andar com, como se diz na giria, “a casa as costas”…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Obrigada! 🙂

      E esta é uma filosofia que cada vez se vê mais, sobretudo em quem mora sozinho! ter apenas o essencial.. para quê ter a casa cheia se depois andamos a tropeçar naquilo que não usamos nem nos é útil?

      Cumprimentos

  17. Avatar de Ryan
    Ryan

    Epa.. isto lembro-me que tenho porcaria para mandar fora la em casa. Um gajo compra e usa durante um ano ou dois e depois quando nao usa mais acumula-se estilo museu. Entao o melhor mesmo e pensar em vender certas coisas que se vao acumulando.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O melhor conselho que te posso dar é: pegas num caixote, “fechas os olhos” e pões a tralha toda para lá. Depois decides se queres deitar fora (e aqui aconselho à reciclagem), ou dar (instituições, vizinhos com menos posses…).

      Partilha esse museu com o mundo, eheh

      Cumprimentos

  18. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    “Este é um exemplo como há muitos pelo mundo. Mas não deixa de ser interessante, e é bom que paremos para nos perguntar: Até que ponto faz parte a tecnologia da nossa vida?”, acho que não será bem esta pergunta, será mais: será que tudo o que compramos é realmente necessário?? estamos numa sociedade de consumo, influenciados pelo marketing e publicidade das empresas. Até que ponto necessitamos de tudo aquilo que compramos?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Também é uma boa pergunta!
      Eu posso já responder, não!
      Não preciso de tudo aquilo que compro. Mas muitas vezes compro porque gosto, acho piada, porque colecciono… ou apenas porque sim.. E decerto que como eu há muitas pessoas.
      Depois começo a amontoar as coisas, e a não saber o que fazer a tanta coisa. Acabo por dar ou deitar fora :/

      1. Avatar de Rui Guedes
        Rui Guedes

        Aí é que está o ponto! Falando por mim, podia ter umas centenas € no “bolso” se não comprasse coisas que servem para rigorosamente nada!! Dinheiro necessário para coisas mais importantes. Não me revejo na situação do fulano, um carro é necessário, várias coisas que ele dispensou para mim são necessárias.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Agora pode-se aproveitar e comprar no site dele a bom preço, eheh

  19. Avatar de badsector
    badsector

    Mais uma publicidade barata à Apple feita pelo pplware.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Já é doença essa mania anti-Apple-só-porque-sim… :-\

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, confirmei agora que depois do artigo ter saído, foram vendidos mais de 15% do habitual, dos produtos de Steve Jobs 🙂

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Xiii!!! Mais 15% de despojados de inúteis bens materiais… 😛

      2. Avatar de a Friend®

        Oh Marisa tenho que concordar, devias ter feito uma montagem por cima do computador dele…punhas tipo um magalhães ou assim…agora manteres a imagem original, é muito má onda… que tendênciosa, desculpa lá…seja lá quanto a apple estiver a pagar podias ao menos disfarçar… 😆

        E o Kindle então.. sem comentários… que fangirl o Pplware foi arranjar… xiça…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não tenho tempo para pensar em tudo, eheh 🙂

          1. Avatar de a Friend®

            Aparecer a fotografia de um Macbook não é ter computador.. é publicidade!

            Não sabias disso?!?! 😀 ahah.. lolol..

            Ao ponto que as pessoas chegam…

      3. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        E quanto recebeu de comissão o Kelly Sutton? :p

  20. Avatar de O Outro
    O Outro

    Este não arranja gaja e virou-se para o nerd-o-geek…opções.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olha que agora o geek está na moda.

      Ser geek é ser chique!

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um nómada não precisa de muitos bens, só o essencial.

  22. Avatar de phixie
    phixie

    Depois de ler o artigo fiquei com uma questão na cabeça:

    “Se tivesse de (ou quisesse) desfazer-me de TUDO menos uma coisa (excepto bens de primeira necessidade, evidentemente) qual seria a ÚNICA coisa que manteria?”

    A minha resposta seria: telemóvel.
    E vocês?

    1. Avatar de a Friend®

      Minha escolha:

      Mil vezes o portátil. Punha BEM de lado o telefone…

      Com o portátil poderia continuar a gerir todo o meu trabalho e manter o meu rendimento sempre aceso. 😉

      É das melhores experiências que alguém pode ter… por os bens de primeira necessidade e o portátil numa mochila e viajar pelo mundo fora…

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Portátil sim, sem duvida, e assim o telemóvel também era escusado levar, falava-se pelo skype. Ainda hoje testei a versão Beta e é muito fixe.

        Mas não nos podíamos desfazer de TUDO mesmo.. temos que ter roupa, comida, essas coisas que fazem parte das necessidades fisiológicas, a base da pirâmide das necessidades de Maslow.. se fosse hoje, Maslow teria que colocar a tecnologia nessas necessidades, eheh

  23. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Mas ele tem sanita? É que eu sem sanita não vivo. Faço onde, no mato?

    1. Avatar de Ghost_Rider
      Ghost_Rider

      Ignorem, nao tinha lido tudo

  24. Avatar de Nuno

    Há “malucos” para tudo 😀