Chamadas “à pala” a partir do Mac para a rede fixa

35 Comentários

Nas últimas semanas temos apresentado alguns tutoriais que mostram como podem, através de um softphone, realizar chamadas gratuitas para a rede fixa. Para tal, fazemos uso do serviço VoIP que é “oferecido” pela MEO e que nos permite usufruir (gratuitamente) até 2 números VoIP.

Hoje vamos explicar como podem realizar chamadas gratuitas para a rede fixa usando o Zoiper no macOS.



O Zoiper é um software que permite efectuar e receber chamadas via VoIP, através do nosso PBX (central telefónica digital) ou algum serviço SIP.Este softphone está disponível para iPhone, Android, WP8, Windows, macOS e Linux.
 

Como configurar o VoIP da MEO no Zoiper?

Para configurar o Zoiper basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Obter o Zoiper aqui e proceder à instalação.

Passo 2 – Depois de instalado, basta aceder às configurações e definir um perfil de acordo com o número VoIP criado no serviço da MEO (ver aqui como criar). Para tal, selecionamos Create new account

Passo 3 – Agora indicamos que a nossa conta é do tipo SIP

Passo 4 – Indicamos as nossas credenciais da conta do serviço VoIP

  • user+351 xxx xxx xxx (O número VoIP)
  • Password: Password que definiram aquando da criação do número VoIP
  • Domain/outbound proxy: voip.sapo.pt

Passo 5 – Indiquem um nome para a vossa conta e depois selecionem a opção Skip auto-detection 

Passo 6 – Por fim, vamos apenas preencher os dados de Outbound em falta.

Em Outbound options devem indicar a seguinte configuração:

  • Auth.usuário:+351 xxx xxx xxx (O número VoIP)
  • Use proxy de saída (selecionem a opção)
  • Proxy de saída: proxy.voip.sapo.pt:5070

E está feito! Carreguem em “Registro” e esperarem uns segundos até receberem a indicação que estão registados no serviço.

Agora é só marcar o número e carregar no botão de chamada! Estejam atentos porque em breve vamos apresentar tutoriais para outros sistemas operativos e também outros softphones.


Ler também

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rolando
    Rolando

    Mac é cool. Permite fazer chamadas à pala.

    Vocês sabem que Windows e Linux também permite. Isto é não é uma funcionalidade do Mac, é uma funcionalidade da Meo.

    Enfim…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estás enganado! Isso é uma funcionalidade do softphone, que pode estar disponível para Windows, Linux, macOS, etc

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Ele tem razão.
        A maneira como começaram o artigo confirma isso mesmo.
        Bastava alterar o título retirando “a partir do Mac”.
        Ficaria somente “Chamadas “à pala” para a rede fixa” e não daria origem ao comentário do Rolando…

    2. Avatar de Vítor M.

      Claro que sim, mas como já fizemos nos outros sistemas operativos, ensinamos agora no mac a fazer o mesmo. Basta conferir os outros anteriores 😉 Enfim, basta pesquisar verdade? 😉

      1. Avatar de KLM
        KLM

        uso esse programa no windows 10 há muito é só configurar e pronto

    3. Avatar de Johnito
      Johnito

      Falta uma vírgula (ou até duas) no título para que fique correcto:
      “Chamadas à pala, do mac, para a rede fixa”

      1. Avatar de Vítor M.

        🙂 disseste a mesma coisa. Mas pronto, são pelas tua palavras 😉 dizem o mesmo é está correcto.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Não é a mesma coisa 🙂
          A não ser que gostes muito de Saramago, as virgulas existem para se usarem. Criam pausas para reforçar determinada palavra(s) da frase.
          Ou como diz a cada vez mais omnipresente Wikipedia:

          A vírgula é um sinal de pontuação, que exerce 3 funções básicas[1]:
          – Marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura;
          – Enfatizar e/ou separar expressões e orações;
          – Afastar qualquer ambiguidade.

          in https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrgula

          1. Avatar de Vítor M.

            O título está correcto e perceptível e não deverá exceder os caracteres permitidos. O que dizes faz sentido sim, mas nos título nem sempre é essa facilidade toda que parece 😉

            Mas agradeço sempre as dicas.

          2. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            Sim, está percetível (vê-se bem 🙂 )
            Sim, está correto (não me parece que tenha erros 🙂 )
            Parece-me, e reforço o parece-me, que já vi títulos mais compridos por estes lados.
            O título, sim aquela beleza que encima (ou deveria encimar) os textos deverá resumir resumidamente o conteúdo do texto, neste caso a palavra macOS está claramente em desvantagem, senão vejamos:
            – 13 palavras “voip”
            – 6 palavras “MEO”
            – 3 palavras “macOS” (adiciono mais um Mac no próprio título)
            – 11 palavras “chamada” ou “chamadas”
            Usei o find para contar quantas vezes as 4 palavras apareciam.
            Assim sendo imagina lá qual delas deverá desaparecer? 😉

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      O Português é mesmo um bicho estranho… sempre a arranjar confusão e problemas onde estes não existem… ficou melindrado porque estava a palavra MAC no anúncio? E que tal pesquisar nos posts anteriores em que foram feitas noticias somente para os outros S.O??? Enfim… que tristeza de gente…

  2. Avatar de Dino
    Dino

    então porque dar ênfase ao MAc?
    patrocinaram=?

    1. Avatar de Vítor M.

      tanto como o Windows e o Linux. No mesmo nível de patrocínio 🙂

      Não faz qualquer sentido essa ilação, até porque corremos todos os sistemas, basta ir verificar 😉

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      E que tal pesquisar? Comentario sem sentido algum. É o que dá comentar só por comentar.

  3. Avatar de Alex
    Alex

    Central PBX(Asterisk….) E também consegues usar isso….

  4. Avatar de Pedro Marão
    Pedro Marão

    Mas alguém ainda usa em casa o telefone fixo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes ligar também para móvel, só que aí já pagas 😀
      Preços aqui: https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2017/02/meo_03.jpg

    2. Avatar de 111111a
      111111a

      acho que o que ele quiz dizer era , se alguem ainda nao tinha chamadas practicamente ilimitadas no telemovel para todas as redes 😀

  5. Avatar de Caf
    Caf

    Bem à pala não será bem assim pois tem de pagar pêlo serviço da net , eu também posso dizer que telefono para todas as redes fixas ou moveis à pala sem acesso à net mas para isso pago o abonamento mensal que inclui todo o serviço nacional e internacional .

    1. Avatar de Vítor M.

      Não discordando, faz lembrar a velha máxima de que “não há almoços gratis” 😉 mas se já está pago, que tal tirar mais proveito ainda?

      É um pouco isso.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    [Teclado sem pontuacao] Existem pessoas que so sabem criticar e comentar porque sim, porque apetece ser do contra, porque apetece descrutinar algo em modo de afirmacao.
    Esquecem-se de tudo o resto, esquecem-se da utilidade que existe em ter uma plataforma como o pplware, em portugues e com conteudos diarios, colmatando uma escassez que existe nesta area especifica no mercado.
    Aprendam a viver.

    Nao costumo comentar mas obrigado por todos os artigos publicados, passo aqui diariamente para ler as novidades tecnologicas. Espero que continuem a fazer isto durante muitos anos.

  7. Avatar de Antonino
    Antonino

    Pena eu não puder fazer chamas á pála, não tenho mac

    1. Avatar de Vítor M.

      Usa a mesma dica no Windows ou no Linux 😉 também já foram publicadas. Quem não tem cão, caça com gato, a tropa manda desenrascar 🙂

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        No windows, só o 10, certo?

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          😀
          Penso que o X-Lite também funciona em XP, mas nunca de fiar!!!!
          http://www.counterpath.com/x-lite-download/

  8. Avatar de Jocapoga
    Jocapoga

    E para a ZON?

  9. Avatar de Balmer
    Balmer

    Good for you.
    Se bem que me pergunto o que é “standby a sério”

  10. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    E desde quando é que tens de fazer obrigatoriamente os updates no Windows?
    Enganaram-te bem enganadinho…!
    Tenho um máquina virtual com Windows 10 e estou no programa Insider Fast Ring e faço as atualizações que quero.
    Standby a sério? Guga, sem “Gugajar” explica lá essa última (porque na primeira já foste à muito!)

  11. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Falta publicar a “solução” para Android… cá espero.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      É igual. Só muda o SO…

  12. Avatar de urms
    urms

    não se chateiam de ver no título macOS. já é normal aqui de casa. eles trabalham mais com produtos apple que outra coisa 😀

    1. Avatar de urms
      urms

      não se chateiam de ver no título mac*

  13. Avatar de Luis Carreira
    Luis Carreira

    Sinceramente já irrita a guerra da apple vs o que quer que seja. não há um post que não venham os casmurros de um lado ou de outro medirem pilas….

  14. Avatar de Stan
    Stan

    Eu acrescentaria um pouco. Existe um bom softphone para quem fala muito por exemplo сentral de atendimento ou helpdesk. Disponível em português.
    https://pt.softphone.pro/