SpaceX lança com sucesso Falcon 9

11 Comentários

A missão estava prevista para acontecer ontem, mas a descoberta de um problema técnico num dos motores do foguetão Falcon 9 levou a empresa aeroespacial norte-americana SpaceX a adiar o lançamento para hoje.



De acordo com as informações, a nave não tripulada leva alimentos e equipamentos para astronautas da Estação Espacial num peso que ronda os 2500 quilos. O lançamento desta nave foi feito da plataforma da NASA de onde partiram os primeiros astronautas que chegaram à Lua, em 1969.

 

Sucesso na missão da SpaceX de hoje.

A empresa lançou uma nave espacial que está já a caminho da Estação Espacial Internacional. Apesar do tempo estar nublado, tal não foi o suficiente para impedir a SpaceX de lançar o foguete que decolou do Complexo de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy. A nave não deve chegar à estação internacional antes de quarta feira.

Para quem segue esta área, certamente se lembrará que foi deste complexo que arrancou a missão Apollo 11, que levou os primeiros seres humanos para a Lua em 1969. Esta é a primeira vez que este complexo de lançamento é usado desde o lançamento do Space Shuttle em 2011.

Este é o primeiro lançamento de uma nave da SpaceX na Florida depois das explosões registadas em 2016. Gwynne Shotwell, CEO da SpaceX, revelou que o objetivo é “realizar um lançamento a cada duas ou três semanas”, um ritmo que será inédito na História da indústria aeroespacial.

Via Reuters

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aterragem do Falcon, vista de um drone: https://www.youtube.com/watch?v=glEvogjdEVY

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Muito bom! SpaceX a dar cartas! A inovação que permite uma enorme poupança nos lançamentos, ao recuperar a base do foguetão, para reutilização. A visão de Elon Musk, ao serviço da humanidade!

      1. Avatar de Alvega
        Alvega

        As dependências tem cura, ou será antes um caso de visao AFUNILADA ?
        O lançamento foi só conseguido a 2ª tentativa, e “O lançamento desta nave foi feito da plataforma da NASA de onde partiram os primeiros astronautas que chegaram à Lua, em 1969.”

        1. Avatar de jorge
          jorge

          O Equipamento foi o mesmo, por abundância de cautela é que decidiram adiar o lancamento para o dia seguinte. Apenas tiveram de testar o equipamento que estava a ter um comportamento que até ali não tinha acontecido. Estava tudo bem e seguiu no dia a seguir, sem problemas.

    2. Avatar de Vítor M.

      Espetáculo. Obrigado pela partilha.

  2. Avatar de Vladimir Pudim
    Vladimir Pudim

    Espetáculo!!

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    O que se passa na verdade é que a NASA decidiu abandonar os voos de orbita baixa e dedicar-se a MARTE e outros planetas mais distantes, abrindo assim caminho a EMPREENDEDORES civis para os voos mais “fáceis” e que já nao trazem nada de novo, tal como em PORTUGAL , quando decidem fechar qualquer serviço publico e logo vao aparecer uns “amigalhaços” que vao tomar conta do bolo.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Acho que é melhor leres um pouco sobre esse assunto antes de falares. Actualmente o budget da NASA não permite tal coisas, a única coisa que permite somente é os custos de manutenção da ISS e alguns satélites.

    2. Avatar de alguem
      alguem

      Tudo errado. A SpaceX tem como objetivo colonizar marte. Isso envolve encontrar soluções para viajar até lá e soluções para colonizar o planeta. A Nasa tem como objetivo investigar o espaço, algo que não necessariamente envolve ter que sair do planeta azul. Esta missão foi feita pois permitiu à SpaceX experimenta o que ja criou na área do transporte e foi tambem uma ajuda económica feita pela Nasa para facilitar a missão da SpaceX (que como deves saber trará muitos custos)

    3. Avatar de blabla
      blabla

      Ao começares a frase com “O que se passa na verdade” perdes a credibilidade toda.

      Tentas passar por gajo iluminado que sabe algo mais que os outros mas deixas falhas redondamente a argumentar pois faltam-te factos e ao invés disso usas teorias da conspiração em que tu e mais uns poucos (devem ser uns “amigalhaços” teus) acreditam.

  4. Avatar de Quelhas
    Quelhas

    Vista mais detalhada deste lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=C0TGN_LGuAs