VoIP: Chamadas gratuitas a partir do Windows 10? Saiba como

31 Comentários

Quer fazer chamadas para a rede fixa a partir do seu Windows 10 sem pagar nada? Não, não é nenhum esquema ilegal! Para este tutorial, tal como já fizemos no passado, vamos usar o serviço VoIP “oferecido” pela MEO.

Apesar de oferecer o serviço VoIP aos seus clientes, o serviço da MEO está um pouco “escondido” na área de clientes. Com o serviço VoIP da MEO pode usufruir (gratuitamente) até 2 números VoIP.

voip_06


O VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de comunicação mais usadas que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

Como criar Nºs VoIP?

Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone).

Para proceder então à criação de uma conta VoIP, basta escolher um produto com Internet fixa. Depois selecionamos Serviços, e em VoIP basta carregar na opção Gerir

meo_00

Em seguida basta carregar em Criar Nº VoIP

meo_001

Agora devem ser escolhidos os números VoIP que mais lhe convêm e melhor se adaptam às suas necessidades (pode criar até 5 números por produto). Depois de escolhido o número basta definir uma password para o mesmo.

meo_05 (1)

E está feito! Agora este número VoIP pode ser configurado nos seguintes equipamentos:

  • Router compatível – Pode usar o serviço em casa, ligando o seu telefone ou fax, com um ou dois números VoIP;
  • Telemóvel GSM/WiFi – Pode fazer e receber chamadas, dentro e fora de casa, se tiver acesso a uma rede sem fios, usando um softphone.

Preços

Como referimos as chamadas para a rede fixa são gratuitas. As chamadas para as rede móveis têm um preço inicial de 0,395€ + 0,395€ por minuto (Com faturação aos 30” após crédito de tempo incluído). Pode consultar o tarifário aqui.

meo_03

Instalar o x-Lite no Windows 10

Para este tutorial, vamos usar o x-Lite no Windows 10. Para configurarem o VoIP da MEO no x-Lite basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Obter x-lite aqui

Passo 2 – Depois de instalado, basta aceder às configurações e configurar um perfil de acordo com o número VoIP criado no serviço da MEO. Assim devemos preencher os seguintes dados (menu em brasileiro):

  • User ID: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • Domain: voip.sapo.pt
  • Password: Password que definiram aquando da criação do número VoIP
  • Display Name: Um nome a atribuir ao vosso perfil.

Em Domain Proxy devem indicar a seguinte configuração:

  • Auth.usuário:+351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • Use proxy de saída
  • Proxy de saída: proxy.voip.sapo.pt:5070

VoIP_04

E está feito! Só temos que esperar uns segundos até recebermos a indicação que estamos registados no serviço.

voip_05

Agora é só marcar o número e carregar no botão de chamada!

Estejam atentos porque em breve vamos apresentar tutoriais para outros sistemas operativos e também outros softphones.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    É possível atender uma chamada no x-Lite com o número VoIP criado?

  2. Avatar de josé amador
    josé amador

    E da vodafone?

    1. Avatar de Pedro Rebelo
      Pedro Rebelo

      isso é que era…

  3. Avatar de Friend
    Friend

    recomendo 12voip
    preços 12voip.com/calling_rates
    configuração 12voip.com/sip

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      encontra uma lista desse tipo de fornecedores aqui (https://www.mobilevoip.com/supported_brands), onde poderá escolher em função do preço para o destino preferido. Em todo o caso, geralmente, as chamadas para PT fixo são gratuitas.

  4. Avatar de Zé

    Boa tarde
    E para receber chamadas pelo mesmo número VOIP, também funciona?

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      eu uso isto á muito e sim podes ligar vais receber a chamada

  5. Avatar de Nelito
    Nelito

    FreeVoipDeal + App MobileVOIP

  6. Avatar de José Cardoso
    José Cardoso

    Solução para operador NOS

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Estás a perguntar, ou estás a indicar?

  7. Avatar de int3
    int3

    “As chamadas para as rede móveis têm um preço inicial de 0,395€ + 0,395€ por minuto”
    Que maior roubo à face da terra. Temos aí tantos providers de voz que cobram para móveis 1 centimo por minuto.

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      tens lá tb a opção para apenas deixar fazer chamadas para fixos, o que facilita pq assim não vais ter surpresas 😛

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Cuidado com a rede fixa que a meo diz que é gratuita. Se for como o telefone normal da meo, os números gratuitos são apenas os que começam com 2… Os números nos, 309 (são fixos), são tarifados também.

  9. Avatar de transcendez
    transcendez

    Obrigado pelo tutorial. conseguem colocar o voip da MEO a funcionar com a aplicação nativa de chamadas do Android? Era de valor saber isso. Grazie

    1. Avatar de Joao V.
      Joao V.

      Tenta ver nas definicoes do telefone se não tens nada parecido com “SIP settings”.
      Tenho xiaomi e aparece nas settings. Em principio o android nativo tambem terá.

      1. Avatar de transcendez
        transcendez

        Sim aparece nas definições. Eu gostava de alguma caridosa que fizesse um tutorial para usar o Android nativamente. Mas obrigado pela resposta.

          1. Avatar de transcendez
            transcendez

            por acaso, já conhecia esse tutorial, nunca consegui foi aplicar ao serviço da MEO. mas Obrigado na mesma. 🙂

  10. Avatar de Frederico Rodrigues
    Frederico Rodrigues

    Boas!

    É possível ter um fax ligado ao route utilizando um nº VOIP e passando esta a ser uma linha dedicada para enviar e receber fax’s?

    Esta seria uma solução muito interessante…

    1. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Tenho isso, com a voipunify, empresa portuguesa.

    2. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      É, eu tenho isso a funcionar no tecnicolor, e se tiveres um antigo modem dialup é so ligar a linha ao modem e configurar a app nativa do windows para receberes/enviar fax

  11. Avatar de JM
    JM

    Há 10 anos que para comparar uso esta excelente página:

    http://progx.ch/PROGX_WEB/UK/all-rates-voip-comparator.awp

    São muitos clones da betamax e os valores estão em cêntimos. Como chamo bastante para a França uso o FreeVoipdeal, aliás há tempos que nem vejo se há melhor pois para fixo são normalmente 120 dias gratuitos e para téleles 1 cêntimo, ou era, que agora que vejo afinal passaram para 2 cêntimos 😉

  12. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Que artigo excelente

  13. Avatar de JC
    JC

    Muito bom artigo, e configurar esta conta VOIP no raspberry pi com asterisk?

  14. Avatar de Vasco
    Vasco

    É redundante, mas para os mais apressados o seguinte é importante: quem não liquidar as facturas por debito directo nem tiver aderido à factura electrónica paga o segundo número. “Os clientes sem FE+DD pagam € 5,08/mês pelo 2º número VoIP.

  15. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Interessante, mas necessário? Os clientes meo têm a rede fixa incluída…
    Só vejo interesse para quem queira ter um fax sem ter de pagar uma linha independente, mas será que ainda há assim tantos faxes a circular? O meu está parado há tanto tempo que nem sei se funciona.

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Existem várias opções bem mais económicas. Freevoipdeal, 10€ por 120 dias com chamadas gratuitas para rede fixa e 0.01 para móvel. Depois de terminarem os 120 dias pode-se continuar a gastar os plafond. Além disso podemos associar o nosso número telemóvel

  17. Avatar de Manuel
    Manuel

    Existem várias opções bem mais económicas. Freevoipdeal, 10€ por 120 dias com chamadas gratuitas para rede fixa e 0.01 para móvel. Depois de terminarem os 120 dias pode-se continuar a gastar os plafond. Além disso podemos associar o nosso número telemóvel

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Viva,

    Já alguém configurou com os dados da NOS? Andei a procura mas não há muita informação.

  19. Avatar de Henrique Freitas
    Henrique Freitas

    Boa tarde. Não sendo possível crir o VOIP na área de cliente Meo, para aderir ao VOIP tive de ligar para a MEO e fazer o pedido, por isso não criei username nem passwaord. Estou a tentar configurar o X-lite para poder utilizar o nº que me foi atribuído mas esbarro no user ID e password.