6 sugestões de segurança para tornar o seu iPhone numa fortaleza

27 Comentários

O seu iPhone tem mais informação sobre o utilizador do que aquela que ele imagina. Hoje guardamos informação sensível dentro de um dispositivo eletrónico e, por isso, temos de o vedar ao máximo de intrusões.

Vamos deixar 6 sugestões de segurança para que possa tornar o seu iPhone numa fortaleza.

6 sugestões de segurança para tornar o seu iPhone numa fortaleza


Já pensou que no seu smartphone tem o seu e-mail com os extratos do banco, tem nas suas SMS, informações pessoais relevantes, tem informações médicas, tem imagens que o posicionam num sítio descrevendo a sua vida e até pode ter segredos profissionais que só a si dizem respeito? Já pensou que um smartphone nas mãos erradas pode mostrar a sua vida a desconhecidos?

Claro que não tem nada a esconder, tem tudo a manter privado e, por vezes, não está a fazer a coisa certa. Que tal ajustar as proteções de segurança do seu iPhone?

 

1 – Criar um Código de Acesso complexo

Atualmente é “obrigatório” colocar um código de acesso ao iPhone logo que o inicia. Grande parte das pessoas usa 4 dígitos o que permite, com facilidade, descobrir a combinação. Sugerimos que, pelo menos, tenha 6 dígitos, se não mesmo ter algo mais complexo que envolva letras e números.

Para alterar o código vá a Definições > Touch ID e código. Dentro, depois de colocar o seu código de acesso, vá a Alterar código, coloque de novo o seu código e atente à frase Opções de código.

Tem aqui 3 opções: Código alfanumérico personalizado, Código numérico personalizado e Código numérico de 4 dígitos. As duas primeiras opções são as mais seguras, use uma dessas que vai ficar mais protegida.

E o Touch ID?

É das melhores proteções contra intrusão no nosso smartphone, mas ainda há milhões de smartphones sem essa funcionalidade e, mesmo tendo, há sempre a opção de entrar com o código de acesso e desativar várias outras opções dentro do iOS.

 

2 – Desative acesso à Central de Controlo no ecrã bloqueado

Uma das ótimas funcionalidades que o sistema operativo da Apple oferece é o Encontrar. Este sistema dá ao utilizador a capacidade de tentar verificar onde está o seu smartphone (tablet ou Mac) via GPS. Sabemos em tempo real onde está o dispositivo e podemos atuar em conformidade. Podemos remotamente espoletar um som de aviso, para que possamos detetar onde está o iPhone (se estivermos perto), podemos enviar uma mensagem para o ecrã e podemos bloquear/limpar totalmente em caso de perda ou roubo. Mas se perdermos o contacto com ele… ADEUS!

A Apple coloca no ecrã bloqueado a opção Modo de voo, se perdermos o iPhone, o larápio facilmente ativa o Modo de voo no iPhone e perdemos o contacto com as suas antenas e, por consequência, o contacto por GPS.

Para desativar esta função do ecrã bloqueado vá a Definições > Central de controlo > Com ecrã bloqueado… e desligue essa opção. Agora poderá testar. Desligue o iPhone e tente chamar a Central. Não vai conseguir.

 

3 – Desative pedido do PIN na ativação do iPhone

Ainda sobre a opção que falámos em cima, o Encontrar, devemos saber que só com sinal Wi-Fi ou 4G (dados móveis) conseguimos contactar o smartphone. Mesmo que ele recolha a localização GPS, só com Internet é que poderemos no sistema da Apple visualizar onde está o equipamento. Muitas pessoas ERRADAMENTE ainda têm o PIN do cartão SIM ativo. Isto quer dizer que sempre que o iPhone seja arrancado ou reiniciado (não é o mesmo que acordado) ele irá pedir, primeiro, o PIN do SIM e só depois o Código de segurança do iPhone.

Para desativar vá a Definições > Telefone > PIN do SIM > PIN do SIM desligue o slide

Se perder ou se lhe roubarem o iPhone, sem Internet nunca saberá onde ele está, mas se não colocar o PIN no SIM, o iPhone quando receber carga vai iniciar e avançar até ao pedido do Código de acesso. Aqui ele já estará com os dados ativos e o utilizador já irá ter a informação da sua localização. Mas o larápio ou a pessoa que tem o seu iPhone pode não saber disso.

Mas a pessoa pode fazer chamadas?

Naquele iPhone não, tem o Código de segurança (só chamadas de emergência), claro que se remover o cartão SIM e colocar num outro smartphone, como não tem o PIN, pode fazer chamadas. Mas diz o bom senso que devemos estar em contacto com a operadora para sabermos da atividade do nosso cartão e até podemos descobrir quem nos roubou o iPhone, se o larápio cometer essa burrice.

 

4 – Remover Widgets de Notificações do ecrã bloqueado

Não faz sentido estar um smartphone a mostrar a todo o mundo que acabou de receber uma transferência no PayPal de 100 euros ou de 10 mil euros. Não faz sentido receber um SMS ou uma mensagem pelo chat a dizer que os alarmes estão desarmados e que tem de ativar via telefone ou contactar a central.

Modere a informação que disponibiliza “livremente”. Até porque mesmo bloqueado, a larápio pode usar uma mensagem dessas para ter mais informação. Falamos nas notificações do calendário, Lembretes entre muitas outras.

Para remover esta funcionalidade vá a Definições > Touch ID e código > introduza o código solicitado > desligue a opção “Hoje” no campo PERMITIR ACESSO QUANDO BLOQUEADO.

Mas já que está nesse menu, então desligue as Notificações que aparecem no ecrã bloqueado e até pode (se quiser ser mesmo super cuidadoso) ativar a opção Apagar dados após 10 tentativas falhadas de introdução do código de segurança.

De certeza que aos seus dados eles não chegam… só se contratarem os Israelitas!

 

5 – Proíba o Safari de guardar as suas palavras-passe

Sim, sabemos que é super super simples usar os seus serviços online, a sua conta do banco, o seu webmail, entrar na conta da empresa remotamente, gerir as câmaras de segurança… sem ter de se lembrar de uma palavra-passe que seja… muito menos os utilizadores que passam a vida a mudar. Mas já imaginou se alguém consegue descobrir o seu código de 4 dígitos (ou mesmo o de 6) e vai “navegar” confortavelmente no seu Safari? Simples ter informação de tudo, verdade?

Crie palavras-passe mentais lógicas para si (ex. se o seu nome é Francisca, que tal usar uma palavra passe tipo Fr@nc1sk@_face para o seu Facebook? E por exemplo Fr@nc1sk@_inst para o Instagram, entre outras).

Para desativar esta opção do Safari, vamos a Definições Safari > Palavras-passe. Agora em cima do lado direito clique na opção Editar, selecione todas as palavras aí guardadas (ainda vai descobrir o que nem sabia que aí estava) e clique na opção Apagar que lhe aparece no cima do lado esquerdo.

 

6 – Apague automaticamente as Messagens

Não temos dúvidas que pelas suas mensagens passa muita informação importante. Desde notificações bancárias, informações relevantes de clientes, códigos de ativação, links para documentos e muito outro material sigiloso. No iOS 10 pode definir que estas mensagens têm um “prazo de vida” Assim, é interessante ponderar se não devemos ativar a auto eliminação destas mensagens.

Para ativar devemos ir a Definições > Mensagens > Manter as mensagens > 30 dias. Ao ativar, o sistema vai verificar todas com data de receção acima dos 30 dias e procede à sua eliminação.

 

Em resumo…

Estas são algumas, das mais importantes, ações de segurança que deve ter atenção. Com elas implementadas, o risco de invasão de segredo alheio é menos… mas nada é impossível, por isso, mais vale nunca o perder de vista!

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    Muito bom. Obg, Vítor.

  2. Avatar de Celso Costa
    Celso Costa

    Já foi corrigido é pena mas tinha lá a imagem do Nokia 3310 do dia 1 de Abril de 2014 publicada pela Microsoft

  3. Avatar de RJ45
    RJ45

    1 sugestão de segurança para tornar o seu iPhone numa fortaleza! Martelo…

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    Essas dicas acho que dão para qualquer sistema operativo móvel. Porquê individualizar?

    1. Avatar de Vítor M.

      Em muitos casos falei em smartphones, mas a totalidade é definida para o iPhone. Mais tarde faremos para Android e Windows Phone, porque, como deves saber, têm caminhos diferentes para chegar às definições.

      1. Avatar de Fábio Alexandre
        Fábio Alexandre

        Continua assim Vítor, apesar de eu não ter um iphone mas sim um xiaomi note 3 pro.

      2. Avatar de Joapa
        Joapa

        Os caminhos podem ser diferentes, mas as sugestões de segurança podem ser utilizadas noutros SO móveis… pelo título parece que só o iPhone é que permite estas sugestões e que este dispositivo / SO é mais seguro que os outros…
        Era suficiente dizerem “6 sugestões de segurança para tornar o seu smartphone numa fortaleza” – menos tendencioso e mais assertivo!

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tanta proteção apenas no lock screen? Gostava de ver isso no Android

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Looooool, compra um e já podes ver eehhe, eu nem senha tenho para desbloquear o smartphone pois a segurança sou eu, no que instalo, nos conteúdo que decido ver, na forma como navego na net e claro, não deixo o telemóvel “sozinho”

  5. Avatar de Golden
    Golden

    Segui todos os passos, não custa nada, se realmente fica mais seguro, feito, é obrigado.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se desativar o Pin do SIM, ele só ficará desativado no iPhone, certo?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Penso que não. Se o SIM estiver sem SIM penso que é possível tirar o cartão, colocar noutro tlm e aceder à informação que lá esteja guardada.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se o SIM estiver sem PIN 🙂

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ok, então não é uma boa solução, se fosse apenas no iPhone, ainda podia pensar em fazer isso, mas sendo assim, acho que não o faço

  7. Avatar de poio
    poio

    Mais fácil desligar que meter em modo aviao…

  8. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    A parte do larapio por em modo de voo tem piada. E se ele tirar o SIM ?

  9. Avatar de Rafaela
    Rafaela

    Podiam era mostrar como apagar ou reduzir os Gb que o iphone acumula nos “documentos e dados”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há vários com essa informação Rafaela. Muitos posts mesmo.

      1. Avatar de joao lopes
        joao lopes

        da ai um para nao procurar

  10. Avatar de Flavio
    Flavio

    Não sei isso se mudou nos iPhones 6, 6S e 7, mas pelo menos nos iPhones 5 e 5S o PIN do SIM só é solicitado APÓS o desbloqueio com o código do iPhone, e não antes, como diz o texto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não percebeste. Se o cartão SIM tiver PIN ele sem o PIN não se liga á rede.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Percebi sim, e nem sequer estava a falar da ligação à rede, simplesmente chamei a atenção de uma parte do texto que, pelo menos nos iPhones 5 e 5S, não está correta: “ele irá pedir, primeiro, o PIN do SIM e só depois o Código de segurança do iPhone”. O correto é o contrário (repito, pelo menos nos 5 e 5S).

        1. Avatar de Vítor M.

          Aaa ok, assim neste momento não sei dizer qual pede primeiro, mas não é relevante, porque de uma forma ou de outra sem o PIN do SIM ele não se liga à rede e como tal não faz o que deveria fazer. Quer seja primeiro pedido o código de acesso (que poderá ser sim o primeiro), quer peça o PIN do SIM… o importante é desligar o PIN do SIM.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    e para android??

  12. Avatar de raul
    raul

    Eu achei um iPhone no chão e gostaria de saber como se tira o código de desbloqueio do celular

    1. Avatar de Jorge B.
      Jorge B.

      Se achaste, ele tem um dono associado. É só entregar na policia ou se preferir entrar em contacto com a apple. «Achado não é roubado» não se aplica a objetos que possam ser identificados, como é o caso. Além disso pode ser acusado de roubo se o apanharem. Ficar com alguma coisa que não lhe pertence é roubo.