Dia Mundial da Rádio: Será que os portugueses ainda ouvem rádio?

47 Comentários

Hoje, dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Mais do que para ouvir música, a rádio desde sempre serviu como companhia e como meio de informação para muita gente.

Agora, numa era em que as redes sociais, o YouTube e o Spotify ocupam o tempo de qualquer um de nós, será que ainda há espaço para a Rádio?


A resposta é claramente “Sim”. A rádio é ainda o meio de comunicação social que mais público alcança e que tem sido capaz de se adaptar na perfeição às novas tecnologias, oferendo aos ouvintes novos meios de transmissão, nomeadamente online, uma nova interacção através das redes sociais e mostrando um pouco mais de si e dos profissionais através de transmissões de vídeo em directo ou de rubricas filmadas e divulgadas em vídeo para o mundo.

 

São mais de 3 horas a ouvir rádio por dia

Segundo um estudo apresentado pela Marktest, os portugueses ouvem, em média, 3 horas e 13 minutos de rádio por dia. Seja nas deslocações de carro, no trabalho ou em casa, a rádio continua a ser a companhia de muitos de nós. O estudo indica ainda que são os homens entre os 25 e os 44 anos que tendem a ouvir mais do que as três horas de rádio.

O estudo Bareme Rádio da Marktest quantifica, no ano 2016, em 4714 mil, o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmam ouvir rádio (referência: ouviram na véspera), um número que representa 55% do universo em análise.

 

Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro, uma data que marca o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A 13 de fevereiro foi assim declarado o Dia Mundial da Rádio pela UNESCO em 2011, tendo sido celebrado pela primeira vez, no ano seguinte.

Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, assinalou o dia com uma mensagem onde reforça a capacidade de adaptação da Rádio às novas circunstâncias:

We are living a revolution in how we share and access information – and, yet, in the midst of deep change, radio has never been so dynamic, engaging and important.


Ainda ouve rádio todos os dias?

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Sim ainda ouço todos os dias, é de louvar a forma como a rádio também se foi moldando aos novos tempos.

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Sem dúvida alguma. Por exemplo, a onda curta ainda se vende em todos os segmentos. Escutar e fazer rádio. Na onda curta, devido ás suas características intrínsecas de retenção / refracção / propagação de sinal, continua a ser a melhor forma de transportar informação a milhares de km de distância sem grandes custos de infraestrutura, sem grande esforço. Serviços militares, espionagem, meteorológicos, marinha e serviços de emergência NOAA, todos usam onda curta, onda de rádio. Para espionagem eu até diria que é a melhor forma para sair da net grid, a onda curta não há melhor. Não se esqueçam que a onda de rádio, está em tudo, no Bluetooth, no wifi, na rádio comercial, sistemas de domótica, satélite, telemetrias diversas, e por ai fora. Hoje e amanhã , para comemorar o dia, a ISS estação espacial orbital, está a enviar imagens analógicas SSTV cá para baixo, em VHF. Para quem não tem rádio, com uma pen SDR de 15 paus também se pode escutar e descodificar !!! in : https://amsat-uk.org/beginners/iss-sstv/

  3. Avatar de Northdykan
    Northdykan

    Eu posso dizer que ouço rádio o dia todo ou seja 12h por dia quase. Eu estando em casa ouço rádio quase sempre. Música de fundo pela casa. Eu vou ao ginásio e continuo ouvir radio pelo smartphone às vezes ouço podcasts ou as musicas no Spotify mas quase sempre é rádio. No carro a rádio toca sempre que vou sozinho. Quando vou com a namorada ou outra pessoa meto músicas que tenho no smartphone ou pen. No trabalho que são 8 horas seguidas a rádio está sempre a tocar.

  4. Avatar de ervilhoid
  5. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Só no carro. Em casa e escritório SoundCloud e Youtube.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    R. Comercial sempreee.

    1. Avatar de Tuga no UK
      Tuga no UK

      Gosto muito do Mixórdia de Tematicas

  7. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Claro. Todos os dias. TSF e Comercial

  8. Avatar de travessak
    travessak

    todas as manhãs no carro…. zapping entre RFM e Comercial
    todas as tardes no carro… zapping Antena 3, Antena 1 ou TSF

  9. Avatar de Viajante
    Viajante

    Sim claro! Prefiro rádio à televisão

  10. Avatar de André Barbosa
    André Barbosa

    Comercial e Antena 3 no carro e Smooth FM no trabalho 🙂

  11. Avatar de Falconet
    Falconet

    Gosto muito da Rádio.

    Às vezes até sabe melhor ouvir uma música na Rádio do que no MP3 🙂

  12. Avatar de pitelasssss
    pitelasssss

    É pena que as melhores marcas de smartphones não nos deixem ter a aplicação de radio sem gastar net e termos que usar outras da playstore
    Enfim

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      De outra forma não agradariam tanto ás operadoras, que desta forma podem cobrar em planos de dados.

    2. Avatar de Bolacha Manel
      Bolacha Manel

      Se os smartphones têm sintonizador FM integrado, menos ainda se percebe essa opção

  13. Avatar de André
    André

    Em casa, no carro e em todo o lado 🙂

  14. Avatar de Lynx
    Lynx

    E a Radio RADAR em 97.8 MHz

  15. Avatar de Gi
    Gi

    Todos os dias!!
    A primeira coisa que faço quando acordo é ligar os rádios. Sim rádios!! Tenho 4 rádios espalhados pela casa e não consigo viver sem eles!
    Rádio SEMPRE!!!

  16. Avatar de Golden
    Golden

    Sempre no carro a toda a hora ( rádio NovaEra) .

  17. Avatar de TóZé
    TóZé

    Ouvia no carro, mas deixei de ouvir e dificilmente voltarei a ouvir.

    A partir do momento em que programas da manha começaram a ser usados para fazer propaganda política de forma constante enquanto ridicularizavam quem tinha/tem uma opinião diferente dos interlocutores deixei de ouvir. Boa disposição != Insultar quem tem opiniões diferentes sobre temas da actualidade.

    Para lavagem cerebral já bastavam os outros meios.

    Outro problema é a repetição exaustiva das músicas. Uma das rádios que se gaba de ter a melhor música de 2000 em diante só passa música de DateTime.Now().Subtract(TimeSpan.FromMonths(3)) …

    Remeti-me, e bem, à minha colecção de MP3. Rádio apenas e só quando há jogos de futebol do meu clube.

  18. Avatar de António Jorge
    António Jorge

    Sim, eu oiço muito rádio. Comprei um bom rádio multibandas e oiço radio em FM, SW, MW e LW.

  19. Avatar de fakir
    fakir

    Radio Radar, pois o resto é publicidade encapotada.

  20. Avatar de Luis Morais
    Luis Morais

    Acordo com a rádio, por vezes acordo primeiro e vou verificar se está a despertar para a hora que pretendo. Ouço rádio sempre que posso, no local de trabalho não posso com muita pena minha. Mas ao sábado aquando das minhas tarefas agricolas! Tenho sempre o rádio por perto. Gosto particularmente dos programas da Antena1. Tem excelentes profissionais, que fazem da Antena1, uma rádio de Excelência, não obstante já terem saido alguns para ajudar a concorrencia a ter algum brilho. A alternativa passa pelo canal3. Muito obrigado. Parabéns

  21. Avatar de Alvega
    Alvega

    Onde eu estiver, está o Radio, sempre ligado .
    Claro que passa muita “porcaria”, mas para isso é que existem muitas estações, e uns botões para se mudar.
    É barato, divertido, CONFIÁVEL, actualizado, faz companhia, e principalmente, nao preciso de INTERNET para lhe ter acesso.

  22. Avatar de 123logi
    123logi

    Todos os dias que atendo o telemóvel.

  23. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    todos os dias, afinal é o único meio onde posso andar informado, distrair-me sem atrapalhar o meu trabalho.
    e acho que nos próximos anos vai ser difícil algo superar a rádio, por mais que o spotify e outros passem a nossa musica é sempre bom ouvirmos novidades e noticias, quer no trabalho quer no automóvel.

  24. Avatar de João
    João

    Ah sim….rádio..todas elas com as mesmas playlist de músicas para ouvir repetidamente durante o dia várias vezes até ao vómito, além de algumas que têm por lá uns palhaços e que no interior das palhaçadas se ouvem músicas repetidas da playlist. Longe vão os tempos em que a rádio servia para relaxar, ouvir música….FM Estéreo por ex. e bons locutores….luis filipe barros….. alguns já finados com 5 minutos de notícias. Agora…ouvir rádio é um suplício !

  25. Avatar de nulldev
    nulldev

    A Microsoft acha que não… removeu app nativa de radio do windows 10 mobile….

  26. Avatar de ricardo
    ricardo

    M80 the best

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      mesmo !

  27. Avatar de Vladimiro
    Vladimiro

    Sim e sempre, muitos anos a fio.
    Qual?
    Antena 2, no carro em casa na oficina.
    Só num posto, ANTENA 2.

  28. Avatar de Fernando Valsani
    Fernando Valsani

    Meu Rádio…companheiro de de todos os dias e de todas as horas. Ainda gosto muito do AM.

  29. Avatar de Manuel
    Manuel

    As rádios em Portugal souberam-se as adaptar muito bem as novas tecnologias. De manhã ouço em casa e no carro. Depois ouço os podcast de uns quantos programas. Não tenho paciência para as playlists da maioria dad rádios durante o dia. Temos programas de rádio fabulosos fora de horas e ao fim de semana.

  30. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    a rádio que ouço, ninguém tem

  31. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Todos os dias…

  32. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Todos os dias… então no carro é fazer zapping até encontrar a musica ou assunto perfeito para ficar a ouvir!!

  33. Avatar de MÁRCIO Silva
    MÁRCIO Silva

    Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.

  34. Avatar de MÁRCIO Silva
    MÁRCIO Silva

    Desde dos meus 10 anos que ouço rádio e agora quero seguir a carreira de radialista.

  35. Avatar de Peter Crouch
    Peter Crouch

    Hoje também o dia mundial do preservativo e ninguém pergunta se continuamos a usar isso!

  36. Avatar de jorge
    jorge

    oh yeah em todo lado

  37. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Renascença. Tem um pouco de tudo, e é onde gosto de ouvir os relatos de futebol. 🙂

    No comboio então é companhia indispensável… Detesto estar sempre a olhar para a mesma paisagem. E às 15h30 é quando tenho mesmo de ouvir esta rádio, por causa do Evangelho Quotidiano…

  38. Avatar de Seven
    Seven

    Gosto muito, mas cada vez ouço menos.
    Não suporto publicidade nem telefonemas do público. Para além disso, hoje em dia parece que o formato tem que ser todo igual em todas as rádios. Parece o telejornal das diversas emissoras com a mesma notícia é com a mesma ordem de apresentação.
    Ainda ouço 105.4, Oxigénio, Radar, Antena2 etc, que me parece saírem um pouco do formato standard.

  39. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    Sim. Podendo ouvir uma rádio decente, lá estou.
    O que me chateia e pelos vistos a outros comentadores aqui é a seca de música rafeira que passa nas rádios de maior audiência… A RFM está sempre a rodar o pimba angolano e as lamechices semi-pimba do clã Carreira. A Comercial muda-se para o pimba dos EUA mas não melhora muito… Entre Justin Bieber e Rhiannas lá estamos a aturar a miadeira do costume! Felizmente a Mixórdia pode-se ouvir em podcast e escapar ao resto da emissão!
    Vá lá que ainda vamos tendo uma ou outra rádio que se dedicam mais ao rock indie como a Vodafone, a Antena 3 e, claro a Radar (pena só poder ouvir via net) e depois temos as alternativas de qualidade para música clássica Antena 2 e informação na TSF.
    Ainda vai havendo boa rádio para ouvir. O que é preciso é sair do mainstream…

  40. Avatar de Realista
    Realista

    Todos os dias de manhã, Rádio Nova Era!

  41. Avatar de Anderson de Carvalho
    Anderson de Carvalho

    Apesar da lastimável queda de qualidade, mesmo assim, todos os dias eu sintonizo a Antena 2. Tomara que um milagre aconteça e, sob nova e inteligente direção, ela passe a tocar 24 horas por dia apenas a autêntica, sublime e abençoada Música Clássica.