Nokia 3310 em funcionamento há mais de 17 anos

76 Comentários

Quem não se lembra do mítico Nokia 3310? Talvez o mais clássico telemóvel da gigante finlandesa que foi lançado em 2000, sendo um dos principais modelos da empresa entre 2000 e 2003, vendendo 126 milhões de unidades.

Mas será o Nokia 3310, lançado há 17 anos, o mais antigo telemóvel em funcionamento no Reino Unido?

ad_234207057


De acordo com o jornal The Sun, Dave Mitchell, um britânico de 49 anos diz ter o telemóvel mais antigo, em funcionamento, no Reino Unido. Ao todo já passaram 17 anos e o velhinho e poderoso Nokia 3310 continua em pleno funcionamento.

Dave Mitchell revela que o equipamento já caiu muitas vezes, que já foi à máquina de lavar e que até foi consigo para algumas missões militares como por exemplo no Iraque e Afeganistão.

ad_234207062

Dave confessa que não precisa de câmara no telemóvel mas descarta ser um dinossauro da tecnologia. Se precisar de aceder à Internet, Dave diz que o faz em casa ou no seu trabalho, confortavelmente seu PC e que isso lhe dá uma sensação real de liberdade.

Em termos de bateria, o equipamento continua a garantir duas semanas de autonomia e que nunca a teve de trocar.

E vocês têm algum Nokia ainda em funcionamento? Há quanto tempo?

TOP 10: Os mais clássicos telemóveis Nokia

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ..
    ..

    “…gigante nipónica…” ? Finlandesa talvez…

  2. Avatar de Zé

    Tenho um 5110 que comprei em 1998 a funcionar como um regalo…

  3. Avatar de O Silva
    O Silva

    8210..do tempo que os telemóveis queriam ser pequenos.
    Agora são computadores de bolso que também fazem chamadas!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Também tive um desses 🙂
      Só deixei de usar…….. não, não avariou, deixei de usar quando as teclas ficaram bastante gastas!!!!

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Tenho ainda um 7610, uns 2 8210, um 3330, um 3210, um 6600 e um 6280. Entre outros.
      Todos funcionam mas deixei de os usar ha uns anos e so os ligo de vez em quando para me certificar que ainda funcionam. Tive muitos outros que deitei para o lixo e alguns destes devem ir em breve, se nao forem todos.

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Possas Gonçalo. Se tiveres mesmo para os deitar ao lixo, todos ou alguns, lembra-te de mim. Não sei se vivemos perto mas se não pago os portes do correio. Lembra-te; One man’s trash is another man’s dream! 😉

        fzedman@gmail.com

      2. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        E eu um 3270 um 3280 com teclas iguais do 3310 mas muito semelhante a ao 3210 e um 8210 comprado em 1-6-2002.

  4. Avatar de Dany
    Dany

    Nokia 8210 a funcionar impecável, a bateria original ainda aguenta 1 dia inteiro.

  5. Avatar de M3mn0t
    M3mn0t

    A única parte que duvido neste artigo é: “Em termos de bateria, o equipamento continua a garantir duas semanas de autonomia e que nunca a teve de trocar.” hum…………………….

    1. Avatar de PF
      PF

      Se o homem lhe der pouco uso e realmente só carregar a bateria de 2 em 2 semanas durante 17 anos, porque não? O standard é aguentarem cerca de 500 ciclos antes de perderem 20% da capacidade.. 500 ciclos * 2 semanas = 1000 semanas = mais de 19 anos

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Interessante as contas 😉

        1. Avatar de M3mn0t
          M3mn0t

          Teoria no seu máximo………….. 😉 Go live!!!!!

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        além disso, nada diz no artigo que o telemovel fica ligado 24/7. Se o ligar apenas em horario de trabalho, no máximo, 12h dias, dura perfeitamente 2 semanas de trabalho. Eu ainda tenho o meu 5110 e a bateria dura 1 semana sem problemas. O meu puto usa para jogar ao Snake 🙂

    2. Avatar de Henrique Graça
      Henrique Graça

      Concordo, acredito que dure 2 semanas sem qualquer problema mas de certezinha que não será com a bateria original, já teve que a ter trocado certamente.

    3. Avatar de Freitas
      Freitas

      também pensei o mesmo, já deve ter trocado algumas vezes de bateria, elas viciavam muito.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Também duvido muito que a bateria seja a original. O meu pai ainda usa um 3310 e já trocou pelo menos duas vezes de bateria.

  6. Avatar de Prc
    Prc

    8210 aquí, batería original mas raramente o uso… Agora que a bateria não se aguenta como ao início nem em sonhos!

  7. Avatar de carlos
    carlos

    Nokia 1011 mas não o uso. Bateria substituída mas com muito pouca autonomia

  8. Avatar de rand
    rand

    Eu tive um 3310 até 2012, na atura a bateria ainda aguentava à volta de uma semana.
    Se não mo tivessem roubado talvez ainda fosse o tlm que utilizava agora.

    1. Avatar de IR
      IR

      Roubaram-te um 3310 em 2012, qd viram que era esse tlm devem ter se arrependido lol.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Roubar um telemovel já é uma coisa “parva”. Em 2012 roubarem um 3310… sera ainda mais “parva”.

        1. Avatar de Leonardo
          Leonardo

          O vizinho da tia roubou em abril de 2002
          Depois trocou por um 5510 e depois por um polvo mobile 900 (2002 a 2009)

      2. Avatar de Leonardo
        Leonardo

        O senhor cujo era padrinho que vivia em casais roubou em janeiro de 2002
        Depois chorou após 70 meses já teve um n-gage

  9. Avatar de Boxexas
    Boxexas

    Boas
    Foi o meu primeiro telemóvel, e hoje ainda é o meu telemóvel mas de emergência em caso de falta de bateria do “novo”.
    Abraço

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Até Novembro de 2016 o meu patrão tinha um Nokia 6210 no carro para receber chamadas…

  11. Avatar de Dope
    Dope

    O meu ainda funciona e deve ser dos primeiros que saiu… É evidente que não lhe dou uso, mas quando o carrego fica semanas ligado sem problemas. De realçar que já tem uma segunda bateria que comprei passados uns anos e em segunda mão. Este telefone viu aquele clube do terminal de autocarros do Campo Grande e Lumiar acabar o jejum dos 18 anos e passados 15 anos da sua ultima conquita, ainda funciona!!! A ver se daqui a mais umas décadas esse clube ganha alguma coisa para ver a resistência do 3310, provavelmente um dos melhores telemóveis alguma vez construídos!

  12. Avatar de Style
    Style

    Máquinas de guerra! Eu ainda devo ter o meu perdido aqui por casa, tinha 4019 pontos de record no Snake, vi muita gente perto disso mas nunca vi ninguém acima.

    Pergunta.

    Esses telefones ainda são viáveis? É que eu lembro-me na altura que se falava em coisas como Dual band e afins e quer-me parecer que nos dias que correm esses protocolos já sofreram upgrade. Se a Nokia fizesse um remake sem, passo a expressão, “paneleirices” e mantivesse o conceito original, eu (e quer-me parecer que muita gente mesmo) era gajo comprar um telefone desses.

  13. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Desde que uso smartphone e os envio para garantia, recorro sempre ao velhinho 3310.

  14. Avatar de 8anyone
    8anyone

    6310i – sem espinhas

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu também a pensei em deixar o meu smartphone e passar a usar um monocromático, mas o problema é:

    Não tem agenda decente ou não tem bluetooth.

    🙁

  16. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    não acredito na parte da bateria, nem que dura 2 semanas nem que ainda funciona

    Autonomia tinha o 8310i, grande máquina, tive um, foi o que mais gostei, pena ter custado 100 contos lol

    1. Avatar de Pedro Almorin
      Pedro Almorin

      O meu telefone “fixo” de casa é um Nokia 6230i e com uma bateria original e ainda dura pouco mais de uma semana. e foi comprado em 2005 🙂 creio que rondou os 350 euros.

  17. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    E um 8850 comprado em 2003?

    http://m.ebay.co.uk/itm/272502572560

    Foi um dos mais bonitos telemóveis que a Nokia fez, para mim claro. Pena que me deixa. Desfiz-e dele para comprar em um Samsung V200 também muito bonito. Ainda o tenho só que já não liga. 🙁

    https://www.google.com/search?q=Samsung+câmara+rotativa&client=ms-android-letv&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjXg7Cdi43SAhVP8WMKHYEZDAgQ_AUIBygB&biw=360&bih=560#tbm=isch&q=samsung+v200&imgrc=RHd1gUOZcZIC_M:

  18. Avatar de jose lopes
    jose lopes

    tenho um blackberry 8707g a funcionar …

  19. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Não bato o 5110 (1998) nem o 3310 (2000 a 2003) mas tenho um 2310 de 2006 com bateria original que dura com uso normal mais de 1 semana. Cerca de 2 semanas se fizer poucas chamadas e de curta duração. Pode ser que a Nokia faça uma campanha de trocas (troca por troca) para os seus mais fiéis clientes…. O intuito é telefonar, para as outras coisas existe um portátil.

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    6310 ainda a funcionar

  21. Avatar de iSad
    iSad

    Temos um na gaveta ainda carrega e liga ef az chamadas. Tambem iphone 3G de 2008 ainda funciona a 100%. De vez em quando testo o meu harware antigo.

  22. Avatar de José Santos
    José Santos

    Tenho a funcionar um 3310 , 6310, 6310 i , Siemens S4 , c25, s25 e sonyericsson 688, mas no dia a dia tenho um MS 640

  23. Avatar de DoContra
    DoContra

    Ainda uso um 1100. A bateria (uma BL-5C já não a de origem e também já não está na melhor forma. Aguenta uma semana se não der muito uso ao equipamento.

  24. Avatar de DMRR
    DMRR

    Nokia 3210 a funcionar às mil maravilhas!
    Sim, 3210 e não 3310!! 😉

  25. Avatar de Shout
    Shout

    Já tive um 5110 que me foi dado pela minha empresa…passado uns tempos lá na empresa começaram a trocar por uns mais recentes da samsung com ecran a cores…mas só trocavam quando avariavam. Ora eu desmontei um e peguei na eletronica e metia debaixo de água numa torneira e mesmo assim ele funcionava sempre; mandei-o para uma poça de água e mesmo assim continuou a funcionar….grande máquina!
    Tive mesmo de lhe queimar uns componentes 🙂

  26. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Nokia 6630 ano 2005 bateria de 900mAh, dura sempre +1 semana.

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Ano 2002,não 2005

  27. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Nokia 2600 – uso e abuso diariamente no trabalho, boa autonomia, grande máquina!

  28. Avatar de Jorge Mira
    Jorge Mira

    Ainda guardo um 7110 mas a bateria já conheceu melhores dias…! 😉

  29. Avatar de Luis
    Luis

    Os telemóveis agora também não avariam com facilidade, trocamos porque começam a não ter capacidade de correr as aplicações mais recentes ou porque queremos aproveitar as inovações tecnológicas.

  30. Avatar de nm3k
    nm3k

    Ainda há mercado e malta a querer comprar estas máquinas. Eu usava o meu pelas tarefas e nunca falhou. E durava mais de uma semana. Era fácil meterem o hardware recente num chassis de um antigo, era só a nokia apostar nisso e ganhava dinheiro novamente. Mas pronto, agora é chique ter o bolso cheio com telefones grandes….

  31. Avatar de carlos Rodrigues
    carlos Rodrigues

    Tenho o Nokia 8110 usado no Matrix, o telemovel é de 1996 com 21 Anos ainda funciona.
    Não sei qual é o espanto o único problema que estes temeoveis poderão ter é autonomia e encontrar baterias de substituição.

  32. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    YAP!
    Um Nokia 3310. 😀

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      É pena é a bateria que está um bom bocado viciada, e o carregador também não anda lá muito bom.

  33. Avatar de Marta
    Marta

    Eu também tenho um e ainda funciona!!!

  34. Avatar de Antonio Nunes
    Antonio Nunes

    Eu tenho um Mimo Easy desde 1998 e ainda funciona.Trabalha com 3 pilhas AAA.Devido a ter uma boa antena extensível até debaixo de terra tem rede.Foi graças a um que uma professora e alunos se salvaram num terramoto na Colômbia a 15 metros de profundidade.Custou na altura 29.900$00.Já me ofereceram 200€,mas eu não vendo.Ainda me pode salvar a vida em caso de catástrofe.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @Antonio
      Lembro-me bem desse modelo. Era um Alcatel. Era muito popular nesse tempo. O meu primeiro telemóvel foi um Samsung SGH 600 comprado em 1999 também com antena extensível e tampa articulada, em que abria a tampa atendia a chamada e fechava a tampa desligava. Lol 😀 Depois vendi esse modelo e comprei também um Samsung SGH 2400. Basicamente era a mesma coisa, só que um bocadinho maior e cor cinzenta. Depois tive um Ericsson T28S, depois é que comprei um Nokia 8850, mas entretanto voltei à Samsung, um V200. Entre estes todos tive um 3330. Mas tive-o pouco tempo. Ofereci-o.
      Mas acho que o 8850 devia entar numa lista da Forbes como um dos mais belos telemóveis já feitos. Lol
      😀
      Tinha um design que qualquer pessoa ficava vidrado nele.

  35. Avatar de MASQUEGRACINHA
    MASQUEGRACINHA

    Eu tenho um, que me ofereceram em 1998, que ainda tem uma antena daquelas que é preciso puxar… Não consigo ver qual é a série. Nada de habilidades, só telefone mesmo. Matou-o a bateria, em 2011, que nunca consegui substituir. Alguém sabe qual é a série?

  36. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Eu ainda tenho o meu 3320, mas tem a bateria viciada.
    Era o modelo a seguir ao 3310, que se me lembro bem, não era muito fácil de comprar, por causa dos “contos”.
    Eram muitos os contos…!

  37. Avatar de zeca estacionâncio
    zeca estacionâncio

    symbian, isso é que era! gps, bt, wifi, apps e tudo o mais por apenas umas dezenas ou centenas de KB sem precisar de cpu’s multicores e ram aos magotes pra correr tudo o que se precisava num tlm que cabia em qualquer bolso e a carga durava uma semana!

  38. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Já tive um 3310 e deve andar para uma caixa de arrumações. Nokia N70 com GPS, sem problemas. O único problema é que os meus dedos (grossos) batem em 3 teclas ao mesmo tempo… Aliás o mal de todos estes modelos em ordem aos teclados com teclas muito juntinhas e pequeninas… ‘Tão a ver n’é??? Também o 6234 a funcar mas parado. E ainda um glorioso N8210 (que me custou, quando saiu, 100 contos! Mas sempre o problemas das teclas…

  39. Avatar de 123asdasd123123123123
    123asdasd123123123123

    Se funciona e faz o que ele quer, não vejo razão para mudar 🙂
    o meu pai também usa um nokia antigo a uns bons 10 anos e não vê razão para mudar.

  40. Avatar de nothing to!
    nothing to!

    Eu na altura tive o 3410, tinha dado mais de 1000 quedas, entrado na piscina 2 vezes e nunca me deixou ficar mal lol

  41. Avatar de Rafael Mota
    Rafael Mota

    Boa noite,

    A minha avó tem um Nokia 3310 que à cerca de 2 meses avariou , mas sempre trabalhou direitinho. É uma pena ter avariado.
    Certa altura arranjei-lhe uma capa bastante colorida do Bob Marley , isto porque ela deixava cair muitas vezes o telemóvel e elas partiam , foi uma situação bastante engraçada, porque ela não sabia o significado das cores berrantes (vermelho, amarelo, verde), contava me que muita gente nos autocarros ou supermercados se riam bastante quando o telemóvel tocava e comentavam com ela que tinha uma capa muito engraçada visto ser uma senhora de 80 anos. Mas parecendo que não mas estes momentos dão vida às pessoas porque um simples telemóvel serviu para ela conhecer e falar com gente nova e fazer novas amizades .

    Mas por incrível que pareça a minha avó ainda não sabe quem é o Bob Marley 🙂

  42. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Tenho que ir buscar o meu à garagem.

  43. Avatar de carlos
    carlos

    Eheh tenho um com a rom martelada que incluoa features dos dct4, editor de imagens e fundos monocromaricos, editor e compositor de toquesm, um sub sistema operativo chamado mados(permite fazer unlock aos dct3 e dct4) os leds trocados por cor azul e ainda um ponteiro laser embutido, tudo home made. Posso colocar um vídeo para a malta se deliciar.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Gostava de ver, deixaste-me curioso.. 🙂

  44. Avatar de Flavio
    Flavio

    Eu bem que já tentei arranjar um 3310, pois queria mesmo voltar a ter um almas até hoje não consegui… até a minha mulher sabe que quero um telemovel desses.

  45. Avatar de AlexX
    AlexX

    Duas semanas? Esse 3310 deve ter uma super bateria militar ou os 6150 e 5510 que tive tinham uma péssima bateria pois tinha que os carregar a cada 2 ou no máximo 4 dias. O segundo se aguentasse 4h de conversação já era um feito e o 3310 ao que sei e mais minuto menos minuto aguentava o mesmo. Só sempre em standby podiam aguentar uma semana ou até 10 dias ligados.
    Boas notícias para os fãs do 3310, ao que parece a Nokia vai apresentar um sucessor deste modelo no MWC.

  46. Avatar de Ivo Martinho
    Ivo Martinho

    Por acaso tenho dois a funcionar XD
    Mas não me lembro quando o comprei

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Por acaso um irmão o João tem 727272728 a funcionar
      Jô joga snake.

  47. Avatar de Miguel Rosa
    Miguel Rosa

    Tenho um 6630 a funcionar em pleno. Troquei-o ao fim de 10 anos de funcionamento. Caiu, apanhou agua, e ainda funciona. A bateria dura para 3 ou 4 dias seguidos. Nada mau.

  48. Avatar de miguel
    miguel

    porque isto é noticia? ainda ai alguns que funcionam!

  49. Avatar de Hosting
    Hosting

    ___123___Nokia 3310 em funcionamento ha mais de 17 anos___123___

  50. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    A minha tia tem um 3310 branco que já nem ligaaa…..
    Jô aparece um ecrã preto a dizer 401 erro de bateria
    Deixou de carregar e depois aparece
    12-2-2001-5-7-2008
    Adeus

  51. Avatar de jose bernardino ribeiro teixeira teixeira
    jose bernardino ribeiro teixeira teixeira

    Tenho um há dezasset anos é o que uso actualmente só que tenho muitas dificuldade em encontrar bataria