Sabia que o Windows 10 é mais vulnerável que o Windows 7?

41 Comentários

A Microsoft tem apostado tudo no Windows 10! A empresa de Redmond referiu que este é o sistema operativo mais seguro de sempre mas, segundo dados recentes, o Windows 10 é mais vulnerável que o Windows 7 tendo em conta o número de vulnerabilidades encontradas em 2016.

Conheça os dados de um estudo recente.


Um estudo levado a cabo pela RiskBased Security revelou que, em 2016, foram encontradas mais vulnerabilidades no Windows 10 do que no Windows 7. De acordo com os dados agora revelados, no Windows 10 foram encontradas 705 vulnerabilidades enquanto no Windows 7 “apenas” foram detetadas 647.

Mais curioso ainda é o facto do número de vulnerabilidades encontradas crescer ano após ano nos sistemas da Microsoft. Em primeiro lugar do ranking de vulnerabilidades da empresa continua a liderar o “velhinho e acabado” Internet Explorer.

A Microsoft continuará certamente a trabalhar na segurança do Windows 10, garantindo que este seja o sistema operativo mais seguro da empresa.

Apesar de ter mais vulnerabilidades isto pode não significar que seja menos seguro que os seus antecessores. Muitas das falhas são reportadas à Microsoft e resolvidas poucos dias depois.

Via RiskBased Security

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    sou o único a achar isto até bastante normal? o windows 7 já está velhinho não tem recebido nada de novo e para os “hackers” é parra que já deu uva não faz sentido investir tanto tempo a investigar o 7 em comparação com o 10, windows esse que cada dia que passa mais pessoas usam…

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Estas certo, mas infelizmente vai haver sempre gente com a fraca capacidade de interpretar factos de uma forma realista.

  2. Avatar de int3
    int3

    Normal. Existe risco quando temos mais funcionalidades porreiras do que propriamente a segurança em si. Um sistema quase 100% seguro normalmente tem que ter muitos anos de estar constantemente a investir em solidificar as features.
    Um sistema que está sempre a levar com coisas novas é normal que tenha sempre mais vulnerabilidades.
    Mas, se me permitirem, penso que esta análise não é válida porque o número de vulnerabilidades encontradas em software para windows não faz com que o ecossistema em si seja menos seguro.

    Vejamos que iOS tem mais vulnerabilidades encontradas mas é menos propenso a ataques que o android.
    Linux tem mais vulnerabilidades encontradas mas é, a anos-luz, menos propenso a ataques que qualquer outro sistema senão derivados do BSD (OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, …). O OSX é um misto nisto tudo.

    Falo disto porque uso iOS e Android, Windows e macOS e Linux. Percebo quando um sistema é mais suscetível a espalhar malware do que outros. Dá para perceber que é difícil de desenvolver malware para iOS, macOS e muito mais para Linux mas super fácil para Windows e Android.

    1. Avatar de TenhoDIto
      TenhoDIto

      Não se trata de dificuldade, trata-se de não haver tanto interesse em o fazer porque a fatia de users em sistemos operativos que não sejam windows, ainda não é grande o suficiente para gerar interesse.

      1. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        não não é só isso, o que o int3 refere é uma realidade.

      2. Avatar de N'uno
        N’uno

        Afirmação que não faz qualquer sentido. Ao nível de servidores e activos de rede, windows é muito pouco expressivo, e um dos vectores de ataque mais relevantes, seja directa ou indirectamente, é precisamente por essa via. Por outras palavras, a falta de interesse está longe de ser o principal driver.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Explicação muito clara e objectiva.

  3. Avatar de Rui Figueira
    Rui Figueira

    Palhaçada. Então não era o windows 10 o mais seguro?

    1. Avatar de Saxo CUP
      Saxo CUP

      E é, a microsoft até vai deixar de atualizar o 7 porque ja nao é seguro

  4. Avatar de bola
    bola

    “Sabia que o OSX 11 é mais vulnerável que o OSX 10″…………..

  5. Avatar de Felippe
    Felippe

    acontecem problemas e entram virus que nenhum antivirus conseguem remove-los nesse windows 10 e alguns problemas que nao da pra se entender o que acontece

    1. Avatar de Saxo CUP
      Saxo CUP

      que virus? onedrive?

  6. Avatar de Joao MS
    Joao MS

    Pelo que entendi, esta noticia refere-se ao numero de vulnerabildiades encontradas apenas durante o ano que passou. Assim sendo, é óbvio e de esperar. O que é que terá mais erros ortográficos, a Bíblia o 50 sombras de Grey? Onde foram encontradas mais vulnerabilidades, no W7 ou no W3.1?
    Se um OS tem muito mais tempo de mercado que outro e o W7 já está próximo de EOL, está claro que serão encontradas mais falhas no W10 do que no 7.
    Acho que a notícia está escrita de forma a induzir em erro pessoas que não estejam tão bem informadas na matéria.

  7. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Isto será bastante normal?
    Eu penso que não, pois a Microsoft devia ter aprendido alguma coisa com os sistemas operativos anteriores ao Win10 e assim melhorar a situação… mas não o faz.

  8. Avatar de Paulo M
    Paulo M

    É por estas e por outras q desde q passei para o OSX já lá vão 4 anos e nunca foi preciso formatar máquina, já para n falar q n sei o q é um vírus ou tipo abrir o browser e começar a carregar aquelas janelas maradas de bichesa. Nunca pensei q o OS X comparado com Windows fosse tão superior. A Microsoft ainda tem um logo caminho a percorrer.

    1. Avatar de APPLE FANATIC
      APPLE FANATIC

      HAHAHAHAHAHHAH

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Hilariante 🙂

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Acredistas nisso que escreveste? Acho que nao tens a nocao das capacidades do Windows 10, para o comum dos usuarios talvez outro sistema se adapte melhor a utilizacao mundana que e dada a maquina, mas a nivel empresarial nao ha nenhum que se compare ao Window 10, nem perto chegam.
      No entanto defendo que se o utilizador tem poucas ou nenhumas necessidades de uma utilizacao profissional, concordo que devem optar por algo mais simples e despido de capacidades tecnologicas caso tenham alguma outra preferencia.

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ai ai. Nem vou perder tempo a responder porque nem vale a pena gastar energias neste tipo de comentários.

      1. Avatar de André
        André

        Sabes que para dizeres isso perdeste tempo a reponder, certo?

    5. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sabes ha quantos anos não formato o meu velhinho PC? 5 anos
      Sabes quantas vezes formatei o imac neste periodo? 2 vezes

      OSx is dead! Mentaliza-te disto

    6. Avatar de Fido
      Fido

      Lol quem não sabe com um e não sabe com outro. Lol Não saber fazer a gestão de um sistema e ainda se gabar “é obra” xD
      Amigo o meu portátil tem 5 anos e foi formatado logo quando chegou porque levou um SSD. Bicharada não sei o que é isso, nem no browser nem no sistema.

  9. Avatar de user xpto
    user xpto

    Nem me lembro quando foi a ultima vez que tive um virus ou formatei o PC, fiz o upgrade para o Win10 quando saiu, antes disso tinha o 8 sabe-se lá à quanto tempo. Quem não tem carta não se pode queixar se agarrar num carro e for contra um poste porque não sabe conduzir…..

    1. Avatar de user xpto
      user xpto

      e já nem falo do facto de trabalhar com centenas de máquinas com win server do 2008 r2 até ao 2016 onde nunca registei qualquer problema relacionado com vulnerabilidades do SO.

    2. Avatar de João MS
      João MS

      +1 sinceramente acho que muita gente diz o que diz da apple apenas para autojustificar o investimento que fez e para ser hipster. Não digo que não sejam boas máquinas, bom ecosistema, etc. Antes pelo contrário. Mas discordo totalemente com quem diz que Windows é uma “b0$t4” e Mac é que é bom.

  10. Avatar de André
    André

    Analisando o gráfico, era interessante se o título da notícia fosse “Sabia que o Windows Vista é mais seguro que o Windows 7 ou 10?” 😀 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, era um bom titulo sem dúvida 🙂

      1. Avatar de Inácio Moreira
        Inácio Moreira

        Bom título era saber quais ou melhor quantas vulnerabilidades são comuns (iguais) entre OSes da Microsoft. Está comprovado que vulnerabilidades encontradas nos Windows Vista, 7, 8, 8.1 persistem no Windows 10. Tudo porque a Microsoft copia o código das versões anteriores para acelerar o lançamento de novos produtos.

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          “Tudo porque a Microsoft copia o código das versões anteriores para acelerar o lançamento de novos produtos.”

          Estás a dizer que as outras empresas reescrevem totalmente um produto sempre que sai uma nova versão? Santa ignorância. Isto é algo que acontece em TODAS as empresas.

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Estás a brincar mas no que diz respeito a mecanismos de segurança propriamente ditos apenas o Windows 10 e o XenOS superam o Vista, de todos os SO alguma vez existentes.

    3. Avatar de Ricardo Barbosa
      Ricardo Barbosa

      MUITO BOM!!!! 🙂

  11. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    É mais vulnerável… E mais lento.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    A segurança está entre a cadeira e o teclado.

    1. Avatar de user xpto
      user xpto

      tal e qual… quem não sabe que não mexa, deixam de ter problemas. Querem sistemas “idiot proof” há alguns no mercado, que tenham a inteligência de os saber escolher.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Visão redutora e cada vez menos correcta. O grau de segurança corresponde ao grau do elo mais fraco da cadeia, e o que está entre a cadeira e o teclado desempenha um papel importante a esse nível. No entanto, os riscos e respectivas origens têm aumentado brutalmente, e muitos deles nada têm a ver com o teclado, nem com o que está entre ele e a cadeira.

    3. Avatar de Saxo CUP
      Saxo CUP

      podiam ter te instalado um rootkit enquanto abriste o pplware com uma ad com js ou flash

  13. Avatar de JJ
    JJ

    O que este estudo mostra é que o Win7 é mais vulnerável do que o Win10!

    Se no Win7, que já tem 8 anos, ainda foi possível encontrar 650 novas vulnerabilidades, e o Win10 com menos de 2 anos foram encontradas umas 700 vulnerabilidades, mostra claramente que o Win7 é mais inseguro.

    Porque o Win7, já devia ter as suas falhas praticamente todas encontradas… ou pelo menos o numero de falhas encontradas deviam ser muito inferiores, mas foram encontradas quase tantas como num sistema acabado de sair.

    Por isso o Win10 é ainda mais seguro que o Win7.

    1. Avatar de Saxo CUP
      Saxo CUP

      ás vezes encontram se as falhas num OS e elas tambem estão ativas nos outros…ja aconteceu varias vezes de ir do 8.1 ao XP…

  14. Avatar de Ismael
    Ismael

    Convenhamos, se queres encontrar segurança, não confie em um sistema operacional, mas sim em um ótimo antivirus, depois que passei a usar antivirus pago, nunca mais tive problemas. Você pode usar até o XP, mas estarás protegido, é só conferir no site da AV TEST, onde há varios resultados de antivirus com diferentes sistemas operacionais

    1. Avatar de André
      André

      Primeiro: em português de Portugal diz-se “sistema operativo” (“sistema operacional” é em português do Brasil);
      Segundo: Se souberes o que andas a fazer e não clicares em tudo o que mexe nem sequer precisas de antivírus.