Já há mais bots que humanos a navegar na Internet

12 Comentários

Apesar de estar sustentada por máquinas, a Internet foi criada por homens e para os homens, mas cada vez mais este espaço virtual está populado por máquinas, destinadas a tratar de todas as tarefas que os utilizadores querem automatizar e simplificar.

A utilização destas máquinas na Internet é já de tal forma grande que já há mais bots que humanos a navegar na grande rede virtual de informação.

bots

Os bots têm um espaço próprio na Internet e uma utilidade bem específica. Tratam de processos e de funções que os humanos preferem automatizar ou que querem delegar.

Um estudo apresentado pela Imperva/Incapsula vem mostrar que, há já vários anos, os bots tomaram conta da Internet e já são mais que os humanos a navegar em sites e a recolher informações. Esta afirmação resulta da avaliação de mais de 16,7 mil milhões de visitas a 100 mil sites da rede Incapsula, selecionados aleatoriamente.

Os bots durante o ano de 2016

Depois de 2015 ter revelado um decréscimo do tráfego dos bots, 2016 mostrou uma tendência inversa e trouxe, novamente, um crescimento do tráfego destes mecanismos automáticos. A barreira dos 50% foi novamente quebrada, colocando a utilização da Internet por humanos em segundo plano.

No campo dos bots há também mudanças. Apesar do seu crescimento geral, o número de bots malignos desceu para o valor mais baixo desde que esta monitorização é feita.

bots

Os bots bons, os bots maus e a sua função na Internet

Sendo mecanismos automáticos, os bots podem ser usados para tarefas benéficas ou para o oposto. A sua maioria está dedicada a recolher ou a partilhar informação, conseguindo simular visitas a sites. No caso dos bots mal intencionados, estes são muitas vezes usados para propagar spam ou para gerar tráfego em sites e para consumir publicidade de forma enganosa.

Estima-se que estes bots custem anualmente aos anunciantes 7 mil milhões de dólares de receitas, apenas por fraude associada à publicidade.

 

Numa Internet que se quer aberta e com cada vez mais informação, estes bots estão a puxar a si mais tráfego, ultrapassando quem mais a deveria usar, os humanos.

Via Axios, Imperva/Incapsula

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Há muita gente que não sabe, mas nos dias de hoje já se programa quase tanto para os bots, como para as pessoas 😉

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Utilizo o ASF para a Steam, e não tem nada de errado.

    1. Avatar de rlopes
      rlopes

      Por acaso até tem. Segundo os termos deles, essa prática é ilegal. Sorte a tua que não dá para descobrir a tua conta por esse teu comentário. 🙂

      1. Avatar de cARLOS
        cARLOS

        Sorte a minha porquê? O que me fazias?

      2. Avatar de frescas
        frescas

        Até dá… é só querer e haver denuncia

  3. Avatar de aldo
    aldo

    Devagar…devagarinho o ser humanos caminha para sua auto destruição.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Pela rapida evolucao que se verificado nestas ultimas decadas, nao me parece que seja devagar devagarinho. E ainda por cima temos lideres como o Putin e o Donald Trump na representacao das maiores potencias mundiais, e ha gente que ainda gosta e apoia.

  4. Avatar de Toni Da Tasca
    Toni Da Tasca

    O facebook está cheio deles

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Se fosse só o facebook hehehe

  5. Avatar de Nitro
    Nitro

    Eu acho a minha vizinha é um bot. E é dos malignos…

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Eu perguntei isso porque pode ser maligna e ser muito boa!!!

      1. Avatar de Nitro
        Nitro

        Não. Para além de ser intragável, nem tem bons restos. Toda ela não presta: é um verme mal intencionado….