Mozilla acabou de vez com a sua divisão IoT e com o Firefox OS

7 Comentários

Desde 2013 que a Mozilla procura apresentar (com sucesso) uma alternativa aos 2 principais sistemas operativos móveis. A investida feita pela empresa teve como consequência o Firefox OS, mas este produto acabou por não vingar.

O seu foco tinha sido mudado para outras áreas, numa procura de o revitalizar e torná-lo útil, mas agora a Mozilla resolveu fechar a sua área de IoT e, assim, o Firefox OS acaba por, novamente, morrer.

Firefox OS

Criado para ser uma alternativa gratuita aos 2 sistemas que dominam o mercado dos dispositivos móveis, o Firefox OS estava destinado aos mercados emergentes, onde equiparia smartphones baratos, dando-lhes acesso à Internet, a uma vasta coleção de aplicações e a uma boa experiência de utilização.

Infelizmente a sua adopção acabou não ser a esperada e a Mozilla optou por apontar os esforços do seu SO móvel para outras áreas, nomeadamente a IoT e outros dispositivos conectados. Esse sonho morre agora, com a Mozilla a fechar a sua divisão dedicada a esta área, despedindo os restantes 50 funcionários que ainda lá trabalhavam.

We have shifted our internal approach to the internet-of-things opportunity to step back from a focus on launching and scaling commercial products to one focused on research and advanced development, dissolving our connected devices initiative and incorporating our internet-of-things explorations into an increased focus on emerging technologies.

Este parece assim ser o passo final do Firefox OS, que mesmo nestas novas áreas acabou por não conseguir vingar. Os projetos que ainda estão em curso vão ser transferidos para entidades externas que os vão continuar.

https://videos.sapo.pt/QL2gmjEykPE6zWodNcz3

A ideia base do Firefox OS tinha tudo para ser um caso de sucesso. Assente em tecnologias Web, seria simples a qualquer um criar uma app para este sistema operativo, bastando usar as mesmas ferramentas que se usam na criação de páginas e serviços web.

Mas, ao fim de 4 anos, este sistema não conseguiu ter a adoção esperada e andou a saltar de área em área, na esperança de conseguir encontrar o seu espaço. No final de 2015, a Mozilla tinha dado um passo grande, transferindo-o dos smartphones para os dispositivos conectados, mas aparentemente esta mudança não foi suficiente.

Este parece ser o ponto final deste projecto da Mozilla, que agora se volta novamente para o seu maior trunfo, o Firefox. Este browser tem ao longo dos anos perdido a sua posição e precisa urgentemente de ser revitalizado.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    A Mozilla está a refocar a sua atenção em projetos estratégicos que deverão tornar-se públicos durante 2017 e 2018… Como já começa a ser público, o Firefox vai merecer um lugar de destaque, mas irão existir coisas novas noutras áreas…

    1. Avatar de rlopes
      rlopes

      São apenas rumores. Não acredite em tudo o que lê.

  2. Avatar de Ederson Luiz
    Ederson Luiz

    Me mandaram um link falando que eu tinha ganhado um s6 porém eu teria que passar meus dados pessoais .eu não entendo Google já tem todos meus dados isso é uma pegadinha

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Ederson, o que é que que esse comentário tem a ver com o Firefox? Além disso, está-se mesmo a ver que ganhaste 1 S6 e que foi a Google…

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Torço muito sucesso do Firefox, atualmente meu navegador principal é o Opera, mas confio muito no Firefox e, frequentemente, navego com ele. Também acho uma pena a descontinuidade do Firefox OS para o mercado não ficar dividido em somente dois SOs.

  4. Avatar de Cris
    Cris

    >A ideia base do Firefox OS tinha tudo para ser um caso de sucesso
    >Assente em tecnologias Web

    HMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

  5. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    O mal foi a falta de publicidade, tem de ser agressivamente publicitado e expandido por diversos dispositivos, pois o OS era fantastico, com os mesmos principios de funcionamento do W10M. Mas o mercado esta “viciado” e nao e facil romper e entrar para uma posicao solida, ate para a MS esta a ser um processo lento e dificil, mesmo tendo o OS com mais inovacao tecnologica, mais fiabilidade e qualidade do mercado. Mas os utilizadores alem de estarem viciados nas ofertas ja existentes, nao aceitam com facilidade a inovacao, o que e uma pena, so perdemos com isso.