Portugal terá mais 216 megawatts de energia renovável

26 Comentários

Portugal é um dos países em destaque na Europa quando o tema é energias renováveis. Segundo dados da REN, a produção de energia renovável deu para abastecer mais de metade do consumo (cerca de 57%) em Portugal em 2016. Mas Portugal ainda garantiu energia para exportar!

Sabe-se agora que a EDP Renováveis instalará mais 216 megawatts em Portugal.

senvion


De acordo com o anúncio feito hoje pela fabricante de aerogeradores Senvion, líder mundial em turbinas eólicas, Portugal terá mais 216 megawatts. O acordo inclui as turbinas eólicas da serie Senvion MM e 3.XM e o contracto é válido até 2019. Este contracto inclui ainda a manutenção dos serviços durante cinco anos, com uma extensão que pode chegar aos 20 anos. A empresa com origem alemã não revelou o valor do negócio.

Ainda segundo o comunicado, a Senvion refere que esta é uma contribuição significativa para que se consigam alcançar as metas europeias de Portugal para 2020, no que diz respeito à energia eólica.

sev

Segundo revelações, as novas turbinas serão instaladas no centro de Portugal. Desde 2004, a Senvion já investiu mais de 100 milhões de euros em fábricas de produção  em Portugal.

Via Senvion

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É bom investir nas renováveis, para não depender tanto da energia estrangeira. Ao que parece, a produção das renováveis total do país ronda os 30000GWh, e Portugal deve se ambicionar a atingir os 100% todos o ano nas renováveis.

    http://www.pordata.pt/Portugal/Produ%C3%A7%C3%A3o+de+energia+el%C3%A9ctrica+total+e+a+partir+de+fontes+renov%C3%A1veis-1127

    1. Avatar de int3
      int3

      Sim cerca de 30TWh. Portugal gasta 50TWh por ano. enquanto temos grandes países em nuclear e carvão e gás nós teremos oportunidade de entrar no mercado das energias com grande vantagem face a França e Alemanha por exemplo. A indústria 4.0 também temos que investir para termos vantagem. nestes dois aspectos Portugal tem muito potencial. só temos que educar os portugueses que estagnaram no ano 1980.

      1. Avatar de Tagus Park
        Tagus Park

        Educa-los a dizer que a indústria vai ser 4.0 ou x.0 qualquer num futuro próximo e vão todos perder os seus postos de trabalho uma vez que quando maior é o x, menos operários humanos precisam

    2. Avatar de Luís M
      Luís M

      A biomassa ninguém fala, podiam-se queimar os resíduos florestais produzindo energia, criar postos de trabalho permanentes na recolhas dos resíduos e a cereja no topo do bolo, redução significativa dos incêndios florestais.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Realmente há muito mato que se podia recolher e produzir energia, e prevenia-se melhor os incêndios no verão.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          E aumentas os níveis de monóxido e dióxido de carbono

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            Que já vão para a atmosfera de qualquer forma nos incêndios florestais…

      2. Avatar de pois
        pois

        nao se fala porque ha muitos interesses por tras.
        os proprietarios florestais tem de pagar as centrais de biomassa e mesmo assim nao aeitam os residuos.
        se nao fosseassim podia haver menos incendios no verao.
        comvem engordar as carteiras dos chineses e espanhois.

  2. Avatar de Jose Borged
    Jose Borged

    Tenhos energia renovável, a preços insuportáveis…….

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      E todos os anos velhos a passar frio ou a morrer, casas incendiadas devido às lareiras, tudo para alimentar o lóbi das renováveis.

    2. Avatar de int3
      int3

      eu não acho… 15c por kWh… podes sempre ter tarifas bihorarias e a noite fica por 9c

    3. Avatar de 123asdasd123123123123
      123asdasd123123123123

      se achas que os governos apostam em renovaveis para exclusivamente reduzir os custos ao utilizador 😀 vives no “mundo encantado dos brinquedos” certamente 😀

  3. Avatar de Ricardo Neves
    Ricardo Neves

    Eu não entendo. Para toda a gente o que importa é o preço. Vocês não entendem que têm que existir grande investimentos para conseguir tirar proveito de energias renováveis.
    Querem energia barata? Façam mais centrais de carvão, fica mais barato para a carteira e mais caro para o ambiente. E depois poupam na energia e gastam mais tarde para corrigir os danos que andaram a fazer.
    Antes de escreverem pensem, que adianta terem dinheiro se os vossos filhos não vão viver num mundo sustentável….

    1. Avatar de int3
      int3

      e não só. há dinheiro a sair porque temos que comprar o carvão … 50% em energias renováveis em pt é o mesmo que estar a aproveitar os recursos naturais , a custo 0 (tirando a manutenção e o investimento das máquinas )

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      100% de acordo. É tempo de apostar a sério nas energias renováveis por causa do ambiente, pelo futuro dos nossos filhos e pela nossa independência energética. Mas, tendo em conta os lucros abissais (repito, abissais!) do grupo EDP, será que não podiam baixar um bocadinho o preço da energia? Os portugueses continuam ser os europeus que mais pagam pela luz e gás… :-\

    3. Avatar de Luís M
      Luís M

      Almaraz…

  4. Avatar de pedro
    pedro

    A eólica é nos dias de hoje aquilo a que se chama uma tecnologia renovável madura (a onshore), ou seja, à imagem da hídrica é um negócio atraente em mercado, ou seja, mesmo sem subsidiação são bons negócios.

    Quando falamos noutro tipo de renováveis, mais tecnologia de ponta (como a eólica era à 15 anos), é natural exisitirem subsídios a este tipo de instalações, de outra forma não se desenvolvia a tecnologia.

    Aliás no futuro, considerando os nas renováveis o preço vai não só tender a diminuir, mas como vai estabilizar muito mais.

    A maioria das pessoas não tem noção, mas o preço da electricidade varia todos os dias de acordo com as necessidades totais do sistema, e este preço é dado por leilão, ou seja, a última central a entrar e colocar energia é a que marca o preço para todo o sistema, estas no inverno, tendem a ser as barragens e logo o preço é muito menos flutuante (pois a renováveis, tem poucos ou nenhuns custos variáveis) nesta altura do ano. No Verão, como à menos barragens a conseguir produzir (menos água), as últimas centrais a entrar tendem a ser as a carvão, gás e fuel, que tendem a ter preços mais futuantes.

    Nós nas nossas faturas não sentimos isto porque os nossos comercializados assumem o risco destas flutuações e risco como sabemos gere-se com margem.

    1. Avatar de JM
      JM

      Se é assim tão boa cortem os subsídios todos desde hoje. E já agora as taxas carbono e a proibição de centrais nucleares. Via-se logo o que seria assim tão bom. Sobre o carvão e afins só se vê o lado negativo mas não conseguem fazer a ligação quando não há guito para hospitais, ambulâncias, etc e depois choram. Entretanto é melhor subsidiar a produção de milho e óleo de palma para etanol/biodiesel. O primeiro já provocou uma subida brutal do preço dos alimentos que por sua vez foi a faisca de muitas revoluções da chamada primavera árabe. A segunda só provoca a monocultura de palmeiras e desflorestação de florestas tropicais. Mas siga o circo.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Caro JM, alhos e bugalhos, Não estou a falar de renováveis, estou a falar de eólica.

        Se quiseres discutir outras renováveis, é outro tema.

        Mas voltando ao tema da notícia, apenas estou a dizer que a eólica é aos dias de hoje uma tecnologia de mercado, que compete taco a taco com uma central térmica ou uma hídrica. Mas compete hoje, porque há 15 anos, nós Portugal, mas mais importante o resto do mundo subsidiou a sua construção, aprendizagem, desenvolvimento… etc

        Quanto a etanol e biodiesel e restantes, não comento, peço apenas que me envies a fonte dessa subida brutal do preço dos alimentos, eu não a senti… e parece-me estares um pouco equivocado em relação aos motivantes da primavera árabe.

        Em relação à monocultura e deflorestação tropical para óleo de palma, efectivamente tens razão, mas acho (sublinho o acho) que a maioria do óleo de palma produzido vai para a industria alimentar e cosmética (todos os cremes, nutellas e restantes cremes alimentares têm óleo de palma porque este é muito estável e aumenta o tempo de vida dos produtos).
        Abraço,
        PeCC

          1. Avatar de MEEH
            MEEH

            finalmente alguem que quando fala (sejam disparates ou nao mostra as suas sources… aplaudo a atitude

          2. Avatar de pedro
            pedro

            Olá JM, obrigado pelas fontes, de facto desconhecia.

            Comento só o seguinte, a primeira fonte, relativa à crise na industria alimentar, o artigo data de JUL 28, 2012 e reporta a um paper de FEV 2012, é um estudo antigo que previa uma forte crise no final de 2012, que, sabemos hoje efectivamente não aconteceu.

            Não quer dizer que não vá acontecer, mas parece-me pouco provável considerando a subsidiação forte e o proteccionismo existente no sector.

            Em relação à segunda fonte, concordo contigo, tanto que não coloquei em causa a tua premissa que o biocombustível é de facto mais poluente, apenas comentei que a utilização de óleo de palma para biocombustível parece-me ser inferior à utilização noutros sectores (alimentar e cosmético), posso estar enganado.

            Aliás à vários motivos pelos quais eu não gosto muito de biocombustíveis, mas isso é outra conversa, como disse o tema desta notícia era eólica e o que é importante é não meter tudo no mesmo saco.
            Abraço,

  5. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Dá para nós e para exportar, mas ainda continuamos a pagar a electricidade ao preço do ouro. Enfim.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      A Energia é cara em toda a Europa para não dizer em todo o mundo. E na Europa os preços andam todos nivelados, como alguém acima diz ” 15c por kWh “. Dou como exemplo na UK pagam bem mais e ainda pagam uma taxa diária que pode ir até 28p diários. O que me parece é que os custos de manutenção são enorme e é esta a razão dos preço exorbitantes.

  6. Avatar de joao lopes
    joao lopes

    mais da mesma merd…. uma eólica tem x valor manutenção y com parado a outras energias manutenção é -x e y expliquem me … porque raio pagamos o abecedário todo ?
    será que é para pagar os valores dos salários aos 4 ou 5 boss …. há esqueci me atenção que ainda há o aluguer dos postes da rede a outras operadoras e serviços
    opa o tuga é mesmo rico nao podemos dizer que nao ,pk pagamos tudo caro e ainda sobra umas moedas pretas na carteira

  7. Avatar de Leitor
    Leitor

    Do site https://www.senvion.com/global/en/newsroom/press-releases/detail/senvion-announces-framework-agreement-for-up-to-216-mw-in-portugal/
    A passagem: “Hamburg/Porto: Senvion, a leading global manufacturer of wind turbines, ” está mal traduzida, leading não significa lider. Na verdade o maior produtor de aerogeradores era em 2015 a Goldwind. Fonte: http://www.portal-energia.com/top-mundial-dos-15-fabricantes-aerogeradores-no-ano-2015/