Diga não às soluções de AntiVírus, excepto ao Windows Defender

112 Comentários

Hoje em dia são muitos os utilizadores que questionam da necessidade de ter um antivírus instalado no PC. Com tantas ameaças, a verdade é que continua a ser fundamental ter mecanismos de protecção do sistema, em especial um antivírus, anti-malware e claro uma firewall.

Mas será que apenas o Windows Defender é bom? Um ex-engenheiro da Mozilla diz que sim!


Robert O’Callahan, um ex funcionário da gigante Mozilla, escreveu recentemente um artigo onde refere que os utilizadores devem desactivar todas as soluções de antivírus, excepto o Windows Defender.

Para O’Callahan, as marcas de antivírus são “terríveis” e por isso os utilizadores não devem comprar nenhuma solução e até remover as soluções que têm.

E quais as razões?

Para o ex-funcionário da Mozilla, as críticas têm como base a sua experiência na Mozilla, onde muitas das vezes os antivírus bloqueavam as actualizações (importantes) do browser.

Several times AV software blocked Firefox updates, making it impossible for users to receive important security fixes. Major amounts of developer time are soaked up dealing with AV-induced breakage, time that could be spent making actual improvements in security

Mas há outras queixas como por exemplo:

  • As marcas de AVs não seguem as boas práticas dos standards da segurança. O’Callahan refere que se deve ler os bugs que estão listados no Google Project Zero, em especial a actividade do investigador da Google Tavis Ormandy que nos últimos anos tem encontrado muitas vulnerabilidades em soluções de antivírus;
  • Os produtos de AV “envenenam” o ecossistema do software pois são muito invasivos;
  • É difícil para as empresas de software em geral falar sobre eventuais problemas, estas precisam de cooperar com os fornecedores de AVs;

Para O’Callahan, neste segmento dos Antivírus a Microsoft é “geralmente competente” e daí  não excluir os produtos de segurança da empresa.

Concorda com a opinião do ex-engenheiro da Mozilla?

Comentários

112

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Já só uso o Defender há 5 anos. Zero Virus até hoje.

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Encontrados. E os não encontados? Quantos são. 🙂

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        @Bruh
        eu tbm só uso windows defender. até hj nenhum virus encontrados. e os não encontrados? são raros, já que todos os meses passo a ferramenta de remoção de software malicioso da Kaspersky e até hoje nem a ferramenta kaspersky nem o windows defender encontraram alguma coisa.

      2. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Já submeti 1 este ano e ano passado 3. Virus que a Microsoft não detetava e o Avast apanhava.

        1. Avatar de Heper
          Heper

          E não era scareware?

      3. Avatar de alex
        alex

        …boa ahhhh!!

    2. Avatar de Fernando Barbosa
      Fernando Barbosa

      Eu, depois de várias experiências (avast, avg, norton, etc.etc.), agora só uso o Defender e estou satisfeitíssim, aliás, é bem superior aqueles que referi.

    3. Avatar de Peter
      Peter

      Essa para rir, e as páginas Phishing? És como um dos bilhões de pessoas “eu? Antivirus? Não preciso tenho Windows Defender!” passado alguns dias “Pessoal, não sei o que aconteceu, tenho Windows Defender não acusou nem nada, a minha conta foi roubada foi um virus?” e a resposta é “Onde anda o URL Filtering? Onde previne as páginas Phishing?

      Há pessoal que ainda acredita neste Windows Defender, assim como existe muitos crypters para dar bypass aos antivirus, pesquisar na net.. O Windows Defender é tão podre, e tão fácil de dar bypass acham que isso é um problema? Não não é.. Eles até agradecem por terem uma proteção tão fraca e acreditarem que o WD vai fazer qualquer coisa loool

      Vídeos de dar bypass ao WD existe aos montes, até mais que aos antivirus pagos lol.
      Quando levarem com um malware que se injecta automaticamente no browser ai é que quero ver.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Logicamente o WD não faz “milagres” se o utilizador não fizer uma utilização do PC de forma inteligente, fica tão seguro como tivesse um AV.

        Porque qualquer tipo de malware e afins tem de existir sempre algum tipo de intervenção do utilizador.

      2. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        @Peter
        andas a confundir bolacha com biscoito…
        o windows defender é um bom antivirus, dos melhores, os outros AV só se tornam melhores por causa dos extras, apenas isso… remove esses extras ao avast por exemplo, e o seu resultado será praticamente o mesmo do que o windows defender. WD é o basico do basico, é a mesma coisa que teres WD=ford focus base e todos os outros AV = ford focus full extras. o ultimo é melhor, mas o motor é o mesmo. acredita, as engines dos antivirus são praticamente todas iguais, por isso é que não se faz publicidade à engine do AV mas sim aos extras com os quais a engine trabalha… não misturemos alhos com bugalhos, tás a comparar praticamente uma coisa que apenas tem 1 função com outra coisa que tem várias funções.

      3. Avatar de Sapo
        Sapo

        Deixa de ver coisas que não deves na net e não irás ter problemas. Uso o Defender apenas, há muito tempo e não tenho qualquer tipo de problemas. Tu lá por usares não tens que ficar muito aborreciedo por os outros não usarem. Mania de quererem ser superiores e de obrigar os outros a serem iguais. O Windows Defender é realmente bom. Isto mais adblock em cima e não há popups nem porcarias maliciosas para carregar que te infectem o pc. É lidar. Agora rotura de lidamentos é que não.

      4. Avatar de 123
        123

        Adguard zero publicidade Phishing avisa se a página e segura em um programa muito bom mas e pago

        Anti vírus só o Windows defender

      5. Avatar de tony
        tony

        conheço bem os produtos da Norton e McAfee e decididamente cansam fartamos-mos é como ele diz demasiado intrusivos e depois lixo é mesmo assim e faço gestão de centenas de utilizadores e nem tanto ao mar nem tanto a terra. mas por acaso os ranzowares “criptologers” o defender tem sido dos primeiro não o primeiro a detetar

    4. Avatar de gustavo
      gustavo

      o melhor antivirus é um usuario conciente. se nao tiver bom senso por parte do usuario nem os melhores programas antivirus do mundo conseguem proteger-lo

  2. Avatar de Igor Silva
    Igor Silva

    É suficiente para a maioria dos utilizadores, quer domésticos quer empresariais.

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Não concordo.
      Ainda no outro dia estive à conversa com uma pessoa cujo cliente teve dados da empresa encriptados pelo CryptoLocker e nem desconfiou. Ao que parece nem Backups tinha.
      O comum mortal, precisa de não ter ligação à internet e nem ter portas USB e mesmo assim são capazes de minar o computador por completo, ao ponto de o tornarem inutilizável.

      Já para alguém que perceba alguma coisa do que faz, o Win Defender normalmente é suficiente.

  3. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    A maioria dos “vírus” actuais conseguem passar, facilmente, por todos os antivirus que existem.
    É mais aconselhável explicar ás pessoas que não devem clicar em todos os links que lhes prometam gajas/gajos nus ou prémios do euromilhões diariamente… mesmo que sejam enviadas pelo melhor amigo das redes sociais.
    Para além disso, os antivirus preocupam-se muito com os ficheiros .exe .com .js .jpeg e é aqui que está o problema. Actualmente os ataques fazem-se por ficheiros normais de qualquer site. Basta colocar um worm dentro de um painel publicitário que a pessoa nem dá por isso, passou as defesas e instalou-se, agregando-se ao browser. E voilá, consegue estar lá semanas até ser descoberto.
    O defender é a versão mais leve para as outras coisas mais perigosas. Vale mais ter essa do que ter uma versão cara e que consome muitos recursos e que tenta vender outras solução para a lentidão do sistema…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Por essas e por outras é que eu faço sempre a mesma coisa, em todos os PCs que uso: ficheiro de hosts “martelado” para evitar publicidade (ver mais info aqui http://winhelp2002.mvps.org/hosts.htm), extensões uBlock Origin e Ghostery nos browsers (para blockear aqueles botões de Facebook, Twitter, e mais publicidade), e Windows sempre atualizado. Não tenho mais antivirus ou firewalls para além do Defender, e posso dizer que há anos que não tenho qualquer tipo de virus. Ah e também não apanho qualquer anúncio online, nem sequer aqueles dentro dos vídeios do Youtube (esses só mesmos tais plugins é que eliminam).
      É uma miséria navegar na net com um browser num computador normal, o nível de bonecada e animação e “ruído” visual é tão grande que afoga completamente o conteúdo que queremos ver. Eu noto uma diferença assinalável entre navegar no meu PC e navegar no computador de outra pessoa qualquer, e digo-vos que se experimentarem uma navegação “limpa”, nunca mais querem ver a lixarada da publicidade online.
      Acho que hoje em dia o vector da publicidade é muito subestimado. Como referiste, Miguel, basta um servidor ou um conteúdo qualquer ser infetado para contaminar potencialmente milhares de users, sem sequer terem feito mais do abrir uma página normal. Quer dizer, normal, mas pejada de publicidade.
      Bloquear publicidade online é mau para quem vive dela? É. Mas enquanto a publicidade online continuar a ser o lago de esterco que é hoje em dia, vou continuar com a mesma atitude.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Não basta abrir um site que tenha algum script potencialmente perigoso… em algum momento do processo o utilizador terá de intervir.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Às vezes há exploits que nem precisam de ação do utilizador, usam bugs no software (browsers, java, windows, etc.), basta serem executados. Ou seja, vão no meio da publicidade, e o user nem tem de clickar em nada! Estes ataques são mais raros, é certo, mas nunca é demais relembrar a importância de ter o SO e o software sempre atualizados, e tentar diminuir ao máximo a exposição. É claro que atacar um site grande e conhecido para meter lá um script malicioso é muito mais difícil do que atacar uma das quaisquer múltiplas redes de publicidade, ou arranjar mesmo uma farm de máquinas que “supostamente” entregam publicidade, mas que servem como vetores para espalhar bicharada. Parece teoria da conspiração mas não é 🙂

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Hélder, podes explicar como fazer isso? Li o link do ficheiro de hosts que meteste mas não percebi muito bem o que é para fazer. É só executar a mvps.bat file?

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Olá Nuno. Sim, basicamente é isso. Para validar se correu tudo bem, podes abrir o ficheiro que está em c:\windows\system32\drivers\etc\hosts Se estiver cheio de domínios com o ip 0.0.0.0, correu bem. Se tiveres dúvidas diz 🙂

      2. Avatar de Fido
        Fido

        Boa dica 😉

      3. Avatar de Alexandre Kulcinskaia
        Alexandre Kulcinskaia

        Isto dos hosts funciona como?

        1. Avatar de xtremis
          xtremis

          Boas!
          Basicamente, é criada uma entrada no ficheiro de hosts para domínios conhecidos por estarem associados a distribuição de publicidade, spam, virus, malware, etc. Assim, quando um site faz a chamada para um outro domínio para receber um anuncio, o pedido “perde-se” (porque o ficheiro de hosts está a dizer que o domínio está num sítio que não está), e na prática, deixas de ver o anuncio. Para o malware e afins, se houver algum pedido na tua máquina para uma ligação para um desses domínios, a ligação também não é feita, e evitas que alguma coisa no teu pc interaja com esses domínios.
          É claro que não é uma solução 100% perfeita (nenhuma será), mas evitas muito lixo, especialmente a porcaria dos anúncios.
          Aqui neste site tens mais detalhes sobre como fazer esta configuração: http://winhelp2002.mvps.org/hosts.htm Se tiveres dúvidas é só dizer 🙂

          1. Avatar de Alexandre Kulcinskaia
            Alexandre Kulcinskaia

            Então basta fazer o download do host e executa-lo?
            A navegação na internet mantém-se igual, só desaparece a pub, certo?
            E isto muda o DNS ou algo?
            Peço desculpa pela ignorância.

          2. Avatar de Alexandre Kulcinskaia
            Alexandre Kulcinskaia

            Ah… E se quiser reverter depois. É possível?

  4. Avatar de censo
    censo

    Há muitos anos que tomei essa decisão, e não podia ter sido mais correta!

  5. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Concordo, hoje em dia o melhor antivirus esta entre o monitor e a cadeira, é sempre bom ter algum antivirus para algumas questões duvidosas e alguma proteção em tempo real, mas hoje em dia o defender do windows 10 já está bom, depois como disse se o utilizador já tiver as noções mínimas de alguns cuidados com emails e com a internet, já consegue evitar muitos dos problemas futuros.

    Já fui utilizador de vários antivírus, e acabei por agora este ano parar no defender. E apesar de no trabalho ser obrigado a ter que usar o Kaspersky, que passa mais tempo a atrofiar o meu trabalho e computador de trabalho que propriamente a ajudar.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Acabei de desisitir do Kaspersky, a ultima actualização até com o outllok estava a atrofiar.

  6. Avatar de Bruh
    Bruh

    Este claramente nunca ouviu falar do NOD32…..

    1. Avatar de RATM
      RATM

      1ª opção há anos!!! Muito completo e razoavelmente leve:)

  7. Avatar de jacareDTR
    jacareDTR

    discordo, acho que mesmo o defender é uma desgraça e optei por não instalar nenhum av.

  8. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Quando o vosso patrocinador vir isto…. ai ai

    1. Avatar de NT
      NT

      Ora aqui está um exemplo que, pelo menos, tentam ser isentos!
      Mais um ‘viva’ para o pplware.

  9. Avatar de Bruno Mendes
    Bruno Mendes

    Não posso deixar de concordar. Hoje em dia as empresas de AV preocupam-se mais com publicidade invasiva do que com a proteção dos utilizadores.
    Embora use o Bitdefender Free (funciona e não é intrusivo), Firefox/Chrome com uBlock bem kitado e o Windows Defender no PC é mais do que suficiente para ter boa proteção.

  10. Avatar de Mike Nunes
    Mike Nunes

    Mesmo que o windows 10 nao tivesse windows defender, nao me fazia falta visto que nao uso nem vou usar antivirus

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Gostava de concordar mas não sei como instalar isso no meu pinguim! 🙁

      1. Avatar de Falconet
        Falconet

        Curiosamente instalei esse antivirus há dois dias atrás no Mint 17.3
        Funciona perfeitamente.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      mas para que serve um AV no linux ?!

      1. Avatar de Falconet
        Falconet

        Eu instalei para experimentar, e depois de ter lido na softpedia sobre um novo virus em Linux.

      2. Avatar de NT
        NT

        Já existe alguns exploits/vírus para o linux. Normalmente quando são descobertas falhas no sistema do pinguim são rapidamente corrigidas infelizmente por vezes têm falhas que demoram muito tempo a ser descobertas.
        Portanto é um tanto ou quanto útil nem que seja para evitar enviar vírus para Windows.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    “ex-engenheiro”…
    soa tão mal… e repetem-no tantas vezes… e ele não deixou de ser engenheiro, apenas deixou de trabalhar para a mozilla

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ex-engenheiro da Mozilla 🙂 Assim soa melhor.

      1. Avatar de BlinZk
        BlinZk

        engenheiro, ex-funcionário da Mozilla. 😉

  13. Avatar de NT
    NT

    É engenheiro!… lol.
    Mas ele tem razão, os pacotes de antivírus têm causado mais impacto negativo nos computadores que positivo, não podemos também esquecer que, por exemplo, a kaspersky têm feito um bom trabalho a ‘encontrar bicharada’. Com computadores novos o que recomendo sempre fazer é criar a pen com o windows(ou para quem gosta com linux) e fazer uma instalação limpinha sem todo aquele crapware que vem com os computadores. Quanto a antivírus, acho que o mais importante de todos é o bom senso, por exemplo se querem ver futebol paguem à zon/meo/vodafone ou então aproveitem para apoiar a equipa e vão ao estádio sendo que a ultima opção têm um ecrã enorme e uma qualidade de imagem incrível.
    Já agora
    https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10ISO
    https://www.ubuntu.com/desktop
    https://elementary.io/

    O ultimo incluí porque está bem bonitinho/fácil. Pessoalmente uso o fedora 🙂

    1. Avatar de carlos
      carlos

      e quem não quiser ver a mafiosa futebolada já nauseante?!

  14. Avatar de Ghost
    Ghost

    Para mim, basta o Windows Defender com o Malwarebytes a complementar e fica perfeito ! 😉

    1. Avatar de bola
      bola

      Lol ficas com o pc levezinho com 2…..

    2. Avatar de jorgeazevedo1
    3. Avatar de Pedro Pinto

      Pena ser pago, o Malwarebytes

      1. Avatar de Ghost
        Ghost

        Pois, quanto à parte do pago… pode-se sempre usar a versão gratuita para fazer uma limpeza manual de fez em quando. Eu tenho a versão paga, que apesar de não ter pago por ela posso dizer que vale bem apena.

  15. Avatar de rlopes
    rlopes

    Ou seja, não devemos instalar nenhum anti-vírus porque este menino amuou por causa da desgraça do seu firefox. Ok. 100% de credibilidade. Isso e o título deste artigo. É descaradamente exagerado para atrair cliques.

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    O meu PC fica muito mais lento. Tive de desativá-lo e usar o Bitdefender.

  17. Avatar de António
    António

    Concordo plenamente, porque desconfio que a maioria dos vírus nos nossos computadores são trabalho das marcas de AntiVírus

  18. Avatar de Martinho
    Martinho

    O melhor antivírus é o senso comum

  19. Avatar de RdB
    RdB

    Ó Pedro Pinto, esses títulos são enganadores. Ainda por cima a maioria dos “comentadores” aqui nem lê o resto do texto… só lêem o título e pimba… ficam ainda mais ignorantes do que estavam quando clicaram no link. É o que se chama de desinformação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Aaaa mas isso é problema de quem não lê o texto, porque o título tem uma razão de ser, com base no que o ex-engenheiro da Mozilla referiu. Mas é preciso ler o texto e como alguém diz nos comentários, o melhor antivírus é o senso comum… mas até a saber ler.

      1. Avatar de André
        André

        Tens que por o texto todo no título 🙂

  20. Avatar de António Leite
    António Leite

    Usando o Windows Defender consideram necessário o uso do SUPERAnti Spyware? E também tenho o Malwarebytes – é necessário?

    1. Avatar de NT
      NT

      Se usares o computador sem andar em sites manhosos (principalmente os de conteúdo pirateado), não instalares tudo o que diz ‘free’ e seguires alguma práticas básicas de segurança. Podes tirar esse peso extra do pc.

  21. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu digo que os virus dos pcs são como os virus das doenças, alguem tem de vender antivirus/vacinas e para isso entao “fabricam” os virus para que o user os compre

    1. Avatar de NT
      NT

      Infelizmente houve um tempito que suspeitei do mesmo. Mas hoje em dia grande parte dos ataques/vírus que existem as companhias nem sequer sabem de onde isso vem. Alguns são patrocinados (https://www.youtube.com/watch?v=0X0Teo5AxQM) por estados. E outra grande parte é para ‘máfias’ e quanto melhor o exploit/vírus mais ele vale no mercado.

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Também optei à algum tempo por não instalar nenhum antivirus no meu pc…
    Desde que (já não sei qual free) disse que ia caducar, deixar de funcionar…
    Nos outros ainda anda por lá um avira ou avast… Mas são cada vez mais intrusivos e menos configuráveis, e descobrir onde está o ficheiro bloqueado e onde estava ? Interface completamente disléxico…
    Tenho algum cuidado… A minha mulher foi infectada por um .jar (com o avast instalado) curiosamente não teria sido se eu não tivesse martelado o WinRar para não agregar aquela extensão, em vez de executar o .jar abria no Winrar… Já agreguei…

  23. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    AV há muito que deixou de fazer sentido. Uma firewall é que é importante ter.

  24. Avatar de Pires
    Pires

    Já uso há vários anos,e até agora tenho me dado muito bem.

  25. Avatar de João Reis
    João Reis

    Finalmente, o artigo que faltava.

    O que devem fazer é não abrir todos os emails ou links ou banners ou tudo o que pareça estranho. O problema de ter AV é acharem que estão seguros.

    É melhor ter AV do que não ter, no entanto a abordagem na Internet tem de ser exatamente a mesma, usarem AV como se não estivessem a usar.

  26. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    Usei o Avast muitos anos, mas saturei-me da publicidade e optei pelo windows defender e estou satisfeitíssimo 😉

  27. Avatar de SJS
    SJS

    Eu uso o Defender….. BIT Defender! E se aqui os leitores falam de virus…bem o Defender deve tratar deles. Mas eu já limpei muitos computadores e meus amigos, virus não me preocupa mas sim, Adware, Spyware, Ramsomware, Worms e muitas mais ameaças não são resolvidas com o defender da Microsoft. Aliás, os computadores que usam o Defender apenas são aqueles que eu tive mais problemas a limpar. Por isso deixo ao critério de cada um apenas ter o defender, afinal de contas…EU NÃO QUERO PERDER CLIENTES! xD

  28. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda há tempos havia uma análise que dizia que o Windows Defender era o pior, mas de longe o pior, e que a Microsoft dizia que o Windows Defender, ou Microsoft Security Essentials era apenas uma protecção básica que não dispensava outras aplicações de antivirus. Agora vem outra opinião dizer que não há melhor que o Windows Defender. Fica mesmo confuso para um mero utilizador.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Um engenheiro disse isso sem bases ou estudos científicos. Um anti vírus dos mais conhecidos junto com bloqueadores de publicidade e evitando sites duvidosos trata do assunto.

      Alguém me sabe dizer como se faz uma VM com Windows sem acesso à rede, somente à Internet e USB?

      1. Avatar de morbidos
        morbidos

        Tinha ideia que pelo menos no VMware o acesso a rede tinha de ser configurado. A instalação de raiz não permitia isso ? Tal como outras funcionalidades como copiar direito do Host para a VM, etc. Nas novas versões não sei pois já não uso VM a algum tempo.

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Fácil, nunca mas nunca confies num AV, simplesmente não saques Warez programas ou Cracks, aí é 100% virus.
      A navegar, ou emails nunca carregar em links ou abrir anexos pdf etc, há uma vaga de malwares por mail que nem imaginas.

  29. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu uso desde há muitos anos o NOD32 e não me queixo. O hardware não está notoriamente mais lento e os avisos são configuráveis, assim como o quê e quando as coisas são examinadas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu uso o ESET, e nem dou por ele. Super leve e eficaz.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Como sabes que é eficaz 🙂
        Quantos falsos positivos ele te deteta, e como sabes os que não deteta?

        Simplesmente sabes o que deves ou nao clicar, para isso nem precisas de AV.

        O melhor AV somos nós, ou bloqueio de websites links

      2. Avatar de FS
        FS

        Pedro,

        Sem dúvida a melhor solução. Já uso o smart security a uns 10 anos.
        O melhor mesmo: simplicidade e leveza…

  30. Avatar de João Filipe
    João Filipe

    Isto faz-me lembrar o que uma pessoa uma vez me disse: “Desde que tirei o anti-vírus nunca mais tive vírus no computador.”

    É como dizer: desde que deixei de fazer exames médicos nunca mais me foi detectada uma doença.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      O contrário é igual, facilitas por achares que estás protegido.

      Quantos AVGs carregados de virus encontrei 😀 a malta gosta é de sentir protegida e não propriamente de o estar.

  31. Avatar de tiago
    tiago

    Isso é uma verdade e explico o que aconteceu comigo…tive durante anos o Avira instalado, juntamente com a firewall do windows até que certo ponto ( sem virus até á data…) passei-me e desinstalei, e activei o Defender…estive assim dois anos… até que voltei a instalar outro antivirus ( AVG ) fiz o teste… zero virus!

    Passados 3 meses, retirei-o e agora passados 3 meses… zero virus!

    Portanto…resumindo, ele tem razão, o Defender é mais que suficiente!! (ainda esta semana atualizou-me 3 vezes o programa ).

  32. Avatar de O Silva
    O Silva

    Sempre é melhor que utilizar, um AV crackado ou com um patchzito que permite que seja pro!

  33. Avatar de Dinis
    Dinis

    Ex engenheiro Mozilla no payroll da Microsoft… Eu sou o técnico dos meus amigos todos e todos os que só usam o WD ficam com os computadores todos infectados com malware (por acaso vírus nunca apanhei). Nada bate o Spybot+malawere bytes + um antivírus com gaming mode. Agora uso o bitdefender free. Eu nunca vejo porno e não clico em prémios e porras e mesmo assim o bitdefender apanha páginas com pishing e etc. Ainda me lembro, há uns anos, quando o próprio site da Telepac infetava utilizadores sem antivírus. Continuem assim que o pessoal que faz malware agradece

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      LOL
      Spyware, malware e vírus são 3 coisas diferentes e para a qual o windows defender só trata da última.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Hummmmm então porque é que ele diz que não é preciso anti virus o defender basta? Acho que estás enganado…

  34. Avatar de androidx
    androidx

    há já muito tempo que só uso WD w mais Adblock e mais uns plugin’s do género, e até hoje nunca tive qualquer problemas com virus, spyware, malware, e afins, deixei de usar outros antivírus, tanto pagos como gratuitos, pois eram demasiado evasivos no sistema…

    e como é natural o melhor antivírus continua a ser quem está entre a cadeira e o teclado, e saber o que anda a fazer no pc…

  35. Avatar de Luis Gomes
    Luis Gomes

    Concordo plenamente.

  36. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Acho engraçado…. então e o WD não causa problemas ao FF?? São só os outros? LOL

    Por outro lado, a grande maioria dos visitantes do pplware tem um nível de conhecimento de informática acima da média! É fácil dizer que não é preciso nenhum AV, ou que o melhor AV está entre o ecrã e a cadeira!!
    Está tudo maluco?? Parece-me uma falta de responsabilidade incrivel, dizer isso, quando temos uma população, onde nem toda a gente sabe o que é um anexo, ou um URL!!! Ou sequer saber identificar o que parece ser seguro ou não.

    E mesmo que isso se resolve-se informando correctamente as pessoas, algum de vocês está disposto a ir porta-a-portas explicar Às pessoas? Aos idosos que vivem sozinhos? Aos lares? Às pessoas cujo nível de instrução é baixo??

    Claro que os AV não fazem milagres e claro que uns fazem mais “mal” do que “bem”, mas mesmo assim muita gente tem que os usar!!

    E esse milagres de que o WD passou a ser o melhor desde o W10, não me convence!! Principalmente quando o argumento é “Eu só uso o WD e nunca apanhei nada!”
    Pois nunca usei o WD, uso KIS e também nunca apanhei nada! E então agora, em que ficamos??

  37. Avatar de Tiagoc
    Tiagoc

    Pois mas eu limpei um pc (de um primo meu) onde tinha 30 trojans que o WD não o detectou. AV pode não fazer sentido mas um internet security… talvez já não se pode dizer o mesmo.
    Agora cada um é que sabe o quer nas máquinas. Já agora o WD combate phising?! Tem anti-spam?! E actualiza diariamente como um internet security ou um av?!

  38. Avatar de MM
    MM

    Nos rankings comparativos de AV, o Windows Defender é considerado o baseline, porque qualquer outro AV tem maior capacidade de deteção. Agora concordo que alguns são demasiado intrusivos e bloqueiam updates de algumas aplicações. Aconteceu-me isso com o PANDA.

    Atualmente a minha escolha recai sobre o FORTICLIENT. Ocupa menos memória que o Defender e não precisa da cloud para fazer a deteção, pois o ficheiro de assinaturas é local. Gasta sim um pouco mais de processador quando faz os updates, e porque tem um filtro de URL e porque instala também um driver em cada placa de rede para monitorizar todos os pacotes, maximizando a capacidade de deteção

  39. Avatar de Nuno serra de Almeida
    Nuno serra de Almeida

    4 anos sem qualquer antivírus, sem qualquer problema

  40. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Curiosamente, que nas pessoas que usam Windows Defender, têm sempre vírus graves, como ransomware e rootkits, e o Defender nem dá sinal. É fraco, e de pouca qualidade. Quem não tem vírus com o Defender, não é devido ao Defender, mas sim ao cuidado que tem. Sem o Defender também não teria vírus de igual forma.

    1. Avatar de Rui M
      Rui M

      Não digas asneiras, estás a falar daquilo que não sabes! Utilizei durante anos antivirus avast, avg free e virus zero a primeira vez que voltei a usar o Windows Defender detectou logo virus! O Defender é a melhor coisa que se pode ter no windows! Informa-te melhor antes de dizeres asneiras!

  41. Avatar de user xpto
    user xpto

    tenho mais de 500 utilizadores em que nos laptops so utilizam defender. 3 casos de virus em 4 anos… quem
    é leigo na matéria não fale sem saber do que fala

  42. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Em algumas máquinas uso o Panda Antivírus Pro 2016, que instalei antes de 31/12/2015 através da Meo. Noutras máquinas, tenho o Windows Defender e tenho também o Panda Cloud Cleaner em paralelo, que corro de vez em quando. Até agora não houve qualquer problema…

  43. Avatar de Rui
    Rui

    Desde que uso Windows 10 em todos os meus pc’s que só tenho o windows Defender é muito melhor que avast e avg free, e até hoje virus zero!

  44. Avatar de Marcos
    Marcos

    tenho o immunet cloud que é leve so pra dizer que tenho……as empresas de AV dizem que tudo o que é crack keygens ou qualquer outra coisa do genero…..é tudo virus independentemente de ser ou nao ser….se bem que a maioria é…..mas nem todos são mas os AV ao reconherem que é uma ferramente para fazer by pass a activaçoes é logo considerado virus…..nao sei qual é o criterio….mas obviamente depois o utilizador na duvida de ter um virus manda o crack no cara…..é mesmo esse o objectivo e parte das vezes nem tinha virus nenhum….enfim ainda pagamos anti virus para nos estarem a enganar

  45. Avatar de Portugues
    Portugues

    Cada um vende o peixe que lhe interessa.

  46. Avatar de Portugues
    Portugues

    A segurança ideal parte sempre de uma boa prevenção por parte de qualquer um. Complementando com um antivirus e pronto. Contudo nada deve ser tomado como seguro, nem com qualquer antivirus por mais que digam que este ou aquele é o melhor. Não existe nada a 100% confiavel.

  47. Avatar de AB
    AB

    Comodo Firewall + 360 Total Security + Malwarebytes 3.0 + Win update = Recebimento constante de :

    – Tentativas de instalações não autorizadas bloqueadas;
    – Qualquer alteração no browser;
    – acessos não autorizadas.
    – No fundo ajudam a ver o que vai acontecendo.

    Enfim… circulo por ai e por ali, experimentando disto e daquilo.
    No fundo dá a sensação de nada acontecer a não ser que eu permita claro…Voltando a velha máxima do “entre o monitor e a cadeira”.

    Uns poderão dizer que fica pesado mas não concordo visto correr à vontade 3 Vms à parte nas minhas muitas experiencias em Linux OSes

    Cumprimentos

  48. Avatar de ze
    ze

    Uso o sophos, detecta tudo….mas por vezes detecta demais.
    Mas recomendo ter os dois

  49. Avatar de Walter Mendes
    Walter Mendes

    Não me iludo com as detecções do Windows Defender!
    Melhorou um pouco nas detecções, mas, pega mais ferramentas hackers ou “hacktools” como eles chamam!
    Não há proteção web e não chega a detectar muitos vírus! Fiz um teste com uma bomba de vírus reais e o Microsft Essential de um total de 5620 vírus, detectou pouco menos que 70%, em empate técnico com o McAfee! Porém, travou tudo na hora de eliminar os mesmos! Uso o Eset Smart Secuty 10.

  50. Avatar de BRUNO CERQUEIRA
    BRUNO CERQUEIRA

    A melhor proteção que podem ter não passa pelo AV mas sim pelo isolar de qualquer possível ameaça, usem a Sandboxie e a vossa máquina estará sempre segura. Atenção estou a falar da máquina, para casos de phishing e afins, sem dúvida que o bom senso é rei, 80% dos casos de phishing eram evitados se as pessoas vissem os tail tail signs dos mesmos.

  51. Avatar de Zé

    Usem um browser virtualizado e é logo meio caminho andado para passar ao lado de muita ameaça

  52. Avatar de andre
    andre

    Isso é muito bonito para utilizadores domésticos, eu na minha empresa se não tivesse o kaspersky endpoint security e o security center para controlar todos os antivirus com políticas de segurança e receber alertas no servidor, tinha de andar diáriamente a fazer rondas por todos os postos de trabalho, ou então tinha que usar a gestão de computadores e ligar remotamente a cada um dos postos para ver se estava tudo em ordem…

  53. Avatar de Brunoo Graça
    Brunoo Graça

    Uso o Eset há anos, com os upgrades todos e mais alguns… Impecável e nunca me falhou.

  54. Avatar de Jaime Santos
    Jaime Santos

    Concordo plenamente. Já tive e já vi AV a bloquearem páginas fidedignas. Para não falar ainda da lentidão – quase paragem – do sistema quando entram em análise.

  55. Avatar de Brucetuga
    Brucetuga

    O WDefender para utilizadores domésticos, a meu ver, não chega! E não chega porque, como diz o ditado, a curiosidade matou o gato!
    É muito fácil dizer e repetir e tornar a lembrar que não se deve clicar em tudo o que mexe até aparecer um anuncio que até diz qualquer coisa ao utilizador e … pimba: porcarias a entrar, trojans, malware ou até mesmo um ransomware! E ninguém está a salvo de, num momento de distracção, isso acontecer. Até aos mais prevenidos isso acontece.
    Dito isto, acho que um AV melhor que o WDefender se impõe. Quanto à marca, apesar de ter preferência por uma, deixo à escolha de cada um atendendo que algumas delas requerem uma capacidade muito boa das máquinas.

  56. Avatar de Fabrício
    Fabrício

    Fiz uso do Avast craqueado durante alguns anos, alguns meses atrás um amigo meu de longa data fez uma visita aqui em casa, ele mexe com informática tem uns 16 anos, ele disse para eu deletar o Avast e usar o Windows Defender, no principio nem dei ouvidos a ele, mais repensei o caso, e resolvi fazer um teste com o windows Defender, e o resultado é o meu computador mais seguro deletei o Avast e atualmente só uso o Windows Defender….

  57. Avatar de jhone
    jhone

    Galera isso e vdd so o windows defender é o suficiente. so baixar o adwclare da mawarebits pra verificar de vez em quando ja era. se for paga antivirus compensa compra uma licença do anti mawarebits que pega tudo e deixa muitos antivirus que se diz o melhor comendo poeira…