Incrível! Espanhóis criam impressora para fabricar pele humana

17 Comentários

A tecnologia evolui a uma velocidade impressionante. Se as impressoras 3D são uma excelente inovação, para os mais diversos cenários, o que dizer de uma bioimpressora 3D capaz de fabricar pele humana? Este projecto foi recentemente apresentado pelos nuestros hermanos.


Um grupo de investigadores, da Universidade Carlos III de Madrid, desenvolveu uma impressora capaz de fabricar pele humana que pode ser usada em transplantes, produtos cosméticos, etc.

Na prática, com esta impressora, será possível a replicação da estrutura natural da pele. O objectivo é produzir pele em grande escala e reduzir os custos de criação de pele humana através de biotintas, em vez dos tinteiros tradicionais.

Segundo José Luis Jorcano, professor do departamento de Bioengenharia da Universidade Carlos III de Madrid e responsável pela unidade de Engenharia Biomédica do CINEMAT:

Esta pele pode ser usada em transplantes e também pode ser usada para investigação e teste de produtos cosméticos e farmacêuticos.
O uso de biotintas acelera um pouco o tempo, mas não muito, porque a duração depende da taxa de crescimento das células.

Além da natural aprovação desta tecnologia para utilização em centros médicos, os investigadores continuam os trabalhos com o objectivo de conseguirem imprimir outros tecidos, incluindo vasos sanguíneos e válvulas cardíacas.

Via Universidad Carlos III de Madrid

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Westworld real…muito para breve…

    1. Avatar de 111111a
      111111a

      ainda estás a umas boas décadas( se não séculos ) disso 😀

    2. Avatar de Diabo Vivo
      Diabo Vivo

      Pensei logo nisso… Vou comprar uma Dolores! 😉

  2. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Grande impulso para a industria dos curtumes!….

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Bem, sabendo que a qualidade dos produtos espanhóis deixa muito a desejar, estou mesmo a ver a pele a abrir buracos por todo o lado! Já agora, irmãos não roubam territórios uns aos outros!

    1. Avatar de DarkMode
      DarkMode

      Amigo, amigo!
      O que mais há cá por terras D’El Rei D. Afonso Henriques, são irmãos que se matam por um palmo de terra durante as partilhas de uma herança.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Parabéns, acabaste de arranjar mais uma justificação para não reclamarmos uma coisa que é nossa, ao contrário todos os dias é reclamado Gibraltar aos Ingleses!
        Português que é português…

        1. Avatar de C. Marquxx
          C. Marquxx

          Pois é! Gibraltar devolvido a Espanha, Olivença a Portugal, Ceuta devolvida a Marrocos e as Malvinas/Falkland para a Argentina…
          Isso é que era tirar a válvula da panela de pressão… 🙂

          1. Avatar de Marco Fontes
            Marco Fontes

            Já agora a Crimeia à Ucrânia

          2. Avatar de V.T.
            V.T.

            Sintomático, que dos quatro “conflitos” que mencionaste, três têm Espanha como denominador comum…

          3. Avatar de DarkMode
            DarkMode

            Já agora era interessante saber o que preferem as populações de cada um desses territórios.
            Talvez esteja enganado mas todas preferem manter o status quo…

          4. Avatar de lmx
            lmx

            A crimeia já foi devolvida á casa mãe…á Russia.

            Mas sim ainda faltam as outras…eu ainda aguardo por Olivença!!

        2. Avatar de DarkMode
          DarkMode

          Interpretaste mal.
          Eu disse que guerras entre irmãos são por causa de terra são uma coisa banal.
          Eu nem sequer os considero irmãos como tu o fizeste.
          Para mim espanhóis não são família, são vizinhos.

          1. Avatar de vizinho
            vizinho

            Saudos demde a GALIZA , vizinho !

  4. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    Muito boa noticia, para pessoas que tenham problemas de pele, queimaduras, e talvez ainda para implantes mamarios e aumento peniano. LOL

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Deus deve estar FULO, novamente!!! Perdeu outro monopólio.

  6. Avatar de David
    David

    Quando almaraz nos comer a pele la virao os espanhois vender a pele a preco de ouro para o corpo das nossas criancas ja que nao havera dinheiro suficiente para adultos, causam os problemas depois aparecem como salvadores, tipico do capitalismo e governo de direita, se acham que estou a exagerar a realisade supera muitas vezes os cenarios mais pessimistas!