Uber: Motoristas portugueses queixam-se de exploração

132 Comentários

A plataforma tecnológica Uber tem-se destacado muito pela positiva como pela negativa. Em Portugal o serviço tem vindo a crescer e, para o utilizador final, este é um serviço com muitas vantagens e especialmente cómodo. Pese o facto da polémica sobre a sua legalidade, há uma outra realidade no que toca aos ganhos dos profissionais do volante.

Será que ser motorista da Uber é um serviço bem remunerado ou há exploração do trabalhador?

 


Uber… uma empresa com dores de crescimento

A Uber é hoje um marco no desenvolvimento dos serviços de transportes privados. O facto de existir uma plataforma online que controla o serviço e determina a sua qualidade, esta esconde também uma outra verdade, principalmente porque a Uber é mais que uma plataforma tecnológica, a Uber vive dos profissionais que servem a gigante norte-americana.

De acordo com uma reportagem recente levada a cabo pela TVI, os motoristas da Uber em Portugal revelaram que têm ordenados precários e excesso de horas de serviço.

Uber: Motoristas portugueses queixam-se de exploração

Afonso, um dos motoristas entrevistados, referiu que deixou o seu emprego como vendedor para se dedicar à Uber e assim garantir um futuro melhor para si e para a sua família. No entanto, o motorista, que entrou para a Uber há dois meses, confessa que o caminho para uma vida melhor se transformou numa estrada que termina num beco sem saída.

Em termos de ordeno, Afonso revela que este mês irá receber pouco mais que 350€ (menos que o ordenado mínimo nacional), que apenas folga uma vez por semana e os turnos são de 12.

Vamos a contas…

Segundo cálculos da TVI, Afonso trabalha:

  • 72 horas / semana
  • 312 horas / mês (26 dias)
  • Ganha 350€, o que significa apenas 1,12€ por hora

Afonso revela também que pode ter a sorte de ganhar 300€ a cada 15 dias.

 

E ao nível dos acidentes?

Se o motorista tem um primeiro acidente, este é culpado e tiram-lhe do ordenado 150€. Se tiver um segundo acidente o valor retirado do ordenado passa para os 300€. Apesar de não contratar motoristas directamente, a verdade é que é a Uber define as regras de operação.

O Governo português está pronto para legalizar as plataformas digitais de transporte, mas certamente não conhece a fundo as condições a que são sujeitos os motoristas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

132

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hedsilva
    Hedsilva

    Isto que está acontecer é fdd mas por outro lado e a frio é o melhor! Nenhum jovem devia se meter numa profissão que em 5 anos vai estar “ligada as máquinas” e em 10 anos irá acabar!!! Assim não se cria expectativas, é mau e com tendência a piorar! (o meu comentário fala de todos os motoristas não só Uber! A profissão de motorista irá acabar muito em breve!)

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Não irá acabar, pelo simples motivo que não é fisicamente possível criar as condições em todos os países/ estradas/ ruas dos países para os veículos funcionarem autonomamente… é ilusão pensarem que sim… até os seres humanos tem dificuldades quanto mais as máquinas.
      Não digo que não vá existir automatização em vias principais, mas esqueçam o país todo… há ruas que nem são alcatroadas/ reparadas quanto mais.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Parece que realmente a Uber não se preocupa muito com os motoristas.
      Eu até defendo que estas empresas existam, mas não gosto muito da Uber, prefiro a Cabify, entre outros motivos porque parece que se preocupam mais com os motoristas, cobrando uma comissão mmenor e limitando o número de motoristas.

      Isto até pode dar algum dinheiro para os motoristas, mas não pode haver excesso de motoristas.

      A proposta de regulamentação deste setor propõe que os parceiros tem de ser empresas e não profissionais liberais. Isto acaba por dar mais alguma segurança para o cliente e para o estado, contudo é mau para os motoristas já que ganhavam mais se pudessem trabalhar diretamente sem intermediários.

      Também sou da opinião que em poucos anos a profissão de motorista vai ter menos importância.
      Não acho que os carros autónomos vão substituir todos os motoristas, a componente humana pode ser uma mais valia, mas os carros autónomos vão revolucionar para o bem e para o mal este mercado.

  2. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    e pior ainda está para vir. Estão a “matar” os taxistas e daqui a uns anos, depois de darem cabo dos serviços de taxi portugueses, dão um pontapé nos motoristas portugueses.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      ah ah
      Os carros autónomos ainda estão muito longe… não é por falta de vontade, é que a prática sobrepõem-se às ideias… aquilo não é só ser capaz teoricamente e em alguns locais mais ou menos bem mantidos, tem de funcionar em todo o lado… logo os motoristas ainda têm muitas décadas até serem substituídos se algum dia o forem.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        até que fossem décadas, continuaria a ser daqui a uns anos. Mas não são décadas que é previsto por muitos. Há construtores de automóveis a falar da comercialização de carros autónomos daqui a 5 anos e governos a acelerar o desenvolvimento de legislação para o efeito.

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Podes crer , mas há coisa mais fixe que apanhar o belo do tuga taxi ?
      Os homens é que sabem disto tirando alguns
      Autenticos prós , qual hamilton qual quê .
      andam já nisto a centenas de anos , vem para cá agora qualquer um e acha que é fácil
      para começar deviam aprender a conduzir
      se o taxi quê é o transporte dos ricos não dá , quanto mais os uberistas que vão de alcantra até a costa da caparica por 12 euros e depois ainda tem de dar 25 % aos engenheiros da pirâmide
      enquanto eles apenas desempenham o papel de escravos na base da propria
      porque a uber é apenas o taxi dos pobres e oportunistas que nem percebem que estão desfalcar o proprio pais
      Haja luz nesta cambada de zumbis que não precebem que estão a trabalhar para o boneco
      até aqui não suportava ve-los a tirar-me o pão da boca
      mas agora tenho pena deles
      SEUS URUBUS
      GET A LIFE!!!!!
      Boa sorte

      1. Avatar de Jose Pereira
        Jose Pereira

        Alien das flores nao resisti comentar o seu comentario,
        Opinar sobre o desconhecido ao meu ver é ignorancia, arrogancia e racismo ao trabalho e falta de visao e aceitaçao do futuro e o futuro meu amigo o futuro do taxi sao este tipo de app’s chame se Uber, Cabify, wheely, etc… ja existem varias e tambem outras que so aceitao os tradicionais taxis locais para a sua plataforma ou seja em breve espaço no tempo ate o velhinho taxi vai chegar ao seu cliente via o smartphone

        Posto isto posso lhe dizer por experiencia propria que a Uber no meu caso mudou a minha vida completamente e nao percebo estas contas que aqui apresentam neste exemplo isto é obviamente um absurdo e nao sao condicoes humanas de trabalho alguem esta a ganhar muito dinheiro em vez deste motorista

        E lanca-va o desafio a este jornalista de ter a audacia de pedir a este mesmo motorista lhe mostrar a sua app onde tem o resumo semanal dos seus trabalhos e ganhos semanais

        Semanais porque o pagamento é semanal depois multiplicar pelas 52 semanas do ano dividilas por 12 meses e assim achar o valor bruto recebido apos comissao

        Apos este exercicio compara lo com que tem neste artigo e ver o ridiculo de noticia que criou

        Resumindo isto nao é nem de perto nem de longe o que um motorista normal faz na Uber é mais muito mais ao ponto de poder afirmar que em dias maus pode fazer 25€ sim é verdade tambem acontece mas nao é regra é exepcao

        Tb lhe posso dizer que um motorista normal num dia trabalho faz 75 euros em 12 horas

        Tb lhe possoo dizzer que tera muitos dias a fazer 150 euros

        Tb lhe posso dizer que tera dias a fazer 400 euros

        E finalmente posso lhe dizer que um motorista que faça 12 horas de trabalho online por dia e que nao seja malandro que saiba procurar os seus clientes em determinados locais as horas certas fará no mimino media de 100 euros por dia apos comissao

        Este exemplo dado por esta reportagem tambem sera facil encontrar condutores assim se estiverem a dormir na fila do aeroporto metade das horas que estao online é muito provavel que façam este euro e pouco a hora nisso acredito facil

        Como todos os trabalhos este de condutor particular tipo taxi é muito trabalhoso e necessita de muita dedicaçao e força de vo tade nao é um trabalho facil mao é oo trabalho de taxi tradicional que na maioria dos casos passam 5 horas a ler jornais e na conversa em filas de aeroporto e estacoes de comboio 0orque sabem que 2 ou 3 trabalhinhos chega para ganhar o dia

        Conceito Uber e similares é um trabalho duro porque oferece ao cliente precos muito competitivos e da a possibilidade de pessoas que raramente utilizavam um tAXi possam co.eçar a usar os condutores por sua vez precisam de se mentalizar e ver a Uber e outros similares como um trabalho e um trabalho a full time nao em part time e se o fizer meu amigo se o fizer garanto lhe que consegue um ordenado que varia entre 1000 euros por mes e 2000 euros se for uma pessoa dedicada e com disciplina

        Disciplina sim este é o segredo!!!

        Agora eu compreendo perfeitamente este tipo de comentarios como o seu porque é obvio que os Srs. Taxistas terao que começar a trabalhar em vez de andarem a passear o carro a espera de esfolar 2 ou 3 coitados por dia e vao ter menos tempo para ler os jornais e vao gastar mais combustivel a procura de clientes na cidade e vao começar a chegar cansados a casa sim cansados porque conduzir 12 horas por dia é trabalho duro mesmo sentado num Mercedes-Benz

        O que voces se iram aperceber é a boa vida que levaram durante anos e que o futuro vos esta a ameaçar mas lamento dizer-vos preparem se e mentalizem-se porque assim será

        Acabou se a galinha dos ovos de ouro

        Se o Sr Jornalista realmente quizer fazer uma reportagem em condicoes sobre os condutores uber faça-o mas honestamente e nao pegar num exemplo que provavelmente nao tem qualquer tipo de experiencia adquirida para fazer dinheiro na Uber e ainda deve trabalhar para parceiros que aí sim estao os que ganham o dinheiro sem trabalho só com investimento de capital financiado ou nao para disponibilizar carros e telefones com internet

        No meu ponto de vista em Portugal é um erro que a Uber e os nossos governantes estao a cometer ao legislarem como tudo se preve previligiando o acesso so a empresas

        A Uber foi criada e o conceito é de origem para conectar o condutor e o seu passageiro é este o modelo certo

        E só desta forma deveria ser legisladoou na pior das hipoteses dar o direito ao condutor de poder trabalhar para ele sem intermediarios pelo meio a levarem comissoes do esforco do trabalho de quem passa horas dentro do carro e tem uma vida solitaria ou obrigarem os condutores a adquirir os veiculos de determinadas empresas para alugar com precos previamente estabelicidos para ter acesso direto a plataforma mas aqui ja entra a politica e o jogo de interesses que nao me meto por desconhecimento

        Resumindo e concluindo nao queiram denegrir algo que é valioso e que mudou a vida de muita gente… é perfeito nao nao é a comissao da Uber é exagerada é bastante muito… mas tem as suas coisas boas e acredito que terá contribuido e continuará para que hajam familias em melhores condiçoes que anteriormente a existencia destas empresas.

        1. Avatar de Jacinto
          Jacinto

          Caro Jose Pereira, eu não descreveria melhor que a sua explicação dirigida a determinadas pessoas ressabiadas porque nao querem aceitar a evolução ou daqueles que verdadeiramente nao procuram melhorar os seus ganhos. Comentou tudo o que eu defendo. Muito bem.

        2. Avatar de Ílio santos
          Ílio santos

          Boa noite sr José Pereira. Gostava de falar consigo em privado. Não sei se está mensagem lhe chegará a si mas se chegar responda me sff, gostei muito do que li. E queria lhe fazer umas perguntas. Sou do Algarve e vou iniciar em breve a profissão. Cumprimentos.

  3. Avatar de alguem
    alguem

    Motorista Uber ganha pelo que trabalha e pela qualidade, mas outro factor muito importante é que recebe mais ou menos dependendo do numero de motoristas. Em Portugal talvez hajam demasiados motoristas para os clientes que existem…

  4. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    Esta é a discussão que não se teve durante anos de ataques injustos às imensas plataformas de taxistas (que ironicamente foram apelidados várias vezes de monopolistas, pasme-se). Na UBER ninguém é independente, tudo é monopolizados e controlado desde a Silicon Valley. Esta empresa é apenas mais um meio utilizado pelos bancos de risco americanos no seu avanço rumo à na escravização moderna.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Basta procurar por Táxi e encontram-se várias aplicações para chamar táxis e similares.
      A fragmentação também é problemática… isto deveria ser algo mantido por uma empresa pública por qualquer dia existem 100 aplicações diferentes para chamar táxis… ah… e não há net nos smartphones porque os galifões das operadoras de telefones móveis acham que o MB de tráfego deve ser pago ao preço da água no meio do deserto.

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Queria dizer que não há Internet em todos os smartphones, claro que muitos tem Internet no smartphone!

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Trabalha 72h?
    A ver:
    1->72h x 30 km/h faz 2160 km numa semana,
    2->Se usar um carro a gasóleo que gaste 5l/100
    3->5l x 1,2€ = 6€/100 km
    4->130€ em gasóleo + manutenção

    PARA MIM ESTA A PAGAR PARA TRABALHAR

    Isto está muito mal contado.
    Questões:
    ->Quantos km fez?
    ->Está a iniciar a atividade?
    ->que ranking tem?
    ->àrea onde trabalha?

    PARECE-ME FAKE NEWS

    1. Avatar de Uber-Exploradores
      Uber-Exploradores

      Mal contado?!

      Esta é a realidade do trabalho em 2017!

      Uber é uma empresa miserável que se aproveita do exército de desempregados e desesperados!

      A Uber anda a ver se consegue tornar num monopólio global à custa da exploração intensiva dos desgraçados dos seus condutores.

      1. Avatar de Rosso
        Rosso

        E mesmo assim todos anos dão milhões de prejuízo.
        Já este ano as previsões apontam para 3 biliões.

        A ideia quase romantica da procura e oferta base do sistema capitalista tem os dias contados.

        Em condiçoes de mercado normais uma empresa destas jamais operaria e estaria falida há muito.

      2. Avatar de Luthor
        Luthor

        Talvez. Mas, se aceitam a situação, é porque estão melhor que a alternativa.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      + 30% para a Uber

      Não é fake não. Sabes que há cidades onde os motoristas da uber já fizeram manifestações por estarem a ser “escravizados”?
      Que afinal os ganhos prometidos pela uber são um embuste?

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Estão a maior parte do tempo parados ou a passear o carro para tentarem cobrirem o maior terreno possível e assim serem escolhidos para irem buscar cliente x. Óbvio que se tivessem mais clientes ganhavam mais e já chegava para pagar as horas de trabalho. É tudo controlado pela aplicação da empresa, é impossível roubar ou ser roubado pela uber.. O que acontece muitas vezes com os condutores é fazerem maus contratos com empresas de terceiros que disponibilizam carro e afins (prestam um serviço a uber mas podem fazer as regras que quiserem desde que as regras aplicadas ao próprio cliente sejam as mesmas da uber) mas vão buscar uma percentagem muito mais baixa.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Bom dia Nuno, tive uma proposta para ser motorista da uber através de um parceiro. Não sei o que decidir é capaz de me dar uma dica. Obrigado

    4. Avatar de bruno
      bruno

      UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!
      UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!
      UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!
      UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!UBER é igual a ESCRAVATURA !!!!!

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Não é porque a Uber não te obriga a trabalhar, eles dão as condições e tu aceitas se quiseres, ninguém te obriga.

        1. Avatar de vasco santos
          vasco santos

          Ola Joao
          Estive a ler vários comentários, entre eles os seus e o “dialogo” entre si e a D Guiomar.
          Apercebi-me que emigrou para um pais que, aparentemente, lhe proporcionou melhor qualidade de vida.
          Entrei para a Uber em Abril e já circulei na mesma mas continuo desanimado com a Uber Portugal.
          Ja amadureci a possibilidade de emigrar mas estou um pouco a toa para que lado me virar e como mexer.
          Abaixo indico o meu e-mail para que, podendo, entre em contacto comigo.
          Cumprimentos

        2. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          condições que por si só ofendem
          ao ler as condições parece que estamos a falar com um inimigo
          parece!!!!!!

    5. Avatar de Vitor
      Vitor

      Dito por alguém que tem dois carros a trabalhar para a Uber;

      Cada carro paga à cabeça 20% da facturação à Uber, logo 2€ por cada 10€ euros cobrados ao cliente.

      O motorista tem de dar ao “patrão” X por semana independentemente de fazer esse X ou não, só por aqui já vemos a exploração.

      Mas digo mais, só aceita este tipo de condições quem quer, isto está mau é certo mas pagar para trabalhar??

      1. Avatar de Dany
        Dany

        Não é fake news não e a comissão da uber é 25% do total, falo com conhecimento de causa, fui motorista por 3 meses nos fds, para ganhar um extra para despesas, logo desisti, fazia 12 horas de trabalho e levava cerca de 20€ a 30€ por sábado e o mesmo por Domingo…nem sei como é viável mesmo para os parceiros. Há claramente um aproveitamento das necessidades e desespero das pessoas.

      2. Avatar de Luthor
        Luthor

        O que eu não percebo é porque é que a Uber, com tanta exploração, apresenta prejuízos… não estou a gozar ou ironizar, apenas não percebo! Que tipo de custos terão para ter prejuízos?

      3. Avatar de Jose Pereira
        Jose Pereira

        Deixem se de tretas e sejam intelectualmente honestos
        Tudo contra a Uber?!!!

        Porque carga de agua nao seguem a vossa vida noutras paragens e deixam a Uber quem gosta e aceita as condiçoes…

        O Ditado é antigo quem desdenha quer comprar

    6. Avatar de MP
      MP

      Não sabes nada e ainda duvidas de quem realmente trabalha como driver,,,,,
      Em vez de duvidares devias experimentar…

    7. Avatar de Fonteles
      Fonteles

      É fake. Já trabalhei como uber em lisboa. Ganha bem mais que isso

    8. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Concordo a 100%

    9. Avatar de jose jacinto
      jose jacinto

      Concordo plenamente

  6. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    FAKE news porquê!? é bem sabido que nos Estados Unidos, depois do período inicial numa nova região, os motoristas começam a ver a parte que lhes cabe a ser esmagada pelas políticas da Uber. E sendo que cá há muitos motoristas a trabalhar para empresas que usam a Uber, ainda deve ser pior.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Porque é simplesmente estúpido trabalhar para aquecer, e que eu saiba a Uber não pertence a Cuba ou à Venezuela para obrigar um cidadão a trabalhar sem ganhar.

      é feito à medida do BE, por isso é FAKE NEWS.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Não fazes ideia o que as pessoas passam e fazem em Portugal pela falta de trabalho e precariedade, para conseguirem algum dinheiro no final do mês, mesmo que pouco.
        presta atenção ao mundo em que vives

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          Não moralizes,

          Não é a moralizar que vais ter razão, no simples facto que os nºs dados estão mal dados.

          O que estas a fazer é desonesto. Não me conheces.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vasco, “moralizes”? Achas que vires com conversas demagógicas sobre Cubas e Venezuelas é argumento?
            Apenas te fiz notar, já que parece não fazes ideia, que há muita gente em Portugal a ganhar mal, isso é a realidade. A precariedade de emprego e poucas alternativas que muitas dessas pessoas têm, é uma realidade. Faz-te assim tanta impressão que te digam a realidade, para vires com “moralizes”, numa tentativa de descredibilizar o que te dizem?
            Lê os comentários! Há muitos motoristas que estão a conduzir para empresas, com carros dessas empresas, e no fim do mês levam uma parte do que é gerado. Presta atenção às coisas e ao mundo, antes de vires para aqui com as tuas teorias sobre números.

        2. Avatar de Vasco
          Vasco

          Tu é que achas que conheces a miséria!! ès moralmente superior?
          Faço ideia o que se passa, pois já passei pela pobreza.
          Faço ideia do que é o serviço de táxi pois já fui taxista.
          Os testemunhos que tenho aqui são de pessoas que fizeram maus investimentos. até uma delas já indica outro serviço.

          Sobre a Venezuela … não é moralizar é a realidade. Ninguém obrigou ninguém a trabalhar para a Uber.

          Vai fazer justiça para outro lado.

          Quero lá saber da Uber ou dos motoristas da Uber, quero é que não me venham com noticias que não tem nada a ver com a realidade.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vasco, e continuas com a conversa da moralidade? Deixa de te armar em vítima, a realidade é que há pessoas que ganham mal em Portugal, pelos mais diversos motivos.
            Vir falar de “Venezuela”, “BE”, etc, é pura demagogia de quem se acha tão conhecedor ao ponto de acusar de fake news, fazendo suposições sobre números sem saber qual a situação da pessoa. É que nem pareces perceber como começas logo com pressupostos potencialmente errados.

        3. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Desculpa lá, eu também vivia em Portugal e só por falta de trabalho e precariedade não me agarrei a trabalho escravo, peguei nas malinhas e emigrei. Ninguém os obriga a pagar para trabalhar e quando uma pessoa não está bem, muda-se, existe muitas oportunidades de emprego no “mundo onde vives”.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            joao magalhaes, mas que argumento o teu! Sabes, há pessoas que não conseguem emigrar pelos mais diferentes motivos.

          2. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Um argumento válido Guiomar, não há motivo nenhum que faça uma pessoa ficar no seu País a pagar para trabalhar, eu conheço muita gente que deixou a família em Portugal e emigraram para colocarem comida na mesa e dar algumas condições à sua família, não existe motivo nenhum para as pessoas ( estou a falar principalmente das que conduzem carros )para não se fazerem À vida.

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            joao magalhaes, és assim tão conhecedor da natureza e vida humana para saberes tudo ao ponto de te achares com autoridade para lançares juízos absolutos? Para além de nem toda a gente ter estofo para sair (há quem nem sequer sai da localidade onde nasceu), outros têm ligações que não conseguem quebrar, e outros têm a esperança de no futuro arranjar melhor por cá. Emigrar não é a única aposta que as pessoas têm para algo melhor, sendo que emigrar também tem riscos.

  7. Avatar de alan
    alan

    A uber destruiu minha vida…. Não vou entrar nos pormenores, sou brasileiro, formado…estive desempregado por 2 anos…então fiz a besteira de financiar um carro esperando trabalhar como uber, recém chegada em brasília (4 meses de operação).

    A promessa era boa e eram muitas. A principal era do ganho por hora e não ativação de veículos sem demanda.

    Ganhava relativamente bem, mas, ao contrário dos outros motoristas, mais iludidos e, talvez, mais “ignorantes” na área contábil, eu sempre pus tudo na ponta do lápis… (faturamento é diferente de lucro, e muitos pensavam estar lucrando quando em verdade mal pagavam os custos).

    Até aí tudo bem, ganho reduzi ainda é ganho. Porém, apesar de suas promessas, a uber passou de 200 carros pra cidade inteira, pra mais de 8 mil….e continua crescendo, sem demanda, em apenas 6 meses!

    Você rodava, e não pegava clientes, gastando combustível à toda, tempo etc. (a promessa era de aprox. 1 viagem por hora, que virou 3h….4h… e ao cúmulo de nenhuma o dia inteiro)

    Neste momento desistir, amarguei a perda, mas muitos continuaram… Mas não parou por aí, a uber, querendo expandir, fez “promoção” com o dinheiro alheio, reduzindo em 20% a passagem, no mesmo momento que o governo aumentava o preço dos combustíveis e a inflação do país se descontrolava… Não satisfeita fez nova redução dos custos em mais uns 20%, aproximadamente, e não satisfeita, haja vista a baixa demanda, fez com que certas cidades pagassem ainda menos …

    Resumo da obra: muitos pagam pra trabalhar, poucos percebem até ser tarde demais.

    Uber é um esquema de pirâmide, fui enganado por ela… E fico indignado por alguns confundirem a crítica a empresa como um mero apelo à intervenção estatal /contra iniciativa privada – livre mercado (leis etc.)

    Sou libertário. Mas não vou entrar em defesa de uma empresa asquerosa com práticas espúrias só para tentar bancar o “puritano”.

    Espero que o arcade city vingue https://arcade.city/ Mas no meu país é impossível….teimosia e insanidade definem esta nação

    1. Avatar de alan
      alan

      reduzido*/desisti*

      ps: é esquema de pirâmide porque só se obtém lucro – real – por ativação constante (a desistência da plataforma é constante, e contam com isso, como base do serviço) – a rotatividade , pelas indicações premiadas, é que mantém a uber viva… O serviço até pode parecer bom e beneficiar a todos, mas é uma fachada… poucos usuários vão notar ou se importar com isso. A verdade é essa.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Infelizmente o que você passou foi o que eu disse que ia passar. Sou a favor da Uber, acho que deve ser regulada bem. Mas acho que é um negocio que não serve para ser um ganha pão. É triste que algumas pessoas vão perder tanto dinheiro por culpa de tentarem esmagar os preços e aniquilar a concorrência. Um mercado sem regulação leva ao que voce passou.

      1. Avatar de alan
        alan

        É bastante complicado, pois a regulação no meu país só leva mais monopólio e enriquecimento ilícito de políticos. Sempre que o fazem poucas empresas, geralmente de políticos, ganham com isso (depois procura sobre “operação lava jato” no google, e “petrolão”…. basicamente faliram com o país graças aos desvios das empresas estatais/ empresas contratadas para realizar obra do governo…. além disso não há concorrência, num país com mais de 170 milhões de pessoas só temos 4 empresas telefônicas – uma das telefonias mais cara do do mundo -…empresa estrangeiras não podem entrar e concorrer; nem na aviação…preços altíssimos de passagens etc.

        Enfim, um absurdo. O monopólio estatal também quebrou os correios, R$ 2 bilhões de prejuízo pelo segundo ano consecutivo…serviço lento, não confiável… Enfim, estamos entre a cruz e a espada.

        O brasil não é um país sério. E não corre o risco de dar certo.

  8. Avatar de José Manuel
    José Manuel

    Boas
    Pior ainda temos IEFP a patrocinar essas “empresas” e prometem contratos e salários e horários legais para o centro de emprego lhes arranjar os contactos e depois nem contratos nem horários e até salários são cumpridos.
    Tem uma empresa que se chamava Jta que se dizia a melhor etc etc e agora os donos marido e mulher fugiram e não pagaram a ninguém.
    Neste momento qualquer aventureiro para não chamar outra coisa tem ou quer ser dono de uma empresa ligada Uber

    1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
      Pedro Alexandre Costa Arantes

      O IEFP é o campeão mundial do trabalho precário, mal remunerado e sem condições!
      Empurram os inscritos para trabalhos em call centers comissionados, com ordenados base de 200€ sujeitos a um mínimo de contratos! Com falsos recibos verdes! 200€ mal chega para pagar a cotização para a segurança social!
      É só falo dos call centers porque já trabalhei em telecomunicações e apesar de não estar no call center sei o que se passa lá!
      Muitos anúncios no centro de emprego são um embuste para nós fazer perder o subsídio sem nenhum retorno financeiro em troca!
      Os anúncios que remetem para empresas de trabalho temporário também são aos magotes! Se alguém quiser um trabalho temporário vai a uma agência, não ao centro de emprego!
      O que se está a passar com a Uber é só mais um ciclo! Em breve tudo volta às telecomunicações e o ciclo repete-se viciosamente sempre com os mesmos ignorantes a serem sacrificados e muitos se recusam a abrir os olhos porque acham que alguém lhes está a dar uma oportunidade quando na verdade fazem milhões e pagam tostões! Os esquemas de pirâmide são completamente legais e incentivados!
      Uber, PT (está era propriedade do estado), avon…. E milhares de outros

  9. Avatar de Marco
    Marco

    estes motoristas NÃO trabalham para a Uber, trabalham para as empresas que fornecem o serviço à Uber.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Mas as empresas regem-se por regras da uber.
      Por estas e por outras é que em Inglaterra a Uber está a ser apertada porque o tribunal ordenou que a uber passasse a ser empregador – claro que uber meteu recurso mas caso uber perca, outros países vão atrás e será o fim da uber.

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Pois mas é isso que lhes lixa o ordenado. A uber fica com 30%, junta mais a % da empresa que o contratou e entendes o porquê de eles receberem tão pouco. Depois das despesas deve ficar mesmo pouco. No inicio da Uber lembro-me de um motorista dizer que ele dava 250 euros por semana à empresa e isso dava acesso a 12h por dia para usar o carro como quiser. dizia ele que ganhava mais do que suficiente o que muitas vezes nem se dava ao trabalho de usar o carro mais de 8 horas. Ou seja a empresa recebia 500 euros por semana por dois turnos, ou seja uma semana chegava para pagar o leasing do carro e o resto era lucro. Isto foi bonito nos tempos em que existiam poucos motoristas e os motoristas tinha tarifas de 1.2 e 1.6 x ao fim de semana e ao anoitecer. O problema é que com a quantidade de pessoal que criou empresas e a quantidade de motoristas que estão na rua faz com que haja bem mais tempo entre clientes e as tarifas a 1.0x e essa era dourada foi-se e agora vê-se pessoal à rasca…

    3. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Ate que enfim… bem haja

    4. Avatar de Luis
      Luis

      È verdade. As plaaformas fazem o anuncio de que o motorista da uber terá mais temo para si e para os seus com anuncios muito bonitos, mas o que se passana realidade é que existem empresas com foras de carros a trabalharem para a Uber e outras plataformas,em que os motoristas ganham uma percentagem e trabalham 12 horas (72 horas semanais) e uitas vezes ganham apenas o equivalente ao ordenado mínimo ou pouco mais. Para além disso sendo o serviço pago em recibos verdes não têm qualquer responsabilidade sobre os otoristas, que têm que pagara sua seguança social e todos os encargos inerentes a uma actividade aberta nas finanças. Ees apenas recebem o dinheiro. Também responsabilizam o motorista pelos danos no carro, quando são leasingo com seguros contra todos, descontando dinheiro. Se o motorista não fizr uma determinada facuração por quilómero descontam gasóleo. Enfim, é só vantagens para eles. Esta prática terá que ser regulada. Tenho uma sgestãi ara começar – As plataformas para faerem valer aquilo que afirmam que é o ser um serviço para trabalhadores independentes, não permitirem mais do que por exemplo dois carros no mesmo nome. Penso que isso iria alterar as coisas mesmo até na qualidade dos serviços pois o investimentoindividual na qualidade iria melhorar substancalmente. Fica aqui o desafio.

  10. Avatar de Zuca Truca
    Zuca Truca

    Quanto mais mais intermediários menos dinheiro ganha o motorista e mais o cliente paga…
    falam com o marido da Sra Assunção cristas… e peçam aumento…

  11. Avatar de Paulo Abalada
    Paulo Abalada

    É tudo verdade, eu trabalhei para uma empresa parceira da uber, SmartBus é o nome desse gang, pra receber 400€ tinha que haver um milagre.

  12. Avatar de David
    David

    Essa história está longe de ser verdade e mal contada, porque eu já andei de uber é tive a “lata” de perguntar quanto é que eles tiravam por mês. O rapaz todo contente respondeu 1000€ já com iva e faco o horario que quiser. Até tinha mais tempo para a familia do que no tempo em que era camionista

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Quer dizer que sabes da vida de todo e qualquer motorista só por conversar com apenas um? Nem todos são donos e senhores do carro que conduzem, e a Uber tem todo o poder na mão para modificar os preços e a distribuição de dinheiro, sendo que o que uns ganhavam há uns tempos atrás hoje já não conseguem sem fazer mais viagens.

      1. Avatar de AhETal
        AhETal

        E apenas com a história do Afonso, que nem sabemos todos os dados, já consegues saber a vida de todos e qualquer motorista? 🙂

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Isso foi quando? Provavelmente no inicio, quando ainda haviam poucos uber na rua e havia seviço para todos a sobrar. A uber não regula o número de carros porque está a lixar-se para o motorista.
      Hoje já existem carros a mais em Lisboa e duvido que esse motorista com quem falaste continue a ganhar isso.

    3. Avatar de ACS
      ACS

      No inicio era assim pois havia poucos motoristas. Agora virou moda o que fez com que os carros fiquem mais tempo à espera de cliente.

    4. Avatar de delaorden
      delaorden

      ele mentiu para você … instintivamente ninguém quer ficar ” por baixo”…. UBER não dá para viver hoje em dia. Já era.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Grande treta, afinal alguém pergunta a esse taxista disfarçado de Uber, a que prepósito a Uber vai descontar 150€, 300€ e assim por aí fora devido a acidentes, quando as viaturas nem sequer são propriedade da Uber, mas sim dos próprios ou das empresas para as quais trabalham.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      acredita que é verdade.

  14. Avatar de 111111a
    111111a

    conheço quem faça trabalho para a Uber em Lisboa, e fazem entre 550 a 700 por mês. Se calhar entrevistaram um gajo com azar no negocio, mas posso afirmar que nem toda a gente ganha esses valores que aparecem na reportagem.

    1. Avatar de censo
      censo

      E portanto 550 a 700 por mês, para ti está bom, é isso ??

      1. Avatar de diogo
        diogo

        é o normal para uma profissão que já está em extinção. daqui a 10 anos é 0€ por mês 😉

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          A escravatura também era normal há uns séculos atrás.

      2. Avatar de PL
        PL

        Muitos portugueses trabalham mais e ganham menos de 700 eur

        Não é suficiente nem está perto, mas é uma realidade do país, porque só estão preocupados com a Uber ?

        Quanto acham que ganha os indivíduos de limpeza da câmera de Lisboa?
        Ou já agora um taxista que conduza por conta de outro ?

    2. Avatar de ACS
      ACS

      depende também da sorte do horario. trabalha nas horas de ponta e aos fim de semana dá bem mais dinheiro.

  15. Avatar de Ribeiro de Salles
    Ribeiro de Salles

    Afinal os taxistas tinham razão.

  16. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Em Portugal com a política de salários baixos, não se vai a lado nenhum. Baixos salários, muitos impostos, resulta em, vender barato e pagar barato.
    Quanto à Uber, precisam de levar uma grande volta, eles inicialmente cobravam 10%, agora pedem 25% de tudo o que se faz. Ou seja, pagar a um empregado, meter combustível, impostos, seguro e tudo mais, é curto. Ou trabalho o próprio, ou os empregado tem de trabalhar muito para um salário perto dos 600 euros.

  17. Avatar de censo
    censo

    Quando os taxistas fizeram greve no aeroporto, a Uber era o melhor serviço de taxi que podia haver. Até as televisões fizeram reportagens a favor da Uber, viajando nos seus carros. Foi em outubro passado. Agora a Uber passou de bestial a besta. Enfim, incongruências da vida moderna … ou a ânsia da comunicação social em mostrar (vender) trabalho.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Abriram os olhos. O descontentamento dos motoristas ds uber já estava bem presente em outros países. Cá é que ainda andavam a dormir

    2. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Eu trabalho com a aplicaçao a 5 anos

      Ao contrario da grande maioria eu amo a Uber

      Ter uma empresa que nao exige formacao profissional e ter um salario que me obriga a ter contabilidade organizada

      Agora pensem…

      E trabalho sozinho só para nao começarem a fazer filmes

      Lol

      1. Avatar de Vasiliou
        Vasiliou

        A uber entrou em portugal em julho de 2014, e tu trabalhas com a aplicaçao à 5 anos, então nem sequer devias conduzir porque a fazer contas desta forma deves ter comprado a carta naqueles esquemas manhosos do pessoal do imtt, e nem a 4 classe deves ter.

        1. Avatar de Jose Pereira
          Jose Pereira

          Vasiliou sabes onde fica Londres?

          Vai la estudar mais um bocadinho para deixar a quarta classe.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece que alguém obriga a alguém a trabalhar no que quer que seja. Se não estão satisfeitos que se mudem. O tuga tem muito o hábito de criticar o que quer que seja sem fazer nada para mudar. Para isso têm sempre tempo. Ficam à espera sentados que as coisas caiem do céu. Se perdessem mais tempo em pensar em alternativas quando estão mal em vez de passarem a vida a reclamar, os medias ficariam sem noticias para escrever e o povo andava mais contente.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tu tens uma noção da realidade social muito desfasada da realidade. Ou ainda estás a viver à conta dos papás ou então és daqueles que ignoram os pobres.

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Provavelmente tu é que tens uma noção desfasada da realidade. O problema do tuga é que quer enriquecer sem trabalho e sacrifício, eu não estava satisfeito com as condições que tinha em Portugal e emigrei, posso te dizer que não falta trabalho onde vivo agora e bem pago. Sim, não é fácil deixar a nossa familia e amigos mas em vez de me queixar e chorar fiz-me à vida.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Yep, não tens noção.

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Yep, tu é que tens, tu que nunca saiste de Portugal é que tens, provavelmente estás a referir-te à terceira idade, esses sim, dificil de arranjar trabalho, agora a maioria que conduz Uber só não emigra se não quiser ou se gostar da situação em que está.

    2. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Grande Nuno

      Subscrevo

  19. Avatar de anonimo
    anonimo

    Este pessoal que faz estas notícias… quem está a explorar os condutores não é a UBER (não contrata ninguém para conduzir a UBER) mas sim os donos dos carros que colocam empregados… Eu sou dono do meu carro e em 4 horas faço, no mínimo 20 euros para mim… façam as contas. A UBER é uma empresa que presta um serviço mas não é de transportes (como a maior parte dos ignorantes querem acreditar) . A Uber é uma empresa, que através da sua aplicação, mete em contacto uma pessoa que tem um carro particular para alugar com uma pessoa que quer alugar um carro particular. Por esse serviço a UBER cobra 25% da viagem e já está… o resto é para o dono do carro… que por sua vez, vai pagar ao seu condutor… conheço pessoas que trabalham a salário fixo (sempre o mesmo por mês trabalhe muito ou pouco) e outras que recebem percentagem do que fazem (normalmente 30%)… Mas, para terminar, a UBER não contrata condutores.
    Desculpem o anonimato mas os taxistas são muito violentos e eu não quero chatices

    1. Avatar de Pedro Pinto

      “Apesar de não contratar motoristas directamente, a verdade é que é a Uber define as regras de operação.”

    2. Avatar de Alias
      Alias

      yaaa, desculpa o alias também…
      Eu monto uma casa de meninas, perdão, “modelos no varão”…
      Alguem trará as modelos para o meu espaço, porque não podem andar na rua…
      E tu vais lá pagar o serviço…
      Claro que que eu fico com a fatia grande de reunir a necessidade de comer com a refeição…
      Este é o serviço UBER, uma casa de passe à antiga…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Kkkkkkkkkkkkkkkk

    4. Avatar de Jakas
      Jakas

      Na sua opinião vale a pena ser condutor com veiculo, e não trabalhar para terceiros?

    5. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      São violentos mas ganham mais e não sustentam empresas de outros países e
      são profissionais ao contrario dos pseudo taxistas de pseudo taxis que nem conduzir sabem \se achavam que era facil e para qualquer um agora parece que não
      caso contrario não choviam ofertas de emprego par essa PIRAMIDE ONDE SÓ OS DE CIMA GANHAM ENFIM O TIPICO NEGOÇIO DE ANGARIAÇÃO DE ESCRAVOS DO COSTUME

    6. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Lol concordo com tudo o que disse
      Menos a parte em que o dono do carro paga ao condutor…

      Com a Uber 100% implementada em territorio nacional esse modelo nao funciona mais acabou morreu so funciona no periodo de implementaçao das cidades

      Apos a implementaçao concretizada acabou os parceiros ou entao comecam todos a reclamar

      É impossivel dar para todos com a concorrencia de carros implementados

      Por isso Mentalizem se a Uber da para tirar um ordenado excelente para quem faça 12 horas ×6 dias a semana

      Mas sem intermediarios só
      UBER/CONDUTOR C/ CARRO PROPRIO

      O RESTO É CONVERSA

      Todas as outras alternativas sao saturantes e sem futuro, nao conseguem fazer Uber sem intermediarios aguente se a jarda ate ser possivel financeiramente e saltem fora o quanto antes

      Esta é a verdade absoluta, nao inventem mais nada…
      Abraço

  20. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “A Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços electrónicos”
    O que são Táxis ?
    “empresas de táxi tradicionais”
    Ou seja quem anda de uber esta monopolizar um serviço para as mãos de uma empresa americana .

  21. Avatar de Aj
    Aj

    Embora seja utilizador e benefeciar e usufruir dos preços bastante abaixo do preço de um táxi normal …. Falo pelo menos da minha área de residência porto. E normal q com uma política de preços baixos seja impossível para o condutor tirar grande margem. Para terem uma ideia da diferença de preços NorteShopping_montes burgos pago menos de 3€ ou seja abaixo da tarifa de entrada num táxi q e de 3.50€…. S.joao_ aeroporto 9.5€ num táxi normal são 25€. C tanta diferença acredito q com as comissões pagas a Uber os condutores ganhem pouco.

  22. Avatar de luis
    luis

    A Uber é mais um esquema inventado pelos gringos para explorar pobres em países subdesenvolvidos como Portugal.

    1. Avatar de José Manuel
      José Manuel

      Subdesenvolvido não sei onde vives, mas pronto tu lá sabes.

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Diz-se republica das bananas

  23. Avatar de Juliano
    Juliano

    Está é uma realidade mundial, aqui no Brasil estamos sofrendo com as operações da uber e outros aplicativos, teremos carros com pouca condições de uso em pouco tempo, porque o que ganhamos só nos garante a sobrevivência. Sou taxista e estou trabalhando 14 horas por dia.

  24. Avatar de InLight
    InLight

    Existem empresas a pagar ordenado fixo, conheço 2 pessoas que recebem 1000€ fixos só no turno da noite durante a semana e fins de semana. (façam muito ou pouco)
    Depois existe os transportes especiais como o transporte pesado de passageiros, no qual o valor é mais elevado.

    Essa notícia não se pode incluir na Uber em geral. Existe sim, é empresas a explorar!

  25. Avatar de Pat Bel
    Pat Bel

    Motorista que trabalham para empresas da Uber é que são os exploradores e motoristas não se lamentem por , exploração, horário de trabalho excessivo e pouco dinheiro.
    Estes motoristas devem louvar Uber por contribuir a terem encontrado um trabalho.
    Plataforma digitais não são as responsáveis.

    Lamentação destes motorista também se passa no setor de taxis e mais , trabalham a recibos verdes ( legislação permitida pelo governo ) e mais grave muitos não fazem respetivos descontos para o Estado , confirmado por um dirigente do setor de taxis na comunicação social.

    Exploração existe em todas as activades , mas concretamente no trabalhadores moveis ( motoristas de plataformas tecnológicas, taxistas , motoristas veículos pesados ect..) Horário de trabalho semanal é de 48h numa média de 4 meses de acordo com Diretiva 2002/15/CE.
    Autoridades ( ACT) que fiscalize empresas de taxis e transportes pesados e com certeza entrará dinheiro no cofre do Estado.

    Motoristas da Uber e Cabify procurem empresas que prestam serviço para estas plataformas e batem pé para vos pagar mais e melhores condições.

    No entanto em relação á exploração ,taxistas e motoristas das plataformas Digitais deviam trabalhar em empresas transportes pesados e aí vocês diziam mal de vossas vidas , porque Diretiva 2002/15/CE não é também cumprida e motorista trabalha 15h diárias e salário é o salario mínimos e alguns trocos por esmolas , mas vocês conduzem Mercedes-Benz pesado com 40 toneladas e carregam e descarregam,
    Como tal não se lamentem.

    De cidadão comum é perfeitamente normal comentarios , uns a favor outros contra , o que não é aceitável comentários de Advogados, diretores de determinados órgãos comunicação social e jornalistas que fazem comentarios desta exploração a motorista da Uber e não têm o trabalho de saber qual legislação que setor transportes devem cumprir com horário de trabalho semanal.

    Jornalismo quer noticias ! , incumprimento da Diretiva 2002/15CE pelas empresas taxis e transportes pesados mercadorias dará notícias escaldantes.

    Plataforma Tecnológica são bem-vindas e desejadas pelo consumidor.

    Governo que publique legislação das plataformas tecnológicas , e motoristas provavelmente terão melhores condições de trabalho .

  26. Avatar de Pat Bel
    Pat Bel

    Comentário que fiz aguarda moderação !.

    Comentário e a verdade e acrescento , Artigo 4 , alínea a) da Diretiva 2002/15/CE terá e espero que seja alterada pela UE .

    De acordo com Artigo 4 de que forma entidades fizcalizadores controlam Horário trabalho semanal de 48 h em média num período de 4 meses se trabalhar durante um mês para empresa de transportes ?

    Este artigo de momento contribui para tal Exploração .

    Plataforma Tecnológica não sao regulamentadas por esta Diretiva , mas sim empresas que prestam serviço .

  27. Avatar de JJ
    JJ

    A Uber esta montada para não haver intermediários entre o motorista e a plataforma.

    Ou seja, o motorista devia pagar os tais 20%/30% a Uber o resto é para si. O problema é que existe empresas que subcontratam motorista e isso faz com que a comissão que cabe ao motorista seja realmente inferior.

    Se alguém quiser ser motorista da Uber, o melhor é investir do seu bolso num leasing de um carro e por sua vez só ter de pagar a Uber a respectiva % e o resto é para si.

    1. Avatar de InLight
      InLight

      Lê o meu comentário anterior…

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      para si para o estado para a ss para o gasoleo para lavagens para o pagamento do leasing para os vários seguros etc…
      Deves ganhar muito , deves !!!

      1. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        e isso se não tiveres acidentes ou multas ou percalços ao julgar pela forma como conduzem

  28. Avatar de Artur Mantas
    Artur Mantas

    Notícia encomendada à TVI. Tudo treta. Impossível esse senhor que diz que trabalha 6dias por semana, 12h dia levar 350€ para casa. IMPOSSÍVEL!!! Os motoristas são mal pagos? Sim é verdade. Mas não entremos no ridículo. Basta falar com 3 ou 4 motoristas e facilmente se desmascara o conteúdo da reportagem da TVI e esse senhor que através do sensacionalismo mediático decidiu fazer uma tempestade num copo de água.

    1. Avatar de InLight
      InLight

      Conheço alguns e sem duvida que dá para ganhar dinheiro.

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Então as manifestações são só uma ilusão e estão todos contentes
      A defenição de estupidez é ouvir a verdade
      ver a verdade e ainda assim acreditar na mentira

  29. Avatar de Juliano
    Juliano

    A conta nunca vai fechar, tem vários gastos e quase não sobra para o motorista, está é a realidade

  30. Avatar de antonio
    antonio

    Trabalho na uber e vejo que os serviços diminuem o que é normal atendendo á época em que estamos e ao numero crescente de viaturas ao serviço da uber, desde sempre com uber ou sem uber este tipo de serviço (inclusive taxis)está em época baixa, certamente que o verao vem trazer mais clientes .os motorista têm que ter atençao ao contrato que fazem, percentagem que recebem e acima de tudo saber que o seu ordenado depende de ele proprio, terá que pensar como tirar o melhor proveito do proprio serviço. ser esperto .em relação a uber penso que resolveria o problema se limitasse o numero de carros por parceiro do tipo 3 por cada empresa.

  31. Avatar de Jorge Henrique
    Jorge Henrique

    Fico impressionado vendo as autoridades Portuguesas permitirem em seu território, uma empresa norte americana que pratica vários crimes dentre eles o Dumping , escravização e EVASÃO de DIVISAsempre só permanece nos estados unidos pq leva pra lá tudo que rouba nos países aonde se instala.

  32. Avatar de carlos
    carlos

    Não são só as autoridades. Mas também os cidadãos que alimentam estes parasitas

    1. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Eu sou um parasita obrigado por lei a ter contabilidade organizada por volume de facturamento a conduzir um carro em leasing

      Agora pensa

  33. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Corrijam-me se estiver enganado!

    Só trabalha na uber quem quer, como em qualquer empresa, podes simplesmente dizer não trabalho mais, e pores-te a andar quando não estás contente!

    Se não o fazem, ou se não fazem as contas e acham que estão a ganhar quando estão a perder, ou se acham que devem refilar com o governo, porque permitiu que uma empresa privada os explorasse de livre e expontânea vontade, sim porque ninguém os obrigou a ir para a uber, ou outra empresa qualquer semelhante, são simplesmente tapados!

    E em portugal o que não falta são tapados e conformados! Prevejo a uber a desaparecer num máximo de 2 anos por terem sido demasiado gananciosos! E com sorte os taxistas ganham algo!

    Também nunca percebi como uma empresa estrangeira a operar em PT, consegue fazer melhor preços que os taxistas, tendo em conta TODOS os aspectos.

  34. Avatar de joca
    joca

    nunca andei em nenhuma das plataformas novas, mas o que sei de vários amigos que trabalham em taxis para fazerem extras, eles dependendo do dia, e atenção eles todos comentam o mesmo, chegam a estar 12 horas sem fazerem nada, e por norma para estas horas de trabalho levam uma média de 30 euros por estas horas de trabalho, pois recebem por percentagem do dono do taxi normalmente estes que eu conheço não levam mais de 15% do valor do dia, por isso não estou a ver qual é o problema, pois aqui a questão é que temos muitos taxis muitos mesmo, entre eles rouba-se uns aos outros, por nao terem clientes, por isso acho que o principal problema é mesmo termos serviço a mais e gente a menos a utilizar… estou a falar da zona de cascais (apanha desde cascais a Carcavelos a zona onde eles podem trabalhar) e outros fazem mesmo no centro de Lisboa e o resultado é igual…

  35. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    LOL

    A doce ironia.

    Sempre podem doar medula óssea com a EDP. #parceriasdodiabo

  36. Avatar de Miguel Motrena
    Miguel Motrena

    Meus senhores..Estas empresas entraram em Portugal e iniciaram as suas operações servindo se da sub contratação de serviços.. Porquê?..Porque “só são” aplicações informáticas!!!..Nessa sub contratação contaram com um grupo GRANDE E DOMINADOR ( que tem veículos ao preço da uva mijona) e que “estabeleceu” o valor hora/ Trabalho que já era praticado nas sua operações de transfers, etc,etc.. Resumindo..Mais precariedade – sem regalias sociais, sem vencimento fixo, a trabalhar, Sábados, Domingos, Feriados, NOITES!!..Uma festa!!.. SERVINDO SE SIM..REPITO SERVINDO SE do elevado número de desempregados com idade superior a 45/50 anos e que NÃO conseguem arranjar trabalho em mais lado nenhum, portanto para comer.. Repito para comer têm que se sujeitar a esta humilhação – se quiseres ir ao WC – desligas te – não ganhas..Se quiseres comer – desligas te – não ganhas!!!..O governo português baixou as calcinhas e em vez de mandar suspender todas estas operações sem estarem devidamente legisladas, o que fez?…NADA..Aconselho A TODOS que se sentem explorados a unirem se é lutarem por DIGNIDADE no trabalho…Boa noite

  37. Avatar de anonimo
    anonimo

    trabalhar na uber = exploração..
    estes são alguns pontos negativos:
    – recibos verdes, seis dias por semana, folga não pode ser ao fds.
    – férias? é p rir.. recibo verde diz tudo n é? descontar p a seg social e n esquecer a alimentação..
    – combustível do nosso bolso .. e p o cliente andar confortável ha q ligar o ac.. o q aumenta o consumo do combustível
    – carro repartido com colegas = a chatices de combustível, limpeza, mordomias..
    – limpeza do carro e mordomias para o cliente à nossa conta
    – o motorista não é valorizado, se os clientes avaliarem o serviço abaixo de 5 por algumas xs a Uber despede
    – tlm n dão.. e a fatura? sim porque temos de ter acesso à net para aceder à app
    – ameaças e confrontos físicos com taxistas, chegam a perseguir-nos fora das horas de trabalho e vingam-se como podem

    Quem está no poder que faça alguma coisa por este país de tanta taxa e imposto que fazem com que empresas explorem cd x mais os trabalhadores q têm de se matar para pôr comida em cima da mesa e muitas xs quase paga para trabalhar! a culpa não é só dos governos.. claro que quem está à frt das empresas tb quer mais e mais à custa de muito sacrifico alheio.. viva a ganancia!

  38. Avatar de Rui
    Rui

    Muita treta aqui falada mas enfim…
    Existem empresas que contratam e pagam mal sim, o motorista com carro desse empresa só recebe 30% do total que fizer das viagens, agora se tiver o carro próprio, é só fazerem as contas.. Conheço pelo menos 2 pessoas com carro próprio, horário escolhido por eles com folgas também escolhidas por eles e nunca fazem menos de 1000€ mês já com despesas pagas.. Falar de borla com reportagens encomendadas é fácil…

  39. Avatar de José carvalho
    José carvalho

    Boas
    A Uber não é o que muitos pensam, não falo a nível de ordenado mas sim de “política da empresa”, eu era motorista Uber até a pouco tempo, a Uber suspendeu-me a conta porque aparentemente alguém se queixou de mim por ter sido menos correcto com o cliente, ( palavras da própria Uber), o que acontece é que os clientes que eles falam são 4 crianças na casa dos 14 anos de idade que queriam ir para casa as 8 da manhã depois de uma noite na discoteca LICK em Vilamoura, completamente alterados e não queriam pagar o que a aplicação lhes pedia, queriam fazer um pagamento de valor inferior em dinheiro e como não aceitei vá de se queixarem a Uber sabe Deus de quê, sim porque a Uber limitou-se a fechar a minha conta sem sequer me ouvir pessoalmente
    Pedi a Uber os dados da pessoa que me acusou para eu poder-me defender e foi-me negado pela mesma, dizendo que só facultam isso á policia, mas entretanto quando me telefonaram a informar que não iriam reactivar a minha conta ligaram de um número espanhol que nem sequer dá para retornar as chamadas
    Moral da questão:
    Por todos estes motivos eu quero processar a Uber em tribunal nacional e europeu, até para defender o meu bom nome porque nunca tive problemas com a justiça, o meu advogado diz que temos matéria interessante para ir em frente mas seria muito mais interessante juntar varios queixosos num só processo uma vez que aparentemente existe muitas outras “injustiças ” praticadas com outras pessoas pela uber
    Todos os que estiverem interessados em participar num mega processo contra a Uber em tribunais nacionais e europeus por favor contactem -me, jomecarvalho@gmail.com

    1. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Loool boa sorte

  40. Avatar de MIMP
    MIMP

    É fundamental consciencializar as pessoas de que o serviço de excelência praticado pelos motoristas das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, tem por base, a exploração social, que se tem vindo a intensificar ao longo do tempo, e que culmina com o desrespeito por todo e qualquer limite imposto pelas leis que vigoram neste país.

    Os mais atentos reconhecem que o valor moral e ético, deste modelo de negócio, está no lucro, e na vantagem adquirida sobre a perda do outro, onde o alvo tem sido o elo mais fraco na relação de trabalho, cedendo este, nos seus direitos.

    Reconhecemos neste contexto algo, que Kevin Bales dizia “…neste modelo de sociedade existe uma enorme injustiça que se traduz numa grande quantidade de pessoas que, de tão pobres, se tornam vulneráveis à escravidão”. (Disposable people: new slavery in the global economy, 1999)

    Assim, será importante, fazer apelo a uma consciência global e lançar uma pergunta: O que podemos e devemos fazer neste problema que se afigura também um problema de ordem moral e ética?

    É fundamental pois esta consciencialização global, para pôr fim a esta grave violação dos direitos sociais e ao incumprimento das leis, para que esta “escravidão moderna” não tenha lugar no futuro e a justiça social possa prevalecer.

    A decisão ficará no que a consciência individual ditar!

    No entanto EXIGIMOS às autoridades competentes que realizem uma séria fiscalização às condições de trabalho dos motoristas e aos vínculos laborais existentes (ou a falta deles)!

    Acreditamos que conhecendo esta realidade, as pessoas não vão querer ser parte ativa num modelo de negócio, que se afigura viável, rentável e de futuro, à custa da exploração e da negação dos direitos sociais e laborais mais básicos.

    Por fim, é fundamental que todos possamos fazer uma verdadeira avaliação sobre se os empregos gerados por esta “economia colaborativa” (“gig economy” ou “on demand economy”) realmente representam um novo paradigma de liberdade e auto-emprego, ou se, de facto, a utilização das novas tecnologias serve para camuflar/negar direitos laborais aos trabalhadores e o direito ao salário mínimo nacional.

    Acreditamos que este é o primeiro passo na reivindicação dos direitos dos motoristas das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros em veículos descaracterizados.

    Juntos seremos mais fortes.

    Movimento Independentes de Motoristas das Plataformas.

  41. Avatar de Vítor M.

    David, uma coisa é o que o David diz, outra foram os factos revelados, inclusive publicitados na entrevista feita na TVI a um motorista, isso à data em que foi publicado este artigo, janeiro deste ano, quase um ano. Por isso, os factos foram descritos por um motorista e não foram inventados. 😉

  42. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pelo que sei, a nova lei de transporte descaracterizado o governo quer que, quem seja parceiro da Uber tenha que ser obrigatoriamente uma empresa! Essas intermediárias que exploram os motoristas! Quando devia ser completamente ao contrário. Os motoristas deviam poder trabalhar com início de actividade, como Empresário em nome individual. Eu trabalho assim para a Uber, o que hoje já não é permitido pois a uber adianta-se e aplica o que o governo pretende fazer, logo só aceita empresas para parceiros,impossibiltando quem quer trabalhar por conta própria de o poder fazer. E é neste ponto que eu começo a desconfiar de interesses em preveligiar as grandes empresas que possuem frotas, por parte do governo! Com que intenções? Com que direito? Quem são os donos? Por que razão nesta actividade não posso ser Empresário em nome individual se o posso ser em outras? Há muito interesse neste negócio, e há que fazer com que só alguns possam sair beneficiados!

    1. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Concordo a 100% Paulo

      Uber/Condutor/cliente
      Este é o ciclo e o conceito pelo qual a Uber nasceu

  43. Avatar de Josue
    Josue

    Meu cunhado pensa em entrar vão dar lhe veículo e pagar 40%
    Acham mau?

    1. Avatar de Vasiliou
      Vasiliou

      Tambem lhe disseram que tem de pagar a gasosa !!!! 12 horas 1 folga, experimente e depois de uma semana de trabalho conte Aqui a sua experiencia

  44. Avatar de João
    João

    Facto Estou a Uber a 3meses tiro 1000euros mês em part time no meu trabalho normal ganho 1250 resumindo ganho 2250mes
    Consegui indereitar as minhas contas ponto final ….. Faço 8 horas no trabalho fixo
    Mais umas 35 h semanais na Uber … Tirem as vossas conclusões ….

  45. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Parece-me, por aquilo que tenho lido e observado, as pessoas (algumas) limitam-se a olhar para o seu próprio umbigo e não aprofundam as situações (isso dá trabalho). Se querem um futuro com robôs e automatizado….ÓPTIMO. Mas depois não critiquem nem se chorem pela falta de empregos para si e para os seus filhos. Para mim é simples, não utilizo a uber por diversos motivos, mas principalmente por solidariedade, tendo em conta a grande exploração a que sujeitam os motoristas e sobretudo porque não gostaria que isso acontecesse aos meus familiares e amigos.

  46. Avatar de Pat
    Pat

    Dia hoje há lei 45/2018

    Que não é cumprida e com consentimento do Ministério Trabalho e ACT.

    Recibos verdes é ilegal nesta atividade e Governo permite.

    Pouca vergonha.

    Afinal lei enquadrou se com Directiva da UE.

    Vergonhoso o que está a passar.

  47. Avatar de Pat
    Pat

    Dia hoje há lei 45/2018

    Que não é cumprida e com consentimento do Ministério Trabalho e ACT.

    Recibos verdes é ilegal nesta atividade e Governo permite.

    Pouca vergonha.

    Afinal lei enquadrou se com Directiva da UE.

    Vergonhoso o que está a passar.

  48. Avatar de jose luis
    jose luis

    boa tarde,gostaria que alguem me desse mais informaçoes sobre a UBER de 2019,devido a nova lei,para trabalhar a minha conta.
    um bom dia,Obrigado.