Outra vez… Apple é a empresa mais inovadora do mundo

72 Comentários

A cada ano que passa, a Boston Consulting Group, uma das principais consultoras do mundo, divulga a lista das empresas consideradas as mais inovadoras do mundo.

Sem grandes surpresas, a Apple voltou a ser considerada a empresa mais inovadora, seguida da Google e da Tesla.


Mais um ano e mais um ranking das empresas mais inovadoras do mundo. Como sempre, a escolha teve como base a opinião de 1500 executivos séniores, de diversos países, que escolheram o ranking das empresas mais inovadoras do mundo com base nos seguintes critérios:

  • Disponibilização de novidades no mercado o mais rápido possível;
  • Investimentos no departamento de investigação e desenvolvimento;
  • Utilização de plataformas tecnológicas;
  • Exploração sistémica de mercados adjacentes.

Pelo 11º ano consecutivo, desde 2004, a Apple foi considerada a empresa mais inovadora do mundo. Comparativamente a 2015, na segunda e terceira posição mantêm-se a Google e a Tesla Motors.

A Samsung, que ocupava a quinta posição em 2015, passou para o sétimo lugar, tendo sido superada pela Amazom e pelo Netflix. Destaque ainda para o Facebook que teve uma subida de gigante, estando agora na 9º posição (uma subida de 19 posições) face a 2015.

Das 50 empresas, 34 são dos Estados Unidos, 10 da Europa e 6 são da Ásia. A Xiaomi e a Huawei ocupam a posição 35 e 46, respectivamente.

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    lmao

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Isto é mesmo para rir.
      Tiram as entradas dos macs, tiram o 3.5 dos smartphones, põe uma barra no topo do teclado do mac…

      Onde é que está a p*rra da inovação!?

  2. Avatar de André
    André

    Tirando a barra touch no MacBook Pro, em que é que a Apple inovou?

    1. Avatar de Gabriel Águas
      Gabriel Águas

      Tirou o jack de 3.5 do iPhone…. xD

      1. Avatar de André
        André

        Ah! Foi isso! Raios…

  3. Avatar de Christian Nogueira de Faria
    Christian Nogueira de Faria

    Oh rly?

  4. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    Discordo totalmente deste ranking. Considero a Xiaomi, a SpaceX e a Tesla muito mais inovadoras do que a Apple.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Pelos vistos não sou o único!

    2. Avatar de ze_pirata
      ze_pirata

      Estás errado.
      A Apple estará sempre na vanguarda da inovação.
      Quer gostes quer não! 🙂

      1. Avatar de R
        R

        Responder a alguém que escreveu “Discordo” e “Considero” com um “Estás errado” sem qualquer prova, é de uma falta de objectividade preocupante. E confirmado com a utilização de “sempre”.
        Faço votos que a Apple dure muito tempo, pela sua saúde.

      2. Avatar de Balmer
        Balmer

        Não sei se sarcasmo ou…
        Nem é caso de gostar ou não gostar. Por mim podia bem lá estar, mas do género.. que merecesse. Agora, quando no mesmo ranking tens SpaceX.. Tesla..?
        Yeeeaaaah, no. Acho que não dar muita atenção a uma lista que se baseia no quando se fala o nome de uma marca, e não de facto causar inovação, progresso, que seja medível numa forma útil.

        Quer dizer, até a Google desenvolve electronicas e software que ajudam as pessoas na vida do dia a dia e a Apple lá tenta imitar de forma meio limitada, mas… onde é que está a inovação tecnologia da Apple no ultimo ano? Tirar um jack a um telemóvel?

        É preciso ter as palas mais rijas e bem apertadas a cada lado da cara para conseguir ver a Apple como vanguarda da inovação.

        1. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          carros elétricos ja existem desde os anos 70

          1. Avatar de David
            David

            Telefones sem jack também…

        2. Avatar de alienflowerx
          alienflowerx

          a inovação tecnologica é de que
          FUNCIONA
          CASE CLOSED

          1. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            E qual é a inovação da Apple que funciona? 2 camaras no telemovel? Ou os updates para resolver todo o tipo de problemas? O NFC do Iphone? O cartão de memória?Bem, para o ano vai ser outra vez desta vez com a remoção do jack, vai funcionar de certeza, não vais conseguir ligar lá uns phones com jack.

    3. Avatar de Romeu
      Romeu

      Como muitos rankings, muitíssimo subjectivo

    4. Avatar de alguem
      alguem

      Pfff, criar foguetões reutilizáveis? Carros elétricos e com condução automática? Óculos de realidade aumentada? Criar um all-in-one com um novo conceito? Quem precisa dessas porcarias quando se tem um portátil com um pequeno ecrã embutido no teclado? (Sim porque essa foi provavelmente a única novidade da Apple no ano de 2016) Este ranking não está em nada influenciado por outros interesses!

    5. Avatar de Daniel
      Daniel

      Concordo. Tenho dificuldade em considerar uma empresa(s) que trouxe finalmente para o plano da realidade o hyperloop (o conceito em si existe desde a década de 40 do século passado, como conceito e nada mais), o aterrar um foguetão, o ter tornado os EV’s uma realidade e não um fait diver (alguém se lembra do GM EV1? não, pois, mas já tem 20 anos, mas não pegou… foi preciso a Tesla), etc, ficar atrás de uma empresa que este ano a única “inovação” que apresentou o ano inteiro foi uma touchbar, para todos os efeitos e para o que concerne o mercado…

    6. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      ok vou acreditar em ti então

  5. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Não consigo concordar com uma série de posições, mas pronto. Acredito que bastantes desses 1500 executivos estejam desfasados do que é realmente inovação.

  6. Avatar de ze_pirata
    ze_pirata

    Olá Haters!
    A Apple estará sempre na vanguarda da inovação.
    Quer gostem quer não! 🙂

    1. Avatar de Delta
      Delta

      E quais foram as fantásticas inovações deste ano?

      1. Avatar de The Onee
    2. Avatar de K
      K

      Aproveita e lista aí quais foram as inovações da Apple, porque aqui ninguém as reconheceu. Eu podia chegar aqui e pagar a alguém para dizer que eu sou o maior mas sem nada para fundamentar não ia longe…

    3. Avatar de Tico
      Tico

      Concordo, inventou uma forma de manter idiotas interessados nos seus produtos.

    4. Avatar de Julio
      Julio

      Remedios para o cancro… Umas doencas mais com produtos inovadores. E a Apple e defendes como se fosse da tua familia. acerio??? Tens falta e de sair de casa e olhar o mundo. Isto e so comentarios de gaitos.

  7. Avatar de @lvezD
    @lvezD

    até a samsung foi mais inovadora que a apple! basta pensar na ultima feature que inseriram no note 7

    1. Avatar de jobmaça
      jobmaça

      Prefiro a bendgate feature.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Mais uma vez Samsung > Apple.

        O bendgate não dá para fazer aterrar aviões…

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      em explosivos hahahahahahhahahahahahaha
      cambada de atrasados .

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Loooool, tu és o esperto, em dezenas ou centenas de produtos que a Samsung tem e tu só conheces o Note, o verdadeiro atrasado, tira as palas rapaz.

  8. Avatar de ruidias61176
    ruidias61176

    Isto deve ser tipo calcitrin… “Prémio 5 estrelas” de 2016… Ou então aquelas empresas que criam prémios para os próprios produtos.

    1. Avatar de K
      K

      Junta aí a NOS. No ano em que eles lançaram o WOW (net 4g), no ano seguinte eles ganharam e até puseram um award no site deles estilo melhor internet do ano (algo desse gênero). Por essa altura ei já andava a penar a ano e pouco com eles – pior internet que alguma vez já vi, tipo, só não funcionava de todo das 19h à 00h todos os dias e ainda me tentaram vigarizar com um “desconto”. E mesmo assim eles tinham o award para esta net en particular que nunca percebi de onde veio. Andaram a pagar a alguém, só pode.

  9. Avatar de José Castro
    José Castro

    Convinha os mais aziados irem perceber em que se baseia a avaliação. Com certeza até da vossa mãe discordam quanto aos laços de parentesco, contudo, não sendo da vossa cor e credo julgam-se empoçados de créditos para desconfiar e descredibilizar as instituições que tanto vos acossam.

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      Não se dizes isso porque estás a ver a malta a critica a Apple, mas… quando tu dizes que convinha perceberem em que se baseia a avaliação, uuh…. está ali escrito. E a Apple falhou terrivelmente na maior parte desses campos.

      A não ser que tenha declarado 160 biliões de dolares em R&D ou algo do género, para conseguir desenvolver um smartphone sem um jack de audio. Do resto nem se fala. Salvo exploração de outros mercados? Talvez tenha andado a fazer alguma coisa que não tenha anunciado e que uns senhores de fato têm conhecimento?

      1. Avatar de abrolhos
        abrolhos

        Afirmas que a Apple falhou terrivelmente. Explica qual devia estar em primeiro e porque

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Tens vários que mereciam mais estar em primeiro do que a Apple. Qual deles o primeiro absoluto é discutível, mas qualquer um deles à frente da Apple não seria heresia nenhuma. Microsoft e Tesla são dois exemplos. Pode haver muito hater da Microsoft, mas é preciso querer ser-se cego para não ver a inovação que está empresa está a trazer em vários campos. Idem aspas para a Tesla. A Apple retirou possivelmente o conector mais usado do mundo para que use um single, espetou apenas USB type C para que se usem uma porrada de dongles, removeu o MagSafe para… alguém me explique o porquê de se retirar o melhor conector energético que havia no mercado!, e espetou uma barra táctil num teclado. Uau, earth shaking!

        2. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          **Dongle e não single – o autocorrect tem o seu vício esporádico de corrigir o que está bem.

  10. Avatar de CS
    CS

    Se considerarmos inovadores como os 1ºs nem foram os 1ºs a remover o jack 3.5mm nem os 1ºs a porem poucas portas nem os 1ºs a tirarem portas aos macbooks, lá na barrinha do macbook são capazes de ter sido os 1ºs mas nada disto é positivo talvez tenham sido o fabricante nº100000000 a fabricar earphones wirless e ganharam um prémio.

  11. Avatar de rc_joaopedro
    rc_joaopedro

    a malta aqui começa a parecer o Sporting… a culpa é sempre do Benfica. Em que é que a Apple inovou ã?????
    Oh pá informem-se. Começa a parecer um choiriço…

    1. Avatar de abrolhos
      abrolhos

      Informa-nos tu que empresa devia estar em primeiro no ranking da inovação e porque.

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Parece que patenteou um ecrã transparente, sinceramente não estou a ver as “inovações”, terá sido os upgrades de hardware que o Iphone não necessitava? Informa a malta. Parece os últimos 30 anos do benfas, a culpa era da fruta.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      rc_joaopedro

      Diz-me 10 inovações da Apple no ano de 2016.. Não, vamos tornar isto mais dificil.. diz me 5 sff

  12. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Netflix em 6 lugar? Inovaram assim tanto?

  13. Avatar de ruffy
    ruffy

    Apple? Nossa! com certeza que foram pagos para dar este tipo de ranking, porque apple inovou qualquer coisa sim, mas xiaomi?!?! Já vi muitos produtos diversificados no mercado dado pelas marcas. Na minha opinião é a xiaomi é que devia ocupar o lugar da apple. mas enfim, fazer o quê.

  14. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Está marca “Apple” está de tal maneira na moda que até chega a ser um absurdo, enfim

  15. Avatar de abrolhos
    abrolhos

    Se os hatters não tivessem ficado com os olhos em bico ao ver a Apple ser líder desta tabela pelo 11ª ano consecutivo e tivessem verificados os requisitos de avaliação dos 1500 executivos sénior, teriam entendido porque a Apple é de facto a melhor…

    Quem não leu leia agora
    (…)a escolha teve como base a opinião de 1500 executivos seniores, de diversos países, que escolheram o ranking das empresas mais inovadoras do mundo com base nos seguintes critérios:

    Disponibilização de novidades no mercado o mais rápido possível;
    Investimentos no departamento de investigação e desenvolvimento;
    Utilização de plataformas tecnológicas;
    Exploração sistémica de mercados adjacentes.(…)

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      É a eterna dicotomia do “ser” e “parecer”… A Apple parece a mais inovadora para a maioria desses 1500 executivos, mas na realidade não é. Ser, parecer. Se nos anos anteriores ficar-se-ia na dúvida, este ano, nos critérios referidos, o único ponto onde a Apple poderia somar pontos é somente no último, mais nenhum deles.

      1. Avatar de abrolhos
        abrolhos

        Informa-nos tu que empresa devia estar em primeiro no ranking da inovação e porque.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A mesma lógica funciona ao inverso. A maioria das empresas que a malta está a defender parecem inovadoras mas não o são e a Apple é mais do que a malta depreende.

        Ainda por cima quando claramente ninguém está a perceber do que se está a falar neste ranking, pelas opiniões que por aqui andam.

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Acredito que haters e não haters ficaram na mesma. Saber os critérios é simples. O resto ainda está para se perceber. Se quiseres elucidar, agradecemos. Até lá, podemos dar a nossa opinião.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ora lá está o problema. Dar opinião quando se poderia usar esse tempo para pesquisar informação.

    1. Avatar de Logic404!
      Logic404!

      A Apple prefere antes meter o dinheiro nestas empresas de estudos por encomenda para dizerem que a Apple são os mais inovadores, sai mais barato do que inovar ou investir em research.

  16. Avatar de Logic404!
    Logic404!

    Que anedota.

  17. Avatar de K
    K

    Não era pior terem colocado no artigo a fonte do mesmo e já agora o report completo para toda a gente ler.

    Está aqui o full report:
    https://media-publications.bcg.com/MIC/BCG-The-Most-Innovative-Companies-2016-Jan-2017.pdf

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Aqui ninguém quer ler. Querem só estrabuchar o que lhes vai na alma sem compreender do que se fala.

  18. Avatar de David.pt
    David.pt

    Estão a brincar? A Apple nao teve nenhuma inovação Significativa em 2016

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Que tu percebas. Porque tem tido. E está a ser reconhecida.

      1. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Bem, as inovações deviam ser para os utilizadores perceberem, ou são tão à frente que só esses especialistas percebem? Honestamente do que toca aos utilizadores finais, não vi inovação nenhuma. Na Tesla vi por exemplo que os Tesla produzidos podem ser equipados com o hardware que vai permitir a condução totalmente autónoma com um nível de segurança muito superior à condução tradicional, isto sim, inovação.

  19. Avatar de Jorge RIBEIRO
    Jorge RIBEIRO

    mas a única inovação da Apple este ano foi a popularização do uso de adaptadores… fogo a spacex e a amazon estão massificar o transporte espacial, e a IBM a criar um sistema de inteligência artificial que ira mudar o mundo empresarial como o conhecemos, mas retirar as portas dos seus produtos e trocar-las por outras mais modernas que ninguém ainda usa é mais inovador.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Oh Jorge…Que tu não saibas tudo bem. Mas pelo menos investiga antes de falar.

  20. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Offtopic: será pedir muito para começar apenas a ser possível publicar comentários desde que registados no Facebook ou afins. Seria a forma de acabar com os papas comentários, acho eu.

  21. Avatar de Cortano
    Cortano

    A BCG só demonstra uma fraca capacidade de análise. Coitadinhos

  22. Avatar de TecnoGeek
    TecnoGeek

    Será que já estamos a 1 de abril?!?

  23. Avatar de Luis
    Luis

    A Apple pode já ter sido inovadora, mas em 2016 não foi.

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Acho que grande parte das pessoas está a olhar só para os iphones e macbooks de ano de 2016-7 que podempsrecer fiasco que removem jack 3,5mm e tirar portas etc…mas se lerem a notícia com atenção,verão que os tópicos se referem aos meandros por trás da tecnologia visivel. As parcerias que a Apple fez com a cisco e a IBM há 2-3 anos atrás começa a dar os seus frutos, bem como a linguagem swift diversificada em universidades de outras partes do mundo. A inovação no meu ponto de vista está aí. Não se esqueçam que o Swift tem vindo a ser desenvolvido desde 2001 e só recentemente começou a ser entendido nas duas últimas versões do iOS.

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    fartam se de mandar bitaites sobre isto e aquilo, mas vocês só se estão a referir a um ponto da avaliação (Disponibilização de novidades no mercado o mais rápido possível) e que tal antes de falarem ou criticarem qualquer empresa avaliarem os critérios de avaliação usado nos estudos? como por exemplo neste em que é também considerado:

    Investimentos no departamento de investigação e desenvolvimento;
    Utilização de plataformas tecnológicas;
    Exploração sistémica de mercados adjacentes.

    A maior parte que vem aqui falar mal, quer da Apple, quer da Google ou outra empresa qualquer apenas lê os títulos e não se preocupa em escrever criticas ou comentar o post de forma pensada!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Concordo consigo. Daí eu ter falado que os tópicos referem-se a bem mais do que produtos de consumo final. A evolução do objective c (swift), arquitecturas de vanguarda usadas em iDevices pensadas para essas linguagens de programação,parcerias com a ibm e cisco para expandir essas oportunidades. Claro que nem tudo são rosas mas seja que empresa tecnológica for,por muito bom que lance um produto mesmo que entendam que “inove” naquilo que os olhos e ouvidos querem sentir, se não tiver boas bases de implementação,de nada serve.

  26. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Que estudo mais ridiculo … normalmente o registo de patentes é directamente proporcional ao indice de inovação de uma empresa, qualquer leigo sabe disso. Parece-me a mim que os critérios aqui usados são bem subjectivos.

  27. Avatar de César
    César

    Isso não pode ser sério. A Apple não inova há anos!
    O iPhone 7, MacBook e outros produtos não receberem nada mais além que recauchutadas e refresh de design.
    O que significa inovação para essas pessoas que fizeram este ranking? Colocar duas lentes de câmera num smartphone (HTC já fez isso em 2015), retirar a entrada de fones de ouvido e obrigar o usuário a usar um fone bluetooth ou USB Type-C (obrigando a escolher entre carregar e ouvir música)? A pelo amor de Deus, isso é um fiasco! Não dou credibilidade para este tipo de classificação.

    A Apple já foi um dia referência em inovação, agora não passa de uma empresa encostada no seu sucesso, vendendo mais do mesmo. Sorry Apple Fãs, mas é a verdade.