57% da electricidade consumida veio de energias renováveis

24 Comentários

Portugal tem feito um grande investimento ao nível das energias renováveis. De acordo com informações recentes da REN, a produção de energia renovável deu para abastecer mais de metade do consumo (cerca de 57%) em Portugal em 2016. Mas Portugal ainda garantiu energia para exportar!

O ano de 2016 fica também marcado por se ter atingido o valor mais elevado de consumo de eletricidade dos últimos cinco anos.

energia-renovável


Terminado o ano de 2016, é hora de fazer alguns balanços e conhecer algumas estatísticas. Segundo dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), no final de 2016, registou-se uma subida anual de 0,6% relativa ao consumo de energia em Portugal. 2010 mantém-se como o ano em que foram atingidos valores recorde.

Em Dezembro de 2016, o consumo de energia eléctrica aumentou 3,3%, face ao mesmo mês do ano anterior.

A produção renovável distribuiu-se entre energia hidráulica (28%), eólica (22%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,4%). A produção de energia não renovável, respeitante ao carvão e gás natural, abasteceu 43% do consumo nacional.

Portugal ainda consegui exportar o equivalente a 10% do consumo nacional.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Bom, mas era melhor não terem estragado a paisagem com postes de alta tensão a vir de Espanha até hoje não passava cá nenhum agora temos 2 linhas

  2. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Tem de se investir mais na energia solar. Nem é preciso ocupar espaço: pode-se meter em cima de telhados.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      E agora existem umas telhas da tesla que além de serem mais resistentes armazena também a energia

    2. Avatar de badsector
      badsector

      O governo e a EDP opõe-se a essa ideia…

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu não entendi: se 57% foram renováveis (o que significa que tivemos necessidade de ir buscar 43% de não-renováveis) como tivemos para exportar ???

    1. Avatar de JM
      JM

      Há momentos em que se produz mais do que o necessário. Os 57% são de média.

    2. Avatar de alb
      alb

      Os 10% que foram exportados devem ter sido não renováveis

      1. Avatar de jAugusto
        jAugusto

        Não, foram renováveis que não foi possivel armazenar então “exportou-se” gratuitamente para a rede espanhola com muitos afectos (pilim) dos portugueses…

        1. Avatar de int3
          int3

          de graça? lol sabes que temos o saldo importador e saldo exportador certo? temos “gigantes contadores” fronteiriças para ver o que sai e o que entre.
          Irá sempre entrar e sair ao mesmo tempo energia. Faz parte da estabilização da rede elétrica. Se não fosse possivel exportar, mesmo de borla, causaria bastantes danos à rede elétrica nacional. A rede caía porque não foi possível controlar a frequencia, 50Hz, devido à grande injeção de energia.
          Em alturas de grande consumo é o mesmo. Os efeitos são bastantes visiveis quando uma fábrica liga N coisas com grandes potencias (100kW por exemplo) e com um osciloscópio na rede elétrica notas uma descida na frequencia de 50Hz para (imagina) 45Hz. Isto causa bastantes danos nos equipamentos de tensão alternada.
          É preferivel venda a um custo quase nulo do que dar cabo de muita coisa que custa dezenas de milhares todos os dias….

        2. Avatar de djofight
          djofight

          o excedente foi vendido essencialmente a marrocos

    3. Avatar de LP
      LP

      Actualmente o tipo de mercado de energia usado em Portugal permite que de hora para hora o transito de energia entre Portugal e Espanha seja diferente. Tudo depende do preço a que os produtores de Portugal e Espanha estejam dispostos a vender a sua energia, existindo um mercado ibérico. No ano de 2016, dadas alterações nas leis espanholas, a energia ficou mais barata a Espanha importando do que produzindo no seu pais (algo que até então acontecia ao contrário e dai Portugal um histórico mais importador que exportador antes de 2016)
      Os valores das noticias deverão ser valores médios. Por isso é muito possível que muita da energia renovável produzida em Portugal tinha sido exportada para Espanha e que muita da não-renovável tenha sido usada em Portugal. Contudo, não deixa de ser positivo estas percentagens…

      Algo que seria interessante analisar seria a noticia que refere que portugal apenas usou energia renovável durante cerca de 4 dias. Na minha opinião acho que seja algo muito difícil de acontecer dada a volatilidade das energias renováveis e a necessidade de perfazer as pontas de energia. Talvez a sinergia entre a energia hídrica e eólica finalmente tenha demonstrado algum resultados… esperemos que volte a acontecer….

      1. Avatar de int3
        int3

        O ponto mais crítico é a estabilidade da rede elétrica. Numa fonte não-renovável é possível ajustar os geradores para produzir menos ou mais para estar em sincrono com a rede. No momento em que alguém liga uma torradeira existe alguém que começa a produzir um pouco mais para compensar. Se não existir a frequencia baixa porque a tensão tem que baixar para acompanhar a potencia. As fontes renovaveis não é possivel fazer isto. Tens um painel solar que está a 50kW por exemplo. E fica assim e mais nada. A eólica é o mesmo. Penso que a hidrica deve dar para fazer um autoajuste controlando o fluxo de agua na barraigem. Mas lá está, se não há água….

    4. Avatar de int3
      int3

      há situações do ano que existe grandes chuvas e a produção hídrica dispara para valores bastantes altos e temos nessas alturas grandes quantidades de energia a exportar.
      http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/EstatisticaDiariaHidraulica.aspx

  4. Avatar de ToMa
    ToMa

    Notícia muito bonita para os ecologistas, mas o custo das renovaveis na minha fatura da electricidade não é nada bonito.

  5. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Boa notícia, vamos no bom caminho, troca a aumentar e assim que possível reduzir preços!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      A parte da redução dos preços esquece 😀

  6. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Isto é tudo muito bonito, cada vez mais Portugal tem um fornecimento energético solar, onde atualmente 57% foi suficiente para fornecer luz em Portugal. Mas se cada vez mais temos mais energia renováveis, sendo que o custo deste fornecimento é cada vez menor, porque motivo a luz cada vez está mais cara? Enfim… Continuam a mandar-nos areia prós olhos e o Português como é muita parvo, entra nisto!

    1. Avatar de Darksantacruz
    2. Avatar de Electrões
      Electrões

      Porque as renováveis, estando com custos de produção cada vez menores em média, são ainda mais caras do que fuel, carvão e nuclear. A última é de longe a mais barata. Com a paragem de bastantes centrais nucleares para manutenção em França a electricidade tem estado mais cara nestes últimos tempos.

      1. Avatar de LP
        LP

        Não te podes esquecer que, mesmo que exista uma capacidade instalada de energias renováveis, estas não são garantidas a qualquer momento. Vejamos o caso da energia eólica. Por norma, a energia eólica tem uma maior produção durante a noite, momento em que os consumos do pais são mais baixos (o chamado vazio e super vazio, acho). Assim, até podes ter uma potencia instalada que seja suficiente para Portugal inteiro e Espanha, no entanto, caso não a tenhas disponível nos momentos em que precisas, terás sempre que recorrer a outras fontes de energia, nomeadamente não renovável.
        Por isso, um pais terá sempre que garantir que existe a qualquer momento capacidade para satisfazer os consumos energéticos deste. Não esquecer que a todo o instante a produção tem que igualar o consumo, caso contrário, será difícil garantir que quando ligamos o interruptor tenhamos luz.
        Se pensares do lado dos produtores de energia, tipo EDP, de que serve ter uma central termoeléctrica se apenas funciona poucas horas durante o ano? Ter uma carrada de custos operacionais de forma a que a central esteja preparada a entrar em serviço e dps ter apenas a receita de algumas horas de funcionamento… Isto leva a que o estado tenha que dar incentivos a estes produtores para que pelos menos cubram os seus custos operacionais.

  7. Avatar de ElGato
    ElGato

    Essa renováveis incluem barragens? se assim for, pode considerar-se renonável, mas não limpa. Barragens não são sustentáveis e possuem impactes enormes a longo prazo

  8. Avatar de Vitor Silva
    Vitor Silva

    Muito bom para o ambiente, mas vantagem zero para as nossas carteiras, já que a eletricidade é mais cara do que nos países mais desenvolvidos da UE, e aumenta.

  9. Avatar de Vida
    Vida

    Em cada nova habitação devia ser “obrigatório” fazer uma pré-instalação fotovoltaica e aquecimento de agua, depois cada um decidia se completava a instalação.