Express2ME: Para comprar em lojas que não vendem para Portugal

54 Comentários

Em Portugal, um dos maiores entraves que existe às compras online é a impossibilidade de envio para o nosso país. Isto acontece em muitas lojas online e, até agora, não havia forma simples de ser contornado.

Mas os CTT inovaram e apresentaram o Express2ME, um serviço que garante a oportunidade de fazer compras em lojas online em todo o mundo e receber as encomendas em sua casa.

ctt_compras_1

Frequentemente, e na maioria das lojas online fora da Europa, existem restrições de envio ou até de venda. Portugal, por norma, está fora da lista de países para onde essas compras podem ser feitas e isso impede os portugueses de usarem essas lojas.

Agora, com o Express2ME dos CTT esse problema deixa de existir. Com este serviço e após o registo no mesmo, é atribuída uma morada internacional ao utilizador, que passa a ser usada nas compras. Esta morada permite contornar as limitações, passando estas lojas a estar à disposição de todos.

Para já, existem algumas limitações, mas estas estão apenas do lado das lojas. O Express2ME apenas pode ser usado em lojas onde a entrega possa ser feita na morada internacional que foi atribuída ao utilizador e os artigos têm de ter origem nos EUA.

A lista de lojas em que o Express2ME pode ser usado é extensa e cobre a maioria das que até agora estavam limitadas aos consumidores portugueses.

Express2ME

Os CTT garantem que as entregas são feitas na morada do utilizador do serviço e demoram entre 6 a 14 dias a serem entregues em mão. Os preços do Express2ME não são elevados, sendo cobrado 17,11 euros de preço base e mais 53 cêntimos por cada 100 gramas de peso. As encomendas não podem ter mais de 30 kg.

Importa ressalvar que, com o Express2ME, continua a ser obrigatório o pagamento das taxas de alfândega. Este método, ao contrário de outros que se conhecem, não consegue evitar este pagamento.

Apesar de já existirem outras soluções similares de serviços, o facto do Express2ME ser dos CTT dá um peso maior. É um serviço com melhores garantias e com uma base numa empresa especializada.

Express2ME

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dioguinho
    Dioguinho

    Uma excelente ideia, que vem alargar e modernizar o leque de ofertas dos CTT. O único contra que encontro é o facto de a passagem na alfandega ser obrigatória, de qualquer maneira irá permitir um bypass á restrição de envio a que algumas companhias estavam sujeitas. Os preços tendo em conta o serviço prestado penso que se encontram adequados.

  2. Avatar de Coisinho
    Coisinho

    Interessante mas os preços parecem-me algo altos mas claro que depende do preço do bem a adquirir claro.
    Agora na parte onde explicam o que é o CIF e dizem “Neste caso o Custo abrange o valor comercial do objeto pago ao retalhista, o valor do transporte doméstico (dentro dos EUA)…” percebo o custo base de 11.70 + 0.53€ x cada 100 gramas mas os exemplos que dão parece que além de pagar os portes (e eventual seguro) aplicado pela loja onde compro o artigo ainda tenho de pagar outros portes a eles ? Por fazerem o quê ?
    Não sei se os exemplos são muito claros…Além disso ainda pagar custos alfandegários cá em Portugal…No final deve ser mais barato comprar cá (desde que se encontre claro!)

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      São 17,11€ e não 11,70, mais os 0,53€. A acrescentar a estes estarão os da entrega na morada internacional que o serviço nos garante, mais o custo e tempo da alfândega.
      Dificilmente utilizarei este serviço!…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Os exemplos são péssimos porque não falam dos custos da alfandega, uma pessoa compra uma coisa a um preço e depois sabe lá quanto mais é que têm que pagar à alfandega mais uma vez, e com este serviço têm a garantia que vai ter que pagar extra na alfandega todas as vezes.

    3. Avatar de JP
      JP

      Mas o que interessa a Alfandega para o caso? Já acontece comprando pelo modo actual não?
      Este serviço serve para se poder comprar em lojas que até agora não se conseguia comprar, por não enviarem para Portugal.
      Nunca aconteceu quererem muito uma coisa e simplesmente não poderem ter? Pois agora, já podem. Têm é que pagar mais um pouco.

  3. Avatar de Luís
    Luís

    “Este método, ao contrário de outros que se conhecem, não consegue evitar este pagamento.”
    Quais métodos? São seguros?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Simples, a gearbest envia dá China , escolhendo a opção priority line via Espanha , a tua encomenda não para na alfândega pois vem via terrestre de Espanha para Portugal.

      1. Avatar de PL
        PL

        Mas paga, deveria pagar as aduanas em Espanha

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pode eventualmente pagar mas por esse método passa em Inglaterra, mas os custos são suportados pela gearbest. Basta ver o pessoal que compra smartphone e boxes Android lá.

  4. Avatar de piter
    piter

    está caro.. lol
    quase 20€ de portes…

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Acrescenta 5,3€ se a coisa pesar 1Kg, caso em que passa os 22€. Não está caro, está muito caro!

    2. Avatar de Alexander
      Alexander

      fora taxas alfandegarias..

  5. Avatar de JockSport
    JockSport

    É de louvar pela inovação e a intenção é boa, mas tendo em conta os valores (min 20€ + alfandega), só serve mesmo caso se queira mandar vir algo no desespero total sem qualquer alternativa na europa\UE.

  6. Avatar de Catarino
    Catarino

    A ideia parece-me bem mas partindo do principio que um dos maiores entraves à compra de produtos fora do nosso país é mesmo o pagamento das taxas de alfândega, acho que ainda tem muito para mudar.

  7. Avatar de rui pinheiro
    rui pinheiro

    Interessante, mas com tantas taxas deixa de ser válido comprar fora da UE

  8. Avatar de João Filipe
    João Filipe

    O problema são as taxas alfandegárias. O serviço é bom mas estes portes que são no mínimo 17 € e pouco contam para o valor pago pelo produto que é o valor que interessa às Finanças. Um produto que custe 5 € arrisca logo a levar taxas e pior que isso é o tempo que fica na alfândega.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Estava a começar a gostar, mas quando vi que paga alfandega deixei de gostar

    1. Avatar de ACS
      ACS

      E claro que tens de pagar alfandega ou o produto seria ilegal. Isto não é uma alternativa para fugir ao iva é para compares coisas que não se vende na EU.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Não é bem assim. Produtos que tenham um valor, incluindo portes, igual ou inferior a 22€ não pagam taxas e mesmo assim não são ilegais.

  10. Avatar de N'uno
    N’uno

    O mais curioso é que só os portes passam o limite de valor que não é taxado na alfândega, o que significa que garantidamente haverá sempre IVA a pagar, para além dos custos do desalfandegamento e eventuais taxas de importação…

  11. Avatar de ze
    ze

    Será que posso encomendar produtos directamente da Xiaomi?
    Para não cair na alfandega o valor não pode passar dos 22€ (valor + custo transporte)

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Excelente iniciativa, uso um serviço similar que cria uma PO Box em solo EUA e os custos são quase o dobro já a contar com o aluguer da PO Box (de reduzidas dimensões) e os portes, irei ser cliente deste serviço, não têm ideia da quantidade de produtos que uma pessoa quer mandar vir e que só existem nos EUA.

    P.S.: Vindo de fora da UE, é perfeitamente natural passar pela alfandega e pagar as devidas taxas caso assim o entendam, da minha experiência por norma produtos de reduzidas dimensões e leves e não superiores a 50 euros nunca tive de pagar alfandega.

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Excelente iniciativa a excelente preço, para quem já usa PO Box, fica a metade do preço da maioria dos serviços.

  14. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Claro que paga IVA e taxas da alfândega!

    Queriam já comprar iPhones sem pagar IVA!

    É para coisas que não se podem comprar na UE, e o preço está muito bom para o que é!

  15. Avatar de Sargas
    Sargas

    Um dos maiores entraves que existe no nosso país é a alfandega que é gerida pelos CTT. Isto porque as encomendas ficam muito tempo retidas sem justificação. O portal da queixa fals por si.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Convem referir que acabando por ter uma morada internacional vai permitir compras no eBay ou Amazon, que mesmo na Europa muitas vezes não enviam para Portugal. Será eventualmente uma forma de contornar esse tipo de situações.

  17. Avatar de YaBa
    YaBa

    A ideia é boa, mas dispenso porque continua sujeita à boa(má) vontade da alfândega. Tentar explicar a tecno-ignorantes o que é um SDR e porque raio custa $420 é uma dor de cabeça que dispenso.
    Mais vale usar um serviço P2P, há vários, basicamente as pessoas que viajam entre países publicam as datas da viagem e disponibilizam-se para entregar uma encomenda por uma quantia mínima. Infelizmente não vem muita gente para Portugal, quando muito, apanham-se alguns a fazer escala.

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    É um bom serviço sim senhor para produtos que só se encontram no mercado americano. A nivel de serviço de transporte parece-me ser uma boa alternativa aos tradicionais courriers.
    Nao vou falar em tempos em alfandegas pk isso é mt subjetivo. Quanto às taxas, não ha forma de fugir, a lei é clara

  19. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
    Antonio Jose Gomes Almeida

    simplesmente bla bla bla , tudo do mesmo, grande bosta, mais um tacho para os executivos da empresa, mais nada………

  20. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    MAs eu ja fazia compras na amazon e na Crucial… não vejo qual era a dificuldade…

  21. Avatar de Alvega
    Alvega

    “um serviço que garante a oportunidade de fazer compras em lojas online em todo o mundo e receber as encomendas em sua casa.”
    “os artigos têm de ter origem nos EUA.”
    Como é ?
    Todo o mundo é somente os EUA ?
    Ao que chegamos.
    DISPENSO.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Caro, a descrição do serviço é bem clara. Podem ser feitas compras em todas as lojas online da Internet, estejam elas sediadas em que país for, mas têm de fazer entregas nos EUA, que é onde a morada vai estar. Para simplificar o processo o serviço impõe ainda a condição de as encomendas terem como origem os EUA. Isto provavelmente será para evitar a dupla taxação.

      Este é um serviço criado para nos dar acesso a todas as lojas que estão acessíveis nos EUA e onde não podemos comprar.

  22. Avatar de Knight
    Knight

    Comprei um hd de ultima geração, e veio tudo certinho, lá de Paris.

  23. Avatar de Paulo
    Paulo

    17€ mais os tais 53cent /100gramas?! Das vão roubar a outro. Moro num país da EU onde este serviço custa 5€ por encomenda e posso escolher dois países onde a recomenda será entregue, depois os serviços postais de cá entregam-me em casa.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Sendo um país da EU, não pode ser usado a partir de Portugal? Ou esse serviço é estritamente local?

  24. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Dava jeito era que funcionasse dentro da Europa.

    Quantas vezes é que não precisei já de um artigo da Amazon espanhola ou inglesa e quando fui para finalizar a compra, dizia que não podia ser enviado para aquela morada…

    1. Avatar de AX
      AX

      Concordo!

      Este serviço já é um bom começo, mas acabaria por utilizar muito mais se funcionasse para a Europa.

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Pois eu tenho um exemplo prático da Amazon americana, a única a ter as lâminas para o cortador que lá adquiri há cerca de dois anos. Na altura não tive qualquer problema com a entrega em Portugal, e cheguei a encomendar lâminas adicionais, mas agora não enviam para cá, logo estou “entalado”. Este serviço seria uma possibilidade para contornar esta situação, mas o custo é proibitivo…

      1. Avatar de PL
        PL

        Já me deparei com vários problemas assim, o ultimo foram filtros para o frigorífico.
        Estupidamente em Inglaterra são menos metade do preço que em Espanha e Portugal na MediaMarket em Espanha onde comprei o frigorífico custa 93 euros, na wortem do Colombo em Lisboa 87, em inglaterra 27 GBP.

        Não entregam fora de UK, mas através da opção contactar o comerciante enviei um e-mail e disse que assumia todas as desapesas e trabalho de envio, só tinham que fechar a caixa e dar me as medidas.
        Elas aceitaram, fiz o pagamento por PayPal e eles enviaram as medidas da caixa.
        Contactei a FedEx para recolher, via internet fiz o AWB e pronto
        Encomendei 3 filtros para um frigorífico e 2 para o que tenho em Portugal, paguei 29 euros de envio, recebi no dia seguinte e poupei 200 EUR em filtros.

        Nem sempre funciona mas na maioria das vezes os comerciantes acedem a está opção porque querem vender.
        Por exemplo comprar productos dreambox é mais barato em Portugal que em Espanha, uso o mesmo sistema com eles, pago e trato do envio.

        A FedEx também faz gestão de alfândegas por isso já fiz este sistema com lojas do Estados Unidos e recentemente da china.
        O importante quando fora de Europa é garantir que a factura ou factura comercial acompanha o envio e se possível ter uma cópia de enviada por correio electrónico porque muitas vezes se perde e as alfândegas nos voltam a pedir (sempre ao receptor)

        1. Avatar de N'uno
          N’uno

          Obrigado pela informação. De facto é uma possibilidade que não me tinha ocorrido. A experiência mais próxima desta que vivi foi uma importação da China, mas foi o fabricante lá a tratar da UPS, que por sinal é como a FedEx e faz a gestão do transporte end-to-end, incluindo a alfândega. O serviço é que não é propriamente barato, pois uma boa parte do custo total foi para a UPS. Só o desalfandegamento rondou os 30€. Ainda assim compensou largamente, e depois pude reaver o IVA (sou sujeito passivo de IVA) normalmente.
          Neste caso falamos de lâminas, algo que é muito leve e pouco volumoso, por isso dificilmente conseguirei custos de transporte e alfândega mais baixos do que os 20+€ deste serviço. Imagino que a FedEx cobre algo semelhante pelo serviço…
          Neste caso que referi, a alfândega contactou-me e tive que enviar não só a factura que o fabricante me tinha enviado inicialmente, como também o comprovativo do pagamento efectuado por PayPal.

          1. Avatar de PL
            PL

            Este tipo de serviço só compensa com as coisas mais caras onde a diferença é superior a 100 eur.
            A FedEx leva 25 eur por serviços de gestão de alfândega (em Espanha) e no meu caso pago menos de 40% do custo de envio pelos descontos, facto de ser um cliente acima dos 10,000 eur por semana.
            O importante saber é qual a documentação

  25. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Já há anos que tenho feito isto com o shipito e bem mais barato! https://www.shipito.com/en/
    Só custa 2€ por embalagem mais o envio. Dão a opção de airmail economy, que apesar de durar mais tempo, tem opção de seguro e é mais barato. Por vezes até fica mais barato do que o que muitas lojas pedem para enviar direto para cá. Mantenham as coisas abaixo dos 25$ e não deverão ter problemas com a alfândega. (Dica: Podem pedir a eles para tirarem a caixa original e depois marcarem na declaração que o produto é usado, de forma a baixar o valor)

  26. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Há algum serviço semelhante a este para dentro da Europa?

  27. Avatar de Ana
    Ana

    Não se enganem!
    A notícia é excelente e na hora de fazer uma encomenda senti-me mais à vontade em recorrer a uma instituição portuguesa e com lojas físicas perto de mim do que optar por um contacto apenas online.
    Mas fui completamente enganada, fiz uma encomenda que foi entregue em dois dias na morada que este serviço criou para a minha conta e apenas passados 9 dias é que fizeram o processamento dessa encomenda, alterando os meus planos de trabalho por causa da entrega da encomenda.
    O apoio ao cliente é péssimo, para além de ser um serviço recente e não saberem os procedimentos, é o atendimento típico enervante e sem adiantar muito, dos apoios aos clientes comuns.
    Depois de muitos telefonemas (pagos) e muitas reclamações, o supervisor do apoio ao cliente diz-me que os CTT não se responsabilizam pela demora pois uma das condições gerais é que são alheios a condições climatéricas segundo o ponto 16 alínea h) das condições gerais:
    “h) Cataclismos naturais, tais como terramotos, tornados, trombas de água, enxurradas ou erupções vulcânicas;”
    O motivo da demora, foi um nevão!!
    Não aconselho este serviço por má experiência própria e não acredito que eu seja caso único.

  28. Avatar de Ana
    Ana

    Não se enganem!
    A notícia é excelente e na hora de fazer uma encomenda senti-me mais à vontade em recorrer a uma instituição portuguesa e com lojas físicas perto de mim do que optar por um contacto apenas online.
    Mas fui completamente enganada, fiz uma encomenda que foi entregue em dois dias na morada que este serviço criou para a minha conta e apenas passados 9 dias é que fizeram o processamento dessa encomenda, alterando os meus planos de trabalho por causa da entrega da encomenda.
    O apoio ao cliente é péssimo, para além de ser um serviço recente e não saberem os procedimentos, é o atendimento típico enervante e sem adiantar muito, dos apoios aos clientes comuns.
    Depois de muitos telefonemas (pagos) e muitas reclamações, o supervisor do apoio ao cliente diz-me que os CTT não se responsabilizam pela demora pois uma das condições gerais é que são alheios a condições climatéricas segundo o ponto 16 alínea h) das condições gerais:
    “h) Cataclismos naturais, tais como terramotos, tornados, trombas de água, enxurradas ou erupções vulcânicas;”
    O motivo da demora, foi um nevão!!
    Não aconselho este serviço por má experiência própria e não acredito que eu seja caso único.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Embora concorde que o atendimento ao cliente deva ser da pior espécie, semelhante ao que existe nas várias estações de correios (filas intermináveis, por vezes com dezenas de clientes à frente, para levantar uma encomenda que falha sempre uma entrega a meio da manhã ou meio da tarde), sei também que nos Estados Unidos há nevões. E se essa informação é verídica, diria que o atraso está de alguma forma justificado.
      Por outras palavras, perante bloqueios decorrentes de nevões severos, poucas ou nenhumas transportadoras conseguirão evitar atrasos, particularmente se cobrarem pouco pelo transporte.

  29. Avatar de BRUNO CERQUEIRA
    BRUNO CERQUEIRA

    Devo dizer que foi a primeira e última vez que utilizei este serviço do Express2Me, efetuei uma compra no Wallmart, foi parar direitinha aos armazens de portland, fui notificado do envio para portugal e efetuei o respetivo pagamento do transporte EUA-PT… depois… nada …. passado um mês contactei os CTT e a resposta que obtive foi que não encontravam a encomenda em lado nenhum e tinhamos de considerar como extraviada. Como é possível ? Faço encomendas online praticamente todas as semanas por diversos meios, nunca… mas nunca uma foi perdida… parabéns CTT, que jóia de serviço. PS: Ainda aguardo para saber como vou ser ressarcido deste prejuízo, eles pediram-me comprovativo das despesas incorridas, mas até agora ainda não me disseram mais nada.

  30. Avatar de JS
    JS

    Nunca mais utilizarei o express2me! Encomendas perdidas, idas a duas estações dos correios diferentes, contactos telefónicos infrutíferos onde dizem que as encomendas estão à espera na estação e devolvem-nas. Neste momento ninguém as localiza…
    Em suma:
    * Serviço de péssima qualidade, muito demorado e extremamente caro.
    * Colaboradores (via call center) muito arrogantes, sem educação e sem conhecimento das regras de funcionamento do serviço, dando explicações deficientes aos clientes. No meu caso, tive a experiência de uma das colaboradores nem me deixar falar dizendo que as explicações estavam nas condições gerais de serviço.
    * Site com poucas funcionalidades (face à concorrência), ausência de notificações por e-mail/sms, etc.

  31. Avatar de Miguel Nascimento
    Miguel Nascimento

    Em alternativa existe a viabox, tem taxas mais em conta e aceita bitcoins para quem estiver interessado!

  32. Avatar de Nuno Ribeiro
    Nuno Ribeiro

    Eu fiz uma encomenda com o serviço. Mas questiono-me se vale a pensa comprar seguro ou não.
    Alguém me pode ajudar.

  33. Avatar de Celso
    Celso

    Alguém conhece algum serviço deste género para encomenda em Espanha?

    Quero encomendar um Pixel 2 XL na Google Store espanhola, mas eles não entregam em Portugal.

    Sei que depois deverá estar disponível através do ebay.es ou amazon.es, mas isso já é revenda, o que encarece bastante o preço.

    1. Avatar de A. Abreu
      A. Abreu

      …sei que a resposta já vai tarde, e eu própria desejava ter descoberto antes de subscrever o serviço Express2me, mas parece que o serviço https://www.viabox.com/ é bom

  34. Avatar de A. Abreu
    A. Abreu

    …bom, lá fiz o registo no site Express2me, mas já começo a ficar “amarela” com tanta reclamação… comprei um artigo no Ebay, o vendedor infelizmente não utilizava o serviço GlobalShipping do Ebay, pelo que precisava de uma solução de entrega nos EUA, daí ter recorrido ao Express2Me. A encomenda já aparece como entregue há 3 dias no ebay e no site da USPS, mas na minha conta do Express2Me ainda não aparece nada… 🙁 🙁

  35. Avatar de Rui
    Rui

    Não aconselho a ninguém.
    É só incompetência e falta de profissionalismo.
    As encomendas não aparecem, ao reclamar pedem em looping os documentos que já lhes foram enviados…