EUA quer saber de si nas redes sociais antes de emitir o visto

49 Comentários

Se acha que pode dizer o que quer na Internet e que tudo cai em saco roto, cuidado, pode estar muito enganado e o futuro passa mesmo por investigar o que diz e escreve nas redes sociais.

O governo dos Estados Unidos pediu, de forma discreta, que alguns visitantes estrangeiros forneçam o seu Facebook, Twitter e outras contas de redes sociais ao chegarem ao país. O Departamento de Segurança Interna aprovou uma nova proposta que autoriza os órgãos de imigração norte-americanos a analisar a presença online de todos aqueles interessados em tirar visto para entrar no país.

EUA quer saber de si nas redes sociais antes de emitir o visto


Redes Sociais são o novo “cadastro”

Desde a passada semana, os viajantes estrangeiros que chegam aos Estados Unidos no programa de isenção de visto recebem um pedido “opcional” para “inserir informações associadas à sua presença online”, confirmou um funcionário do governo na quinta-feira. O requisito inclui um menu que lista várias plataformas, incluindo Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn e YouTube, além disso, há um espaço para que os utilizadores insiram os seus nomes de conta nessas redes.

pplware_pedido_vist_eua01

Esta nova política surge numa altura em que Washington tenta melhorar a sua capacidade de detectar e negar a entrada de indivíduos que têm laços com grupos terroristas como o Estado Islâmico. Mas o governo tem enfrentado uma enxurrada de críticas desde que foi lançada a ideia no Verão passado. A Associação da Internet, que representa empresas como Facebook, Google e Twitter, juntou-se a defensores do consumidor para argumentar que o projecto ameaçava a livre expressão e colocava novos riscos de privacidade e segurança aos estrangeiros, indo contra o que o actual presidente Barack Obama sempre prometeu.

Uma porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras referiu que o governo aprovou a mudança no dia 19 de Dezembro para reforçar a política de “identificar potenciais ameaças”, indo contra o que havia anteriormente dito (que não iria proibir a entrada de estrangeiros que não fornecessem as suas informações das contas das redes sociais).

pplware_pedido_vist_eua02

A questão em si é incluída no que é conhecido como o Sistema Electrónico para Autorização de Viagem (ESTA), um processo que alguns viajantes estrangeiros devem completar para ir para os Estados Unidos. ESTA é um formulário que é preenchido especificamente por aqueles que querem entrar nos Estados Unidos através do programa de isenção de vistos e que permite que os cidadãos de 38 países possam viajar e permanecer nos Estados Unidos por um período até 90 dias sem um visto.

Este método preocupa as organizações pelo facto que pode criar, noutros países democratas e não democratas, uma justificação para exigir aos cidadãos que abram a sua informação online para ser vasculhada, conseguindo dessa forma aceder a dados privados sem um motivo que o justifique ou que seja plausível para expor a informação a um escrutínio público.

Via: Politico

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Então era isso! Nem louco dava os meus dados alias, se tivesse que dar iria por tudo falso lol.
    É uma vergonha estes EUA acharem que tem mãos sobre tudo e todos, eu não iria aderir a isso!

    Alias não iria para os EUA nem louco, é um pais demente na qual prefiro nem por la os pés, em termos de privacidade, não as respeitam..

    Vergonha este EUA pensarem que mandam em todos os paises pelo mundo fora, já com o DMCA é a mesma coisa, acham-se que podem fazer o que querem porque todos os paises é deles, alguem tem de ensinar uma lição a esse EUA..

    1. Avatar de jack
      jack

      Não davas os teus dados , podias querer que ias direitinho para um centro de detenção, que não quer ter problemas que pense 2 vezes se vai para ficar ou só para passear.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Subscrevo, mas atenção que mesmo sem ir lá eles querem “meter o focinho”

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Loooool, para já ninguém é obrigado a ir aos EUA depois não entendo, partilhas coisas na internet e estás a dizer que querem “meter o focinho”? Idiota é aquele que coloca coisas que não deve à disposição de todos na internet.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Não percebo as tuas deduções a partir do meu comentário. Se calhar ainda não percebeste que partilhas muitos dos teus dados sem te dares de conta.
          …e lá dizia o outro “idiota” (a julgar pelos teus standards):
          “Arguing that you don’t care about the right to privacy because you have nothing to hide is no different than saying you don’t care about free speech because you have nothing to say,”

        2. Avatar de Marco
          Marco

          PS: A internet não são só redes sociais…e pelo que li que escreveste noutros comentários, vives na ilusão que só partilhas o que queres…sugiro uma leitura mais aprofundada sobre o tema de privacidade nos dias que correm antes de falar em “teorias da conspiração”. Ninguém está a se passar por agente secreto, os dados pessoais (e não só) valem mesmo muito, seja de quem for…

    3. Avatar de int3
      int3

      Espero que alguém os lixe bem lixadinhos. A história repete-se. Irá cair.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        E quem queres que se erga? O pináculo da democracia: Rússia e China?

    4. Avatar de João Campos
      João Campos

      Já lhes perguntaste se eles te querem lá ?!

  2. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    Comigo estavam lixados pois não tenho nem uso redes sociais.

    1. Avatar de Jason
      Jason

      Somos dois ….

  3. Avatar de Joao
    Joao

    aqui, impossível.

  4. Avatar de Freitas
    Freitas

    Não tenho e agora, não posso ir aos Estados Unidos

  5. Avatar de José Portugal
    José Portugal

    Longe de mim ser terrorista ou anti qualquer estado soberano só porque sim… Nada me move contra os EUA em particular, mas as atitudes dos americanos cada vez mais deixam muito a desejar… Fui profundo admirador de JFK, e a Europa deve muito aos EUA pelo bom desfecho da II GUERRA MUNDIAL. Mas os americanos são capazes do melhor e do pior; o pior assusta-me profundamente.
    Eu prezo muito a liberdade que a Europa ainda me consegue oferecer.
    Compreendo que os americanos se sintam inseguros após a catástrofe do 11 de setembro, mas haverá certamente uma forma eficaz de impedir terroristas de entrar no país deles sem ser preciso aterrorizar pessoas pacíficas que só gostariam de conhecer mais de perto aquele país.
    Assim sendo, esta é mais uma razão para me dissuadir de visitar aquele país!

    1. Avatar de David
      David

      JFK e familia mandava matar pessoas, os democratas são republicanos moderados e fascistas.

      1. Avatar de Palu
        Palu

        O que vale é que naquele tempo, os comunas dos sovieticos eram virtuosos e so paz e amor

        1. Avatar de David
          David

          Se o teu diabo sao os comunistas realmente ninguem fica mal visto comparitivamente…nao mistures as coisas, enquanto deabolizas os comunas es enrabado pelos santos dos capitalistas!

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            Antes enrrabado que degolado.

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            @Kekes, cada um fala por si 😉

    2. Avatar de NT
      NT

      Lamento mas discordo em 2 pontos…
      II guerra mundial foi ganha mais pelos russos que pelos estados unidos e “companhia”, basta ires ver porque é que dizem que os alemães perderam a guerra de cú para o ar.
      Quanto ao 11 de setembro parece mais um ‘inside job’ para estender as colónias americanas no médio oriente. E aproveitar isso para formarem um “estado policia” que faz com que Salazar parecesse uma inocente criança e faz com que o Goebbels fosse um aprendiz de propaganda.
      quanto ao resto realmente nada me faz querer ir ao EUA, agora menos ainda. Se bem que quanto aos dados do Facebook e afins eles (governo americano) têm acesso. Mas se meteres lá o nome já não têm de ir à procura, o computador faz tudo.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Que eu saiba os soviéticos contribuíram, bem, mas bem mais que os EUA para que a segunda grande guerra tivesse o desfecho que teve.

  6. Avatar de JM
    JM

    Já faltou mais para um mundo à “nosedive” da série Black Mirror 😉

  7. Avatar de David
    David

    Nem as anedotas vão ser poupadas e serão interpretadas à letra por algoritmos e sistemas de seguranças que serão activados recorrendo a “policias” armados a “convidar” as pessoas para se deslocarem para salas fechadas sem vigilancia ou qualquer interesse em salvaguardar os direitos do individuo depois deste processo o individuo entrará para uma lista negra de possivel infractor contra o imperio americano mesmo que diga a verdade. A triste ironia é que este sistema foi financiado pelos proprios sem medirem as consequencias mas vão sofrer-las, o lado positivo é que com o sofrimento tambem se aprende.

  8. Avatar de Palu
    Palu

    So se expoe nas redes sociais quem quer

    1. Avatar de NT
      NT

      olha que não é bem assim. essa do quem não deve não teme… Por exemplo tens grupos do facebook ‘secretos’, isto é o que publicas teoricamente deveria ser só para as pessoas desse grupo. Agora com o acesso que muitas agências americanas (e não só americanas) têm, esses grupos “secretos” deixam de o ser.
      E vamos a ver que estávamos a escrever um romance sobre uma terceira guerra mundial e que trocávamos ideias no facebook, nem em posts mas sim no messenger. mais uma vez serias “flagado” por estares a conspirar contra o império.
      É praticamente impossível ter algo privado hoje em dia. Só se fores viver para um monte, fazeres uma casa que seja uma gaiola de faraday, não teres eletricidade da rede, não usares telemóvel etc. Mesmo assim se queres cultivar o tua comida e teres o teu gado, tens que cumprir as normas disto e daquilo. Ou se queres ter um gerador e estares “off the grid” não consegues ter uma licença de habitação. Enfim Brave New World.
      Já agora mais uma achega https://en.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four se ainda não lestes o livro, recomendo a sua leitura e vais entender porque é que existem muitas pessoas a pedir para tirar o livro da secção de ficção…

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Claro que é, só uso facebook e só coloco fotos de paisagem tiradas por mim e pouco mais, também não sou nenhum 007 ou tirano, assassino, etc. , sou uma pessoa normal que pouco ou nada tenho a esconder. Quando preciso de falar algo sério com um amigo faço-o cara à cara, não necessito de escrever no telemóvel, enfim, muita teoria da conspiração.

      2. Avatar de Kekes
        Kekes

        Acho bem que não sejam secretos. Tanta coisa má se faz por esta rede fora. Por uns pagam os outros mas se fosses vítima de um atentado organizado pelo Facebook, como são muitos, mudariam totalmente de opinião. Sabes o que eu acho mal? As empresas rastrear em o meu historial da Internet, sem meu consentimento, agora colocar coisas ‘secretas’ no Facebook… Quem acredita nisso?

  9. Avatar de Berrio
    Berrio

    Bem não é para me gabar mas sou daqueles que podem lá ir sem visto … sou militar lololo

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Europeus não precisam de visto para os states.
      Todos os cidadãos europeus registam-se antes de entrar nos states num site onde dizem quem são, passaporte, onde ficam e quem conhecem lá, esse programa/site que permite viajar para os states chama-se ESTA.
      o que a noticia fala é sobre isso mesmo, na sequência das perguntas que são feitas antes de entrar pedem também as redes sociais.
      Militar ou não, acho que o ESTA é mandatário, porque és confrontado na fronteira com essas mesmas perguntas(tipo rasteira)
      á entrada levas um carimbo no passaporte valido por 6 meses. e podemos entrar e sair do pais as vezes que quisermos.
      Já agora o ESTA fica valido por um ano, mas convém mudar os dados sempre que la vais, por exemplo onde ficas etc porque sempre que entramos somos confrontados com as perguntas…

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        pelo que a embaixada dos eua me disse, ainda este ano, o visto máximo sem formalismos maiores são apenas 90 dias e não 6 meses

  10. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Algo deve estar a falhar, porque os EUA já monitorizam as contas sociais aos anos, e até negam a entrada sempre que detectam qualquer potencial perigo, até mesmo dizer uma piada é o suficiente para ser negada a entrada (ex.: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/01/jovens-britanicos-sao-barrados-nos-eua-apos-piadas-no-tweeter.html ).
    Talvez tenha dificuldades em por vezes associar a conta à pessoa, e isto seja mais uma forma de aumentar a informação… e podem ter a certeza absoluta que imensa gente vai colocar lá tudo no formulário… e se mentirem, como alguns sugerem ainda é pior, porque se estão a mentir num documento oficial, dependente da lei em vigor no momento pode ser o suficiente para negarem imediatamente a entrada no país. Se for opcional é melhor não meter nada, se for obrigatório e não quiserem meter, é fecharem a conta com o tempo de antecedência necessário para a conta ser considerada encerrada pela respectiva rede social (tem de investigar, cada uma tem o seu prazo) e depois metem que não têm, sem estarem a mentir.

    Por outro lado, existem certamente países bem mais interessantes que os EUA para viajar.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      na tua última frase disseste [quase] tudo. o “problema” é que em termos de paisagem natural os eua têm algumas coisas muito muito boas o que dificulta a opção de lá não ir por esse motivo. tirando este detalhe, não podia concordar mais contigo

  11. Avatar de Silva
    Silva

    Por esta Europa nao se pode fazer nada disto, temos que ser politicamente correctos, temos que aceitar tudo e todos, e a muitos dar asilo e/ou apoios sociais.
    Atentados em Franca, Espanha, Alemanha, Inglaterra….ja sei, foi tudo trabalho interno

    1. Avatar de NT
      NT

      Olha,
      “Atentados em Franca, Espanha, Alemanha, Inglaterra….ja sei, foi tudo trabalho interno”
      Se não tivéssemos destruído a Síria(e vizinhos) eles não saiam de lá.
      Já agora vai ver quantos bombardeamentos é que a França fez antes de ser atacada por “terroristas”.
      Também é fácil dizer que os refugiados não estão a fugir da guerra… eles até têm IPhones. Pois é mas o nível de vida que eles tinham eram muito mais elevado que o nosso.

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Se, se, se, mais teoria da conspiração, não entendo a parte do “terroristas”? Quem são então estes bandidos? EUA?

  12. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Caros, vivemos em Liberdade se nao gostam da ideia nao viajem para la. Para aqueles que pensam que sao chico espertos e omitem a informacao ou passam dados errados pensem duas vezes e facam uso da cabeca. Primeiro Googles, Facebooks, Apples e companhias sao empresas americanas, quando acedem de algum lado esses sites ou telemoveis ja sabem onde o IP pertence, quem o telemovel que usa e muito provavelmente qual o email, dai a cruzar com as estatisticas do Facebook e companhia e simples. A razao de pedir esta informacao e para acelerar o processo e dar uma desculpa para que os servicos possam dizer que foi facultado intencionalmente versus pedir ao FB informacoes percebem. Portanto a melhor solucao e serem responsaveis quando estao online e nao fazerem comentarios estapafurdios.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Só vai quem quer e a maioria que diz que dá falsos dados certamente sabe que já colocou muita porcaria que não devia no Facebook e outras redes sociais, o estranho para mim é as pessoas não entenderem que o que colocam na net está visível para o mundo inteiro, mesmo não colocando, andam por exemplo com coisas pessoais e intimas no seu telemóvel ( desde fotos a filmes ), depois choram.

  13. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    “Nineteen Eighty Four”, by George Orwell. E acho que fica tudo dito.

  14. Avatar de 111111a
    111111a

    Tanta paranóia, e paladinos do “contra” neste comentários 😀
    pessoas que se calhar o segredo mais obscuro deles é que têm uma tanga cor de rosa na gaveta dos boxers( para aqueles dias mais excêntricos).
    Eu já vivi em NY e Boston, 3 anos e posso dizer que não tem comparação com portugal 😀 para o bem e para o mal.
    Em todo o caso nos dias de hoje segurança a mais é coisa que não existe… agora se pensam que o que eles querem é ir ver se descobrem o pin do multibanco ou a password do vosso acesso ao net banking… tenham juizo…
    Há empresas no mundo que já este tipo de background check, isto só para contratação de pessoal, agora imaginem para deixar entrar pessoas num pais.

  15. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Isso do não se gostam nao se vai nem sempre é assim. Há quem, como no meu caso precise de lá ir em trabalho e nesses casos a escolha e pouca ou nenhuma. O melhor e mesmo não andar com maluqueiras online

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      É sempre assim, ninguém é obrigado a ir, mesmo em trabalho, existem consequências é claro, mas o teu patrão não te vai apontar uma pistola e dizer que tens que ir, podes é ser despedido mas isso depois também depende do teu nível de Agente Secreto, ou pouco falas nas redes sociais e arriscas ir ou ficas sem trabalho.

  16. Avatar de Carlos Barata
    Carlos Barata

    Traçar perfis a pessoas, independentemente da rede, é algo tão vulgar e comum que espanta o volume de gente indignada e preocupada. Os serviços de inteligência e os outros que procedem a rastreios de ameaças, estariam lá apenas para ver passar os aviões? O princípio da liberdade e da sua manutenção, é de que a nossa liberdade acaba quando choca com a de terceiros. Mas, imaginar que os serviços ficam por traçar perfis a pessoas concretas é risível… isso é apenas um de milhentos procedimentos.
    Todos sabem que é fácil (sendo cidadão europeu) viajar para os EUA e que não é, salvo comportamentos desviantes, o que se escreve nas redes sociais que determina a concessão de visto. Salvo se o que se escreve é desviante e uma ameaça. E se o for, em grande parte dos casos, já está referenciado muito antes de se pedir um visto no ESTA.
    Mas, essa coisa de Liberdade tem muito que se lhe diga.

  17. Avatar de Antunes
    Antunes

    Não tenho conta em redes sociais e já fui 3x a América espero que numa 4º vez não me impeçam de entrar quando responder que não sei o que é isso.

    O problema é que se alguém tiver um post, um comentário a falar mal do politico a, b, c americano pode crer que fica logo marcado e já não entra no País das liberdades…

  18. Avatar de João Santos
    João Santos

    Sou cidadão português, nos últimos 5 anos já fui aos EUA 8 vezes, em trabalho e férias. Digo o que quero e o que me apetece nas redes sociais e nunca me baniram a entrada nos EUA. Podem vasculhar a minha vida on-line á vontade não tenho nada a temer nem a esconder.

    1. Avatar de Neves
      Neves

      “Arguing that you don’t care about the right to privacy because you have nothing to hide is no different than saying you don’t care about free speech because you have nothing to say.”

    2. Avatar de David
      David

      Não entres no aeroporto com a barba por fazer e cuidado com o bronze, aspectos duvidosos é de evitar in the land of the free!

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas eles já fazem isso a muito tempo… só que “sem ninguém” saber…

  20. Avatar de Vin Diesel
    Vin Diesel

    Não uso nenhuma dessas redes sociais, estaria eu assim como no crédito, sem “score” para entrar no país do Tio Sam?