IRS: Veja se já garantiu um reembolso de 250€

43 Comentários

O final do ano está a chegar e é verdade que ainda faltam alguns meses para realizar a entrega do IRS (que só acontece em Abril e Maio de 2017).

Mas há deduções que apenas são válidas se forem introduzidas em 2016! Saiba se já tem (pelo menos) 250€ no quadro das Despesas Gerais Familiares.

irs


Estamos a poucos dias do final de ano e é preciso dar uma espreitadela nas deduções do seu IRS, especialmente nas Despesas Gerais Familiares. De salientar que, no ano passado, 4 em cada 10 portugueses não atingiram a totalidade dos 250€. Não esquecer também que, caso se trate de um casal, deverá verificar se cada um já garantiu esse reembolso de 250€ (ou seja 500€ no total). Estamos a falar de deduções que poderão levar a que o contribuinte pague menos!

 

Como Consultar Despesas para Deduções

Para consultar as Despesas para Deduções deverá aceder aqui, autenticar-se com as credenciais de acesso ao portal das Finanças e verificar se o valor relativo às Despesas Gerais Familiares já tem um reembolso de 250€.

irs_01

Como referido, tratando-se de um casal, não se esqueça de aceder com as credenciais da esposa ou marido. Caso ainda não tenha conseguido atingir os 250€, tem até ao final do ano para solicitar facturas.

Cada contribuinte pode deduzir até 250€ das despesas gerais. Para obter o benefício máximo, basta gastar 715€, facilmente atingíveis com os encargos da casa e da família. Em conjunto, um casal pode deduzir um máximo de 500€ no seu IRS. Nas famílias monoparentais, a dedução passa a ser de 45%, com o limite de 335€ (basta gastar 745 euros).

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Pode ser tarde agora. Este exercício é para se fazer durante o ano, pelo menos, pelo menos uma vez por mês.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ainda tens uma semana 😀

      1. Avatar de SirHeadShot
        SirHeadShot

        Isto normalmente pode ser feito até meados de Fevereiro, antes de fazerem o cálculo do benefício total.

  2. Avatar de Golden
    Golden

    Obrigado a Peopleware por me lembrar destas coisas, já agora boas festas a toda a equipa.

  3. Avatar de The Onee
    The Onee

    Offtopic: tirem a atualização automática da página inicial, é irritante. Façam-na da maneira correta, façam-na de forma assíncrona, usando ajax, etc.

  4. Avatar de Manuel Sousa
    Manuel Sousa

    Boa Peopleware, este tipo de informação não se vê nos noticiários chamados de “principais” e durante o ano fiscal. Boas festas para td vocês.

  5. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Mas que disparate Pedro Pinto.
    Confundes o conceito de dedução com o de reembolso e uma coisa não implica necessariamente a outra. Podes perfeitamente aproveitar esta dedução a 100% e mesmo assim teres imposto a pagar a final.
    Apesar de ser uma notícia útil, até pela relativa novidade do mecanismo, vocês deviam abster-se de escrever determinadas coisas que não dominam e assim induzir as pessoas em erro.
    Depois as expectativas caem por terra e a culpa é dos malvados da AT.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estranho o comentário, deduzo que não leu o artigo. No entanto resume-se em poucas palavras…poder receber o maximo de reembolso ou então pagar o menos possível.

      1. Avatar de Frederico Ribeiro
        Frederico Ribeiro

        Mas dão a ideia que mesmo quem não desconte IRS se tiver os 250 € de beneficio irá receber o que não é bem assim..

        Só eventualmente o que descontam. O estado não dá nada a ninguém, só recebem o que é vosso.

        Aparecem-me centenas de pessoas com o salário mínimo sem descontos com mais despesas que rendimentos 😀 Porque ouviram que se pedirem muitas despesas recebem 🙂

        E para além do mais poderão validar as faturas até Fevereiro. As empresas ainda nem enviaram o Novembro quanto mais o Dezembro 😉

        Bom Natal!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Acho que isso toda a gente sabe 🙂

          1. Avatar de Frederico Ribeiro
            Frederico Ribeiro

            Pedro acredita que não! E não estou a brincar.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Bela resposta. Mais de metade dos portugueses nem sabe o que é o IRS nem sabe submeter.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            @Luis

            Cá estamos para os ajudar.

  6. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    …já que estou com a “mão na massa”…
    As declarações do IRS de 2016, a entregar em 2017, deverão ser entregues:
    a) De 15 de março a 15 de abril, quando os contribuintes apenas hajam recebido rendimentos das categorias A e H (trabalho dependente e pensões);
    b) De 16 de abril a 16 de maio, nos restantes casos.
    E não em Abril e Maio como referiram.
    É esta a redação atual do CIRS (no seu art. 60.º) e, até ver, serão os prazos a cumprir.

    1. Avatar de Ricardo Peralta
      Ricardo Peralta

      Mas supostamente este ano 2016 já não seria necessário fazer irs, passaria a ser um processo automático pelo menos pra trabalhadores dependentes??
      Foi o que ouvi este ano ou estarei enganado?

  7. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    715€ ??? Podem por favor apresentar a conta que levou a este resultado ?
    Obrigado

    1. Avatar de xico fininho
      xico fininho

      215€a dividir por 35% 😉

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O limite é 250€ e podes deduzir 35% do valor em despesas gerais familiares, logo tem que fazer 250/0.35=715€.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    No caso de ser um casal, cada um tem que ter os 250 ou apenas um, porque eu tenho 243 e a minha esposa ja tem os 250, mas a minha ficha so tem 20, obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto
  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    ups, nao é ficha é filha!

  10. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Uma dúvida. Também se aplica aos filhos, tenho que juntar despesas de 715 por cada filho. Eles são contribuintes (tem número de contribuinte) mas não tem qualquer rendimento (estudantes).
    Obrigado
    João Ferreira

    1. Avatar de xico fininho
      xico fininho

      A Autoridade Tributária diz que despesas de Educação dos filhos tanto podem ser mencionadas com NIF dos filhos como dos pais. Depois vai tudo entrar no mesmo “bolo”

  11. Avatar de rui pinheiro
    rui pinheiro

    Boa dica!

  12. Avatar de xico fininho
    xico fininho

    Como já falaram acima, para receber IRS é necessário em 1º lugar ter descontado para esse efeito.

    Dito isto, é importante que as pessoas entrem no E fatura mensamente ou bimensalmente (e contra mim falo).

    Em geral, das faturas são colocadas no grupo de despesas correto, mas algumas ficam “pendentes” e somos nós que devemos mencionar a que grupo de despesa pertence.

    Pedir fatura com contribuinte a mecânicos e cabeleireiros (felizmente) tem passado a ser cada vez mais um hábito dos portugueses.

  13. Avatar de xico fininho
    xico fininho

    Já agora, nós portugueses temos o hábito de criticar tudo, principalmente quando está ligado a politica ou serviços publicos… aproveito este espaço para dar os parabéns a quem criou esta plataforma do E Fatura, está muito intuitiva e como falei antes, a grande maioria das despesas caem no campo correto, as que não caem é por se deverem a empresas cuja a atividade praticada se inserem em mais do que 1 dos campos de despesa

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Atenção que os 250€ (ou qualquer outro montante máximo das restantes categorias) não correspondem ao valor do reembolso, como é indicado diversas vezes ao longo do artigo.
    Este valor é sim dedutível em sede de IRS, como indicado no final do artigo, que são coisas completamente diferentes.
    Estarem a dizer para verificar se já garantimos o reembolso de 250€ leva as pessoas completamente ao engano, pois ninguém vai receber esse valor (considerando apenas as facturas com contribuinte).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nuno, facilmente lendo o artigo se percebe que estamos a falar de deduções que se podem transformar em reembolso.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pedro, algumas frases do artigo:
        “Veja se já garantiu um reembolso de 250€”
        “deverá verificar se cada um já garantiu esse reembolso de 250€ (ou seja 500€ no total)”
        “verificar se o valor relativo às Despesas Gerais Familiares já tem um reembolso de 250€”

        O que se percebe lendo o artigo, é que quem tiver o valor de 250€ nas despesas gerais do portal das finanças garante o reembolso desse valor, o que é totalmente falso. Uma coisa não leva necessariamente à outra. 😉

        Esse valor é sim utilizado para descontar ao valor total de IRS a pagar (sendo o valor global possível de deduzir limitado consoante o rendimento total bruto anual).
        O valor do reembolso (caso exista), será apenas o da diferença entre o valor de IRS já pago durante o ano e o valor obtido no momento da entrega da declaração, onde é tido em conta a dedução especifica, o coeficiente familiar e as deduções à coleta (o valor desta diferença não pode ser nunca superior ao valor de IRS já descontado durante o ano).

        O que isto quer dizer, é que, por exemplo, se o valor de IRS já pago for inferior ao valor do imposto calculado aquando da entrega da declaração, o contribuinte terá ainda de pagar ao estado, e não ser reembolsado.
        De igual modo, um contribuinte solteiro e sem filhos que receba menos de 619€/mês (brutos), nunca irá receber um reembolso de 250€, porque o valor de IRS descontado durante o ano é inferior a isso, independentemente de ter 250€ ou 1000€ de facturas 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Outra vez Nuno? Pensei que já estavas esclarecido. Aliás, pelo que vejo até percebes destas coisas…não devias estar com estas dúvidas. Estamos a falar de deduções que se podem transformar em reembolso. Qual a dúvida?

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            @Pedro Pinto:
            Não há dúvidas.
            Ao escreveres “reembolso” não estás a ser rigoroso ( aliás estás a errar), o que se revela fundamental quando queremos informar alguém.

        2. Avatar de LCorreia
          LCorreia

          Muito bem esclarecido. No artigo dá a entender que 250 é de reembolso. Obrigada

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    As despesas em questão dizem respeito a todo o agregado familiar e não apenas ao sujeito passivo. Um agregado com um sujeito passivo pode beneficiar de 250 euros, e com 2 sujeitos passivos de 500 euros, não interessando em nome de quem estão as faturas. Um agregado com 2 sujeitos passivos para usufruírem do máximo deverá ter 1430 euros de despesas, podendo estar no nif de todos, filhos, ou apenas num sujeito passivo.
    Caso um sujeito passivo tenha mais de 715 euros de despesa e o outro menos, deverão entregar a declaração em conjunto para atingir o máximo do mbenefício.
    Imaginemos um agregado em que 1 Sujeito passivo tem 1500 euros de despesas gerais e o outro zero, ao consultar o e-fatura diz que um terá um benefício de 0 e o outro de 250. Contudo se entregarem a declaração em conjunto, o benefício será de 500, e não esquecer dos filhos!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto. Tocaste num ponto que é importante “deverão entregar a declaração em conjunto para atingir o máximo do benefício.”

      1. Avatar de Ricardo Barata
        Ricardo Barata

        Casal com 3 filhos entrega em conjunto mas que só o Pai tem todas as despesas no seu NIF imaginemos 8 mil euros. Só terá a seu favor os 250 Euros ou entra o coficiente familiar automaticamente? Não preciso andar a pedir facturas para despesas gerais e Familiares em nome dos meus 3 filhos certo?
        Obrigado

  16. Avatar de Candida
    Candida

    Boa noite! Uma dúvida? Basta apenas validar as faturas? Obrigado.

  17. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Desculpem, mas penso que vocês estão enganados. Podemos deduzir o IVA, não o valor total! E n é todo o iva, mas sim 15% do iva. Ou seja, têm de gastar 250€/0.15/0.23, cerca de 7300€! Acham mesmo que 750€ da para receber tudo ?????? Lol

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim dá. Isso é no caso das despesas de cabeleireiros, mecânicos, etc.
      Nas despesas gerais é 35% das despesas e não do IVA das despesas.

      1. Avatar de SirHeadShot
        SirHeadShot

        Restauração, motociclos, reparação de viatura e cabeleireiros o beneficio é 15% do valor do IVA. Todas as despesas efetuadas nestes setores contribuem para as despesas gerais, só que para as despesas gerais o valor é 35% do valor TOTAL da fatura. Se formos para a saúde, imóveis, lares e educação as regras já são mais especificas, contando apenas os valores da fatura com taxa de iva igual ou inferior a 6%, exceptuando no caso da saúde em que caso a taxa de iva seja superior a 6% se tivermos uma receita da fatura basta irmos à aplicação e registar a receita, e nesse caso temos o beneficio sobre o total da fatura.

  18. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Eu já atingi 250 euros como sempre atinjo. Depois tenho a às rendas e normalmente busco todos os anos cerca de 600 a 700 euros, agora peço sempre facturas nos serviços que vejo que vale a pena. Mecânico, cabeleireiros, hotéis e restaurantes… Da sempre para ir buscar mais algo.

  19. Avatar de tiago
    tiago

    Existe mesmo muito português complicado… e não estou a falar do autor do artigo, que está bom, por sinal!