CIA conclui que Trump ganhou as eleições com ajuda da Rússia

50 Comentários

As eleições nos Estados Unidos foram tudo menos consensuais. Aliás, ainda hoje vemos notícias sobre algumas hipotéticas irregularidades, o processo não foi nem está a ser pacífico.

Como chegámos a referir, há uma corrente de investigadores que acredita que a vitória de Trump se deveu a um trabalho de manipulação de consciência através das redes sociais. Outros sempre referiram que houve mão dos russos nos resultados que fizeram Donald Trump o próximo presidente dos Estados Unidos. A CIA, agora, vem confirmar todas essas suspeitas.

CIA conclui que Trump ganhou as eleições com ajuda da Rússia

 


Russos poderão ter “facilitado” 20 mil e-mails ao Wikileaks

Segundo o que pode ser lido no Washington Post, a CIA concluiu que, numa avaliação secreta levada a cabo, a Rússia interveio na eleição de 2016 para ajudar Donald Trump a conquistar a presidência dos Estados Unidos. Para lá do que já havia sido veiculado, sobre a intenção dos russos em descredibilizar o acto eleitoral, estes tiveram mesmo mão nos resultados.

As agências de inteligência identificaram indivíduos com ligações ao governo russo, que forneceram ao WikiLeaks milhares de e-mails “hackeados” do Comité Nacional Democrata. Além destes, outros organismos viram a sua correspondência electrónica assaltada, incluindo o presidente da campanha de Hillary Clinton, segundo as autoridades americanas. Essas autoridades descreveram os indivíduos como actores conhecidos da comunidade de inteligência e parte de uma operação mais ampla da Rússia para aumentar a preponderância de Trump e prejudicar as hipóteses de Clinton.

A avaliação da comunidade de inteligência é que o objectivo da Rússia aqui foi a favor de um candidato sobre o outro, para ajudar Trump a ser eleito. Essa é a visão de consenso.

Refere a autoridade norte-americana.

A administração Obama tem debatido durante meses a forma como responder a estas supostas invasões russas, numa altura em que se agudizam as más relações entre Washington e Moscovo. Mas do outro lado, do candidato vencedor, os argumentos são claros.

CIA conclui que Trump ganhou as eleições com ajuda da Rússia

 

 

Trump descredibiliza quem produziu a informação

Em Setembro, durante uma conferência secreta dos líderes do Congresso, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell expressou dúvidas quanto à veracidade da informação produzida pela agência de inteligência, de acordo com os funcionários presentes.

A equipa de Trump rejeitou as descobertas e numa breve declaração emitida na sexta-feira passada referiu que: “Estas são as mesmas pessoas que disseram que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa. A eleição terminou há muito tempo numa das maiores vitórias do Colégio Eleitoral da história. Agora é hora de seguir em frente e ‘Make America Great Again’ “, dizia a declaração.

O candidato vencedor referiu que “Eu não acredito que eles tivessem interferido” na eleição, disse a revista Time desta semana. O hacking, disse Donald, “poderia ter sido feito pela Rússia ou pela China ou mesmo por um fulano na sua casa em Nova Jersey “.

Este caso tem dados contraditórios, apontando mesmo que a informação é conhecida pela CIA desde há muito, que há evidências de uma real invasão e manipulação de informação por parte dos russos em ambos os lados mas que apenas um lado foi apontado para manifestamente denegrir o candidato. Durante a campanha, os média americanos nunca se organizaram quanto à veracidade sobre o ataque ao servidor da candidata democrata, havendo mesmo informações contraditórias por parte do FBI.

Afinal o que as pessoas procuram saber é se os 20 mil email nas mãos do WikiLeaks, pese o facto de poderem ou não terem dedo russo, se comprometem os candidatos e a veracidade deste processo eleitoral.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Esse midia sem mascara é uma muito boa fonte de comédia! Obrigado pela partilha 🙂

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Eu acho os Comícios da esquerda uma comédia, perpetrada por néscios.

        Comediantes há muitos …. é como opiniões….

  1. Avatar de AJCS
    AJCS

    O sistema eleitoral americano é uma trampa. E os serviços secretos outra ainda pior!

    1. Avatar de V3lh0D0R35t3l0
      V3lh0D0R35t3l0

      Lol :D… prepara-te….

    2. Avatar de fla
      fla

      No teu sistema eleitoral, alguns votos também valem mais que outros. Falar mal por falar é muito giro 😉

  2. Avatar de jone
    jone

    Independentemente de se acreditar mais na Clinton ou no Trump (nenhum é o melhor), é um pouco suspeito o facto dos emails vir à baila a 1 semana das eleições.
    Nós por cá também temos algo parecido. Próximo às eleições é que aparecem os escândalos. Não digo que seja mentira (aliás peca por saírem poucas dessas verdades). O problema está no tempo.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tal comod os Vídeos”Eróticos” do Trump,ou do lado democrata não foram rafeiros também?

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Essa parte para mim é que é estranho ninguém falar e também histórias de dividas do Trump, mas o que me chocou mais, foi estes poderosos todos a chamarem o Trump de racista, perigoso , ditador e depois apresentam as condolências e discursam sobre a morte do ditador e assassino Fidel Castro .

  3. Avatar de Bruh
    Bruh

    A própria Hillary só ganhou dentro do partido dela porque o próprio partido andou a fazer campanha contra os adversários dela, através da manipulação dos media, portantos, é tudo farinha do mesmo saco.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A verdade é essa. É que ela também fez a folha ao Bernie Sanders. Nesse sim, eu acreditava.
      Agora entre a Hillary e o Trump, venha o diabo e… leve os dois. O que os diferencia é na forma que tantas vezes enganaram o povo americano e nos proveitos que tiraram.

  4. Avatar de SEE.Y.A.
    SEE.Y.A.

    a cia já encontrou as armas de destruiçao massiça no iraque???

    1. Avatar de badsector
      badsector

      Massiça nem na Rússia…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Vem de massa … Ehehehehe

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Se a Hillary não tivesse tantos podres isto não tinha passado. Podemos dizer que o Trump tambem foi vitima de ataques da mesma forma, leaks de bastidores, etc.

    Estas eleições foram do pior, a ideia foi mostrar o pior do outro, e pouco do que ia fazer para melhorar o país.

  6. Avatar de Lars
    Lars

    Se Putin (“ex”KGB) quisesse ajudar o adversário de Trump, teria divulgado um suposto apoio á Trump.
    Se quisesse ilegítima-lo na frente da população USA, ele divulgava que foi ajudado pelo russos na sua eleição.
    P.s.: os russos levam muito a sério a DESINFORMAÇÃO.

  7. Avatar de pedro da cruz
    pedro da cruz

    esperneia imprensa vendida, o trump só ganhou porque ele é o melhor para os eua, e fala na cara desses politicamente correto que não valem nada , o brasil se tivesse um trump nos estaríamos muito melhor do que esses bandidos disfarçados de políticos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, ganhou porque o povo votou nele e porque, como dizes, do outro lado a candidata também não era a mais “pedida” para o cargo.. se tivesse uma diferença grande, provavelmente não haveria meio de “manipular” as vontades. Será que não eram os dois fracos? O Obama habituou mal o mundo… com um comportamento tranquilo e sério.

      1. Avatar de PauloM
        PauloM

        Obama a serio???? Um dos piores Presidentes de sempre se nao o pior.
        Diz-me uma coisa boa que ele tenha feito nos EUA e diz-me uma coisa boa que ele fez no mundo???
        – duplicou a divida publica americana de 10 trilioes para 19 trilioes, o tipo e um mago financeiro.
        – destabilizou o medio oriente, consequentemente a Europa.
        – A tensao racial com este tipo disparou, apoia movimentos racistas “black live matter” que incentivam a morte de policias, pois as outras vidas nao importam.
        – Principal responsabel pelo surgimento da ISIS
        – Ciber espionagem e ciber terrorismo e mais um dos legados fantasticos deste tipo.
        – and on,… and on,…

        Obrigado Snowden por revelares a verdade.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nem vou entrar nessa onda contigo 😉 até porque como estamos cá e não lá a minha opinião é sobre o que vejo e leio e não sobre o que vivo. Nem te dou nem te tiro razão. Para esse peditório… nem uma moeda.

          Abraço.

          1. Avatar de PauloM
            PauloM

            Pois eu tb nao vou entrar nessa onda contigo, mas a verdade e so uma, nao tens por onde lhe pegar,…. e obrigado mas felizmente nao preciso de moedas nem vivo em realidades alternativas,…

            Abracos

          2. Avatar de badsector
            badsector

            “Principal responsabel pelo surgimento da ISIS” – ROTFL!!!!
            A sério? Vais buscar tweets do trump?!
            Até o Trump voltou atrás nesse tweet lol.
            A vossa cultura geral deve ser idêntica…

          3. Avatar de PauloM
            PauloM

            Desculpa mas esta nao Vitor M. mas sim para o fixe do badsector.
            https://www.youtube.com/watch?v=S3D9zQRDjAc

            Ve-la se aprendes e algo com os tweets do Trump.
            A ti aconselhava-te a deixar de ver a CNN, sabes de uma coisa continua a ver a CNN, porque da-me a sensacao de que gostas de viver numa realidade fomentada por mentiras.

            abracos

  8. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    O verdadeiro poder americano nunca vai deixar o Trump chegar a Presidente. Ele está a nomear generais por alguma razão, está a sentir a armadilha que lhe estão a fazer.

  9. Avatar de neapo
    neapo

    Desde quando é que a vitima tem legitimidade para tirar conclusões e apresenta-las ao público?
    Não sei porque é que este acto de desinformação e promoção de ódio a um país (não importa qual) está aqui.
    Se estivéssemos a falar de qualquer outro país, seria criado um painel de países independentes para analisar as suspeitas. Como são os EUA vamos então simplesmente acreditar que a CIA (que tem como passatempo favorito mentir ao senado e ao resto do mundo) diz a verdade…

    Mais atenção nas publicações e filtrem-nas melhor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens de ler melhor a informação.

      1. Avatar de neapo
        neapo

        Claro. Apresentas um tema que foi veiculado a todos os media que não foi confirmado por qualquer fonte externa e eu é que tenho que ler melhor a informação, right.

        1. Avatar de Vítor M.

          Como não sabes mais que esses meios apenas te deitas a adivinhar, claro que tens de ler melhor. Desde quando é que a tua opinião sem fundamentação vai mais além que os meios de comunicação citados?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            PizzaGate no seu melhor!

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O que acho incrível é a Hillary ter mais 2,84 milhões de votos que o Trampa, e mesmo assim perde. Viva a maior democracia do mundo.
    Mas de facto é que lá votar-se para presidente é como cá para primeiro-ministro, não se está a votar para uma pessoa, mas para uma assembleia.

    1. Avatar de int3
      int3

      Bush vs Al gore.
      Mesma coisa. Os estados com maior população têm mais peso.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Têm mais peso no total, mas cada voto individual “vale” mais nos estados pequenos.

    2. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      E assim que funciona , mas serve para os dois, não inventaram isso agora e sim é democracia, pois o colégio não foi obrigado a votar no Trump.

  11. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Make America dump again…

  12. Avatar de Grasher
    Grasher

    “hackeados” em vez de “hackados”. Continuo sem perceber de onde é que o “e” aparece lol

  13. Avatar de Zé das Couves
    Zé das Couves

    Para a CIA é cada macaco no seu galho, é preciso perceber que isso de interferir noutras nações soberanas é monopólio deles…

  14. Avatar de Vlad
    Vlad

    Chama-se a isto but hurt por parte da Hillary Clinton. A verdade é que não é do interesse da Russia ter um maníaco, narcisista, racista e retrograda como o Trump na presidência de um país que é uma das maiores super-potências bélicas e económicas.

  15. Avatar de carlos
    carlos

    não me digam que os russos foram votar, cada vez mais burro estes americas.

  16. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Russia ou não, não interessa, o que é verdade é que a Clinton tinha um servidor privado de e-mails (nada anormal, também posso ter), mas que usava para trocar comunicação a nível estatal.

    Eu acho que a Clinton perdeu e perdeu bem, o Trump pode não ser a pessoa mais correcta em muitos aspectos e pode destoar da fotografia de líder “limpinho”, mas todos sabemos como é, os “limpinhos” são os mais sujos!

    O feito foi ilegal, mas não foi Trump que o fez ou o GOP, nem têm provas que foi o mandante, lol, eles que vão atras dos Russos agora! A política é mesmo assim, vale tudo, até arrancar olhos, e coisas destas precisam de acontecer para que o BEM ganhe contra o MAL. Também morreram pessoas entre 74 e 75 em Portugal, mas foi necessário para termos uma democracia, e na Guerra Civil Americana, tiveram de assasinar americanos para ilegalizar a escravidão. “Freedom isn’t free”, como dizem eles… e isto foi barato.

    Além disso a média nos EUA tem sido uma palhaçada! Mas uma grande palhaçada, e marcas de renome como a CNN e NYT têm descido muito baixo, mas não ao nível tipo Correio da Manhã ou TVI, que é peixeirada, mas não muda nada, descido ao nível de mentir para eleger a Clinton. É muito mau. Eles disseram que era ilegal ir ao site da WikiLeaks, e que tudo o que as pessoas tinham direito de saber, era através deles! Isso é mesmo para apagar o canal!

    E não é só isso, eles disseram que um YouTuber, que é de extrema direita, mas está no seu direito, de ser membro do KKK, isto não se faz!

    Assim como inúmeros casos de usarem green screens ridículos, e de mentirem que “estão lá”.

  17. Avatar de jorge
    jorge

    Um empresário na presidencia????
    Votos comprados de certeza

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Sim, porque um político é muito melhor, não é?

      Os EUA não são retrógrados como Portugal, este país que é preciso dizer-se que se é engenheiro civil para ser PM, pergunta ao Sócrates.

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Parece que o feitiço virou-se contra o feiticeiro… Se há coisa que os EUA mais gostam de fazer e se passar por santinhos perante o resto do mundo…

  19. Avatar de Yu
    Yu

    Eu sei que o vosso Inglês não é o melhor, mas “had intervened” é diferente de terem ajudado. Parem lá de inventar notícias.. estão a fazer pior do eles.
    “The Washington Post reported Friday that the Central Intelligence Agency had determined that Russia had intervened in the presidential election not just to make mischief but to boost Trump’s chances.” in The Washington Post

    1. Avatar de Vítor M.

      Então vês as notícias e verás que o artigo está correcto 😉 Alias, na própria declaração de TRUMP ele refere mesmo a notícia dessa forma.

      PS: o inglês está bom e recomenda-se, mas mais que isso é a atenção aos detalhes, que só alguns conseguem 😉 ao que parece e usando a mesma alfinetada… pode não ser o teu forte.

      Abraço caríssimo.

  20. Avatar de badsector
    badsector

    Isto não é novidade, sabe-se que os mails divulgados pela wikileaks foram enviados pela rússia, assim como muitas das fake news que existem no facebook e que muita gente divulga até por aqui também eram criadas por terras do putin.
    Os interesses da Russia não sei quais são mas desconfio que sejam por causa dos negócios de Trump por lá.
    Continuo sem compreender como é que o Trump conseguiu ganhar mas pelos vistos há uma grande percentagem de ignorantes pelos EUA, acreditam em tudo que lhes é apresentado. E no que deveriam acreditar pensam que é mentira.
    A ignorância é tanta que, e isto aplica-se a toda a gente, uma notícia que aparece no facebook, sem factos nenhuns comprovados, tem mais valor que uma notícia que aparece na mainstream media com factos.
    Depois ainda vêm para “aqui” carapaus de corrida dizerem que a mainstream media disse mal disto e daquilo mas depois não conseguem nem por um raio de um link!

    1. Avatar de Spoiler
      Spoiler

      Subscrevo, foi o melhor post que li. assusta me ver tanta confusão na cabeça das pessoas, hoje em dia basta qualquer um colocar uma noticia no face ou no twitter sem prova dada. É boa política ver várias fontes para comparar factos e opiniões mas por amor de deus ou em quem acreditam não comparem o público ou JN com CM ou o facebook

    2. Avatar de Spoiler
      Spoiler

      Subscrevo, foi o melhor post que li. assusta me ver tanta confusão na cabeça das pessoas, hoje em dia basta qualquer um colocar uma noticia no face ou no twitter sem prova dada. É boa política ver várias fontes para comparar factos e opiniões mas por amor de Deus ou em quem acreditam não comparem o público ou JN com CM ou o facebook

  21. Avatar de Luiz Naschibe
    Luiz Naschibe

    Se queres compreender a política internacional e nacional (de Portugal e do Brasil), siga esses dois sites:

    1* Luciano Ayan.
    um blogueiro anônimo (sem identidade conhecida) que fala sobre acontecimentos no Brasil, nas Américas e no mundo, faz belíssimas analises sobre à guerra política internacional.

    https://lucianoayan.com/ (site antigo, ele parou de postar há tempos porém possui ótimos artigos)

    http://www.ceticismopolitico.com/ (site novo, é onde ele posta diariamente sua sabedoria política)

    https://www.facebook.com/ceticismopolitico/

    2* Ressistir.info
    um site português, que agrega análises majoritariamente de esquerda, mesmo assim possui bom conteúdo mesmo para um homem anti-esquerda como eu ler, é bom que tu estude os termos empregados nos textos de ambos os sites pois eles FOGEM DO JORNALISMO COMUM, por isso que são bons sites, batem e expõem o que deveria ficar oculto.

    http://resistir.info/

    Já fiz minha parte, compartilhei o conhecimento, agora se lambuzem como crianças 😀

  22. Avatar de MárioM
    MárioM

    Não foi a CIA que disse que o Sadam tinha armas de destruição maciça ?
    Não passam de um bando de idiotas .