Há novidades para a carta de condução já em 2017

10 Comentários

Depois de Portugal ter avançado para um modelo de Carta de Condução por Pontos, a novidade que se segue é a possibilidade de podermos, já a partir de 2017, fazer a renovação da mesma através da Internet.

Para tal o utilizador só terá de digitalizar e enviar todos os documentos necessários para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).

carta-conducao-nova-720x480_thumb


A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, que revela que o processo de renovação das cartas de condução vai passar a ser feito online ou em todas as conservatórias do país, presencialmente, a partir de 2017.

A legislação, que permitirá esta mudança de procedimentos, está a ser preparada pelo Governo e deverá ser anunciada durante o primeiro trimestre de 2017, isto é, até ao próximo mês de Março.

A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017.

carta

Depois do anúncio sobre as notificações via e-mail, em vez de cartas em papel, isto para os mais diversos serviços do Estado, o actual Governo, liderado por António Costa, continua com a desmaterialização de vários processos de relacionamento dos cidadãos com os serviços de administração do Estado.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos M
    Carlos M

    Digitalizar que documentos?

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Foi exactamente o mesmo que pensei… digitalizar???

      Ainda bem que acabei de enviar a minha para ser trocada por uma Britanica.

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Atestado médico…

    3. Avatar de Mário Novo
      Mário Novo

      Atenção à lei 7 que proíbe a digitalização de documentos de identificação ou mesmo cópias. É apenas o relatório do médico. Se necessário pois tenho um familiar que apenas pagou os 35€ no imtt nem relatório médico fez falta. Agora é sempre andar.

      1. Avatar de prodrigues
        prodrigues

        € 35? Só custa € 30….

  2. Avatar de miguelito
    miguelito

    Um deles será o cartão de cidadão de certeza …

  3. Avatar de LOOOL
    LOOOL

    Fui um dos Portugueses que já revalidou a carta online em 2009
    Já em 2008 era possível renovar a carta online no IMTT. http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/RevalidaaoodaCartadeConducaoOnLine.aspx
    Tudo funcionava às mil maravilhas até faltar o dinheiro para pagar ao outsourcing que mantinha a plataforma das renovações em funcionamento.
    As escolas de condução quiseram o negocio das renovações e pimba o sistema veio abaixo.
    Esta não novidade voltou, vamos ver até quando?!

  4. Avatar de José António
    José António

    Tretas…, vai acontecer o mesmo que a carta por pontos, as coimas que dão entrada na ANSR, etc.
    Não há verba p/outsourcing e os funcionários da casa não querem fazer o trabalho aborrecido!

  5. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Espero que abranja todas as categorias… para além do atestado médico, condutores C e/ou D tem que juntar o respectivo Teste Psicotécnico. Até que esta modalidade esteja implantada e a funcionar, pode se sempre evitar ir a uma Escola de Condução ou outro tipo de “intermediários”, tratando do processo de renovação num balcão de uma Loja do Cidadão, Ponto do Cidadão ou IMT, em que o custo se cifra, de momento, em € 30. Foi o que paguei em Outubro passado.

  6. Avatar de KAOS
    KAOS

    Também se pode renovar nalgumas lojas dos CTT.