TOP Flickr 2016: iPhone continua a ser a máquina dos “fotógrafos”

52 Comentários

Mais um ano e mais um ranking do Flickr, o popular serviço de partilha de fotografias. Tal como os resultados de 2015, o iPhone continua a ser a “máquina” dos fotógrafos, uma vez que cerca de 50% das fotografias carregadas no serviço foram tiradas com um iPhone.

Conheça os outros resultados deste relatório.

apple_01


O Flickr lançou recentemente as estatísticas do seu serviço em 2016.

Segundo os dados agora revelados, 47% das fotografias carregadas foram tiradas por equipamentos Apple, 24% por equipamentos Canon e apenas 18% por equipamentos Nikon. As câmaras Canon 5D Mark III e 5D Mark II são as únicas câmaras não Apple que fazem parte do TOP 10. No TOP três estão os iPhone 6, 5s e 6s.

top_01

Relativamente aos tipos de dispositivos, tal como aconteceu no ano passado, os smartphones continuam a dominar o mundo da fotografia. 48% das fotografias carregadas no serviço foram tiradas com smartphones, 25% com câmaras DSLR (digital single-lens reflex), 21% com câmaras point-and-shoot e apenas 3% com as mirrorless.

Face a 2015, as fotos carregadas por smartphones cresceram 9%. Já no caso das DSLR a quebra foi de 6%.

Flickr_01

Mais uma vez os dispositivos móveis dominam no segmento da fotografia. Os iPhones continuam em grande sendo que no TOP 10 podemos encontrar 8 dispositivos Apple.

Para ver as melhores 25 fotografias do serviço basta que aceda aqui.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Freitas
    Freitas

    Todos têm um smartphone, visto que não podemos andar com uma Canon ou nikon atrás de nós a toda hora é mais fácil tirar com o smartphone, no meu caso prefiro Sony e câmaras da Canon.

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Eu por acaso até ando com a minha nikkon quase sempre num raio inferior a 100m, mas à sempre fotos para as quais o telemóvel basta, ou até porque mesmo assim posso não ter tempo de a ir buscar ou dar-me a preguiça 🙂

    2. Avatar de R
      R

      em video os androids no som em concertos falham sempre..os iphones nao..android e so para quem n pode comprar iphone

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        sim. tens toda a razão.

      2. Avatar de censo
        censo

        Sim, pois, é isso mesmo….enfim!

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se compraste um iphone para gravar concertos parabens: NAO PERCEBES PATAVINA DE CAPTURA DE SOM.
        Não digo que não tenham um melhor micro atenção, o argumento é que é simplesmente rídiculo 🙂

      4. Avatar de Freitas
        Freitas

        O meu Sony z3 não falha.

      5. Avatar de 4044logic
        4044logic

        tens razão a captaçao mono do iphone é bastante superior ao stereo ou mesmo 5.1 de alguns androids. parabens.

  2. Avatar de Pedro Guedes
    Pedro Guedes

    Curiosamente, ontem estava num evento em Faro e reparo num fotógrafo que depois de fazer várias imagens com a sua Nikon, Daca o iPhone e recolhe ainda umas quantas.

    De certeza que a recolha foi para as redes.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Fotógrafos” mais valia substituir a palavra por “utilizadores do Flickr”…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Boa:

      47% das fotos foram tiradas por iPhones e 48% dos uploads feitos por smartphones…

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Ainda esta semana fui de férias com uns amigos e todos estivemos a tirar quase as mesmas fotos com o telemóvel, eles iPhone 6s plus, eu um Samsung de 2 anos e as fotos do Samsung tanto no ecrã como no PC eram invariavelmente superiores em todas as vertentes.

    Acredito que haja mais usuários Apple com Internet 3G e que usem o serviço para partilhar fotos mas não significando que os terminais da marca são os com melhor qualidade de câmara no mundo dos smartphone.

    1. Avatar de Fido
      Fido

      Sabes que não é só o aparelho que conta….

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Lol nesse sentido somos mais ou menos iguais. Mas em fotos ao final da tarde ou de noite os iPhone ainda não chegam aos pés dos melhores Android ou W10

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Curiosamente tenho um S7 Edge e mais recentemente um 7Plus…

          As fotos do iPhone sao nitidamente melhores que as do Galaxy…

          Logo como o @Fido disse… nao é só o aparelho que conta.

          1. Avatar de Dublin Lover
            Dublin Lover

            Experimenta com os dois tirar exatamente a mesma foto com baixa luz ou quase sem luz nenhuma, vais ver que o S7 é bem superior.

        2. Avatar de Dublin Lover
          Dublin Lover

          Certeiro. Tenho um Lumia 950 e um amigo meu tinha um iPhone 7, estivemos a comparar a qualidade das fotos, as diurnas são muito idênticas e não dá para dizer qual o melhor, mas quando se fala de imagens noturnas ou de baixa luz o iPhone passa de telemóvel para anedota. O único telemóvel que eu tenha testado que tem uma qualidade aproximada do meu em fotografias de baixa luz é o Samsung S7, que mesmo assim ainda é um bocado inferior.

    2. Avatar de PTZulu
      PTZulu

      Invariavelmente superiores em todas as vertentes?
      Custa-me a crer 🙂
      Quero ver essas referências do teu, assumo, S5(?) ou Galaxy Note 4(?) e dos ditos iPhones 6s plus.

      Não porque não acredito em ti, que não acredito, mas porque “invariavelmente superiores em todas as vertentes” é uma afirmação para lá de arrojada.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Tudo depende da situação. Numas situacaoes iPhone é melhor noutras não.

        No global pode não ser o melhor em todas as situacoes, mas não deixa de ser um dos melhores que existe.
        https://www.dpreview.com/reviews/iphone-7-plus-camera/9

        1. Avatar de PTZulu
          PTZulu

          Nisso já acredito.
          Mas dizer que é “invariavelmente superior em todas as vertentes”?
          Isto são fanatismos.
          A titulo de curiosidade tirei duas fotos (Samsung S6 + iPhone 6). No S6 é tudo vibrante tudo cheio de cor, tudo “uber” sharpen. Bonito de se ver, mas irreal.
          E sim, inegavelmente mais qualidade/definição, mesmo abusando no sharpen para enganar. iPhone 6 terra a terra com a realidade. Na realidade, não é tão bonito de se ver, pois não é tão vibrante, mas depois de tratadas, são iguais, e depois de tratadas, sem tirar nem por, talvez o iPhone 6 retendo mais detalhe (nao confundir com definicao) pois não poe sharpen absurdo na foto.

  5. Avatar de PMarques
    PMarques

    Sempre fui grande activista de que a fotografia é para ser tirada com máquinas fotográficas a sério, mas às vezes é um bocado frustante o processo todo de passar um foto de DSLR para produto final, para partilha. A facilidade do smartphone é notória, mas a optimização que fazem para os ecrans engana muito no produto final.

    Gostei do detalhe do “fotógrafos” entre aspas.

    1. Avatar de censo
      censo

      Nao é frustrante se tiveres as ferramentas certas.

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Isto não confundir fotografias de smartphone com uma máquina fotográfica, usam porque como já foi dito em cima ninguém anda com uma nikon ou cannon atrás.
    Se querem tirar fotos dedicadas e a sério não é com um smartphone de certeza, pode até ter alguma qualidade mas não é dedicada, eu prefiro máquina dedicada a isso.

  7. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Isto não confundir fotografias de smartphone com uma máquina fotográfica, usam porque como já foi dito em cima ninguém anda com uma nikon ou cannon atrás.
    Se querem tirar fotos dedicadas e a sério não é com um smartphone de certeza, pode até ter alguma qualidade mas não é dedicada, eu prefiro máquina dedicada a isso.

  8. Avatar de R
    R

    nada bate o iphone em foto..tira as melhores fotos de longe videos panoramas tudo…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Mas já comparaste com um S7 ou Lumia? Parece-me que comparaste iPhone com iPhone 🙂

      1. Avatar de R
        R

        Ja comparei com o s7 que tb tira fotos excelentes mas a samsung tem um problema…cores demasiado saturadas e à noite demasiado amareladas. Em video o iphone e claramente melhor em tudo e as panoramas do iphone em HDR sao superiores a tudo..O lumia 950 tem uma qualidade razoavel mas falha muito no foco e em video sofre do focus hunting que irrita bastante e n faz panoramas hdr nem slow motion nem timelapse

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Ve lá melhor isso, que o lumia 950 nem apps para fotografia tem. E existe uma versao pro em que até já retiram a camara só para estar um passo á frente da Apple

        2. Avatar de Freitas
          Freitas

          Já compraste com os Sony xepia Z, só a dica

        3. Avatar de 4044logic
          4044logic

          deve ter sido com o s7 que comparaste deve.

        4. Avatar de Dublin Lover
          Dublin Lover

          O Lumia 950 tem qualidade razoável? Da uma abada em qualquer iPhone em fotografia e video de baixa luz, claramente nunca viste um a funcionar e muito menos o comparaste nas mesmas condições, ou na pior das hipóteses usaste um Lumia 950 com uma build muito antiga. Pois eu já fiz a comparação entre: Lumia 950, Samsung S7 Edge, iPhone 7, 6, e 5c. Foram tiradas exatamente as mesmas fotos com todos eles, e em fotografia diurna o melhor é o S7, o iPhone 7 e o Lumia são equiparáveis, o iPhone 6 e 5c ficam um pouco abaixo. Em fotografia em muito pouca luz (quase escuro total), os iPhone 5c e 6 nem sequer conseguem capturar nada a não ser que se use o flash, o iPhone 7 ainda consegue apanhar qualquer coisinha mas mal. O S7 ainda consegue ter uma qualidade aceitável quando comparado com o total dominador da tabela, o Lumia 950 que capta tudo como nenhum outro.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      E fotos de perto? também sao as melhores?

      1. Avatar de R
        R

        o iphone é o mais consistente pois tem sempre bons resultados..os piores sao os tlms xinocas tipo huawei que mesmo com a treta da leica tem uma qualidade mediocre e os sony que apesar de todo o marketing tem o pior resultado nas cameras

        1. Avatar de Ze_Pirata
          Ze_Pirata

          Tens toda a razão.
          O iPhone na sua globalidade é rei e senhor da fotografia. A realidade para muitos custa a entender.

        2. Avatar de Freitas
          Freitas

          A Sony tem pior resultado! então o fotógrafo é fraco, porque o meu z3 nas noturnas tirou melhores fotos que o iPhone, e aí sim vê-se onde está o melhor

    3. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Todos os dias nasce um destes aqui.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        É sempre o mesmo, basta ver a forma como escreve…
        Aparentemente o grande objetivo e talvez a única emocao da vida dele é escrever comentários destes.

        1. Avatar de censo
          censo

          Ignorem-no. Fez ponte e veio para aqui em vez de ir namorar.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Qual ponte.
            Vendo as horas a que ele anda por aí, de certeza que trabalha por turnos. Diz que trabalha na Fnac, mas isso já nao se sabe se é verdade

          2. Avatar de Dublin Lover
            Dublin Lover

            Mesmo que seja verdade e que trabalhe na FNAC como diz, deve ser da equipa de limpezas, e se não é, é preocupante ainda darem emprego a pessoas sem capacidade para trabalharem num local onde tem de reinar a imparcialidade e o conhecimento, que claramente aqui nem uma nem outra mostram sinais.

        2. Avatar de Christian
          Christian

          Deve ser difícil aceitar a realidade!

    4. Avatar de bs
      bs

      Nada? Ainda agora saiu o Google Pixel que é bem superior ao iphone, tira as palas

  9. Avatar de Simão
    Simão

    Quem quer tirar Fotografia “a Sério” não usa telemóvel.
    Já há bons telemóveis a tirar fotos e fazer videos, mas serão sempre um aparelho que além de tudo o resto que faz também tiras fotos e faz vídeos.

    Agora se há muitas fotos Apple será também devido a haver muitos iphones.
    Quanto à qualidade das fotos, depende de vários factores.

    Pessoalmente acho que o meu 930 tira fotos bem melhores que qualquer iphone.

    1. Avatar de Dublin Lover
      Dublin Lover

      Acho que escusamos que tentar mostrar o obvio a quem teima ver só numa direção. Só fazendo como fiz com um amigo meu, tirámos as mesmas fotos com o meu Lumia e com os amados iPhones dele, e nenhum chegou aos calcanhares do Lumia, especialmente em fotos noturnas. Baixou tanto a crista que com a vergonha trocou o iPhone 7 por um S7 Edge, deu o iPhone 6 à mãe e o 5 à irmã.

  10. Avatar de Tomás
    Tomás

    Como possuidor de um iPhone 6, ter como hobbie a fotografia com uma dSLR e antigo utilizador de Lumias, posso dizer que o que mais me desiludiu neste telemóvel foi exactamente a câmara…

    1. Avatar de Dublin Lover
      Dublin Lover

      Volta para os Lumias, a qualidade no 950 e no 950XL é ainda melhor que nos anteriores e em fotografia noturna surpreende até um cego.

  11. Avatar de José
    José

    @Simão….
    Para muitos dos que estão aqui, fotografia mede-se pela qualidade do material?!
    WTF?
    Então, significa que fotografia só se faz com DSLR’s? Apenas?! Então e há 50 anos atrás? As fotografias não significam nada?
    Tanta gente aí com DSLR e não faz nada de jeito e um bom fotógrafo agarra numa analógica e faz boas fotos, ou com um telefone qualquer…

  12. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … para tirar uma foto muito boa, não é o telemovel ou a máquina fotografita que faz a foto mas o olhar e a tecnica de quem a tira!

  13. Avatar de latpinto
    latpinto

    Pois eu ainda prefiro o meu LUMIA 1020! E tenho Iphone para poder comparar o incomparável…

    1. Avatar de Vasco A Alves
      Vasco A Alves

      +1 Saudades do meu 1020.

    2. Avatar de Toni
      Toni

      O iphone 7 Plus tem a melhor câmara do mercado, chega a ser comparado com maquinas vintage de lente leica. Pesquisem e vejam a qualidade de detalhe e as comparações em vez de atirar opiniões.