Saiba como controlar o consumo de dados no Windows 10 Mobile

20 Comentários

O constante acesso à Internet que necessitamos de ter hoje em dia leva a que muitos tenham de manter os seus planos de dados vigiados e controlados.

Para isso, os sistemas operativos disponibilizam essa informação, facilitando aos utilizadores o controlo. Vamos ver como podemos obter essa informação no Windows 10 Mobile.

w10mob_dados_0

Sem acesso à Internet a maioria dos smartphones não consegue desempenhar as suas funções de forma completa. Por essa razão os planos de dados que contratamos às operadoras são essenciais no nosso dia-a-dia.

O Windows 10 Mobile, tal como qualquer outro sistema operativo móvel, permite que controlemos de forma precisa os dados já consumidos, quer na rede móvel quer nas diferentes redes Wi-Fi onde nos ligamos. Veja como pode consultar esses consumos, de forma muito simples.
 

Como verificar o consumo de dados no Windows 10 Mobile

A informação referente aos consumos de dados realizados pelas diferentes aplicações está acessível na zona de Definições do Windows 10 Mobile, pronto a ser consultado.

Comece então por aceder à zona de Definições do Windows 10 Mobile e ai dentro procure por Rede e acesso sem fios. A opção seguinte é Utilização de dados.

w10mob_dados_1

É já nesta área que pode consultar toda a informação sobre os consumos de dados realizados nos últimos 30 dias. A informação apresentada estará dividida entre a utilização Wi-Fi e a utilização das redes das operadoras. Para cada um deles é mostrado o valor acumulado dos últimos 30 dias.

Se preferir, pode ver os consumos de forma detalhada. Basta que carregue em Detalhes de utilização para ter acesso a informação de consumos por aplicação.

w10mob_dados_2

Toda esta informação é extremamente importante para quem tem planos de dados limitados e precisa de controlar de forma rigorosa os consumos. Serve ainda para detectar aplicações que estejam a consumir dados de forma anormalmente elevada e que, por isso, estão com problemas.

Esta é mais uma pequena ferramenta que pode encontrar dentro da mais recente versão do sistema operativo móvel da Microsoft, mostrando que está ao nível de qualquer outro no que toca a funcionalidades que podem ajudar o dia-a-dia dos utilizadores.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Face ao Android, só sentia falta de poder fazer reset ao consumo de dados no W10M quando tinha plano de 200MB, embora com 3GB isso agora já não seja notório.

    1. Avatar de TekMan
      TekMan

      Isso é porque escreveram um artigo sobre utilização de dados no WM10 usando um smartphone… sem cartão SIM.
      Não existindo um cartão SIM, não aparecem as opções para definir o limite mensal de dados, o dia em que renova a contagem, etc.
      Quem quiser conhecer as definições completas pode ver aqui: groovypost.com/howto/manage-mobile-data-usage-windows-phone/

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Num android que tenho é muito mais simples:

    Definições/Utiização de dados… e depois a app crasha.

  3. Avatar de R
    R

    pena este so nem panoramas conseguir fazer

    1. Avatar de Lumia 630 DS
      Lumia 630 DS

      Panoramas???
      Nao deve ter um windows 10 Mobile.
      Experimente primeiro. Pena é, que o site nao deixa carregar screenshots, porque anexava ja….

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nem consegue ser o melhor 🙂

  4. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Podemos ainda adicionar esta area ao “desktop” do tlmvl.
    E temos um Tile com informação atualizada sobre os dados consumidos, seja moveis ou Wifi.

  5. Avatar de Vitor catarino
    Vitor catarino

    Desculpa R, mas se falas de panoramas na app foto, estás enganado. Faz sim

  6. Avatar de Rudua
    Rudua

    Aconselho a app Network data
    https://www.microsoft.com/store/apps/9nblggh5q6l7
    Tem toda a informação disponível sobre consumos de dados

    1. Avatar de irlm
      irlm

      ia diser o mesmo

      +1

    2. Avatar de José F Moreira
      José F Moreira

      Parece ser bom.
      Obrigado pela informação.

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Uso e aconselho.
      Muito boa app!

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Alguém que tenha a versão 10.0.14977.1000 está a ter problemas em abrir aplicações acabadas de sacar da loja? Não consigo abrir nenhuma, depois de instalado abro e fica eternamente a carregar.. acho que so vejo uma solução, fazer downgrade

  8. Avatar de Rui
    Rui

    enquanto o edge consumir dados como uma besta nada existem milagres!

  9. Avatar de Alucard
    Alucard

    É incrível como um SO que dizem estar morto atraí uma legião de haters em cada post, sempre a espalhar falsidades. Até o meu Lumia 640 tira panorâmicas.

    Parece que o Windows Mobile incomoda muita gente. Com o futuro do Windows a correr em ARM como cidadão de primeira finalmente com emulação Win32 e tudo, ainda vamos ouvir falar muito dele.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Para o ano é que é!

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Por acaso fico surpreendido como é que um SO com tão pouca quota de mercado consegue mexer com o sentimento de milhões de pessoas.
      Para mim, só existe uma justificação que é o facto de destilarem ódio à Microsoft à mais de 15 anos e finalmente com o WM arranjaram um meio condutor de expressar esse sentimento.
      Contudo e depois de já terem feito o funeral à uns 4 anos, parece que o sistema vai continuar e proporcionar a muitos utilizadores um leque, semelhante ou superior, de escolhas que Android e Ios têm.
      Sinceramente não percebo o porquê de fazerem da tecnologia algo clubista, IOS e Android não são as melhores escolhas pra mim, mas não odeio os dois sistemas aliás tento compreende-los e acompanho a sua evolução.
      Mas pronto, se calhar não ser programador ajuda-me a ter esta visão, porque ainda agora dias um familiar meu, que sempre foi a pessoa mais calma do mundo, recentemente passou a ser programador e a meio de uma conversa começou a destilar ódio ao io’s que não foi brincadeira. Fiquei espantado como é que alguém tão calmo desde sempre, fico naquele estado..

  10. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    A melhor forma é não usarem dados. 😉