Controle a Box MEO a partir do Android

79 Comentários

Ontem enquanto estava a trabalhar na minha secretária em casa, com o PC à frente e o smartphone ao lado, apeteceu-me mudar de canal. Para variar, não tinha o comando comigo e a vontade para me levantar também não era muita. Após uma pesquisa na blogosfera, encontrei a aplicação comando MEO que permite controlar a box do MEO a partir do Android. Simplesmente Fantástico !!!

Meo_000

Além de ter de assim ter um N em 1 (Telemóvel, Internet, comandos MEO, Jogos…etc, em apenas um smartphone), posso ainda controlar a TV a partir de qualquer lugar da casa, já que o acesso a box é feito via rede sem fios. Para que tem apenas uma BOX e consiga esticar um cabo para outra TV, a barreira de mudar de canal só na box também é ultrapassada, deixando assim de ser necessário o utilizador deslocar-se até junto da BOX.

Esta é outra aplicação de outro programador Português, com o nick oNaiPs.

Características principais

  • Possibilidade de controlar até 3 boxes
  • Todas as opções do comando normal

Como instalar no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo e serão encaminhados para a aplicação no Android Market. Se preferirem podem procurar no Market por Comando Meo.

qr_meo

Depois de instalada a aplicação , vamos proceder à configuração da mesma. Para isso carregamos na tecla MENU e acedemos a Preferências

meo_04

Em seguida, escolhemos por exemplo IP MEO 1 e vamos configurar o endereço IP associado a nossa BOX.

meo_02

No meu caso, a minha BOX tem o IP 192.168.1.66.

meo_00

Para quem não tiver certeza nesta informação, pode visualizar essa informação facilmente.  Para isso deve carregar no botão Menu do comando MEO, depois ir até Meu MEO, escolher configurações e por fim, Informação de Rede.

Outra forma de consultar esta informação é através do router, acedendo ao endereço http://192.168.1.254

040820101917

Há que dar os parabéns ao autor desta fantástica aplicação, que me vai poupar certamente algumas idas ao sofá para ir buscar o comando. A aplicação funciona bastante bem, permitindo uma excelente mobilidade pela casa (sem deixar o controlo da TV).

Um nota enviada pelo autor:

A  aplicação é totalmente open-source e actualizada constantemente, e que estou disposto a aceitar colaborações de todo o tipo desde código, ideias de design para a aplicação e bugs/feedback ! oNaiPs

Partilhar:
Tags:

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Peter Panton

    Hummm uma ideia fantástica… e … que tal a mesma solução para a ZON ?

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Quem é ZON está OFF

      1. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Escangalhei-me a rir!

        1. Avatar de Luís Dias
          Luís Dias

          ZOFF. xD

      2. Avatar de André Santos
        André Santos

        Opá, nao sejam assim, a ZON também tem muitas coisas que a MEO não tem…por acaso não me ocorre nenhuma de momento, mas sei que tem…-.-
        Aquilo que quero dizer é que o seviço da zon não tão mal como o pintam.. ao menos tem a velocidade que contratam já na meo, niguém pode passar da barreira dos 8 megas senão a PT amua…!!!

      3. Avatar de Rodrigo Oliveira
        Rodrigo Oliveira

        Hahahahaha, é verdade, a ZON tá só a roubar ideias á MEO, tipo o Restart Tv

    2. Avatar de fran
      fran

      a zon nao é IPTV

      1. Avatar de RSilva
        RSilva

        pq tu nao queres….

  2. Avatar de Franklin Nóbrega
    Franklin Nóbrega

    Muito bom!Na minha opinião são estás aplicações que fazem o Android um espetáculo!

    Obrigado Pedro!

    1. Avatar de João
      João

      O iPhone também tem, logicamente!

  3. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Espetaculo!!!! Agora so me falta o smartphone…

    1. Avatar de Foc
      Foc

      eheheh

      já tens uma parte! tens que começar por algum lado!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podes controlar o Meo IPTV de qualquer smartphone, desde que uses um browser.

      Isto é válido também para PC, Laptop, PDAs, Iphone, Ipad etc:

      http://tvdimension.com

  4. Avatar de Ricardo Rodrigues
    Ricardo Rodrigues

    Idem aspas! 😀

  5. Avatar de Kashmir
    Kashmir

    Será que existe algo do gênero para a zon? A box também está ligada via lan como a da meo.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Até há pouco tempo, a porta ethernet estava “desligada” na Zonbox, ou seja, não dá para adicionar a box numa rede, logo não é possível acedê-la.

      1. Avatar de Kashmir
        Kashmir

        Tens razão mudei da meo para a zon a pouco e não tinha reparado bem como isto estava ligado… Sorry 😛

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Porque é que foste fazer uma barbaridade dessas?

          1. Avatar de António Mendes
            António Mendes

            Barbaridade é qualquer uma das operadoras. Independemente onde estejas, há sempre, mas sempre problemas. E há os sortudos que nunca tiveram um único problema.
            Mas admito que actualmente, quem tem melhor box é a Meo.

          2. Avatar de Pedro Silva
            Pedro Silva

            Tenho Meo Fibra há um ano… Nunca tive nenhum problema

  6. Avatar de rí um bocado.
    rí um bocado.

    com a primeira imagem, vê-se que é uma imagem .b

  7. Avatar de mmick
    mmick

    Impecável, uma excelente ideia!

    Eu diria que hoje em dia para se estar “ON” é preciso ter dois smartphones, um Android e um iPhone 🙂

    1. Avatar de Dracull
      Dracull

      E por falar nisso, e esta aplicação para Iphone, não?

      1. Avatar de João
        João

        tens essa aplicação. pesquisa na appstore

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Parece-me uma aplicação bastante interessante, tenho de experimentar. Quando pesquisei no AppBrain por “comando meo” encontrei também uma aplicação de nome “Floken Remote” que supostamente faz o mesmo, está é menos bem cotada. Por acaso ninguém experimentou esta?

  9. Avatar de Nuno J
    Nuno J

    Se estava a trabalhar em frente ao PC podia ter utilizado o Meo Comando over IP

    http://kangasoft.com.sapo.pt/

    Tem também uma versão Symbian.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito interessante..Agora é que vou engordar uns kilos sem sair da secretária 🙂

    2. Avatar de Nuno J
      Nuno J

      Também dá por telnet…

      1. Avatar de Nuno Barros
        Nuno Barros

        LOL TELNET!

    3. Avatar de OXINARF
      OXINARF

      Já agora também partilho um site que conheço: http://tvdimension.com/

  10. Avatar de carlos
    carlos

    quem gasta aqueles euros do novo iphone 4 ou modelos anteriores é dinheiro mal gasto. o iphone só é bom em termos de apps. agora de resto é caro pelas specs que tem. se querem um smartphone a sério têm o acer stream ou o galaxy s

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ou o HTC desire 🙂

    2. Avatar de afrsa
      afrsa

      Isso das apps serem mais nos outros modelos tem os dias contados… cada vez saem mais para o Android! E é natural que assim seja.

      Atenção que já estão a ser vendidos mais de 200 000 telefones com Android por dia!

    3. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      E o que essa conversa tem haver com este artigo?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Não sei mas eu voto pelo HTC Desire porque tenho um … hehehehehe 😀

    4. Avatar de mmick
      mmick

      Opa, acho que já há muito tempo que se chegou à conclusao que as specs nao têm influencia directa na experiencia final de um produto: podes ter carros com mais “specs” que outros mas no final a experiencia é melhor no carro com menos “specs”. Basta ver que o Mercedes C 63 AMG tem mais potencia, etc que o BMW M3 e em imensos testes os pilotos preferem o M3 porque é mais assertivo, curva melhor, etc.

      No caso do iPhone acontece o mesmo: há specs boas (ecra, SoC) e outras menos boas mas se as apps/games sao superiores ou enquadram melhor no que quer o dono entao vale a pena. Quanto ao €€€, bom isso fica ao cargo do utilizador final.

      O HTC Desire também é mais caro que o Galaxy S e o GS tem melhores specs, isso faz do Desire um telemóvel mau ou nao merecedor do valor que pedem por ele? Eu no entanto nao posso comprar o Desire ou Galaxy S: o ecra deles é do tipo “Pentile” e infelizmente eu noto muito a diferença para um RGB, vejo sempre um padrao que nao acontece no meu i8910 (AMOLED RGB) ou até no X10 (LCD RGB).

    5. Avatar de Dracull
      Dracull

      Discordo – comprei o iphone4 e é o melhor telemóvel que já tive, nem problemas de antena tive, ao contrário do que já estava à espera de ter.

      1. Avatar de Relvas
        Relvas

        idem aspas! concordo em absoluto contigo..

        é so azia e inveja destes android users.. por não terem 1 iPhone 4 😉

        1. Avatar de LuiSousa
          LuiSousa

          Azia porque? Es superior a mim por teres um iphone?! So te digo uma coisa, pega no teu tlm que te custou o ordenado minimo nacional, e manda um imagem,por ex, por bluetooh a alguem que nao tenha iphone, ou seja quase toda a gente. Ops, nao consegues enviar??? Hum, gente a morrer de fome, compras um tlm que custa os olhos da cara e nao consegues conectar isso a outros tlms ditos inferiores? Ha qualquer coisa mal… 😉

          1. Avatar de João
            João

            Meu amigo, está enganado… o iphone envia por bluetooth… pelo menos o meu envia para androids nokias…

        2. Avatar de Fábio
          Fábio

          Discordo eu tenho um Samsung Galaxy S II e um iPhone 4 é reparei que o android é melhor em termos de apps, software e etc… o iphone tambem está bem contruido em termos de apps e visual.

          E acho que o android é melhor mas o iPhone tambem é muito bom…
          ;.)

      2. Avatar de mmick
        mmick

        Se calhar é o melhor telemóvel que TU já tiveste mas isso nao quer dizer que se eu comprar um Mercedes E Coupé nao seja o melhor que eu já tive mas claramente inferior a um Porsche 911 Turbo 🙂

        Estou a brincar. O “melhor” telemóvel é demasiado relativo para existir um vencedor. Actualmente o iPhone 4 rivaliza com o Galaxy S ou HTC Evo 4G mas nenhum tem pontos suficiente bons para se distanciarem uns dos outros.

        Se deres muito valor aos jogos, display e “status” o iPhone 4 é o melhor. Se deres valor à abertura do SO e widgets: Galaxy S. Se deres valor à camara e playback de videos: Nokia N8. E assim em diante…

        1. Avatar de Dracull
          Dracull

          Concordo contigo, o conceito de cada um do melhor e pior é relativizado pela experiência efectiva que cada individuo teve.

          O que posso dizer do Iphone4 desde que o tenho à 2 semanas é:

          Pontos Fortes: S.O. rápido e intuitivo, GPS rapidíssimo e preciso, o ecrã realmente ombreia com a Samsung e a máquina fotográfica mais rápida que vi num telemóvel, as fotos ficam incríveis e como é uma lente bastante luminosa aceita fotos em ambientes com pouca luz sem necessitar de flash.

          Pontos Fracos: podia ser melhor para enviar SMS para mais que uma pessoa e a bateria ainda só me dura um dia e meio – ok, pode ser que com o tempo aguente mais.

          Apenas um reparo, dizes que para camara e video a escolha acertada é o N8 – É bom que seja melhor que a camera do Nokia N97 que tive antes – um péssimo delay, o flash entrava demasiado cedo em acção e ficava invariavelmente com uma névoa do flash…pode ser que melhorem.

          1. Avatar de Nuno Barros
            Nuno Barros

            Não é por nada… mas por norma, as baterias com o tempo tendem a durar menos…

    6. Avatar de sdf
      sdf

      loool acer? tu tens noção do que acabaste de dizer? epá acer é lixo.

      o galaxy S é fixe, eu tenho um, mas já mexi varias vezes num iphone e digo-te, aquilo é muito mais à frente. pena eu nao ter 700 euros para dar por ele. já 400 foi uma chatice…

  11. Avatar de Miguel Cabral
    Miguel Cabral

    Esta aplicação também há para PC em Java e para symbian s60.
    Dá grande jeitaço, principalmente para quem tem como eu a box ligada a um modelador para poder ver em todas as televisões de casa, assim não tenho de ir a sala trocar de canal para ver no quarto.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Miguel, que modelador é esse?

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Há vários modeladores (de imensas marcas):

        – Uns que convertem o sinal de um SCART (ou outra entrada) em sinal de antena à-la-tv-cabo-antiga e que podes distribuir por uma casa toda (por cabo de antena), prédio, etc. O grande problema: o canal que é distribuido e modulado é o que a box estiver a dar (óbvio) e o sinal nao é HD.

        – Transmissores de infravermelhos com moduladores: normalmente têm um emissor/receptor de infravermelhos, ou seja, eu levo um comando da Meo Box para um quarto e quando quiser mudar de canal aponto para o Transmissor de IrDA -> envia o sinal por RF para o receptor de IrDA do outro lado da casa onde está a Meo Box (ou outro aparelho) -> o receptor emite um sinal igual ao comando direccionado à Meo Box. Basicamente é uma “extensao” do sinal do comando de IrDA mas por wireless.

        Qualquer um dos dois há em lojas da especialidade mas adverto que nao sao (muito) baratos.

        1. Avatar de Zelvis
          Zelvis

          Boas,

          Sabes onde posso comprar um extensor IrDA wireless?

          Já andei à procura e não encontrei nada à excepção dos por RF.

          Obrigado,

  12. Avatar de carlos
    carlos

    ideia fantastica.ja experimentei mas tive um problema:
    depois de instalada a aplicação e a funcionar(faz todos os comandos)
    a televisao começou a fazer freezes de 5 em 5 minu.tive que desinstalar e fazer reboot à box.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    só mais um pormenor:
    tenho a versão 1.6 do android ´num sonyericson xperia x10 mini.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      ainda nao perdeste o X10 mini? 😀

  14. Avatar de Al

    e Para aBox da Cabovisão ?

  15. Avatar de Adão Pinto

    “Ontem enquanto estava a trabalhar na minha secretária em casa, com o PC à frente e o smartphone ao lado, apeteceu-me mudar de canal. Para variar, não tinha o comando comigo e a vontade para me levantar também não era muita.”

    Estás a ficar um preguiçoso mais ou menos. LOL

  16. Avatar de nAh
    nAh

    E para MEO SAT esta aplicação também funciona?

    1. Avatar de Siul
      Siul

      Não me parece… por satélite não tens acesso à rede, logo não tens IP associado, portanto não poderás utilizar esta ferramenta.

      1. Avatar de luis css
        luis css

        A minha box meosat ta ligada por rj45 e tem ip…

  17. Avatar de Anti-Apple

    Ai no iPhone não dá…

  18. Avatar de Primax
    Primax

    Depois de já com várias horas de uso! Talvez a app mais útil que tenho no android… se a minha irmã tem a tv muito alta… já nem lhe peço! LOL

  19. Avatar de Afonso
    Afonso

    Mais um bocadinho de publicidade aos patrões, boa pplware !!!

  20. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    ja ta a dar eh eh 😛

  21. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Era bom se fizessem um widget para o Windows Vista/7.

  22. Avatar de Alentejano
    Alentejano

    “Ontem enquanto estava a trabalhar na minha secretária em casa, com o PC à frente e o smartphone ao lado, apeteceu-me mudar de canal. Para variar, não tinha o comando comigo e a vontade para me levantar também não era muita.”

    E ainda tiveste de segurar o smartphone, executar a aplicação e, mais grave, CARREGAR no botão? Mas isso dá um trabalhão!!! 🙂

    Dizias tu que tinhas o PC na frente? E não tens uma webcam? É que eu, quando não quero MESMO MESMO MESMO ter trabalho, abano a mão para mudar de canal. Na http://tvdimension.com funciona.

    Mas mesmo assim… ainda é uma grandê trabalhêra. Dava jêto é uma daquelas uma côsas novas que lêem ondas cerebrais…

  23. Avatar de ze
    ze

    funciona perfeitamente no sapo a5

  24. Avatar de joao
    joao

    Boas. Tenho Meo Satelite, n consigo descobrir o ip. Sera que esta aplicaçao funciona com Meo Satlite?

  25. Avatar de LOL
    LOL

    É assim que se descobrem boas aplicações… quando falta a vontade de levantar o ## da cadeira.

  26. Avatar de João
    João

    Pena que o link já não esteja a funcionar. Alguém sabe onde posso encontrar essa aplicação? Dava-me bastante jeito.

  27. Avatar de João
    João

    Peço desculpa pela pergunta (sem sentido). É no que dá ler a 200 km/h.

  28. Avatar de ^Sónia
    ^Sónia

    Não consigo baixar este programa como se adiciona o android?

  29. Avatar de Diogo

    E como se faz para ver o ip de uma box normal ? (normal so tem mesmo tv cabo,n da pa parar nem gravar)

    1. Avatar de bruno simões
      bruno simões

      Também eu queria saber…
      A minha é de satélite e está ligado ao router por cabo.

  30. Avatar de bruno simões
    bruno simões

    Boas.
    Eu tenho a meo por satélite e está ligada ao router. Agora, onde vejo o IP ?

  31. Avatar de C03lh0
    C03lh0

    Boas.
    Na minha box nao consigo encontrar o separador k da a informacao relativa ao ip da box.
    Deve ser por ser ligada atraves de satélite nao?
    Agradecia se me ajudassem..
    Obrigado

  32. Avatar de MELANIE
    MELANIE

    Boas!
    eu tenho meo por satelite e tambem nao consigo descobrir o meu ip!
    Será que alguem pode ajudar?

  33. Avatar de Hugo
    Hugo

    QUem nao tem uma box IPTV como faz?
    É que o meu comando deu o berro e faz me falta mudar de canal, ate ir buscar outro comando

  34. Avatar de José

    Boas.
    Tenho o Meo Remote instalado no meu Android que funciona na perfeição em casa, identificando as duas boxes que possuo. No entanto, numa Associação da qual sou sócio, a aplicação não encontra a Meo Box. Entrei no router, que é um Technicolor e verifiquei que nos “Dispositivos” tambem não aparece a imagem da boxe como me aparece no meu Thomson. Alguem me pode dar uma ajuda?