Lançado o Eclipse 4.0 SDK – Early Adopter

20 Comentários

Foi anunciado recentemente pela fundação Eclipse, a sua nova versão 4.0 daquele que é considerado um dos melhores ambientes de programação, o Eclipse. Com esta nova geração do ambiente de desenvolvimento do Eclipse, a equipa de desenvolvimento pretende modernizar a arquitectura interna do IDE, o que permitirá a inclusão de novas funcionalidades.

eclipse_00

O Eclipse 4.0 SDK é muito mais uma nova versão da IDE, do que um substituto para a série 3.x.O Eclipse 4.0 SDK introduzirá novas funcionalidades que tornarão mais simples o desenvolvimento de Eclipse plugins e aplicações RCP.

eclipse

Segundo o equipa de desenvolvimento do eclipse, a versão 4.0 do Eclipse é destinada aos designados “early adopters (utilizadores que gostam de ter e testar sempre as ultimas novidades”. Para os utilizadores que usam o Eclipse Java Development Tools (JDT) ou o Eclipse Web Tools, ainda não há mais valias neste momento que justifiquem a migração.

Para quem pretenda testar esta nova versão, basta fazer o download apropriado para o seu sistema operativo, seguindo o link disponibilizado abaixo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: MacOS / Linux / Windows
Download: Vários sistemas operativos
Homepage: Eclipse

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racpxt

    WOW!!!

    Ainda há pouco tempo saiu o Heilos!!!
    Não vou ser um “Early Adopter”, como trabalho com ele prefiro manter a versão (estável) actual. Mas para quem desenvolve plugins começar a trabalhar nesta versão é quase obrigatório, como é óbvio.

  2. Avatar de Sarev0k

    Por enquanto a Helios serve-me bem 🙂

    Embora atrofie um bocado quando mudo entre visual studio e eclipse

    1. Avatar de sdf
      sdf

      sim, a versão estável já é muito boa.

      lol pois, mudar entre visual studio e eclipse e é como mudar entre o século 12 e 21. lol. o visual studio continua a comer pó…

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        Mais um que fala sem conhecimento de causa.

        A única coisa que podes alegar é que o Eclipse corre em todos os SO’s porque em termos de funcionalidades gerais de um IDE não há nada que faças no Eclipse e que não possas fazer no VS, além de que o Eclipse teve de correr muito para conseguir fazer aproximar-se das potencialidades de debuging em VS.

        Eu não estou a criticar o Eclipse mas também não o ponham num pedestal, nem o comparem com o VS, um é maioritariamente Java, mas tem a vantagem de ter suporte parar muitas outras e vários plugins. Enquanto o outro é só .NET e só corre em Windows mas é muito mais estável e consome menos recursos, por correr “em casa”, como era de esperar…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          desculpa mas para homens de barba rija so mesmo vi. 🙂

          cmps

      2. Avatar de eye
        eye

        Lol…tanta ignorância em tão poucas palavras.

        Quando o Eclipse(após instalação dos milhentos plugins pós-instalação) for tão estável e robusto quanto o Visual Studio, serei o primeiro a dar a mão à palmatória.

        1. Avatar de eye
          eye

          correcção:

          Quando o Eclipse(antes dos milhentos plugins pós-instalação) for tão estável e robusto quanto o Visual Studio, serei o primeiro a dar a mão à palmatória.

        2. Avatar de brunobola
          brunobola

          Sonha sonha…. “quando”… “se”… lol nem de perto… uso o vs e já usei o eclipse em tempos académicos… nada a ver…. lol…. credo…..

      3. Avatar de Sarev0k

        Na verdade o que eu queria dizer é que gosto mais do visual studio.. 😛

        Mas o que me atrufia mais é mesmo os atalhos não serem iguais 😀

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Pena a interface do Eclipse ser muito mázinha. E a usabilidade a nível de menus também tem algo que se lhe diga. Ainda assim, é o meu IDE de eleição 🙂

  4. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Boas notícias nos trazem, mas ainda não é desta que retorno para o Eclipse, prefiro 1000x mais o Dev-Cpp a este. O semestre em que me vi obrigado a usar Eclipse perdi mais de uma semana a configurar este programa para conseguir programar em condições.
    Basicamente preciso de um IDE para realçar o código, por isso, nos últimos tempos apenas uso o Notepad++ (tanto em Windows como em Linux) e vou ao terminal a compilar o programa. Tão simples quanto isto!

    Cumps!

    1. Avatar de Sarev0k

      Lol, tenta lá mexer num programa feito por camadas tipo (ex: BE,BL,etc) usando o notepad++ e depois diz-me como correu 😀

      1. Avatar de wolfytuga

        Olá!

        BE, BL? Que é isso?
        O que eu apenas quis dizer é que apenas trabalhando em C, Pascal, Fortran e agora em Vala, basta-me usar editores do tipo do Notepad++ ou até mesmo Gedit (visto o notepad++ ainda não ter suporte ao Vala) e para a minha área é mais que suficiente.

        Cumps.

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Boas de facto este IDE é muito bom mesmo, mas para debug…o netbeans bateu aos pontos sem problema nenhum e chega a haver alturas que passo o codigo para o netbens para puder fazer debug como deve ser.
    Tirando isso, a nivel de programação e intellisense é mais rapido do que o netbeans, mas este muito mais organizado e tem muito mais opções…
    Para programar Eclipse para debug NetBeans sem duvida.
    Vamos ver esta nova versão que parece mais á netbeans ou seja mais organizada, se assim o for e se a nivel de debug estiver melhor, então ai sim, bate o visual Studio aos pontos.

    cmps

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Bem comecei a utilizar esta nova Versão aonde actualmente trabalho, já tinha migrado para o HELIOS, e gostei, apesar que a versão para Linux x64, em utilização pessoal, sem mais nem menos vai abaixo, mas aqui na empresa nada a apontar pelo contrario está muito agradável.
    Configurei tudinho, visualmente gosto desta nova versão 4.0, que pelo que sei tem a ORACLE pelo meio.
    Uma nota, o auto-completar, do assistente (Ctrl+Space), por defeito não esta activo, mas é simples, da primeira vez que fizerem (Ctrl+Space), surge o Menu das preferências e só tem de seleccionar as Check referentes ao Java.
    Vou dando noticias.
    Abraços.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Bem encontrei uma dica, existe um motor de busca para pesquisar qualquer coisa…Classes, perspectivas…por exemplo quero fazer um CLEAN aos projectos, só escrevo clean e puff ja esta…
      Abraços!!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        isso é muito ha anos 80 no meu netbeans so clico num botão 😛

        cmps

        1. Avatar de Oscar
          Oscar

          aahahah…no eclipse também!!!Só estava a dar um exemplo!!!!

  7. Avatar de RJ90

    Para desenvolver em Java uso NetBeans. Para desenvolver em C# uso Visual Studio 2010.

    Já usei Eclipe e não gosto.

  8. Avatar de Juliano

    Por favor senhores, decidam-se sobre que é o melhor, Eclipse ou V.S.