A calculadora do Windows 10 anda a enganá-lo?

131 Comentários

Cada vez mais dependemos das nossas máquinas no nosso dia-a-dia. Muitos deixaram de realizar algumas tarefas básicas, entregando-as aos seus telefones e aos seus computadores.

Uma das coisas que abandonámos foi a realização de cálculos mentais, recorrendo cada vez mais às calculadoras. Mas este pode ser um erro, agora que se descobriu que a calculadora do Windows 10 pode estar a enganar os utilizadores.

Windows 10

Com a facilidade que temos de recorrer a uma calculadora, muitos deixaram de fazer as mais simples operações matemáticas de forma mental. É mais simples abrir a aplicação e colocar os valores, confiando cegamente no resultado apresentado, que sabemos estar sempre certo.

Mas a verdade é que, e no caso do Windows 10, a calculadora pode estar a enganar os utilizadores, fazendo as operações de forma diferente do habitual e dando resultados que, na verdade, não estão correctos.

 

Mas afinal qual é o problema da calculadora do Windows 10

Esta “falha” foi descoberta pelo utilizador do reddit EvilDoesIt e pode ser facilmente provada. Ao pedir à calculadora do Windows 10 para realizar uma simples operação, que exemplificamos com 2+2*2, o resultado é calculado de forma parcelar e sem respeitar as conhecidas regras matemáticas.

Windows 10 Calculadora

Em vez de multiplicar primeiro e somar no final – 2+(2*2)=6 – está a usar a ordem de entrada de dados e a somar primeiro e a multiplicar depois – (2+2)*2=8.

Este teste realizado em qualquer calculadora de outro sistema operativo apresenta o resultado certo.

 

Existe uma solução para o problema da calculadora do Windows 10

Existe uma forma de contornar esta falha da calculadora do Windows 10. Por norma, os utilizadores usam a sua forma Padrão, por ser mais simples e ter menos opções, uma vez que pretendem apenas realizar cálculos básicos.

Mas basta mudarem para a forma Científica que a ordem das operações passa a ser respeitada e o valor das operações passa a ser o correcto.

Windows 10 Calculadora

O problema está identificado e sabe-se que se prende com o facto da calculadora do Windows 10 processar de imediato as operações à medida que são colocados na aplicação.

Não se sabe, no entanto, é se a Microsoft corrigirá esta “falha” ou se a tornará como uma característica da mesma, simplesmente alertando os utilizadores para não realizem cálculos completos neste modo Padrão.

Comentários

131

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruimgplay
    ruimgplay

    Inadmissível!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se pegarem numa calculadora de bolso e lhe introduzirem os cálculos, um de cada vez, vão obter os mesmos valores!!!! Isto porque a calculadora assume o sinal como execução da operação!

      O utilizador é que deve saber usar as regras matemáticas!!!!!!!!!!!!!

      1. Avatar de Jorge Augusto
        Jorge Augusto

        Concordo, amigo e tem um porém se você alterar a calculadora para o modo científico ela vai fazer o cálculo correto, mesmo que coloquemos cada valor separado.

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Tretas usa android e ios e a conta tem um resultado certo. Esse argumento não é válido.

          1. Avatar de Tico
            Tico

            Se este pessoal que usa windows usar a calculadora do MIUI 8 em que dá para trocar os números e os sinais (é dinâmica) e o resultado ajusta-se automaticamente, nem imagino a reacção destes ressabiados.

      2. Avatar de Tico
        Tico

        A minha calculadora de bolso é o telemóvel, no android e ios a conta tem um resultado certo, no windows mobile e nas versoes para tablets, portateis, tower e desktop dá resultados errados. Não faz sentido dizer ao consumidor nos sabemos que temos um bug, nao tencionamos corrigir e por isso seja simpático e faça-nos um favor… Como dizia o comentador não lembra ao careca. Agradeço ao pplware por ter feito este artigo, já tinha falado (entenda-se escrito) sobre este bug, várias vezes. lOol

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Isto não é bug qdo ser faz um cálculo sequencial ele respeita a ordem de digitação, agora qdo faz uma expressão aí sim primeiro multiplicação e aí vai o restante

          1. Avatar de Tico
            Tico

            é um bug, só é visível no windows.

    2. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Não se faz.

    3. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não tem nada inadmissivel, eles imitaram uma calculadora eletronica de mesa, a Microsoft não tem nenhuma falha. Esta matéria é um absurdo.

      1. Avatar de Pedro Morais Pereira

        Obrigado, concordo plenamente. Que raio de “notícia”.

      2. Avatar de DeeSeven
        DeeSeven

        Tenho exatamente a mesma opinião.
        posso na realidade até precisar fazer esse cálculo! Somar 2+2 e depois multiplicar por 2. Sendo calculadora “padrão” não me iria permitir ter o resultado esperado sem efetuar duas contas caso “obedecesse” às regras da calculadora “científica”. Isto é, não conseguiria fazer (2+2)*2 porque a calculadora padrão não permite inserir os parênteses, por isso mesmo, por ser uma calculadora “básica” que faz as operações conforme vão sendo digitadas.
        Caso necessitem de uma calculadora que siga as regras basta selecionar a “científica” onde essa é uma das suas funções.

    4. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      As calculadoras básicas de bolso funcionam exatamente como a calculadora básica do Windows. E já é assim desde sempre.

      Agora, se ao usar a versão científica da Calculadora o resultado continuar daquela forma é que acho precário o recurso.

      A calculadora do Mac OS mostra 6 como resposta, mas não mostra a expressão digitada. Assim, deixa até dúvida se clicou no 2 ou se o mouse falhou.

    5. Avatar de Souza
      Souza

      No Linux, Androi, iOS, o cálculo é feito correto.
      O sistema aguarda pelo sinal de “=” que é o que aprendemos na escola.
      Um resultado não se dá no meio do caminho.
      Só depois de clicar no “=” é que deveria vir o resultado e correto.
      E Fim um teste e quando clica no “x” já aparece o “4” e consequentemente multiplica “4” por “2” e entrega “8”.
      Na verdade esse erro (ao menos pra mim é) já vem desde o Windows 98 que eu lembre.
      Eu há muito tempo fiz testes e vários outros sistemas e telefones e o resultado é “6” nesse caso.

  2. Avatar de Sera
    Sera

    Uhm………….
    Ou seja, faz o mesmo que qualquer calculadora de bolso…….

  3. Avatar de André
    André

    A verdade é que a calculadora no modo Padrão age como uma calculadora normal…

  4. Avatar de John Doe
    John Doe

    Infelizmente, acontece exactamente o mesmo na calculadora do macOS.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Acabei de testar 3 vezes em 3 máquinas (mac) distintas e o resultado foi mesmo o mesmo: 6

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E eu cabei de testar na calculadora do Windows e o resultado foi 6… (isto aguardou para se fazer a operação).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tenho o modo cientifico ligado… se for o modo padrão é 8 como qualquer maquina de bolso.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tal como indicado no artigo.

          2. Avatar de Tico
            Tico

            Tretas usa android e ios e a conta tem um resultado certo. Esse argumento não é válido.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Não acontece, não. No Mac OS Sierra a calculadora mostra 6. Mas acho que seria melhor se no visor aparecesse a expressão completa do que se está digitando – só aparece na fita depois de clicar no “=”.

      Particularmente, não acho errado a calculadora padrão do Windows funcionar assim. Fica mais familiar para o usuário que sabe usar uma calculadora de bolso, daquelas mais comuns.

      Já na científica, é preferível que faça seguindo as regras matemáticas.

  5. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Isso não é bem um erro. Simplesmente a calculadora padrão apenas permite fazer uma operação de cada vez.
    Na verdade a operação que fizeram foi:

    2+2=4*2=8

    A calculadora científica é que permite vários inputs e apenas faz o cálculo total quando clicam na tecla =

    1. Avatar de Pedro A. Sanches
      Pedro A. Sanches

      Exatamente.
      Não é bem um erro. Ela sempre utiliza o resultado para fazer o próximo calculo.
      O erro é o usuário nesse caso

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Exatamente, qualquer calculadora simples faz o mesmo.
      O que faz parecer um erro é quanto temos o histórico da calculadora aberto porque aparece a conta toda de seguida sem as somas “parciais”, é isso que podem corrigir.

      1. Avatar de André
        André

        Exacto, o erro está no histórico

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Isto não é um problema, é mesmo assim.. Se a calculadora não é cientifica como só faz contas básicas.. Já era assim na escolinha..

    1. Avatar de RedM
      RedM

      Estes comentários são o do melhor, só falta dizer que o problema é da matemática, ou então que a matemática é que se deve modernizar para acompanhar a Microsoft .

      1. Avatar de jgt
        jgt

        Não seriam os primeiros a raciocinar assim. Já foi feito com a língua.

  7. Avatar de Tito
    Tito

    Não creio que seja um problema da calculadora do Windows. Em modo Standard/Padráo a aplicação funciona como qualquer calculadora básica. Ou seja, executa as operações imediatamente (https://en.wikipedia.org/wiki/Calculator_input_methods#Immediate_execution).

    O que acontece é que muita gente não sabe usar calculadoras e isso nota-se mesmo com as calculadoras físicas.

    Ao autor, se calhar o título é um pouco forte/exagerado. E chamar a este comportamento uma “falha” também é um abusivo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exatamente… não sabem usar calculadoras!

      1. Avatar de netdroid
        netdroid

        Exatamente. Chumbam a matemática e depois querem q as máquinas lhes façam a papinha toda.

  8. Avatar de gmf1000i
    gmf1000i

    A calculadora está a trabalhar correctamente, pois não se está a introduzir uma expressão para ela fazer, mas sim ir fazendo cálculos sucessivos. Na cientifica introduz-se uma expressão e só no final ela faz as contas, e tem em conta as regras matemáticas.
    A calculadora padrão, trabalha exactamente como as de bolso, quem a utiliza é que tem de saber o que quer fazer.

    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      +1

  9. Avatar de pretrogues
    pretrogues

    na do windows 7 tambem acontece isso

    1. Avatar de Gadú
      Gadú

      Não acontece na científica

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    galculator – a GTK+ based scientific calculator linux – funciona…

  11. Avatar de irlm
    irlm

    kde calc está certa.

  12. Avatar de Fábio
    Fábio

    Isto não é um problema da calculadora do Win10.
    A Calculadora do Windows SEMPRE foi assim, faz as operações por ordem de introdução e a única forma de contornar é com a utilização de parênteses (em versões anteriores do windows, só mesmo com os parênteses, é em “Científica”).

  13. Avatar de D!
    D!

    No Windows 7 acontece igual, só em cientifica é que dá o valor “correto” mas penso não haver erro, isto porque na calculadora “normal” ele simplesmente faz calculos directos, assume 2+2=4 e resultado * 2 igual 8

    1. Avatar de Nuno serra de Almeida
      Nuno serra de Almeida

      +1

  14. Avatar de abdu
    abdu

    Não me parece que seja falha, pois quando fazem 2+2 aparece logo o resultado 4, depois ao multiplicar por 2 dá 8. apenas na indicação é que aparece errado, deveria aparecer 2 + 2 = 4 x 2 = 8.
    É como as calculadoras básicas, as operações vão sendo realizadas à medida que se colocam os valores.
    Se não sabem usar as calculadoras simples dos “chineses” também não sabem usar a simples do Windows

    1. Avatar de André Viegas
      André Viegas

      Mas a multiplicação tem prioridade sob a soma.

      1. Avatar de Bruh
        Bruh

        Aprende a ler, a calculadora padrão do windows calcula as parcelas conforme as colocas e é essa a única regra que respeita. Queres ter resultados correctos, tens de colocar as parcelas uma a uma, ou mudas para o modo científico nas opções da mesma (coisa que por acaso só descobri que existia lendo os comentários deste artigo). Eu sempre tive conhecimento que era assim que a calculadora do windows funcionava, até porque basta olhar para ela em funcionamento para o perceber.

  15. Avatar de Leandro
    Leandro

    Em qual versão do w10?
    Não detei qq problema!

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isso também acontece no windows xp, provavelmente acontece em todos!

  17. Avatar de Orion
    Orion

    Aqui há uns tempos reparei nisso e até deixei de usar, não sabia ao mudar para cientifica resolvia o problema.
    Obrigado pela dica pplware, dá sempre jeito

  18. Avatar de Luis Pedro Santos
    Luis Pedro Santos

    Há mais de 15 anos que dou formação em informática e desde sempre que indico aos meus formandos para usarem a calculadora cientifica exactamente porque a padrão não respeita as regras matemáticas de prioridade de operações. É interessante ver que 15 anos depois essa informação teve direito a uma notícia… De resto mesmo as calculadoras de bolso mais básicas funcionam da mesma forma.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em 15 anos nunca usaste uma calculadora de bolso?

      Já passei em muitos exames de matemática e contabilidade nos últimos 15 anos com calculadoras padrão… daí se chamar padrão: É o normal.

  19. Avatar de ML
    ML

    Não me parece que seja um problema do Windows 10. O 7 e o 8 têm os mesmo problema.

  20. Avatar de Eu
    Eu

    Se pegar numa calculadora FISICA e fizer a mesma conta dá 8

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nao considero um erro, a calculadora vai fazendo as contas, e mostra isso mesmo, por isso so é enganado quem nao estiver a olhar para o que faz. É o mesmo que uma calculadora básica faz.

  22. Avatar de Bruno
    Bruno

    Está correto, por isso é que é a Padrão ou Elementar. Só a partir das cientificas é que a calculadora consegue diferenciar a prioridade de operações matemáticas.

  23. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    Acho que não é nenhum erro. Fui de imediato experimentar a minha Hewlett Packard e é exatamente a mesma coisa. Se repararem quando se digita o “x” aparece logo no ecrã o resultado do 2+2, logo não está a enganar ninguém – o que está a multiplicar por 2 é o 2×2=4. Não se esqueçam que nunca devemos usar as máquinas cegamente. Acho estranho é que no modo Científico seja diferente.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Lá porque outra calculadora não respeite regras da ordem de operação da matemática não invalida que a calculadora do Windows esteja errada… matemática não é um conceito político para ser sujeito a “democracia”, é uma ciência exacta e com regras.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Uma calculadora básica é suposto funcionar desta forma. Consoante se inserem os valores, esta apresentar logo o resultado da parcela…
        Qualquer calculadora básica trabalha desta forma! Por isso existem as cientificas!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Qualquer calculadora “básica” não te deixaria fazer mais do que uma operação de cada vez, por ser… básica… logo também não te induziria em erro pois explícitamente terias de ser tu a definir a ordem as operações.
          E uma calculadora científica não se reduz à infíma insignificância de “saber” as regras básicas de ordem de operações… isso é o mínimo para fazer uma operação matemática com mais de uma operação, não tem nada que necessite de funções de calculadora científica.

          Já era tempo de pararem de tentar desculpar erros absurdos…

          1. Avatar de Pedro Afonso
            Pedro Afonso

            Daniel a calculadora do windows em modo básico faz exactamente isso, uma operação de cada vez.
            Pode, se assim o fizer, é usar o resultado da operação anterior para alimentar o primeiro membro da operação seguinte.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Concordo com o Carlos Rodrigues diz, numa máquina não cientifica é normal dar o valor 8, porque o 1º input é 2+2, logo dá 4. O 2º input é o resultado do 1º input x2, logo dá 8. Daí não vejo qualquer erro. Agora, no histórico deveria aparecer o que acabo de referir, ou seja, 2+2 = 4 x 2 = 8.
      No modo cientifico, já é diferente, por aqui só à 1 input, ou seja, introduzimos a expressão toda na máquina de calcular, portanto, 2+2×2 = 6, o erro está no histórico que deveria fazer referência a esta situação, não no modo de cáculo.
      Cumprimentos,

  24. Avatar de Luís
    Luís

    Isto não é uma falha, a calculadora do Windows comporta-se como uma calculadora Cientifica quando está neste modo, e comporta-se como uma calculadora normal simples, quando está no modo padrão

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Se repararem quando estão a fazer “2+2” e colocam o sinal da multiplicação ele dá logo o resultado =4 e é sobre esse resultado que vão fazer a multiplicação seguinte.

  25. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Nas outras versões do Windows acontece o mesmo e, se usarem uma calculadora tradicional obterão exatamente o mesmo – resolve as contas passo a passo, utilizando no passo seguinte o resultado do anterior.
    Não se trata propriamente de um erro mas sim de um recriar das calculadoras tradicionais quando se utiliza o modo padrão (daí a designação).

  26. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Esse “erro” é se fácil analise… a calculadora Padrão é a calculadora da mercearia que ia operando os valores que iam sendo introduzidos…. já na função Cientifica já é uma calculadora com o 10º ano e já entende as prioridades!
    Mas só ao fim de tantos anos de calculadora do Windows é que foram detetar isso! lool

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que a máquina de calcular é mais esperta que os utilizadores. A máquina de calcular do “windows” tem 2 modos, a normal e a científica. A normal realmente faz esse erro, assim como faz qualquer máquina de calcular que não seja científica! Por isso julgo que a Microsoft criou também o modo de máquina científica, para respeitar as regras da matemática!!!!!

  28. Avatar de utuga
    utuga

    não é um erro a calculadora padrão faz os calculos inreal time tipo 2+2 da logo o resiultado 4 daía ao multiplicar por 2 da 8, não é propriamente um erro mas sim um problema de dar logo o resultado

  29. Avatar de Rui
    Rui

    Acontece com todas as calculadoras que não sejam cientificas, e desde sempre…

  30. Avatar de Alguém Interessado
    Alguém Interessado

    Muito a sério: A mim aparece bem!!

  31. Avatar de Antonio
    Antonio

    Bem, peguem numa calculadora e ponham 2, depois +, depois 2, depois * e depois 2. O resultado tem de ser o mesmo. No meu macOs também é.

    Uma calculadora científica é que faz as contas contando com as precedências. As outras calculam a expressão toda sem fazer o parse da mesma, logo nem sabem que operando vem depois.
    Acho bem que o padrão da calculadora do Windows seja o padrão de uma outra calculadora das que estamos habituados a usar. Querem calcular expressões, usem a científica.

  32. Avatar de abiper
    abiper

    Erro ??????
    Alguem anda a precisar do fim de semana.

  33. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    Qualquer calculadora ‘padrão’ irá responder dessa forma, ou seja, 2+2*2 = 8, isto porque as calculadoras ‘padrão’ não respeitas as precedências das operações. As calculadora científicas respeitam as precedências das operações.

  34. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Falha da calculadora do Windows 10… E que tal “do Windows desde sempre”? Desde que me lembro que ela funciona assim… qualquer calculadora dita básica que se vende por 5€ faz a mesmíssima coisa: é nossa responsabilidade inserir os dados pela ordem correcta.

  35. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Não há nenhum erro!
    Em modo calculadora simples funciona como uma calculadora de bolso simples, em modo de calculadora cientifica aplica a regra da prioridade das operações como fazem as calculadoras científicas.
    O utilizador é que escolhe o tipo de calculadora que pretende utilizar.
    Por isso não há nenhum erro. O erro é do chico esperto que o levantou.

  36. Avatar de Bruno
    Bruno

    O erro não é da calculadora, mas sim do EvilDoesIt e de quem propaga a desinformação. Como várias pessoas aqui referiram colocar a formula 2+2×2 numa calculadora padrão (seja no pc ou não) é o equivalente a 2+2=4 e 4×2=8

  37. Avatar de Woot!
    Woot!

    Isto não é nenhum erro, sempre funcionou assim desde que me lembro, mesmo no Windows 7 faz isto porque as operações são feitas na hora.

  38. Avatar de Joao
    Joao

    Been there, done that 🙂
    O bug numero 1 quando um programador começa a desenvolver uma calculadora é com a precedências dos operadores. E se começarmos a meter o operador expoente ao barulho a coisa complica-se, tipo 2+2^2*2.
    Então e que tal acrescentarmos o sinal de menos no meio da operação, tipo 2+2*-2^-2. Mais complicado ainda ehehe.

    A mim parece-me claramente um bug, se não é um bug, se foi propositado, então parece-me uma péssima opção de design, pois não é coerente com o modo cientifico.
    Algumas calculadoras cientificas que costuma usar que são muito boas:
    -freemat http://freemat.sourceforge.net/
    -octave https://www.gnu.org/software/octave/
    -speedcrunch http://speedcrunch.org/
    -Mathgraphica http://soft-ingenium.planetaclix.pt/MathGraphicaMain.html é opensource https://github.com/joaodeus/mathgraphica

    A última foi desenvolvida por mim, desculpem lá o spam, mas não resisti 🙂 (Pplware se acharem que passei das marcas, sff não publiquem este comentário)
    Bom fim de semana 🙂

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A Calculadora do Windows, quando em modo Científico, tem em conta as regras matemáticas. Apenas em modo Padrão é que isto acontece, tal como acontece em TODAS as máquinas de calcular NÃO CIENTÍFICAS! E isto está escrito neste artigo, bastava ler! E como escrito em vários comentários, em modo PADRÃO, o cálculo vai sendo feito à medida que são inseridos os dados:
      2+2=4*2=8 – Resultado está certo!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        ok, então vai ao modo padrão e escreve 2+2*2 carrega no “=” e o resultado aparece 8. Agora carrega no botão do histórico e aparece:
        2+2*2=
        8
        O resultado que aparece no histórico está errado 😉
        Já percebi a ideia que a calculadora padrão não tem o comportamento da cientifica, mas o fato de aparecer a expressão completa em letras pequenas por cima do numero que estamos a digitar, e fato de aparecer a expressão completa no historico, com o resultado errado, quanto a mim parece mau design da aplicação. E como se viu já induziu alguns utilizadores em erro.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Então querias que no histórico aparecesse um resultado diferente?! Achas que isso é que é boa programação?!

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Resultado diferente não, mas se o formato padrão não suporta expressões com vários operadores, então deveria aparecer algo do tipo:
            2+2=
            4
            4*2=
            8
            Agora aparecer a mesma expressão matemática com resultados diferentes lá porque estamos em modo padrão ou em modo cientifico parece-me péssimo design do produto.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não se chama “PADRÃO” por acaso… é standard.

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      O operador exponencial tem maior precedência que todos os outros operadores. Não há maior complexidade por causa disso.
      Os operadores – e + são o que tem menor precedência, pelo que também não aumentam a complexidade!

      Sobe este assunto, a implementação quer das chamadas calculadoras simples quer no modo normal da calculadora do Windows não é a correta, se bem que entendo porque é feita assim: desenvolvimento muito mais simples e usa menos recursos já que vai fazendo logo o cálculo independentemente do operador encontrado. Ora, isto promove a implementação errada das regras da matemática.

      Lá por haver vários dispositivos que implementam mal as regras de matemática por haver preguiça (ou falta de recursos) isso não significa que as coisas estejam bem.

  39. Avatar de KingDi
    KingDi

    Por alguma coisa a calculadora tem as funções “Padrão”, “Científica”, “Programador”, “Cálculo de data”…
    Agora se não sabem usar, isso é outra história…

  40. Avatar de André
    André

    Não é bug, é feature!

  41. Avatar de Fraga
    Fraga

    Pra quem diz que o funcionamento está certo….. não, não está. Acabo de testar a calculadora do meu smartphone, e ela realiza a operação como deve ser. Então, a do Win10, tá bugada sim.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      “Bugada” anda certas pessoas da cabeça, isso sim 😉

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Fraga. Dar!!!!
      Já sei tentaste num iPhone

  42. Avatar de César Faria
    César Faria

    O único problema aqui está no histórico, deveria ser apresentado de outra forma, visto que desde sempre a calculadora do windows no modo padrão fez isto. Funciona como uma calculadora normal, não científica.

  43. Avatar de Daniel Sebastiao
    Daniel Sebastiao

    Erro na calculadora do Windows é calcular Raiz(4) -2

  44. Avatar de Raul
    Raul

    É mesmo um erro. A calculadora do meu Smart Phone Xiaomi Redmi Note 2 Prime, dá o mesmo resultado, tanto em modo básico = 6 e no modo científico também dá = 6. Está correto.
    Portanto o artigo tem razão de ser, é mesmo um bug do Windows.

    As multiplicações e divisões têm prioridade sobre as somas e subtracções, no cálculo das operações matemáticas.

    1º Parêntesis;
    2º Expoentes;
    3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita)
    4º Somas e Subtracções. (da esquerda para a direita)

    Eis dois pequenos exemplos:

    2 + 3 × 5 = 2 + 15 = 17

    ou

    (2 +3) x 3²= 5 x 3² = 5 x 9 = 45

  45. Avatar de Fantasma
    Fantasma

    A Microsoft explicita que no modo standard, a calculadora NÃO obedece à precedência dos operadores. Para que isso aconteça há que trabalhar no modo científico.

    Feature (já que é explícito pelo fabricante) e não bug. Nunca tinha reparado nisto, já que automaticamente uso sempre o modo “científico”. Quanto a mim, uma má decisão de desenho, já que tem o algoritmo implementado. O modo standard é só um subconjunto (muito pequeno) das funcionalidades (e operações) que estão implementadas no modo científico. A utilidade real no modo standard é deveras questionável.

    Pelos vistos eu, intuitivamente, já nunca usei o modo standard por alguma razão 🙂

  46. Avatar de AhETal
    AhETal

    Parece que o pplware não sabe aplicar regras matemáticas 🙂

  47. Avatar de Einstein
    Einstein

    Todos aqueles que referem que o resultado 8 está correto, não percebem nada de matemática. Segundo o WolframAlpha e o Google, o resultado correto é 6.

    https://www.google.pt/search?site=&source=hp&ei=AlsvWNj5LcfbUY-Im_gF&q=2%2B2*2&oq=2%2B2*2&gs_l=mobile-gws-hp.3…2341.5280.0.6776.6.5.0.1.1.0.170.572.2j3.5.0….0…1c.1j4.64.mobile-gws-hp..0.4.361.3..0j41.OY-cbc9HxSM

    http://m.wolframalpha.com/input/?i=2%2B2*2&x=10&y=2

  48. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Esta não polémica já tem barbas.

    Como já muita gente explicou existe dois modosmais comins de introdução de dados. O que chamamos de padrão e o modo científico. Poderíamos ainda incluir por exemplo o modo RPN, que tanto usei nos meus anos de universidade.

    Não se trata de um problema da calculadora, mas sim de um problema do utilizadoe que não sabe usar uma calculadora. Assume um modo e como não funciona como o expectável diz que é um problema.

  49. Avatar de Paulo Ramos
    Paulo Ramos

    Meus caros, como alguém referiu anteriormente, uma calculadora “padrão” funciona da seguinte forma:
    1º INPUT (ex:. 2)
    2ºINPUT (ex:. +)
    3ºINPUT (ex:. 2)
    4º INPUT (ex:. *) neste momento computa o resultado da operação anterior ficando à espera de novo input, ou seja, resultado (4)
    5º INPUT (ex:. 2)
    6º INPUT (ex:. =) e neste momento será apresentado o valor obtido na operação anterior (4) multiplicado pelo valor introduzido posteriormente (2) que resulta em (8)
    Em resumo a operação efetuada (como em qualquer calculadora “comum”) será: 2+2=4*2=8
    Utilizando o modo CIENTIFICO a calculadora efetua o calculo após todos os dados serem inseridos, ou seja, só apresenta o resultado após introduzirmos o sinal (=).

    Espero que tenha elucidado um pouco e concordo que a calculadora (do windows) em modo padrão ao apresentar a expressão completa com o resultado cause confusão e isso SIM é um erro.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Perfeitamente de acordo! Na calculadora simples, ou padrão, ou standart qualquer outro resultado diferente de 8 É BUG!

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Não há nenhuma definição de calculadora padrão que signifique que os cálculos são executados em sequência. Isso não existe.

      A única coisa que existe são as regras de computação matemáticas, que entre outras coisas, é definido quais os operadores matemáticos tem maior ou menor precedência.

      O iPhone tem de raiz apenas uma calculadora “básica”/”padrão”, o que se quiser chamar, e está implementa corretamente a regra das precedências, sem sequer mostrar a “fórmula” total no ecran! Vai calculando à medida que se escreve. A diferença é que estes deram-se ao trabalho de fazer a coisa bem,

      E o que é estranho é que a Microsoft também implementou a coisa bem no tal modo científico. Não tem qualquer lógica não usar o mesmo algoritmo na versão simplificada da calculadora, que a única diferença é ser mais simples, com menos operações e funções.

      Disclaimer: sou um utilizador de uma caterva de sw Microsoft, nada tenho contra esta ou outra empresa.

      1. Avatar de Paulo Ramos
        Paulo Ramos

        A única coisa que posso fazer é indicar o seguinte link (https://en.wikipedia.org/wiki/Calculator_input_methods) e esperar que a explicação detalhada faça luz.

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          A Wikipédia não é um Deus todo poderoso e o texto que refere não justifica que a implementação que se faça, por exemplo, de uma calculadora, mesmo que simples, não cumpra as regras e axiomas da matemática.

          A descrição dos vários métodos que está nesse artigo que indica falha numa coisa: o porquê de algum dos métodos. E o porqué, por exemplo, do immediate execution calculation existe por uma boa razão, mas que é histórica. Para as primeiras calculadoras eletronicas a implementação do cálculo matemático obedecendo às regras simples da precedência exigia recursos que pura e simplesmente não existiam para as realizar corretamente . Assim, passou-se a responsabilidade de as conhecer e as implementar para o utilizador.

          Hoje em dia, essas limitações não existem. Mesmo o hardware da calculadora mais bacoca não conhece essas limitações. A decisão de, ao implementar ainda com base neste método, é arcaica e a meu ver inútil no contexto de ter uma ferramenta que nos auxilie a calcular, e corretamente, as expressões que necessitamos de realizar.

          Que se implementem calculadoras com o método de cálculo imediato por cada símbolo de operador matemático introduzido, até para efeitos didáticos para treino de apreensão das regras de precedência ainda vá que não vá. Mas isso, só por si, não justifica que na implementação de uma simples calculadora num equipamento de cálculo potente, como seja um atual computador, não se implemente com, no mínimo, as regras básicas da matemática.

          Lá pelo método existir (por razões de necessidade histórica) não quer dizer que se o escolhe, sabendo à partida que o resultado final não é o correto passando para o seu utilizador o “trabalho” de ter o cuidado de fazer os cálculos parciais e com a ordem cuidadosamente planeada!

          No passado também existiam abacus para realizar cálculos, utilizava um determinado método, está documentado e existe e, no entanto, já ninguém o implementa em lado nenhum!

          A Wikipédia, sendo uma ferramenta útil, não é um compendio que seja revisto cuidadosamente por elementos da comunidade científica que tenham a responsabilidade por garantir o mais fiel testemunho da informação publicada, pelo que necessita de leitura cuidada e cruzada com outra informação, quiçá, de fonte mais fidedigna, como universidades, institutos de investigação. No entanto, até o artigo da Wikipédia indicado, tem lá uma pequena seção que fala, de outra maneira, o que opinei aqui. Uma leitura mais cuidadosa a todo o artigo ajudaria.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Tens de perceber o conceito de expressão numérica.

          2. Avatar de Paulo Ramos
            Paulo Ramos

            Atenção à pressão arterial. A referência que fiz ao Wikipédia foi apenas para não escrever muito aqui e na sua resposta deu-me razão ao que expliquei no post. O método utilizado pela calculadora padrão do windows existe e foi por esse que optaram. Talvez por razões históricas, ou talvez para que as pessoas aprendessem a utilizar uma calculadora com antigamente, ou seja, têm que ter conhecimento pleno das regras matemáticas para efetuar até simples cálculos, e essa razão já não posso garantir. Mais uma vez termino dizendo que não se trata de um erro, mas sim de uma opção de método para a calculadora padrão. Obrigado

        2. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          A tensão arterial está ótima, obrigado. Espero que a sua, também.
          Ler a seção “Using the full power of the computer” do artigo. O facto de haver vários métodos, não significa que todos sejam os indicados para produzirem os resultados corretos. O escolhido por algumas máquinas de calcular e, neste caso, do Windows é o incorreto.

          Mas fiquemos cada um com a sua. Eu vou continuar a escolher os equipamentos que resolverem os problemas da forma correta. Eu sei as regras da matemática, mas quando preciso de usar a melhor ferramenta para fazer cálculos, quando necessário e o mais rápido possível, uso a que usa o método que dá o resultado certo e sem que tenha que fazer mais considerandos. Você e outros que escolham o que vos aprouver, obviamente.

          Cumprimentos.

          1. Avatar de Paulo Ramos
            Paulo Ramos

            Concordo com a sua posição, mas o que está a ser aqui “discutido” (de acordo com o artigo) é o facto de ser ou não um BUG da calculadora do windows e isso não o é claramente, porque se trata de uma opção que foi tomada aquando da concepção da aplicação. Em suma, “BUG” = erro de programação (lógica), que neste caso não o considero por ter sido propositado. Cumprimentos.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Caro Paulo,
            Sim, nisso tenho que concordar. De facto, não é bug. O comportamento é o que foi pretendido ser implementado. Não há engano.

            Cumprimentos.

        3. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Caro Sergio, a afirmação sobre ter que saber o que é uma expressão numérica é uma observação para mim?

  50. Avatar de Bruh
    Bruh

    Eu já tinha reparado há muito que, no windows 7 pelo menos, era assim que funcionava. E sempre fiz as parcelas uma a uma, por causa disso. Lendo os comentários aqui descobri que existe o tal modo científico que respeita as regras logo, não me parece que haja bug nenhum, isto se no windows 10 também tiver o modo científico.

  51. Avatar de bola
    bola

    A calculadora não funciona nada mal, está certíssima, aliás se fizerem no modo padrão 2+2 (aparece 4 automaticamente) depois *2 aparece 8 automaticamente tal como se espera de calculadoras padrão, mas basta que mudem logo para científico que ela faz a análise da expressão e dá o resultado certo, mas que polémicas onde não existem, em jeito de conclusão e comparando com os APPLE, significa que a calculadora do MAC não permite fazer operações padrão (sequenciais) se for esse o nosso desejo é isso ?

  52. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Discussão bem boba.

    Tenho uma calculadora financeira HP 17bII+ e ela faz os cálculos da mesma forma que a calculadora do Windows… e olha que estou comparando com uma calculadora profissional, de uma marca renomada na área.

    Na HP, se quiser fazer com as precedências matemáticas tem de utilizar os parênteses. Também dá para usar as prioridades no modo RPN.

    1. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Pois se mudares para algumas calculadoras da Casio, algumas até bem “simples” e vais ver como elas calculam a coisa bem, obedecendo às regras da precedência.

      Profissional ou não, obriga-te a seres tu a fazeres as coisas pela ordem correta ou colocares parêntesis desnecessários (não sei se é o caso). Se é assim, é mesmo de um profissionalismo a toda a prova 🙂

      Bons cálculos.

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        O normal nas calculadoras financeiras, que é o caso da 17bii, é fazer os cálculos na ordem em que se inserem os dados.

        A Casio tem mais modelos de calculadoras científicas, nessas sim há necessidade de precedência. São ramos diferentes: O uso de calculadoras financeiras não é o mesmo de científicas.

        Aliás, em termos de científicas, a HP está bem atrás da Casio. Mas em financeiras ainda prefiro HP… até mesmo a antiga e ultrapassada 12c acho muito boa.

        1. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Caro Douglas, não sou financeiro nem contabilista, mas entendo que nesse género de calculadora existam as funções e métodos para resolver as questões usuais nessa área. Agora a matemática aplicada ao cálculo financeiro tem, obviamente, as mesmas regras, entre as quais a correspondente a esta questão menor das precedências. Pelos vistos os senhores da HP continuam a achar que não vale a pena implementa-las nas suas calculadoras. Pois lá terão as suas razões e se me diz que nessa área da mais jeito que seja, calculadas por ordem da sua inserção, não tenho conhecimentos para o compreender, mas acreditarei na sua palavra (de forma muito básica, percebo isso, por exemplo, para as calculadoras com rolo de papel)

          E obrigado pela sua explicação.

          Cumprimentos.

  53. Avatar de Jokka
    Jokka

    Acho que isto é uma discussão que não vale a pena. Se pegarem numa calculadora vulgar de bolso, ao introduzirem o 2 e o + 2, a maquina efectua logo o calculo e dá 4. Obviamente se o multiplicarem a seguir por 2, o resultado vai ser o 8.
    Agora se pegarem numa calculadora onde vais introduzindo os valores e a maquina assume ou permite ir colocando os caracteres numa linha com todos os sinais e valores introduzidos, só quando carregares no botão de igual a…, a maquina irá fazer os cálculos segundo as regras matemáticas. Aí sim o resultado será o 6. Depende das funcionalidades e da memória das calculadoras. Daah!

  54. Avatar de Heribata
    Heribata

    Que raio de artigo é este? Menos pplware muito menos….

  55. Avatar de Caetano
    Caetano

    Não anda a enganar. Testem 2+2* e terão logo no visor o primeiro cálculo realizado, 4.

  56. Avatar de Pencilvester
    Pencilvester

    Se há algo de errado é a forma como o histórico da operação aparece, mais nada.

  57. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda agora fiz o teste na calculadora do Windows 7 e acontece exatamente igual como na do Windows 10, em modo normal dá 8 em modo cientifico dá 6… não vejo questão aqui… é como muitos já disseram nos comentários, em modo normal funciona como uma calculdaora de bolso resolvendo operação a operação mal se introduzem os valores. Apenas em modo cientifico resolve a conta usanda as regras matematicas.

  58. Avatar de Francisco
    Francisco

    Esse resultado que dá seis está bem!!!
    Primeiro a multiplicação..
    Logo.
    2 + 2 x 2 =
    2 + 4 =
    6..

    Secalhar não está assim tão errado.

  59. Avatar de Francisco
    Francisco

    Isso é inademíssivel

    1. Avatar de netdroid
      netdroid

      Pois… até poderia ser inad”E”m”‘i”ss”‘i”vel.
      Se a calculadora fosse como tu, então é que seria engraçado.
      Num mesmo cálculo apareceriam 3 erros.

      1. Avatar de netdroid
        netdroid

        Deverias ter escrito INADMISSÍVEL

  60. Avatar de KAOS
    KAOS

    117 comentários + 1 totalmente inúteis, só para denegrir o Windows. Eu até dava um exemplo para provar que não é bug. Ms aí passava a ser como a maioria.

  61. Avatar de ruca
    ruca

    erro é este artigo.

    1. Avatar de ruca
      ruca

      e andar a enganar só o pplware.

  62. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    Não concordo que seja um bug porque o que a calculadora no modo normal faz o calculo operação a operação, ou seja, se colocamos um sinal a seguir é o mesmo que colocarmos igual e o sinal que colocamos. Já em modo cientifico o comportamento tem que ser científico e, aí, o que a calculadora faz é receber toda a expressão até que seja colocado o sinal igual. Quero com isto dizer que o modo padrão faz operações simples e modo científico faz operações complexas.

  63. Avatar de DougCaraffini
    DougCaraffini

    Mas é ERRADO fazer uma oração matemática com multiplicação sem o uso dos parênteses. O correto seria fazer 2+(2*2). Dessa forma a calculadora dará o resultado correto. Da mesma forma se eu quiser fazer 10*(8+2) o resultado seria diferente de 10*8+2.