ADSE – Já pode proceder ao envio on-line de documentos

43 Comentários

A ADSE ou Direcção-Geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas é o organismo encarregado da protecção social dos funcionários públicos e outros trabalhadores do Estado em Portugal.

Este organismo disponibiliza aos beneficiários titulares um conjunto de funcionalidades online e agora passou a permitir o envio on-line de documentos possibilitando assim o reembolso mais rápido das despesas de saúde.

adse_00


A ADSE Direta permite aceder a um conjunto de serviços electrónicos de conteúdo reservado. Com o objectivo de melhorar o serviço aos beneficiários, foi disponibilizado recentemente um novo serviço que permite o envio de documentos de despesa digitalizados e assim garantir um reembolso mais rápido das despesas de saúde.

O acesso à ADSE Direta utiliza um processo de autenticação, suportado pelo sistema das Declarações Electrónicas, da responsabilidade da Autoridade Tributária e Aduaneira, pelo que deverá ser utilizado o número de contribuinte (ou o código de subutilizador no caso das pessoas colectivas), juntamente com a senha de acesso atribuída. Em caso de sucesso será feito o redireccionamento para a página de serviços da ADSE.

Esta nova funcionalidade, disponibilizada aos Beneficiários no passado dia 2 de Novembro, conta já com mais de 2000 pedidos de reembolso on-line!

Para utilizar este serviço, apenas terá de se autenticar e entrar na ADSE DIRETA, aceder ao serviço Envio de Documentos para Reembolso e seguir as instruções .

adse_01

Todas as despesas registadas por esta via são tratadas com um nível de serviço expresso, após a recepção dos originais em papel.

Actualização: De acordo com informações oficiais da Direcção-Geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas, até 17/11 foram recebidos já 6562 documentos/processos online.

ADSE Directa

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bode
    Bode

    É só para funcionarios publicos ou funciona para o privado também? Obrigado.

    1. Avatar de carl
      carl

      que eu saiba ADSE só existe para funcionário públicos.

      1. Avatar de Francisca Monteiro
        Francisca Monteiro

        Engano o seu os privados também podem aderir.

    2. Avatar de PEDRO PINHO
      PEDRO PINHO

      Essa teve piada.

  2. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Se tenho que enviar na mesma o original para que me serve estar com 2 trabalhos, para receber 16 ou 24 euros (a maioria das minhas faturas são de dentista ou consultas) 1 mês mais cedo?

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Ainda bem que, felizmente, não lhe faz diferença receber o reembolso um mês mais tarde.
      No entanto, vale a pena pensar nos beneficiários com despesas muito significativas a quem faz diferença uma maior rapidez no processamento do reembolso pela ADSE.

      Quanto a enviar os documentos originais pelo correio, trata-se de um requisito legal.

      1. Avatar de Anonimo
        Anonimo

        Concordo com o Antonio caro Anon.
        Isto basicamente resume-se a uma medida para inglês ver. Alias, realça que tenho pena das pessoas que tem poder para tomar decisões nos organismos publicos, pois esta medida é um desperdicio de recursos e custos que afectam directa e indirectamente os bolsos dos contribuintes.

        Mais, de que me serve novamente ter este trabalho duplicado?
        E passo a descrever:
        autenticar na aplicacao, fazer copia dos documentos, enviar sob certas condicçoes: localizar um pc, ter internet, garantir que os acessos estao actualizados e garantir que nao somos hackeados.
        Vantagem – receber mais cedo??

        Ok, vamos à segunda parte.
        Ir aos correios, esperar, pagar por um selo!

        resultado, continuar a esperar pl reembolso.

        Passado quase dois meses recebemos uma carta em casa a informar que perderam a factura.

        Desta forma teremos de ir novamente à clinica pedir uma segunda via, voltar a ir aos correios, voltar a pagar um segundo selo e rezar para que desta vez os serviços funcionem bem.

        Conclusão, para receber algo temos de perder mais de 1h da nossa vida, fora os transtornos sociais e laborais mais a despesa…
        Diria que nesse exemplo acima perdi mais de 20€ com este transtorno pois poderia estar a trabalhar inves de fazer o vosso trabalho.

        Agora, qd essa adse directa permitir o envio das facturas e o processo fique por aí terminado, aí sim será uma mais valia para o beneficiario.

        tudo o resto são filosofias a cheirar mal para quem meio palmo de testa.

        1. Avatar de José Sousa
          José Sousa

          Não aceitam segundas vias.

  3. Avatar de censo
    censo

    A meu ver é uma medida só para inglês ver ! O papel tem de se enviar sempre. E até se compreende, para evitar as fraudes. Mas então…para quê isto ? O estado tem pressa em nos reembolsar ???? Esta sim, seria uma novidade …!

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Sim, de facto existem organismos públicos que tentam melhorar e fornecer um serviço de melhor qualidade aos cidadãos.
      Este serviço foi concebido precisamente para permitir acelerar o processo de reembolso da ADSE, no melhor interesse do cidadão.

    2. Avatar de António Silva
      António Silva

      Fraudes… está tudo interligado com cruzamento de dados. Eles sabem de quem é a fatura e se foi registada nas finanças. A partir daí não deveria ser necessário o seu envio.
      Cump.

  4. Avatar de Fernando Seabra
    Fernando Seabra

    Dado não dispensar o envio dos originais é apenas duplicação de trabalho por parte do beneficiário.

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Não, está equivocado, não há duplicação de trabalho.
      Há, sim, uma reformulação e simplificação processual, no melhor interesse do beneficiário da ADSE.
      Qualquer beneficiário pode continuar a usar os procedimentos em vigor, ou experimentar usar este novo serviço e acelerar o seu processo de reembolso.

      1. Avatar de Fernando Seabra
        Fernando Seabra

        Desculpe, não concordo. Proceder à submissão onljne e posteriormente ter que enviar os originais são dois trabalhos. Os procedimentos em vigor até agora implicam apenas o envio dos originais. Contudo, se acelerar o processo, pode ter algum interesse para alguns contribuintes com urgência no reembolso

        1. Avatar de Anon
          Anon

          Se referiu “duplicação de trabalho” no sentido de duas tarefas, estamos de acordo.

          Quanto a ter “algum” interesse para “alguns” beneficiários, lamento mas não são só “alguns”.
          A *generalidade* dos beneficiários sempre desejou, e deseja, que o reembolso pela ADSE se processe o mais rapidamente possível.
          E posso adiantar-lhe que essa aspiração é, desde há muito anos, um objetivo e uma prioridade *constante* na ADSE.

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Isto tem interesse zero, basicamente, foi a entidade patronal a simplificar o processo de entrega de despesas para reembolsos mais rápidos, a minha entidade patronal há longos anos que já tem processos de submissão de despesas via internet. Isto não é para os cidadãos, é para os funcionários públicos.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Sendo assim o FP não é um cidadão

      1. Avatar de Zé

        Julga estar acima e prejudica os cidadãos que devia servir e lhe pagam o ordenado.

  6. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    Não penso que seja para melhorar o serviço e muito menos para reembolsar mais rápido, a meu ver será para simplificar o trabalho dos funcionários da ADSE, ou seja evitar contratar mais pessoal. POUPAR DINHEIRO

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Se o utilizador inserir os dados os funcionários não terão de o fazer e podem fazer trabalho mais técnico.
      É como separar o lixo mo ecoponto se todos o fizemos tido o sistema é mais eficiente.
      E o benefício traduz se na rapidez do reembolso.
      Parece me bem

      1. Avatar de PEREIRA
        PEREIRA

        QUANTOS POSTOS DE TRABALHO SE PERDERAM COM OS ECO PONTOS? QUANTOS COM O ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL POR SELF SERVICE? QUANTOS…? QUANTOS…? ETC.

    2. Avatar de Anon
      Anon

      Lamento, mas está equivocado.
      Asseguro-lhe que *nenhum* serviço online da ADSE alguma vez foi desenvolvido para “evitar contratar mais pessoal”.
      Poderia falar-lhe em racionalização e otimização de recursos, reengenharia de processos ou desburocratização incremental, mas este não é o local apropriado para uma reflexão dessas.

      O que lhe posso adiantar é que este novo serviço online é simplesmente mais um exemplo do esforço atual feito em *TODA* a administração pública para melhorar processos e a qualidade dos serviços em prol dos cidadãos.
      Dizer o contrário é menosprezar o esforço e empenho diário de milhares de funcionários públicos espalhados pelo país e no estrangeiro.

      1. Avatar de Helena
        Helena

        Quero partilhar o seguinte: Remeti as faturas online mas o que eu não sabia é que depois tinha de as remeter pelo correio na mesma e mais grave pensei que fosse mais célere o reembolso, agora…levou precisamente um mês, o mesmo tempo que levou a ultima vez que remeti.

        Conclusão: Não vi melhoria nenhuma…1º porque estava convencida que não tinha que remeter as faturas via correio…tive de as remeter à mesma com o protocolo imprimido do registo das faturas online( ajudei os funcionários da adse).
        2º Gastei na mesma o dinheiro o reenvio das faturas através do correio.
        3º – Convicta inicialmente que pelo menos o reembolso seria mais rápido mas nem isso…afinal para o beneficiário não vi melhorias nenhumas…só se for daqui a mais uns tempos e o ideal era não enviarmos os originais das faturas pelo correio…pois se foram digitalizados???

  7. Avatar de Raul
    Raul

    Mais uma inovação tecnológica, ou melhor mais burocracia digital. Se um dos objetivos centrais do programa de governo SIMPLEX + é acabar com a desmaterialização dos processo em termos administrativos, tendo em conta a noticia publicada, o benificiário, para além de proceder de forma digital ao envio dos documentos terá sempre que enviar os mesmos em suporte de papel. Há 20 anos para tratar de qualquer procedimento tínhamos que tratar de 15 papeis, hoje em dia são necessários os mesmos 15 papeis, acrescidos da BUROCRACIA DIGITAL.

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Obrigado pelas suas referências à desmaterialização e aos programas SIMPLEX. mas vale a pena clarificar alguns detalhes.

      Na ADSE, como em muitos outros organismos públicos, estão neste momento em curso iniciativas para “acabar com o papel”. O objetivo é desmaterializar *totalmente* certos procedimentos administrativos que envolvem documentos em papel, tornando-os 100% digitais.

      O envio de documentos de despesa para a ADSE, para efeitos de reembolso, é um desses processos. O novo serviço online agora lançado é, de facto, uma fase *intermédia* dessa evolução.

      Dois bons exemplos recentes de processos para “acabar com o papel” são o e-fatura e a Receita Eletrónica.

      Resumindo, a prioridade é solicitar cada vez menos “papel” e informação ao beneficiário/cidadão (que a administração pública já possua), dando lugar ao intercâmbio digital de dados entre os organismos públicos que os gerem.

      1. Avatar de Marcelino Conceição Moreira Santos
        Marcelino Conceição Moreira Santos

        Após a leitura dos comentários supra e das respostas por parte da Anon, ainda não entendi, como é que o registe online de despesas, terão tratamento mais rápido do que o normal envio dos documentos, se o tratamento do registo online, só terá seguimento, após a receção por parte da ADSE, dos documentos originais.

      2. Avatar de Maria de jesus
        Maria de jesus

        concordo e aprecio o explanado.
        fiz o envio de uma despesa, amanha irei enviar via CTT os originais. E espero que mais tadrde acabe esse procedimento que é mais uma desoesa que se evita com a digitalização do documento.

      3. Avatar de Maria de jesus
        Maria de jesus

        concordo e aprecio o explanado.
        fiz o envio de uma despesa, amanha irei enviar via CTT os originais. E espero que mais tadrde acabe esse procedimento que é mais uma desoesa que se evita com a digitalização do documento.

  8. Avatar de Mário Augusto Reis
    Mário Augusto Reis

    Acredito que o envio dos documentos por via eletrónica seja um procsso para acelerar os reembolsos, mas gostava de ser informado se possivel, qual o tempo de reembolso, porque antes cheghuei a estar 6 meses à espera do reembolso

  9. Avatar de Isabel Carvalho
    Isabel Carvalho

    Bom dia, acho que falta aqui mencionar um pormenor, os documentos têm de chegar à ADSE sob a forma de e passo a citar:
    ” 2. Clique em “Imagens” para preparar o conjunto de imagens associadas ao processo de reembolso. A primeira imagem da lista deverá ser sempre a folha do recibo ou fatura em que conste o total da despesa. Após o carregamento de cada imagem, verifique que todos os dados dela constantes são perfeitamente legíveis e correspondem aos valores introduzidos no formulário. Tenha também em atenção que só são permitidos ficheiros do tipo imagem simples (jpg, png,tiff,gif …). Não são aceites outros tipos de ficheiros, tais como .doc, ou .pdf). ”

    Então e se não tivermos estas aplicações que produzem estas apresentações de documentos, nunca poderei usar este meio de envio, porque no serviço não temos isto só pdf. Obrigado

  10. Avatar de Graça Cordeiro
    Graça Cordeiro

    Efectivamente, não concordo que o envio de documentos de despesa via online, para além do pressuposto de que o respectivo reembolso seja mais rápido, traga alguns benefícios para o beneficiário, na medida em que, para além dos documentos digitalizados, temos de proceder ao envio dos originais, o que traz custos acrescidos.
    Sempre entreguei os documentos na Loja do Cidadão, sem qualquer problema.
    Hoje, procedi ao envio online, seguidamente fui aos CTT para enviar os documentos originais.
    Para além de esperar mais de 30 minutos, paguei 1€ !!!!
    O que posso considerar como benefício?

    1. Avatar de Helena
      Helena

      Nem mais também me aconteceu o mesmo.

    2. Avatar de Luísa
      Luísa

      Boa noite,
      Tenho dois processos com a respetiva capa prontos para enviar. Alguém sabe se posso enviar os dois no mesmo envelope ou tenho que fazer dois envios ?

  11. Avatar de Diamantino Tiago Conceição
    Diamantino Tiago Conceição

    Graça Cordeiro estou totalmente de acordo. Esta invenção da ADSE só dá para gastar mais tempo e dinheiro.
    Tempo no computador ; tempo para chegar ao correio ; como os CTT agora são sambem “banco”…meia hora de espera…Enfim é para esquecer….Claro que se recebe mais cedo mas isso não é tudo…Como as empresas têm de enviar os recibos para as finanças até ao dia oito do mês seguinte a ADSE só tem de confirmar nas Finanças a veracidade dessa factura-recibo no mês seguinte e de imediato pagar a comparticipação. Se a factura-recibo não estiver declarado nas Finanças estas devem punir o infractor. e comunicar ao interessado.

  12. Avatar de Rodrigo Carvalho
    Rodrigo Carvalho

    Desilusão. Estava a pensar experimentar o “Simplex” mas percebi que gastava mais tempo e mais dinheiro no envio em papel. Só falta perceber se o método tradicional não vai demorar ainda mais tempo com a desculpa de que se quiser mais rápido perca mais tempo e pague…

    1. Avatar de MHR
      MHR

      Tudo conversa. Pagamentos ultrapassa já os 4 meses. Uma vergonha. Os nossos descontos caem carrinhos 3.5/.mês. Reembolsos + de quatro meses

  13. Avatar de João
    João

    A meu ver contratos de prestadores de serviços com a ADSE é um mau negócio. O estado é complicado e paga a más horas. Na empresa onde trabalho até dá prejuízo bem feitas as contas.

  14. Avatar de A.Castro
    A.Castro

    Estava a pensar em mandar as minhas facturas de cuidados de saúde para a ADSE via digital mas na realidade de nada me serve a não ser ter 2 trabalhos . Expeditar o pagamento como se o processo só terá andamento depois de receberem o original da factura? Na verdade bastava confirmar junto da entidade emissora da factura se a mesma existia ou não a isso chama-se cruzamento de dados e não é nada que as Finanças ou a administração pública não sabia o que isso é….enquanto assim for é na realidade uma perda de tempo e não tem nada a haver com o menosprezar o esforço que cada funcionário da ADSE faz e muito bem no seu dia a dia

  15. Avatar de O. Moreira
    O. Moreira

    Entreguei, esta manhã a factura de um exame que fiz num local que não tinha acordo, na Loja do Cidadão. Por casualidade a mesma encontrava-se inserida perto do local onde fiz o exame. Demorei 5 m. e não paguei nada.
    Recebi um talão de entrega pelo acto.
    Entrei no site da ADSE para saber qual o valor que me seria reembolsado perante o custo do exame. Não descobri em lado nenhum. Alguém sabe este pormenor?

    Obrigada.

  16. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Fora com o papel. É simples. Aquando da fatura/registo, opção de envio na empresa diretamente para o mail da pessoa e da opção – adse.
    Simples e sem transtornos para ninguém.

  17. Avatar de José Tátá
    José Tátá

    Gostaria de saber se é necessário colocar selo na carta.
    Obrigado

  18. Avatar de MHR
    MHR

    Despesas de Setembro 2018 ainda não pagas pela ADSE. Em processamento desde 21.11. Hoje sou informada que lá para 2019 serão pagas estas despesas. Mais de 4 meses. Que se passa? Inacreditável. Antes demoravam +- 30 dias. Agora já ultrapassa os 120 d e não há programação alguma
    Temos que esperar pela devolução dos 38 milhões dia hospitais privados. Depois devem pagar
    Até lá informam. Tenha paciência. E continuo a esperar.

  19. Avatar de AALFREDO JOSÉ SOMERA SIMÕES BARROSO
    AALFREDO JOSÉ SOMERA SIMÕES BARROSO

    Foi a 1ª vez que recorri a este tipo de envio de pedidos de reembolso. Fiz três (3) pedidos de reembolso mas, em vez de juntar uma (1) só imagem a cada pedido, juntei as três (3) imagens a um só dos pedidos. E não consegui rectificar. Por isso, peço à ADSE que me esclareça se preciso ou não de rectificar os três (3) pedidos de reembolso que enviei.