Em caso de acidente, preencha a declaração pelo smartphone

26 Comentários

Actualmente, a tecnologia permite-nos executar uma série de tarefas de uma forma muito mais rápida e simples. Em Portugal, um dos processos que em breve irá ter componente digital será o preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel que irá ganhar uma app, já este ano.

A verdade é que já existem algumas apps que o permitem fazer e com a Assisto, se estiver envolvido num acidente de carro algures na Europa, verá todo o processo simplificado.

acidente


Segundo o novo presidente da APS, José Galamba de Oliveira, em Portugal pretende-se criar uma aplicação para preenchimento da declaração amigável de acidente, libertando o acidentado de uma série de burocracias, preenchendo alguns dados no telemóvel e anexando algumas fotografias do acidente.

Mas se estiver envolvido num acidente de carro algures na Europa, a app Assisto irá ajudá-lo a apresentar uma declaração para qualquer tipo de acidente que envolva um ou dois veículos com recurso a um ou dois smartphones, dependendo dos envolvidos no acidente.

Esta app segue exactamente do mesmo processo que a Declaração Europeia de Acidente, mas acabará por ser um processo mais fácil e rápido.

A Assisto disponibiliza funcionalidades como localização por GPS, imagens, etc. Quando a declaração estiver totalmente preenchida, irá receber uma confirmação por mensagem de texto e um e-mail com a versão em PDF da Declaração Europeia de Acidente.


Leia ainda: App vai substituir declaração amigável de acidente automóvel

Esta app já está disponível em 42 países europeus, incluindo Portugal, e em 15 idiomas. A importação e partilha de informações do seguro torna-se assim mais fácil, quer sejam familiares ou amigos que conduzam o seu carro, ou um serviço de reparações.

Na Europa, existem já muitas seguradoras com suporte para a Assisto com códigos QR compatíveis impressos na prova de seguro. Além do preenchimento da declaração, a Assisto permite ainda fazer marcações para reparações, serviços e manutenção, tendo já parceria com a Carglass na Bélgica e no Luxemburgo.

A Assisto está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Assisto

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dumitru
    dumitru

    Nap suporta o meu seguro

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Como sempre nem está disponível para windowsphone, o tal sistema que segundo algumas alminhas ia revolucionar o mercado e o grandioso continuum…dps admiram se de ser gozados

      1. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        O que realmente admira é tal coisa ser motivo para se ser gozado, e ainda haver quem o verbalize de forma clara.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Gozado por haver aqui tantos defensores de um So morto e agr engolirem em seco o terem gasto dinheiro em algo que n vale nada…mas dada a sua clara falta de inteligência não me admira

          1. Avatar de Dumitru
            Dumitru

            mas que tem a haver o app não suportar um determinado seguro com o SO da Microsoft? lool tu deves ter mesmo problemas mentais. Aqui ninguém falou em o app não estar disponível para os lumias, enfim

          2. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Ai que problema tão grande… Se não houver uma app para preecher uma declaração para o meu lumia tenho que preencher uma em papel. Tenho que escrever, usar um papel… e uma caneta… AHHHH O HORRORRR!!!!! Estou tão triste por ter gasto dinheiro num SO que não faz tudo e mais alguma coisa por mim… Sniff sniff…
            Há gente que não cresce mesmo, é esusado….. SIGH…

          3. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Ah, e já agora Mario, os “defensores do SO morto” aqui agradecem a tua sublime inteligencia para nos “abrires os olhos” e ver-mos o quão horrivel o W10m é, o o quão burros somos por usar o mesmo…
            O que vou fazer agora… O meu Lumia não dá para preecher declarações amigaveis… Ahh, o dilema… A minha vida acabou…

          4. Avatar de SAS
            SAS

            A minha também acaba aqui… Para onde vais, posso ir também? 🙂 Eu acho que eles até vão ter um acidente de propósito só para usar a app… 🙂

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        Para os moderadores:
        Este tipo de comentário deveria ser eliminado, não? Roça em muito o insulto gratuito.

      3. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Mario, eu estou a falar que o app não suporta o meu seguro e tu me vais falar em lumias? wtf que coisa tem uma com outra? para tua informação testei isso com o LG G3

      4. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        mandar dinheiro para o lixo é pagar por qualquer smartphone que seja mais que 400 euros, seja esse iphone,android ou windows… mas va tu sabes melhor como usar o dinheiro

      5. Avatar de zetome
        zetome

        A vontade de malhar no windows é tão grande que nem lêem direito… o rapaz fala em seguro e eles lêem windows 😀 que fail….

  2. Avatar de TODO PODEROSO
    TODO PODEROSO

    mas a app portuguesa vai ser melhor que esta Assisto? Pelo que vejo, a Assisto está bem completa e funciona em toda a Europa.
    Que trunfos é que a app portuguesa vai ter?

  3. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … hoje em dia a disponibilidade de preenchimento da DAAA pode ser efectuada num qualquer telemóvel que tenha uma versão em pdf (disponivel em qualquer site de uma seguradora) e depois com uma app com a quals e possa escrever no pdf e assinar pode ser enviada por email, quanto a fotos depois de tiradas no local existem aplicações que podem juntar numa página A4 diversas fotos e imprimir para pdf ou voltando a trás ao ficheiro em pdf da DAAA em muitas aplicações (por exemplo Adobe Fill & Sign ou Xodo) é possivel juntar novas paginas e aqui as fotos podem ser juntas á declaração amigável.

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Uma app que permita fazer isso tudo sem andar às voltas e baldrocas em meia dúzia de apps é sempre bem-vinda. É que esse processo todo não é exequível para o comum dos mortais.

      1. Avatar de Português Internacional
        Português Internacional

        … uso o Adobe Fill & Sign em documentos pdf e antes de escrever o post, fiz a experiência com uma DAAA fácil, rápido e ficou impecável, até dá para assinalar as zonas com uma cruz ou um visto e fica logo em pdf partilhando via email ou outros. Uma app funcional é mais fácil, concordo, mas para quê estar á espera de uma app …!

  4. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    correcção : … hoje em dia a disponibilidade de preenchimento da DAAA pode ser efectuada num qualquer telemóvel que tenha uma versão em pdf da DAAA …

  5. Avatar de Ruben R.
    Ruben R.

    Então mas que burocracias existem? É só preencher o papel com os dados mais importantes e entregar na companhia por email. É assim tão complicado fazer uma digitalização ou perder 5 minutos a preencher a declaração amigável? Por favor… A única coisa chata é ter dois acidentes no mesmo dia e ficar sem papéis e depois ter que passar na seguradora para ir buscar mais. De resto, deixem-se de complicações mas é. Há coisas mais importantes a discutir no nosso país.

    1. Avatar de Mais um
      Mais um

      Se nao consegues ver a vantagem de usar a app em vez do formato corrente tens fortes problemas cognitivos. Sugiro que visites um medico e pode ser que ele aproveite e te passe um medicamento para essa azia toda.

      1. Avatar de Ruben R.
        Ruben R.

        Azia? Medicamentos? Médico? Problemas cognitivos? AHAHAHAHA
        Eu só mostrei o meu ponto de vista e partiste para um ataque pessoal. Gostava de apanhar muitos como tu pela frente. São os maiores atrás de um ecrã mas na rua borram-se todos. RIP

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Também és um excelente exemplar. Um dos grandes problemas da sociedade, já que falaste nisso, é a existência de pessoas como tu: criticam tudo sob o argumento que há coisas mais importantes, no matter what, e falam que os outros se armam atrás do monitor enquanto eles próprios se armam atrás do seu monitor enquanto o escrevem. Sugestão: Kompensan.

        2. Avatar de Vítor M.

          Bem, se começarem a passar a linha da educação… a moderação terá de funcionar. Mas vejam se conversam, trocam conhecimento. Se virem que alguém comenta algo que não vos interessa, mais vale então não alimentar certas conversas, porque já sabemos onde vai parar.

          Partilhem conhecimento, isso sim é interessante 😉

    2. Avatar de Gustavo Silva
      Gustavo Silva

      Sim, é complicado e sim, perde-se tempo, que pode ser recuperado usando a app.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Uma app muito útil para quem anda sempre a bater. Tirando isso so ocupa espaço…

  7. Avatar de Couto
    Couto

    É tudo muito facil tudo muito bonito com as app mas se esquecem que em Portugal nem em todos os sitios há sinal de rede para o telemovel funcionar e se o acidente ocorrer num sitio onde não há rede o que se vai fazer nada a não ser escrever no papel,no interior Norte do pais a maioria das aldeias os telemoveis andam mudos em caso de acidente para prencher a declaração amigavel pela app tem de se deslocar a uma vila ou cidade mais proxima,para que tudo funcione bem as operadores têm de por antenas em tudo que é sitio.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Isto é uma realidade, ainda há zonas q vivem no quarto mundo (em Africa o telé está massificado). Se quem lá vive não se mexer, ninguém o vai fazer por eles.