iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamente

27 Comentários

A Apple mantém-se impávida e serena mesmo com as críticas que se fazem sentir em relação ao novo MacBook Pro e mesmo face às que ainda se ouvem do iPhone 7. As críticas também estão a ser dirigidas ao iOS 10 que ainda tem uns erros estranhos. Na verdade, tudo isto tem levado muitos utilizadores a dizerem que o fim da Apple estará perto e que esta deixou de ter a relevância que tinha no que toca a influenciar o mercado tecnológico.

No fundo, todos sabemos que o mercado tecnológico mudou, mas isso não tem afectado a intenção da Apple em trazer novidades aos seus produtos, trazer pequenos recursos que podem fazer toda a diferença. E é de um recurso tão singular e importante que iremos falar.

iOS 10.2 traz função que permite ligar para o 112 discretamente


Provavelmente ainda se lembram que, no iOS 8, a Apple lançou um recurso que se chamava Ficha Médica, dentro da Apple Saúde. Esse local permite que o utilizador possa colocar informação médica essencial que poderá aparecer no ecrã de bloqueio do iPhone. A utilidade desta funcionalidade é permitir que, em caso de emergência, qualquer pessoa possa ter acesso à ficha médica do utilizador do iPhone e, com isso, ajudar nalguma questão de saúde.

 

112 pode ser accionado já no Apple Watch

Como também já referimos aqui, no Apple Watch, os utilizadores podem ter acesso a essa ficha Médica e até fazer disparar uma chamada para o número de emergência médica de cada país. Se o utilizador estiver com dificuldades de saúde e clicar no botão lateral do relógio, aparecerá um menu com a possibilidade de chamar ajuda de emergência deslizando a opção SOS emergência.

pplware_modo_sos_ios102_02

Além de pedir ajuda especializada, o utilizador poderá permitir que alguém que o esteja a ajudar tenha acesso à sua Ficha Médica a partir do relógio.

 

Apple estende opção de pedido de socorro para o iPhone

Com a versão 10.2 que vai já na versão beta 2, a Apple adicionou uma outra característica muito útil totalmente dedicada à segurança. Agora, o iPhone com esta versão terá Marcação SOS Emergência. Este recurso permite que o utilizador, discreta e rapidamente, possa chamar ajuda do 112 só com cliques no botão ligar/desligar do dispositivo.

Além disso, poderá igualmente activar uma outra forma de chamar à atenção que, logo quando começa a marcar o número de emergência médica, dá um sinal audível. Mas há mais.

pplware_modo_sos_ios102_01

Juntamente com esta informação, está a Ficha Médica logo ao dispor e outros número que tenha colocado para serem alertados caso seja solicitada ajuda de emergência.

 

Onde pode ser activado o sistema?

A marcação SOS Emergência deve ser activada dentro das Configurações que agora foram adicionadas ao separador Geral, nas Definições. Assim, vá a Definições > Geral > SOS emergência. Lá dentro tem logo uma primeira opção que se chama Click Sleep/Wake Auto Call. Ainda está em inglês, mas acredito que na versão final isto estará traduzido e o que quer dizer é que, com esta opção activa, se o utilizador clicar 5 vezes seguidas no botão ligar/desligar, o iPhone começa a disparar a chamada de emergência para o número nacional de emergência médica e para as pessoas que estão nessa zona referenciadas para serem alertadas.

pplware_modo_sos_ios102_03

Depois de accionado o pedido, iremos ouvir um som a informar da contagem decrescente para ligar à emergência. Isto serve tanto de alertar uma possível falsa chamada, por qualquer tentativa acidental que clicou sem querer no botão 5 vezes, quer para alertar, de forma sonora, se estivermos a pedir ajuda por um possível assalto, por exemplo.

O recurso destina-se a ajudar os utilizadores que estejam em situações que não lhes permitam pedir ajuda sem os colocar em perigo ou que estejam inabilitados de o fazer pela forma normal. Há vários cenários, como numa situação de queda em que esteja bastante magoado e não possa marcar o normal 112, em caso de estar refém de um assaltante, ou outro cenário que coloque em perigo a vida do utilizador.

Ao activar esta opção, as autoridades vão receber uma chamada e, enquanto o utilizador não conseguir falar com o operador, a chamada irá despertar a atenção de quem está no serviço de emergência médica que accionará os procedimentos necessário e habituais numa situação destas.

Esta opção não será disponibilizada em todo o mundo, contudo, em Portugal ela já funciona.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Não tem mal agora, Trump foi eleito, mais depressa o Trump dá carta branca para a Apple trazer os seus milhares de milhões de euros para os EUA sem pagar imposto, que a UE obrigar a Irlanda cobrar imposto à Apple assim do nada!

      Aliás, ele já promete baixar os impostos para 10%!

      Agora, choramos aqui na Europa, porque a Apple, Google, Microsoft, Amazon e outras empresas americanas já não vão investir nesta Europa chocha, com crescimentos negativos, e vão para onde o crescimento se está a dar… USA…

      É por estas e por outras que eu felicito o Brexit e apoiava um Departugal.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        e deixam de vender para mais de 400 milhões de clientes?

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Yah…Departugal…

        Depois ias comer aquilo que produzes…ou seja nada…

        Se no UK o Brexit (que ainda nem aconteceu nem se sabe se vai acontecer) já está a ter as consequencias que está a ter, imagina para pt onde a economia é extremamente fraca e nao se produz absolutamente nada comparado com o UK.

        Mais valia vender o país aos Espanhois e rezar para eles nos quererem.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      A Irlanda está a ver o dinheirinho a fugir, com a vitória de Trump e as suas intenções; não sei se mesmo com as suas práticas ilegais/desleais vai conseguir prender a Apple (e outras).

      1. Avatar de censo
        censo

        Mas a Irlanda não quer o dinheiro. A Comissão europeia é que quer.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        lol! A decisão já tinha sido tomada há 2 meses. Dinheiro a fugir? A Apple não vai sair da Irlanda. Quanto à tua “ilegais”, para a Irlanda não tem nada de ilegal, seguiu a sua legislação.

  1. Avatar de wupz
    wupz

    a touchwiz no s6 tem uma cena dessas mas é para os nossos contactos não directamente para o 112

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas deve haver algum alternativa. Se não houver, não deve tardar em aparecer.

    2. Avatar de dew
      dew

      Adicionar 112 aos contactos?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        melhor comentario, parabens, o mundo geek esta ctg, juntos vamos revolucioar o mundo pois geeks linux e android tem poder do tamanho do universoooo..allla !

      2. Avatar de Marco
        Marco

        os contactos é para mensagens, não para telefonar!

  2. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    “discretamente”

  3. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    esse sistema caminha para a morte

  4. Avatar de marcocm
    marcocm

    Sim.. aquele apito faz com que seja tudo menos discreto!

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho que não percebeste. Ele é discreto se desligares o som do contador (mas podes ter ambas as funcionalidades). 🙁 bastava ler e ver as imagens…

  5. Avatar de Alpha
    Alpha

    E não precisa de nenhum adaptador? De vez em quando podiam fazer assim um artigo sobre estas funcionalidades curiosas noutros telemóveis que as marcas implementam no Android.

    1. Avatar de Vítor M.

      E não se fazem? É que eu acho que tu estás só focado nos artigos Apple, para dizer mal, e nem notas que fazemos tantos sobre Android 😉 já não enganas 😀

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Cada um se foca naquilo que tem mais interesse… claramente o user tem um Android no entanto está focado e tem interesse em ter um Apple.

    2. Avatar de Alpha
      Alpha

      Talvez “um Apple” traga na caixa umas palas para o cliente usar, mas “um Android” não traz, por isso posso olhar e interessar-me por aquilo que eu quiser, tal como também não traz correntes/algemas, pelo que quando quiser ter “um Apple”, ou um “Qualquer outro” nada me prende, fixe, hum?
      E que tal deixar uns links para colmatar a minha aparente distração, em vez de partir para a ignorância, ou argumentum ad hominem?

      1. Avatar de Vítor M.

        É verdade sim senhor… Espera lá, estás a falar em palas, vê se as tuas não têm por fora um robô desenhado mas por dentro uma maça. Normalmente só fala quem tem que se lhe diga! 😉

        1. Avatar de P.M.
          P.M.

          Compreendo a atenção dada por parte de vocês ao iOS em vez de ao Android, pois o iOS tem um leque muito mais alargado de cliente… ou será ao contrário?

          1. Avatar de Vítor M.

            Não é verdade, falamos mais no Android não só pelo número de utilizadores mas pelo número de dispositivos, logo, basta ver uma secção e outra para ter essa ideia. Agora, o iOS desperta sempre muita curiosidade, quando se faz um guia ou uma notícia, como o iOS está concentrado, os equipamentos todos têm acesso ao mesmo (também por isso há menos guias práticos em iOS).

  6. Avatar de Touch ID
    Touch ID

    “Este recurso permite que o utilizador, discreta e rapidamente, possa chamar ajuda do 112”
    Discretamente ou aflito? Telefona-se discretamente para o número de emergência?
    Carregar 5 vezes no botão ligar/desligar é semelhante a ter um botão de emergência.
    1 – Vamos supor que se tem um iPhone com Touch ID (no futuro todos vão ser) e não sabe de cor o número de emergência.
    2 – Para se ter acesso fácil ao número de emergência é preciso ter acesso ao ecrã de desbloqueio por código (está nesse ecrã) – mas com Touch ID só aparece usando um dedo não reconhecido (que não desbloqueia o Touch ID). Quem é que se vai lembrar quais são os dedos reconhecidos e não reconhecidos numa emergência?
    3 – Assim, desbloqueia-se o iPhone com o Touch ID e marca-se o número de emergência pressionando o botão de ligar/desligar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se estiveres numa situação que não queiras fazer alarido, e como podes desligar o som do contador, clicar 5 vezes no botão Power do iPhone e ele poderá fazer a ligação ao número de emergência. Se estiveres num local com um assalto, discretamente podes pedir ajuda.

      O resto acho que estás a confundir o botão ligar/desligar com o botão Home.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Especialmente tendo em conta que podes ligar para os numeros de emergencia com o telefone bloqueado e até mesmo sem qualquer tipo de cartao SIM ou rede wifi.

      Logo nunca irás necessitar de desbloquear o telefone ou saber quais os dedos que sao reconhecidos para efetuar a ligacao.

      Quanto a saber o numero internacional de emergencia, acho que é algo que toda a gente deveria de saber…

      Até a minha filha que vai fazer 6 anos e está no segundo ano na primária sabe o numero de emergencia internacional de cabeca.

  7. Avatar de JOAO REBELO
    JOAO REBELO

    como ativar no iphone 5s