Apple tem patente que encontra o seu iPhone mesmo desligado

67 Comentários

A Apple tem um sistema que já recuperou milhares de iPhones aos seus donos. O sistema Encontrar iPhone apareceu em 2009 e permite que os dispositivos Apple possam ser localizados quando estão perdidos ou são roubados.

O sistema, contudo, tem um ponto fraco. Se quem roubou o seu iPhone desligar o dispositivo, tirar o cartão SIM ou colocar o aparelho em modo Voo… nunca mais o irá encontrar. Calma… a Apple afinal tem a solução para isso.

patente-pplware_encontrar_iphone00


Como podemos ler aqui, deu entrada no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos um sistema que revela como a Apple poderá detectar o seu iPhone mesmo que este esteja desligado.

A patente número US20160323703, aprovada no dia 6 de Maio deste ano, detalha como adicionar a um iPhone uma funcionalidade que permite ao iPhone informar a Apple do seu estado mesmo que exista periodicamente um “estado de incapacidade de transmitir dados da sua localização”.

patente-pplware_encontrar_iphone01

 

Como funciona o sistema?

A Apple poderá colocar um temporizador para ligar periodicamente uma parte do dispositivo a partir de um estado desligado. Nessa altura, serão activados os módulos de serviços de localização que irão determinar a localização do dispositivo e enviar logo de imediato a informação recorrendo a um ou mais canais de transmissão.

Seriam enviados os códigos de localização via -mail ou por mensagem de texto. Também seriam enviadas imagens, voz e outros dados que poderão ajudar o proprietário do iPhone a criar um padrão que o leve ao larápio ou a quem tem um iPhone que pertence a outra pessoa.

Não está claro se o recurso iria trabalhar em iPads e MacBooks usando somente Wi-Fi. Isto porque nem os iPads WiFi nem os MacBooks têm capacidade de transmitir dados sem estar ligados a uma rede conhecida.

 

Mas não será pelo cartão SIM?

A lógica diz-nos que não, assim como actualmente o Encontrar iPhone fica praticamente inactivo se o cartão SIM for removido, o sistema terá de usar outros meios que salvaguarde a integridade da comunicação. Há vários sistema que comunicam nos dois sentidos e que podem ser aperfeiçoados.

Esta patente não está dedicada ao iPhone ou ao iPad, contudo, tendo em conta a atitude da Apple face à segurança, poderá ser de facto um trunfo a apresentar já no próximo iPhone 8.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    Bem jogado, mas acho que convém ter bateria suficiente para ele fazer o “Phone Home”, ou seja, também vão ter que impedir que a bateria chegue aos 0% por software, o que alias já devem fazer.

    1. Avatar de adolfo
      adolfo

      sem rede nem wifi vão ligar-se como? por telepatia?

      1. Avatar de Mike
        Mike

        As chamadas de emergência também são por telepatia?? comunicação existe…

        1. Avatar de João MS
          João MS

          Se nao houver nenhum tipo de cobertura gsm/lte/umts/etc nao e possível realizar qualquer tipo de chamada de emergencia.

          1. Avatar de José Carlos
            José Carlos

            Sim, mas também para que alguém há-de querer um iphone se não for para utilizar.

            Para pisa papeis num local sem rede é um objeto interessante.

        2. Avatar de Pedro S.
          Pedro S.

          Esses protocolos de partilha de rede são inteiramente exclusivos, nunca podendo ser usados para transmissão de dados. Apenas funciona para voz e para o número 112.

      2. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Lê a patente.

        Dá sinal para outros iPhones, que chibam o iPhone roubado.

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Caso não saibam o iPhone já comunica com a Apple sem o SIM, usa as antenas gsm (acordos com os operadores), testado por mim telefonei para a Apple porque tinha o equipamento bloqueado e não sabia a password, mandaram enviar por email factura de compra, passado 4 horas ligaram.me para efectuar o desbloqueio e para meu espanto sem cartão sim é sem WiFi ligado apareceu um código no ecrã que eles me pediram para dar por telefone, e foram eles que enviaram o código. E pronto vastou isso para me desbloquear o equipamento.

    1. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      Que conhecimento vasto. Vasta ler isso.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Se bem percebo, eles conseguem ligar módulos, logo poderão ter conseguido ligar o WiFi do teu tlm e enviar o código!

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      em qualquer smartphone tb podes ligar ao 112 sem o cartao SIM 😉

    4. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      É cada invenção que aparece por aqui!

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Invenção? Tens um Iphone? Faz o que eu te digo bloqueia o mesmo e telefona para lá a dizer que perdes-te a passw e que não sabes.

        Eles pedem uma factura e a seguir ligam para ti e explicam que tens que estar com o equipamento na mão que vai aparecer um código (sem wifi e sem SIM) e eles querem esse código e pronto só desligar e ligar ao itunes ja está desbloqueado.

        Por isso eles usam o GSM, não sei como mas usam. Mas testem!

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Agora até já vens com outro nome! Tanta invenção dá dinheiro? Deves ser algum “escritor” de ficção, embora mais aspirante do que escritor

    5. Avatar de adolfo
      adolfo

      que eu saiba o sinal gsm sem “sim” apenas é permitido em chamadas de emergência!

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    espera a’i…vamos ver do outro lado da moeda.
    Se queremos estar anonimos (com o telemovel desligado) agora vai ser possivel alguem saber onde estamos mesmo com o tlm desligado?
    isto nao me cheira mt bem em termos de privacidade…

    1. Avatar de Pecas
      Pecas

      Bem… quem nao tiver NADA a esconder e que nao esteja fugindo de ninguém, nao tem de quê temer.

      1. Avatar de joão
        joão

        toda a gente tem algo a esconder. chama-se privacidade, direito à sua vida privada. só um total asno acha o contrário e mesmo esses recusam mostrar a vida toda.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      E eu preocupado com a Apple saber onde eu estou ou neste caso, onde o meu telefone está, preocupava era se a minha mulher soubesse onde estou.

      (Joking).

  4. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Ou seja, mesmo que desliguemos o telemóvel eles continuam a ver e ouvir onde estamos e o que falamos 😀
    Mas a desculpa da segurança é boa 😀

  5. Avatar de José
    José

    Qualquer dia tudo é patente… só falta patentearem o uso das cores…

  6. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    É nisto que a Apple ganha à Google. Segurança. Quem rouba um iPhone hoje em dia já não faz muito com ele. O mesmo não se pode dizer de um Android… 🙁

    1. Avatar de adolfo
      adolfo

      fia-te na virgem!

      1. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        Rouba um iPhone então… Se tiver o iCloud bem configurado, não fazes mais nada com ele.

        1. Avatar de MiguelDias
          MiguelDias

          Estas bem enganado, existe pessoal a programar a nand com novo serial e desbloqueado.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Sim? ofereço iPhone 6S a quem desbloquea-lo!!

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            MiguelDias, lol! mais invenções, deves ter apanhado uma boa veia

          3. Avatar de MLopes
            MLopes

            seria otimo se me desses uns contactos. tenho lá em casa uns quantos que me ofereceram como pisa papeis e ainda não descobri ninguém que os consiga ressucitar com um serial legal. obrigado

          4. Avatar de Marco
            Marco

            MiguelDias, como é que alguém vai programar o nand com alguma coisa nova se o os dados no nand são encriptados com chaves geradas pelo aparelho? Isto é, só podes colocar alguma coisa na nand se tiver sido o próprio aparelho a encriptar esses dados, o que não seria o caso. A alternativa seria conseguir obter o UID do aparelho para de alguma forma gerar novas chaves de encriptação, mas isso está fora de questão pois é inacessível, dado que está “fundido” no próprio processador.

          5. Avatar de MikePT
            MikePT

            Mike/MLopes há pessoal que substituiu a NAND e CPU de uma motherboard queimada… Existe um vídeo no YouTube a exemplificar… Se quiserem disponibilizar um dos “pisa papéis” (iPhone 6S) e enviá-lo para mim na Alemanha (pago os portes), estou tentado a experimentar, já que tenho uma motherboard que foi “à sanita” por uns minutos… 😉

          6. Avatar de Marco
            Marco

            MikePT, mas para isso acho que precisas de chips de aparelhos não bloqueados.

          7. Avatar de MikePT
            MikePT

            Marco, mas eu tenho NAND e CPU de um iPhone desbloqueado 😉

          8. Avatar de Marco
            Marco

            MikePT, como disseste que tens uma motherboard queimada, assumi que os chips estariam “queimados” (passe a expressão), o que terá sido um salto de raciocínio a mais. Contudo, há alguma probabilidade que pelo menos um deles tenha sido afectado.

        2. Avatar de bola
          bola

          Lol, só os recentes é que não, os mais antigos (IOS) é só colocar factory reset e mudar o IMEI se quiseres e prontos 😉 (dark web knows)

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Eu sou adepto de Android mas ele tem razão, não há nenhum Android que depois de roubado ou achado não se possa usar, o mesmo não se pode dizer de um iPhone, basta o dono bloquea-lo na conta Apple e não há nada mais a fazer, fica tijolo ou devolves ao dono!

        1. Avatar de bola
          bola

          Não é bem assim, de maneira geral os Android qq um mesmo sem conhecimento de roms e eproms consegue os da Apple mais recentes são difíceis mesmo.

        2. Avatar de Pedro S.
          Pedro S.

          Basta provar que o telemóvel é nosso, declarar o IMEI à nossa operadora e no espaço europeu o telemóvel fica barrado na ligação às operadoras e daí, zero chamadas, zero dados, zero mensagens. Só dá mesmo para usar por wifi..

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Não é verdade para o espaço europeu, é apenas para alguns países na Europa e depende das operadoras. Para além disso não há falta de países fora da Europa, quem se dedica a isto não é burro.
            O bloqueio de IMEI é de eficácia limitada…

        3. Avatar de gentleman
          gentleman

          Avast anti-theft com root faz o mesmo

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Como é que faz o mesmo? É apagar e instalar um novo ROM e deixas de ter Avast. Nem sequer a Avast anuncia este tipo de funcionalidade que o Mike refere.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Não te esqueças é que esses sistemas também servem para a empresa saber TUDO sobre ti, pois não os podes desligar e aceitas que estejam a ser usados, quando aceitas as condições de compra do telemóvel.
      É muito bonito dizer que “se mo roubarem, posso pedir a localização dele, mesmo que tenha sido desligado ou lhe tenham trocado o cartão”… também serve para “se andar com ele, a empresa sabe de tudo o que faça, mesmo tendo desligado o acesso à internet, ter a privacidade no máximo e nem usar o gps.”

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Não queres que saibam sobre ti, simples, deixa o tlm em casa q

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Não queres que saibam onde andas deixa o tlm em casa na próxima vez que não quiseres ser seguido.. que raio de mania de perseguição… para eles tu és um número, um cliente em milhões…

        1. Avatar de joão
          joão

          o problema nem é a empresa. mas para perceber isso é preciso pensar durante mais de 10 segundos.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Lendo a noticia, Com esta patente, bem que podes desligar a net, meter em modo de avião ✈, tirar o cartão faças o que fizeres o sistema vai estar a enviar a tua localização para a Apple.
      Se fosse outra empresa chamava isso outra coisa, mas que é seguro é.

      1. Avatar de bola
        bola

        Nem mais, mas espera que daqui a uns tempos quando a Samsung ou Microsoft fizerem isto, os fanáticos dizem logo isso e depois vamos ter que lhes relembrar esta notícia, mas prontos é assim a vida 🙂

      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Eu sei que não há à muitos anos nenhum caso em que uma anomalia num avião seja atribuída ao uso do telemóvel, no entanto pedem sempre para activar no modo avião e no entanto o iPhone lembrasse e liga o GSM para comunicar…
        As companhias aéreas vão gostar tanto dos iPhone’s como dos Note 7…

        1. Avatar de João Rodrigues
          João Rodrigues

          Voo com muita regularidade e nunca ligo o modo de voo. Até hoje nunca caiu nenhum.

      3. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.

      4. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        É uma patente, não é um produto.

      5. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.

      6. Avatar de Marco
        Marco

        É uma patente, não é um produto. A própria patente indica que seria o utilizador/dono a definir se queria esta funcionalidade ligada, e que só funcionaria dentro de certas circunstâncias – o que segue um princípio idêntico ao que já acontece para o sistema de localização de aparelhos perdidos.

  7. Avatar de Pisca
    Pisca

    Quando é que tira cafés e estrela ovos ? Isso é que era

  8. Avatar de Claudio
    Claudio

    Palhacos treta de noticia entao envia sms etc etc desligado. Das duas 3 ou se liga a bateria ou ao wifi ou a rede movel:) lol p de jornalismo

  9. Avatar de Joana
    Joana

    Todos os telemóveis podem usar as BTS/NodeB’s e EnodeB (2G/3G e LTE) para comunicar, mas apenas para os serviços de emergência e são identificados por IMEI.
    Podes idolatrar a Apple, mas ao ponto de inventares? acho que devias de pôr os pés no chão e pares de sonhar.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Mas há alguma lei que impeça o equipamento de usar a rede GSM/3G ou 4G sem cartão? Os operadores não permitem o acesso porque senão tem cartão tão a perder dinheiro, agora se a Apple chega a um acordo para que todos os seus telemóveis possam realizar uma comunicação para um número deles o que é que isto tem de anormal, não me parece que seja de todo descabido.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      é só gente bem informada.
      então se é possível usar as BTS/NodeB’s e EnodeB (2G/3G e LTE) para comunicar, porque raio não poderão ser utilizadas exatamente as mesmas coisas para comunicar? 😉 agora fiquei baralhado…

  10. Avatar de Pedro Guilherme
    Pedro Guilherme

    Apple como sempre tardia…Samsung patentou um sistema inovador no Galaxy Note 7, o de auto explosão….se o usuario explode nao tem roubo, logo nao tem necessidade de rastreio.

    kkkkk ja ja burlam isso, assim como o icloud, bloqueio de imei…etc…na 22 de março o que se tem de desbloqueioo de iphone é facil. Enquanto tiver vulnerabilidade nenhum sistema é confiavel.

  11. Avatar de Filipe F
    Filipe F

    Eheh pelo menos já se sabe que o Vitor da PPLWARE é um verdadeiro fanático da Apple, com tanto produto ”do Vitor Martins”

  12. Avatar de abdu
    abdu

    Um modo da NSA saber sempre onde andamos, mesmo com o tlm desligado

  13. Avatar de OTelepata
    OTelepata

    A Apple a oficializar os resultados da sua parceria com a nsa, fbi, cia e outras agências manhosas. Depois ainda vão fazer show off para os tribunais.

  14. Avatar de VC
    VC

    Novidades? Falamos de algo que já existe deste o primeiros tempos das telecomunicações…

  15. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    Já estou a ver a Google e a Microsoft Windows dizer aos seus colaboradores, se tem iphone tem de deixá-lo na caixa a entrada para a Apple não ouvir e ver as nossas conversas. Lol

  16. Avatar de Alpha
    Alpha

    Privacidade? Lol!
    Patentes não faltam a Apple mas depois quando lança os seus produtos, as inovações passam por retirar portas e substitui-las por adaptadores.

  17. Avatar de Hugo Mendes
    Hugo Mendes

    Pode ser que com esta nova tecnologia não se perca o verdadeiro objetivo do Find My iPhone, que é a entrega ao dono, já que nas versões até à data não o fazem, apenas permitem o telemóvel virar tijolo… ou melhor, dependendo das mãos em que caiem, nem isso.