Android domina o mercado com 90% dos smartphones vendidos

89 Comentários

Todos sabem que apesar do iOS e do iPhone serem os mais lucrativos, é o Android que domina o mercado dos smartphones, em número de unidades vendidas.

Mas se este é um domínio que é natural, por várias razões, nunca esteve tão vincado como agora. No último trimestre quase 90% dos smartphones vendidos eram Android.

Android iOS

Os números que comprovam este novo máximo do Android foram avançados pela empresa de análise de mercado Strategy Analytics, que estima que no terceiro trimestre de 2016, 88% dos smartphones que entraram no mercado eram alimentados pelo sistema operativo da Google.

O domínio do Android nas vendas

Este valor não acontece por acaso e resulta de perdas dos sistemas concorrentes e do natural aproveitamento que foi feito pelo Android. Não se venderam menos smartphones, muito pelo contrário, com o valor para o trimestre a ser de 375,4 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 6% face a 2015.

Envios globais de smartphones por SO (Milhões de unidades) 3ºQ ’15 3ºQ ’16 Crescimento Ano-a-Ano (%)
Android 298,0 328,6 10,3%
Apple iOS 48,0 45,5 -5,2%
Outros 8,2 1,3 -84,1%
Total 354,2 375,4 6,0%

Há a destacar que o iOS e o iPhone perderam 5,2% face ao mesmo período do ano anterior e que, aqui sim uma surpresa completa, o Windows Phone e o BlackBerry desceram 84,1% face a 2015, tendo agora uma expressão quase nula.

O mercado global é dominado pelo Android

Ao analisar os números de quota de mercado a mesma realidade anterior pode ser vista. Aqui o Android domina já com 87,5%, tendo o iOS apenas 12,1% do mercado. Os “Outros”, que combinam o Windows Phone e o BlackBerry têm também aqui um valor marginal, com apenas 0,3%, tendo caído dos 2,3%.

Quota de mercado global de smartphones por SO (%) 3ºQ ’15 3ºQ ’16
Android 84,1% 87,5%
Apple iOS 13,6% 12,1%
Outros 2,3% 0,3%
Total 100,0% 100.0%
Crescimento Total Ano-a-Ano % 9,5% 6,0%

Curiosamente as perdas da Apple resultam em vendas abaixo do esperado na China e em África. No caso do Android parte do seu crescimento resulta das vendas de equipamentos de entrada de gama, principalmente nos mercados emergentes.

Mesmo com este domínio completo, a Google e o Android têm alguns desafios importantes pela frente. Este SO está presente com cada vez mais marcas e com cada vez mais equipamentos, o que leva a que os lucros sejam reduzidos. Poucas marcas conseguem ter lucros elevados e a própria Google, com os novos Pixel, está a concorrer directamente com os seus parceiros.

Strategy Analytics

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonmi
    Gonmi

    Eu troquei de iPhone 6 para o Samsung S6. Ainda bem que mudei. Muito mais liberdade.

    1. Avatar de zecaverdades
      zecaverdades

      +1 (por mim) e +1 (pela minha mulher)

    2. Avatar de Logic
      Logic

      +1 (Quanto ao resto não sei, mas eu troquei mesmo de iPhone 5s para S6 e não estou arrependido)

  2. Avatar de Oriane
    Oriane

    Mas não é que seja o melhor OS. O Android está presente numa panóplia de marcas, dai a sua popularidade. Tenho pena que o Windows Mobile não tenha crescido tanto. É um ótimo sistema.

    1. Avatar de SG
      SG

      Concordo contigo, é um sistema de topo. Mas a Microsoft foi sempre limitando o hardware… E, com isso, e poucas vendas, foi-se assistindo a cada vez menos software. O meu Lumia 640 foi um belo exemplo de preço vs desempenho. Nunca crashou, muito fluído mesmo. Mas cansei-me das limitações de aplicações, e mudei para outro OS. Mas é pena, porque o WIndows 10 Mobile tem um potencial enorme. Bastava a Microsoft ter apostado em modelos premium equivalentes a outras marcas…

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Vamos dar tempo ao tempo, quando a MS lan;ar o novo update Creators acho que muita gente vai correr para a plataforma MS, pois nao vai haver concorrencia para as tecnologias inacreditaveis que ai vem.

      1. Avatar de SG
        SG

        Daí eu achar que a Microsoft fez um trabalho mau com o Windows Mobile… Quer dizer, estamos a falar da Microsoft… Quantos têm computadores com outro OS que não o Windows? A tecnologia deles está em todo o lado, nas caixas ATM, no trabalho, em casa… Eles estão cheios de tech, mas não souberam transpor isso para a área Mobile. Tiveram ideias muito interessantes com o 950, mas não as colocaram potenciaram… Eu espero, sinceramente, que haja uma reviravolta, porque continuo a dizer: em termos de preço vs desempenho, é muito difícil bater um smartphone windows.

        1. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Aqui no Brasil muitos caixas ATM usam Linux. Creio que seja uma burrice usar Windows em caixas ATM, caixas de supermercado, etc.

          Quanto aos fones com Windows, pode ser fluido quando não têm nada instalado nele, talvez com exceção de aplicativos da MS, pois vários aplicativos ficam com mensagens de ‘Retomando…’, refletindo a péssima multitarefa que esse S.O. rejeitado têm.

          O mercado foi sábio ao rejeitar essa porcaria que a MS queria empurrar de todo jeito. Ruim para manter um aplicativo pois a toda hora muda de API, ruim de mercado, ruim de multitarefa.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tendo Androids a custar 50€ para cima, enquanto no iOS é cerca dos 350€ (iPhone 5s).
    Isso já não é notícia.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Com Windows Mobile quase nos 0%, quando é que os wfans deixam de dizer que a coisa vai mudar e o WM10 vai subir ao pódio?

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      É assim tão importante para ti que o WM desapareça?

      No dia em que o Android dominar totalmente o mercado deixam de se preocupar com o utilizador.

    2. Avatar de José
      José

      Muito ralados ficam vocês com o WM. Não se preocupe que os “wfans”, apesar do que diz estão muitíssimo bem servidos. Tanto que se esquecem haver outros sistemas e haver uma campanha desde sempre para eliminar esses sistema do mercado, basta ver a reacção ignorante dos vendedores quando se fala deste sistema até lhes dá um tremelique porque será? A comissão é menor? Só pode.

    3. Avatar de flavio
      flavio

      O windows mobile nunca vai subir ao pódio. Mas também não vai desaparecer como muitos apregoam, dado que este está contido no core do windows e na visão da Microsoft de ter um sistema que funcione em qualquer lado

    4. Avatar de LuisMAsantos
      LuisMAsantos

      Se há uma coisa que o mundo da tecnologia tem ,é uma volatilidade alta .O que é hoje, daqui á 1 ano ou 2 pode ter dado uma volta de 360ª .Sou utilizador WM10 ,e tenho poucas esperanças que isso aconteça nos próximos 3 a 4 anos .Foram cometidos muitos erros ,e esses erros demoram tempo a consertar .O WM10 não vai morrer como muitos anunciam ,nem que tenha 0.001 de quota de mercado .

      1. Avatar de L_730
        L_730

        Já agora uma volta de 360 voltas ao mesmo. Se calhar era 180 que querias dizer.

    5. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Eu uso Windows Mobile… não sei se vai morrer ou não.
      Mas enquanto o meu aparelho durar… não o vou mudar.

      Foi barato (cerca de 180 euros à altura por um 640XL DS 4G), tem tido updates do sistema operativo todos os meses, não sou nenhum aficionado por aplicações, mas o que tenho necessitado, tenho encontrado…
      …até a minha esposa que não é nenhuma techie (longe disso), tem um (já é o segundo, por isso já sabia ao que ia no segundo) e não teve nenhum problema com ele (nem utilização nem de hardware).

      Diria que SE o WM desaparecer… terei muita pena, mas a vida continuará. Enquanto existir e a concorrência for a mesma… continuarei neste sistema operativo! Curiosamente… conheço muitos que me dizem o mesmo, não compreendo como o WM tem tão pouca cota de mercado.

      1. Avatar de Jose Rato
        Jose Rato

        WM10 é o telemóvel da comunidade intelectual: aquele que ninguém tem e só alguns que vêem coisas que mais ninguém vê percebem que é melhor que os outros.

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          LOL, sim a julgar pela “soberba inteligencia” desse comentario, deve efectivamente ser assim… Haja paciencia…

        2. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Não vejo as coisas desse modo. Optei por WM8.1 por curiosidade (Tive primeiro iOS e depois Android), e depois a coisa atualizou para WM10…. e apenas tenho a dizer que é um sistema operativo diferente, simples e eficaz. Tal como o Android quando começou não tinha nada e agora vai tendo umas cosinhas.

          Por experiência própria tenho apenas a dizer que tem pior fama do que aquilo que realmente é e muita da má fama tem origem nas versões anteriores do SO… uma vez mais à semelhança do Android, a má fama vem essencialmente de equipamentos fracos com versões anteriores do sistema, porque atualmente tanto um como o outro são muito bons…

          …quanto ao iOS já não posso criticar porque não conheço as versões mais recentes.

    6. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOL, pronto lá começa a azia matinal dos WM10 haters. Eh pah mas qual é que é a porra do vosso problema com o W10 e quem gosta dele? Estás a ver os utilizadores W10 constantemente a deitar abaixo o Android e o IOS???? Eu não, apenas explicam porque perferem o Windows!!
      CRESÇAM!!!!

    7. Avatar de APereira
      APereira

      É um sistema operativo como outro qualquer e teve o “azar” de comecar tarde onde outros já estavam establecidos…logo é sempre mais complicado angariar novos clientes.

      Acorda para a vida e para com os fanatismos, seja qual for o sistema operativo…espeta com o fanatismo na arvore de natal para ver se fica bonito.

      1. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        Olha que estás enganado…
        Windows mobile existe há mais tempo que qualquer um dos demais.

    8. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Essa estória não me interessa nem um pouco. O que me interessa é que o W10m vai continuar a existir independentemente de shares. Caso contrário o Windows 10 como olha plataforma universal não faria sentido.

    9. Avatar de Paulo
      Paulo

      É mesmo fixe não é?

    10. Avatar de Toni
      Toni

      O que não estas a entender, é que o Windows 10 Mobile não vai ser para todos, mas sim um nicho de mercado, empresas e ppl com poder de compra, o Android fica num segmento abaixo, mais universal, e lógico que quem tem um Apple e está farto, não se muda para um Android, muda-se para um Windows 10 Mobile. http://www8.hp.com/pt/pt/ads/elitex3/overview.html

  5. Avatar de HB
    HB

    “apesar do iOS e do iPhone serem os mais lucrativo” mais lucrativos que o quê? Que todos os Androids vendidos?

    1. Avatar de Mário S.M
    2. Avatar de LuisMAsantos
      LuisMAsantos

      Por cada iphone vendido ,a apple ganha muito mais ,que a grande maioria dos fabricantes android .
      Existem muitos androids no mercado a serem vendidos quase ao preço de custo

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Acrescento ao que o liberal disse que a maioria até tem prejuízo.

        A Apple tem 94% do lucro.

        Obviamente iOS = Apple.

        Além disso, as vendas da AppStore são o DOBRO das vendas da PlayStore, ou seja, fora a Samsung que ganha uns tostões, ninguém ganha nada com o Android. Por isso é que tem tanto “sucesso”.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Exacto porque a maioria dos fabricantes sao malucos para se meterem a investir no mercado sem terem lucro…

        Valha-nos Deus e todos os santos…

    3. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      pssst! O lucro de todos os androids não vai para a mesma empresa…

      1. Avatar de LuisMAsantos
        LuisMAsantos

        EU explico melhor ,a apple por cada iphone vendido ,tem por exemplo 70% de lucro ,a xiaomi por exemplo, tem 15 ou 20% de lucro por cada unidade vendida .Resumindo ,por isso é que a apple é mais lucrativa ,
        Isto são números hipotéticos.

        1. Avatar de Mario Pinto
          Mario Pinto

          Então se são nºs infundados e sem verificação e autenticidade para que é que comentaste?

        2. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Isso é que era bom para a Apple e para a Xiaomi.

          Os Xiaomi só são baratos porque não pagam impostos ou dão garantias.

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Os lucros com iOS vao todos para a Apple… Os lucros com Android sao distribuidos entre a marca que fabricou o equipamento e a Google.

          Aliás, quem ganha mais com o Android é a Google deixando apenas as migalhas para o fabricante que ainda vai ter de suportar o hardware, garantia e o sistema operativo a fazer actualizacoes.

    4. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Por acaso, segundo os cálculos de alguns analistas, até parece ser exactamente isso, tem mais de 50% dos lucros da indústria de smartphones.

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Muito longe disso mais de 94%

        1. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          E isto antes do fiasco do note 7, que a Apple ainda vai chegar aos 100%

  6. Avatar de José
    José

    Android nem dado.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Eu apenas compro telemoveis windows, desde sempre (o meu primeiro foi um HP ipaq, depois samsungs e agora lumias).
    Nunca tiveram na moda, mas nunca acabaram.
    Enquanto os da moda foram da mesma maneira que vieram…. De um dia para o outro já não é moda

  8. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    Há muito mais Nissan leafs que Teslas model S… mas qual é que eu gostaria de ter? hummm, os Teslas não dão para flashar, nem meter roms duvidosas que geram a tão aclamada liberdade…. just a thought…..

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      No iOS tens zero alternativas, no máximo jailbreak.

      No Android, podes deixar como está; podes fazer root; podes instalar outras ROM. Isso significa que tens todas as possibilidades e usas a que queres.

      A questão é que como falas parece que quem tem Android tem forçosamente que meter ROM ou fazer root, quando >90% nunca mexeu com essas coisas nem precisa delas.

      Mais: o Android v4.2 e superiores estão tão bem apetrechados que a esmagadora maioria das pessoas nem sabe nem se interessa que versão tem porque faz “tudo”

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        O iOS funciona melhor, funciona bem logo a partir do momento que o tiras da caixa.

        1. Avatar de Berrio
          Berrio

          Rapaz…porque não vais ate lá fora e vais ver se está a chover?
          Nunca se reparaste que em liberdade nem sempre tudo funciona bem?
          Se gostas de apple fica na tua, mas não moas a cabeça aos outros.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Um Leaf custa 1/10 de um Tesla e faz muito mais que o Tesla…

      Só compra Tesla quem quer ser roubado.

      (Ironia)

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Um leaf novo custa com compra de baterias (nada das tretas de aluguer), perto de metade de um Tesla Model S. E.. o mesmo que um Tesla Model 3…

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Claro…por isso é que referi que a Tesla está a roubar os consumidores…

    3. Avatar de Alberto
      Alberto

      Não se resume á alteração de ROM, o proprio sistema é muito mais customizavel que o da maça. Para não falar da conectividade com outros sistemas, por exemplo, tenho um GPS externo que uso no jipe para TT e como não é “certificado” pela Apple só posso usar em Android. A Apple é altamente para quem tem os sistemas todos, fora isso não aconselho.

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        O Android é feio e desenjeitado e não tem muita consistência.

        Depois põem essa responsabilidade nas mãos do consumidor, como quem diz “se o telemovel não é bom, a culpa é tua”.

      2. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        Isso não tem nada a ver com a Apple mas com quem fabricou o GPS externo, chama-se compatibilidade e “dá” para os dois lados.

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          A Apple é que bloqueia tudo que não é “certificado”, não os fornecedores

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            A Apple não tem que certificar nada para funcionar, se fosse assim da maneira como imaginas tanto acessório à venda que não funcionaria no iPhone, apesar de até funcionar. Há protocolos de comunicação.

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Bartolomeu, a questão aqui é que o fabricante para certificar para a Apple tem que pagar, o que significa um preço de venda superior e menos escolha. Eu tenho produtos Apple também, mas não os estou a renovar devido aos novos requererem novos conectores ou adaptadores e cada vez servirem menos as minhas necessidades. O MBP, iPhone etc já não tiveram seguidores da marca. Há alternativas.

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Belmiro, o que há é um programa pago que dá acesso mais priveligiado a informação da Apple sobre o conector lightning e Airplay, com o direito a usar um logotipo. Isso não impede empresas de criarem acessórios sem o dito logotipo, nem de usarem outras formas de comunicação além da porta lightning.

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Certificacao nada tem a ver directamente com a compatiblidade.

            Simplesmente a certificacao é uma garantia da marca do equipamento em como aquilo vai funcionar 100% com o equipamento e cumpre todas as normas de qualidade estipuladas pela marca.

            Nao quer isso dizer que nao estar certificado nao funcione, simplesmente a Apple nao testou e certificou-se que funcionava, por isso a unica garantia que tens de que vai funcionar é o fabrincante te dizer que funciona.

        3. Avatar de Toni
          Toni

          A Apple para certificar, e deixar que o seu produto aceite ligação ao seu, pede royalties ($$$$$)

    4. Avatar de Henrique
      Henrique

      E fazem mais km, com maior aceleração e conforto 😉

  9. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Isto é a mesma coisa que dizer que 90% das pessoas come feijão.
    Há muita variedade de feijão mas ainda assim..

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    é por isso que mais vale ter ios (para quem gosta dos produtos) sao menos

  11. Avatar de Filipe F
    Filipe F

    A questão aqui é a enorme perda de quota da Apple. Tem vindo a ser assim desde há 1 ano…
    Já nem os proprios clientes conseguem manter? Ou durante varios anos era tudo magia por causa de andarem a entrar aos ”poucos” em vários mercados vendendo a ilusão que ano após ano cada vez vendiam mais e ganhavam mais terreno? O ultimo grande mercado foi a China, acabou-se o boom desde então. Agora é ver os que vêem da concorrencia para iOS ou os que saem do iOS para outros, e desde há 1 ano a perder quota de vendas e de mercado a resposta é clara…

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A quota da Apple oscila ao longo do tempo. Desceu qualquer coisa agora mas até está mais alta do que há 2 anos.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Na realidade, tem mantido as vendas. O mercado está a aumentar, por isso basta o iOS não aumentar as vendas para descer de cota.

  12. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Lógico que o Android irá sempre estar presente em mais equipamentos, porque exisem equipamentos a serem vendidos a 50 euros ou pouco mais.

    A questão mais importante é a variação do iOS em comparação com o Android.

    O iOS caiu mais de 5%…E na quota de mercado, de um ano para o outro caiu 1,5%… Existe um site com o mapa-mundo que mostra a evolução dos sistemas operativos nos últimos anos e a perda do iOS é notória.
    Cada vez mais os smartphones mais baratos têm vindo a realizar as tarefas com qualidade. Há uns anos não se comprava nada de jeito por menos de 200 euros. Actualmente, para um utilizador que não seja muito exigente, um equipamento de 150 euros serve perfeitamente! Mesmo para quem quer o smartphone só para trabalhar, não precisa comprar um equipamento de 700 euros.

    Quanto às pessoas que têm iphone, exceptuando os fãs mais fiéis, começam a deitar o olho para as outras marcas… É um sério problema para a Apple, mas a Samsung também não está livre. Vai perder o mercado dos equipamentos mais baratos.

    Vai ser interessante assistir à evolução do mercado. Mas Apple e Samsung vão ter que repensar os preços que praticam…

  13. Avatar de T0PL0ser
    T0PL0ser

    Ultimamente ando pensando em comprar um novo smarthphone. Vejo muitas opções, muitos preços, muitas especificações, será que 2gb de ram são suficientes para o que quero, sera que 3 é a melhor opção, ou salto ja para os 4? Snapdragon, mediateck ( será que os não hélio sao opçoes validas a concorrer com os snap?)…….serao os 5.5 polegadas demasiados grandes(ja tive um oneplus1 nas mãos e achei grande)….ate agora so tive 2 smathphones, 1sapo A5 (durou 2 anos) e um NL530( ja tem 2 a os e serve para o que falo, mas ja anda a vacilar), vale mesmo a pena pagar 200 por 3 ou 4,gb em vez de 90 por 2,gb de ram, falam muito do Android comer ram…nem refiro o peocessador….

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      No caso de iOS o iPhone 6/SE são bons pontos de partida. No caso de Android 2 GB RAM é o mínimo, 3 GB bom, 4 GB óptimo e não compres nada que não tenha já disponível Android 6.0 (origem ou actualização). Ecrã (mínimo) 720p 5″, 1080p 5-5.5″, QHD mais de 5.5″.

      Eu recomendo um Snapdragon 615 ou superior, 3 GB RAM, Android 6.0 e ecrã 5.0-5.5″ 1080p de fabricantes com venda estabelecida na Europa (lg, Huawei, Samsung, Motorola, Sony, etc).

  14. Avatar de Mike
    Mike

    O iOS já só tem 12%?! LOL

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A cota oscila ao longo do ano, no global anual deve ficar 14-15%, e 12% nesta altura do ano é idêntico ao que aconteceu há 2 anos.

  15. Avatar de censo
    censo

    Pplware, algum problema com os meus comentários via app do windows Phone?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, estão todos publicados.

  16. Avatar de Quem domina
    Quem domina

    “Android domina o mercado com 90% dos smartphones vendidos”

    “Apple domina o mercado com 90% dos resultados (lucros-prejuízos) dos smartphones vendidos”

    Afinal, quem domina?

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Uma coisa te garanto, tu que misturas empresas com SOs, não dominas de certeza! Toma Rennie.

    2. Avatar de Quem domina
      Quem domina

      Na verdade, no trimestre que passou ficou com 104% dos resultados dos fabricantes de smartphones (para ter mais de 100% é porque há fabricantes com prejuízo). Em n.º 2 ficou a Samsung 0,9% e nos perdedores-de-dinheiro inclui-se a LG e a HTC, para além da Microsoft.

      Considerando o ano terminado nesse trimestre é que ficou com 90%.

      Se em vez de venderem smartphones os dão, é evidente que o pessoal aceita e a quota de mercado aumenta 😉

      http://www.investors.com/news/technology/click/apple-iphone-grabs-104-of-smartphone-industry-profit-in-q3/

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Obrigado pelas boas noticias. Vou ter um fds em grande

  17. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu para tlf dou preferência a Android, mas para tablet IOS, não dá hipótese a concorrência, o tlf mais bonito na actualidade é o Samsung hedge, mas a comprar um tlf deste preço acho que o Iphone é a melhor opção.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Android é para pessoal que percebe pouco de telemoveis e quer mostrar que tem bom e ser apoiado por muitos.

    É assim no meu dia a dia, eu nem digo nada a ninguem que tenho um Luimia 650 com o Windows 10 Mobile, até me comem vivo… Lol

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Android: é pra quem quiser
      IOS: é pra quem quiser
      WP: é pra quem quiser

      Nabos há em todas as marcas….e especialistas tmb 😛

      1. Avatar de IOS
        IOS

        deveria ser assim mas não é, porque estamos na linha de tempo em que o pessoal exige comprar o mesmo que a maioria… 😛

        e não é que a maioria das pessoas compra o que o “vizinho” MANDA! 😀

  19. Avatar de Henrique
    Henrique

    Ter Android implica não saber escrever “quota”?

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      pode-se usar quer quota quer cota neste assunto

  20. Avatar de Alpha
    Alpha

    Tanta dor de cotovelo a chiar por estes lados…
    Isto não é bom para o consumidor, está a fazer falta um concorrente sério para o Android e os que há, está visto que não o são.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Em breve aparecerá outro 🙂
      Por exemplo, dá uma vista de olhos no Sailfisg OS. É interessante.

  21. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Queria escrever “Sailfish” e não “Sailfisg” 🙂

  22. Avatar de Rllface
    Rllface

    Mais lucrativos ou seja, mais dinheiro metem no bolso com margem de lucro absurda.

  23. Avatar de sakura
    sakura

    HoloLens Win10 core Iot.
    Phones Win10 Mobile
    5G para a maquina trabalhar.
    HoloLens + Phones+ 5G = VR 3D. veremos quem esta realmente longe de isso, que foi apresentado na keynote anterior.

    acabar com Win10 (IoT, ARM)….. lol.

    games, gps transit, etc….. o melhor “telemovel” da MS É ………. H***L*****.