Xiaomi Mi Mix poderá não ser vendido fora da China

50 Comentários

A Xiaomi surpreendeu recentemente o mundo com o lançamento de um dos smartphones mais inovadores do mundo, o Mi Mix.

Depois da euforia deste novo modelo, chega agora uma notícia menos boa. Este modelo poderá chegar em quantidades limitadas e só disponível para o mercado chinês.

Mi Mix_5

No dia 25 deste mês, a Xiaomi preparou um evento para mostrar ao mundo o novo elemento da sua linha de phablets, o Mi Note 2. Tudo decorria como esperado até que a Xiaomi decidiu surpreender os presentes e apresentou um conceito de smartphone, o Mi Mix, que pretendia traçar uma linha guia para futuros modelos que a marca pudesse lançar nos próximos anos.

Mas a Xiaomi rapidamente despertou a atenção dos seus seguidores quando anunciou que aquele conceito que estavam a apresentar iria ser realmente produzido e comercializado num curto espaço de tempo.

Com este anúncio a Xiaomi conseguiu estar nas bocas do mundo, sendo este produto apontado como um dos mais inovadores dos últimos tempos.

Mi Mix

Durante o dia de ontem surgiram mais algumas novidades sobre este modelo, mais especificamente sobre o seu ecrã e a as suas câmaras. Segundo as informações avançadas, o ecrã que acompanha este Mi Mix é produzido pela Sharp, sendo exactamente igual ao ecrã que equipa o Sharp Aquos Crystal.

Já na câmara foi descoberto que este novo smartphone traz uma câmara principal de 16 MP, com sensor OmniVision OV16880, enquanto a câmara frontal fica a cargo de uma câmara de 5 MP com um sensor OV5675.

Mi mix_2

Embora tudo estivesse a caminhar para um cenário quase perfeito, surgem agora algumas novidades que colocam um pouco de água na fervura. Possivelmente o Mi Mix será comercializado num número de unidades limitadas e apenas no mercado chinês.

O principal culpado pela limitação de unidades é a cerâmica. O Mi MIX não é o primeiro modelo a ser construído neste material, tendo já existido o Mi5 versão cerâmica que, já na altura, teve um número de unidades limitadas pelo custo e capacidade de desenvolvimento da carcaça neste tipo de material.

Algumas fontes avançam mesmo que a Xiaomi vendeu esta variante do Mi5 a perder dinheiro. Na última apresentação, a xiaomi confirmou o alto custo deste material, tendo referido que a construção em cerâmica do Mi Mix representava um custo de cerca de 135€. Já a sua capacidade de produção deste modelo estima-se que seja de 10.000 unidades por mês .

Mi mix_3

Talvez muito por culpa do número limitado de unidades disponível este modelo poderá mesmo não sair do mercado chinês. Quem confirma esta informação é Jai Mani, responsável de produto da Xiaomi Índia, que, através do Reddit, aponta o problema das quantidades, o facto de ser um produto conceito, as certificações e o tamanho da sua equipa, como obstáculos à globalização deste novo modelo.

The answer is limited quantity mostly, but it is a bit out there in terms of design. Will people accept having the selfie camera on the bottom? What about the edge detection? ETC. It may sound trivial, but selfies are incredibly important in China.

However, we did want to show that it’s not a fake phone.

It’s still a concept so I don’t think it really makes sense to launch it in other markets. Also we’re still a really small team in India. We have to consider each product very very carefully given our limited resources.

After sales and certification are the primary reasons. Also shipping time/cost is another smaller one. I think there are potentially some ways around these issues, such as being up front about support and shipping times, but it’s not completely clear on how to do it.

The other complication is the manual and labelling. Some countries have pretty specific requirements on both (need to list screen size in centimeters, local price, various lab ratings like SAR value, etc.).

Caso estes dados se verifiquem, isto significa que embora se mantenha a possibilidade de comprar o Mi Mix através de lojas chinesas, que revendem esta marca, este não trará uma ROM global deitando por terra as esperanças de que este modelo pudesse vir já traduzido para português.

Por sugestão dos nossos leitores, incluímos o vídeo do Marques Brownlee, o famoso MKBHD, que já teve oportunidade de testar este novo modelo.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Ja fiz pre order , nunca usa global meto a rom da xiaomi europa e pronto, é o que tenho feito em todos os xiaomis que compro, tem PT-PT sem problemas!

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      onde ?

      1. Avatar de Nitro
        Nitro

        Exatamente: onde?!

      2. Avatar de Abílio
        Abílio

        https://xiaomi.eu/community/
        Não tem o MI MIx ainda, Claro.
        É a versão chinesa ligeiramente alterada.
        Atensão a que necessita o Bootloader desbloqueado e o TWRP instalado.
        O google é vosso amigo 😉

        1. Avatar de Abílio
          Abílio

          *Atenção

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Eles perguntaram onde comprar o telefone, nao onde sacar o ROM…..Ler português e ter dois dedos de testa é vosso amigo também.

    2. Avatar de hugo
      hugo

      Miguel, onde posso descarregar a rom Europa para o resume 3.
      Obrigado

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Onde fez pre-order?

  2. Avatar de Héber
    Héber

    É tudo bonito e tal, mas quando fazem um artigo e incluem fotos que não são vossas ao menos creditavam de onde vinham. Pra não falar o quão suspeito é MKBHD fazer um upload no youtube a falar de um assunto qualquer e passados 1 ou 2 dias venho aqui e começo a ver artigos com o assunto do video, com pontos semelhantes e imagens tiradas diretamente destes videos…
    Enfim, simplesmente triste…

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Estas imagens foram tiradas diretamente do fórum da miui

      1. Avatar de João
        João

        Mas a fonte original é mesmo do Marques Brownlee (MKBHD)
        https://youtu.be/m7plA1ALkQw

        1. Avatar de Daniel Jesus

          Para que não haja reclamações já adicionei ao post 🙂

    2. Avatar de C. L.
      C. L.

      Eh pá, não é preciso ser tão picuinhas.

  3. Avatar de Paulo Sabicho
    Paulo Sabicho

    Normal fora da china há controlo de qualidade e eles não passariam.. marcas chinesas não prestam e só geeks as compram

    1. Avatar de António
      António

      Não diga disparates

    2. Avatar de JdMelo
      JdMelo

      Não fale do que não sabe. E se quer falar em geeks.. Se só os geeks é que as compram.. E se são eles (e não você) que mais conhecem a qualidade/características/performances de equipamentos do género.. Parece-me claro pela sua afirmação que as marcas chinesas são as melhores!

    3. Avatar de André
      André

      Só um tolo ou uma pessoa desligada do mundo diz tal comentário… Quando tudo ou quase tudo é feito na China… Só mesmo preconceito… Meu santo Meizu Pro 5 – valeu todos os euros.

    4. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      o teu telemóvel saiu da china, e há marcas chinesas bem muito melhores do que o teu telemóvel com a marca fora da china. 😉

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Aleluia um ecra do futuro muito bom
    Demora muito até as marcas adaptarem um ecra assim aos equipamentos??

    1. Avatar de IT Consultant
      IT Consultant

      Acho que a Apple vai já adotar este ecra para o novo iphone….daqui a 1 ano….

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        daqui a 5 anos. e vão dizer que é inovação. podem apostar vosso cu que é uma aposta segura.

  5. Avatar de João
    João

    Em que loja é que se pode fazer a encomenda? E qual é o preço? obg

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    que pena, estava mesmo tentado a comprar. Acho o smartphone mais bem conseguido até hoje

  7. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Vi um video, onde um youtuber fazia uma pequena review no stand da xiaomi não sei onde, o rapaz para segurar nele só não caiu da mão por sorte, para além que se via lixado para chegar ao cimo do ecrã 😀

    1. Avatar de António
      António

      Devia ser uma criança, pois as dimensões dele são iguais a um 5.7″ que é aquele que tenho na mão….

      1. Avatar de Daniel Jesus

        Uma das imagens do artigo mostra a comparação com outros modelos já conhecidos por todos nós 🙂

      2. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Sim isso do tamanho tudo bem, e não era uma criança, mas ele praticamente não tem nada a não ser uma moldura que é as bordas do mesmo, e não se pode comparar com um ecrã de 5.7 mas com bezel razoável, que transmite mais segurança neste caso a quem acesar ao topo do ecrã com um bezel quase inexistente digamos assim que pode não ser tão seguro no momento de o manusear no topo.

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          *Rectificar: O mi mix penso que é de 6.4 que se torna muito grande para ser manuseado com uma mão só

          1. Avatar de LR
            LR

            Sim, é de 6,4, mas num corpo de 5,7. Ou seja, não é fisicamente maior que um qualquer smartphone copm ecrã de 5,5 ou 5,7.

  8. Avatar de João
    João

    Só um pormenor: o modelo chama-se MIX – temos que soletrar as letras em ingles (foneticamente: eme – ai – ekex). Não se diz mix como se fosse uma unica palavra

    1. Avatar de Daniel Jesus
    2. Avatar de Daniel Jesus

      Na verdade, pelo menos segundo a apresentação do Hugo Barra, podemos efectivamente chamar “Mix” como uma única palavra.

      https://www.facebook.com/hbarra76/posts/10153773850846612

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Muito bem. Soletra-se as letras em siglas e le-se a palavra se for acronomo.

  9. Avatar de skiz
    skiz

    vai ler lindo no caso das películas

  10. Avatar de Tânia Cabeleira
    Tânia Cabeleira

    Têm de pensar em fazer mais linhas de montagem para aumentar a produção anual

  11. Avatar de Eurico
    Eurico

    Boas uma pergunta off topic. Pretendo adquirir um IPhone 7 nos states visto que tenho um amigo que viaja constantemente para lá e em termos de diferença de preços compensa.
    A minha questão é: só me preciso se preocupar que o iphone seja free-sim unlocked certo? Ou tenho também de me preocupar com as bandas?
    Obrigado

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não tens de te preocupar, antes pelo contrário, nos states é vendido com o modem qualcoom (?), que tem 30% mais de capacidade de captação rede que os Intel vendidos na Europa

  12. Avatar de Rik
    Rik

    Onde está a novidade deste telemovel? O Sharp Aquos Crystal já tem ecrã sem bordas e a tecnologia de “vibração” da estrutura para altifalante desde 2014.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Ninguem na Xiaomi, ao contrario do que acontece em outra marca que por ai anda,disse que era uma novidade ou uma “inovação”.
      OS Chineses sempre tiveram os pés bem mais assentes na terra do que os amigos lá das Américas.

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      diferente da apple que diz que é novidade ou inovador em tudo o que já saiu na concorrência há anos.. lol touch id e o motorola atrox e afins……

  13. Avatar de Rui
    Rui

    isto lembra-me tanto o OPO tanta hype para depois não haver capacidade de produção…

  14. Avatar de A.L.C.
    A.L.C.

    Ok, provaram que pode ser feito, mas não é para o povo, só uns quantos chineses bem relacionados…
    Acho que perdem uma oportunidade de ouro de venderem e facturarem “triliões” de €$£, já que se anteciparam 1 ano às marcas SS e Maçã, no conceito.
    É pena…

    1. Avatar de Berrio
      Berrio

      Bom isso depende do ponto de vista…quem sabe não estará a ser adaptado a novos telemóveis num futuro próximos?
      Também têm a haver com patentes possivelmente, digo eu …

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        já foi bem explicado que estão a fazer um telemóvel totalmente diferente e deverá ser o mais caro que a xiaomi já vendeu, não podem fabricar milhões e não conseguir agradar a todos. sei que eles têm de ver se o conceito agrada a todas as pessoas e venderem tudo num dia e continuar a ter muita procura.

  15. Avatar de osvander
    osvander

    Gostei, é uma pena não vander fora da china, parece com o LG G3 que tenho.

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eles estão a ver se o novo conceito pega na China… Se resultar expandem ; parece me uma boa ideia

  17. Avatar de António
    António

    A Gearbest vai ter à venda muito em breve.

  18. Avatar de Eurico
    Eurico

    Obrigado pela informação Paulo.
    Falando sobre o mi mix no site da powerplanetonline (empresa espanhola) onde já adquiri uma GitUp Git2 e que me demorou 5 dias a chegar a casa já fazem a pré-venda. Uma excelente maneira de conseguir adquirir o Mi MIX de forma segura e rápida