Proteja-se e faça cópias de segurança dos drivers do Windows 10

68 Comentários

Os drivers são um dos elementos chaves em qualquer sistema operativo. São eles que fazem a ponte entre o hardware, o SO e as aplicações.

Uma das formas de se proteger e não ter de estar recorrentemente a instalar os drivers no Windows 10 é com recurso a cópias de segurança. E existe uma forma de o fazerem com apenas um simples comando no DOS, vamos conhecê-la.

Windows 10 Driver

Sempre que fazem uma reinstalação do Windows 10, ou uma simples reposição deste sistema, têm de passar pelo chato e moroso processo de reinstalação dos drivers. Este até pode ser simples se os tiverem convosco, mas caso tenham de os procurar, então esta tarefa complica-se.

Mas este processo pode ter acabado se recorrerem a um simples comando do DOS. Com o DISM.exe podem salvaguardar e repor os drivers em qualquer altura e sem qualquer trabalho.

Como criar uma cópia de segurança dos drivers do Windows 10

O primeiro passo lógico é criarem uma pasta para guardarem os drivers que vão exportar. Coloquem-na directamente numa pen USB ou na raiz do vosso disco, para depois a copiarem e guardarem.

 dism /online /export-driver /destination:C:\Pplware

De seguida só precisam de correr o comando que apresentamos acima, numa janela de DOS com permissões de administrador. Alterem a parte final do comando para a localização onde querem, tendo o cuidado de escolher um nome sem espaços.

Windows 10 Driver DISM backup

Deixem o processo correr e no final será mostrada uma mensagem de sucesso. A partir desse momento podem copiar a pasta criada para uma pen que vão guardar até necessitarem de repor os drivers no Windows 10.

Como repor uma cópia de segurança dos drivers no Windows 10

O processo de reposição destes drivers deve ser feito numa máquina acabada de instalar e que estejam a querer preparar para uma utilização no dia-a-dia.

Basta abrirem uma janela de DOS com permissões de administrador e executar o comando abaixo. Lembrem-se de adaptar o caminho, que neste caso está na pasta Pplware na drive D.

dism /online /Add-Driver /Driver:D:\Pplware /Recurse

Também neste passo será mostrada uma mensagem no final a indicar o êxito do processo. Aproveitem e reiniciem a vossa máquina para que o processo termine.

Windows 10 Driver DISM repor

Esta é a forma mais simples e rápida de guardarem os drivers do vosso Windows 10 sempre que quiserem fazer uma reinstalação do sistema. Basta fazer uma cópia de segurança e a posterior reposição, sem terem de os ir procurar à página do fabricante ou a outro qualquer recanto da Internet.

É também a prova de que não precisam de aplicações de terceiros ou de outros para conseguirem fazer uma gestão correcta e simples do Windows.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Antunes
    Carlos Antunes

    Excelente post

    1. Avatar de Carlos Palito
      Carlos Palito

      mas alguem ainda usa windows 10…quem gosta de windows usa o 7 o resto tem linux e macos melhores que esse bug chamado w10

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        400 milhoes

      2. Avatar de Nitro
        Nitro

        Sim, já todos percebemos que não gostas do W10 de todo! Para que insistes?!

      3. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        Não falta muito para seres o ultimo utilizador de w7, esta vem que se tenha um carro de 94, mas no software é bem diferente…

  2. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    penso k alguns drivers sao fornecidos pelo windows update

  3. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Sempre que instalo os windows 10 aqui, todos os drivers vem direto pelo windows update.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, a maioria dos drivers podem vir dai, mas em muitas situações é necessário instalar drivers de forma manual para teres tudo afinado e a funcionar na perfeição.

      A maioria dos problemas dos utilizadores com o Windows 10 vem de drivers em falta que os fabricantes não criaram.

      Por vezes encontras drivers que simplesmente estragam os sistemas e que precisas de reverter para a versão específica.

      1. Avatar de João Pedro
        João Pedro

        Tem vários programas com o drive booster que fazem esse trabalho.
        Não precisa ficar se batendo com isso.

        1. Avatar de NT
          NT

          Que nem sempre encontram os drivers certos e enchem o computador de crapware…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Nunca tiveste um Sony Vaio ou outro até 🙂
      Enquanto não instalares os drivers das marcas x, y e z, não funciona correctamente a 100%, apesar do Windows 10 instalar praticamente tudo o que seja necessário para qualquer marca.

      1. Avatar de Anti-obnóxios
        Anti-obnóxios

        Com 2 Vaios, de 2006 e 2013, nao tive quaisquer problemas. Funciona tudo. Por aqui, ninguem os usa para jogar (tvz ai se note, n sei).
        Streaming, videos, filmes, kodi, bola borla, etc…

  4. Avatar de P
    P

    Obrigado!

    Arranjei um mini pc sem drives, e isto vai dar um jeitão para um clean install!

    1. Avatar de José Lito Vidigal
      José Lito Vidigal

      Grande post! Mas como sempre existe alguém que não sabe a diferença entre drivers e drives. Já era altura de fazerem um post a esclarecer isso. Irrita quando se vê alguns comentários a mandarem postas de pescada e depois não saberem distinguir a diferença!

    2. Avatar de Yanick Anjos
      Yanick Anjos

      nice!!!

  5. Avatar de Abílio
    Abílio

    Já conhecia mas, sem dúvida, é um bom post.

  6. Avatar de José Luiz
    José Luiz

    Dá pra fazer no windows 7 também

  7. Avatar de MauFeitio
    MauFeitio

    Tive agora um problema em resolver após a actualização de aniversário com um pc velhote, o win 10 recusou-se a aceitar o driver da radeon x1200, mas com esforço e dedicação e pesquisa, a malta do xda fóruns deram uma solução engenhosa e esta a bombar como novo… E usaram-se os driver velhotes.
    Tive problemas quando instalei o win 10 com esta grafica, resolvi, agora com esta actualização mais problemas, e mais uma vez estão resolvidos, vamos ver se na proxima grande actualização ainda dá para enganar o sistema!!

    1. Avatar de Ceroulas
      Ceroulas

      Olá MF, nas tuas pesquisas, encontraste como poder usar/converter drivers XP para W10? No meu ACER antigo não consigo encontrar drivers para o W10 :/

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Se colocares o W10 em “Modo de teste” consegues que os drivers do Windows XP funcionem. O único problema (bem, não é mesmo UM PROBLEMA…) é que ficas com informação no Ambiente de Trabalho, no canto inferior direito, em como o W10 está em “Modo de teste”.

        1. Avatar de Ceroulas
          Ceroulas

          Mas e depois de instalar posso voltar ao modo normal, ou fico obrigado a ficar sempre em modo de teste?

          1. Avatar de Insider
            Insider

            Ficas sempre no “Modo de teste” mas isso não traz problemas ao normal funcionamento do W10. O que o “Modo de teste”´, entre outras coisas, é desactivas a assinatura digital dos drivers que o W10 exige.

          2. Avatar de Insider
            Insider

            Ficas sempre no “Modo de teste” mas isso não traz problemas ao normal funcionamento do W10. O que o “Modo de teste” faz, entre outras coisas, é desactivar a assinatura digital dos drivers que o W10 exige.
            Atenção que para nós o modo de compatibilidade, colocado aqui por outros e até muito utilizado, não funciona porque após reiniciares o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e voltas a ficar com uma péssima resolução.

      2. Avatar de MauFeitio
        MauFeitio

        Eu estou a usar um toshiba satelite A210, com a grafica ATI Radeon® X1200, sempre tive problemas em instalar a driver, o windows não aceita, na primeira vez, tive de espetar o driver sem o software, agora apos a edição de aniversario, consegui instalar o software para poder meter o driver, tentei o inverso e não deu como antes.
        Tem um preço, fazer isto, o kodi funcionava correctamente deixou de funcionar, mas ate ver, foi a unica coisa que deixou de funcionar. O driver esta a trabalhar normal sem modo de compatibilidade associado. Cada arranque que faço com o computador desligado, o primeiro arranque é sempre para mandar a abaixo no botao de power, so na segunda tentatica o windows arranca bem, isto sera certamente do driver, mas tem funcionado, não vou mexer, mas ando a equacionar instalar o win 7. Cada vez que ocorrer um upgrade, estou sujeito a andar a partir a cabeça para actualizar os drivers, que já foram duas vezes. Não existem drivers antigos para o win 10, existem drivers antigos que podes tentar martelar o win 10 por forma a aceitar os mesmos, nada mais que isso, pode funcionar ou não….

        1. Avatar de Hugo Alonso
          Hugo Alonso

          Desliga o fast startup nas power options que já funciona direito. Também tinha esse problema num DELL

          1. Avatar de MauFeitio
            MauFeitio

            Obrigado pela dica, já o fiz, em breve já descubro se resultou!!

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Boa tarde MauFeitio, podes dizer-me a solução encontrada? Tenho uma ATI Mobility Radeon x1600 num portátil de 2006 da qual o W10 não gosta. Depois da actualização de aniversário só consigo que os drivers funcionem colocando o W10 em “Modo de teste”.

        1. Avatar de Insider
          Insider

          O modo de compatibilidade não funciona porque após reiniciar o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e volto a ficar com uma péssima resolução. Acreditem, a única coisa que ainda não testei foi uma instalação nova porque o portátil é um HP Compaq nx9420, linha profissional, com botões específicos, e tenho algum receio, como já aconteceu com alguns utilizadores, de não conseguir colocar o software original a funcionar de novo. Assim, vou adiando aquela decisão.

          1. Avatar de carlos
            carlos

            Tive um problema semelhante com a placa Radeon mobility 1700, funciona bem no 8 mas no 8.1 e 10 só fazendo assim resolvi.
            Arranjando os drivers do vista que colocavam a resolução em condições, segui este manual:

            Como posso instalar drivers que não são assinados digitalmente?

            O Windows 10 impõe assinaturas de drivers por padrão. Isso pode ser desativado para que você instale drivers que não são assinados digitalmente. Use as seguintes etapas para desativar a imposição de assinatura de controladores:

            Clique no botão de inicio e selecione Configurações;
            Clique em Atualização e Segurança;
            Clique em Recuperação;
            Clique em Reiniciar agora em Inicialização avançada;
            Clique em Solução de Problemas;
            Clique em Opções avançadas;
            Clique em Configurações de inicialização;
            Clique em Reiniciar.
            Na tela de configurações de inicialização pressione 7 ou F7 para desativar a imposição de assinatura de controladores.
            Seu computador será reiniciado e você será capaz de instalar drivers não assinados digitalmente. Se você reiniciar o computador novamente a imposição de assinatura de controladores será reativada.

            ou então aqui:
            http://escreveassim.com.br/2014/01/28/como-desabilitar-verificacao-de-assinatura-de-driver-windows-8-1/

      1. Avatar de Anti-obnóxios
        Anti-obnóxios

        Por aqui, num Asus A6j de 2006, exatamente com essa placa, td a funcionar normalmente, sem truques. Tanto apos atualizaçao direta do win7, como instalaçao limpa depois e de aniversario e subsequentes.
        Álias em 6 pcs, 2 desktop 2007 e 2009 e 4 laptops, (2 de 2006, asus e sony vaio, um de 2013 outro vaio e outro de 2014, toshiba),que td esta perfeito. Sem precisar de truques. So tenho o driver boster, de prevençao, mas mm antes do o lançar funcionavam sem problemas.
        Nao teras por aí conflitos “extra” ?
        P ex., o Asus antes no win7 e com tralha e mais tralha de aplicaçoes disto e daquilo, era uma lesma, apetecia atira-lo a parede ou da varanda, so pa ligar eram mais de uma duzia de minutos e a correr bem…agora com win10 pro, em menos de 1m ta on ( mas ta limpinho).

        1. Avatar de Insider
          Insider

          O modo de compatibilidade não funciona porque após reiniciar o PC o W10 sobrepõe de novo os drivers genéricos aos originais e volto a ficar com uma péssima resolução. Acreditem, a única coisa que ainda não testei foi uma instalação nova porque o portátil é um HP Compaq nx9420, linha profissional, com botões específicos, e tenho algum receio, como já aconteceu com alguns utilizadores, de não conseguir colocar o software original a funcionar de novo. Assim, vou adiando aquela decisão.
          No entanto, e apesar deste problema, o portátil funciona na perfeição e está muito rápido. Com o Edge, e apesar da gráfica só ter 256MB de RAM, consigo ver de forma totalmente fluída vídeos em 1980×1080, inlcuíndo os do Youtube (o Chrome engasga-se todo…LOL)

        2. Avatar de Insider
          Insider

          Comigo só funciona em modo de teste e já tentei de tudo. No modo de compatibilidade, depois de reiniciar o PC, volto a ter os drivers genéricos do W10. A única coisa que ainda não fiz foi uma instalação nova porque o PC é um HP Compaq nx9420 profissional de 2006 com botões exclusivos para algumas funções e tenho receio de perdê-los como aconteceu a muitos que efectuaram uma instalação nova do W10 naquele modelo (nem conseguiram colocar os botões a funcionar no modo de teste.
          Por isso, sugestões aceitam-se.
          E sim, com o W10 aquele PC está maravilhoso, e a placa gráfica, apesar de velhinha e só com 256MB de RAM, consegue, no EDGE, porque o Chrome engasga-se todo, passar vídeos do YouTube a 1980×1080 de uma forma tão fluída que faz inveja a muito portáteis actuais de entrada de gama.

      2. Avatar de MauFeitio
        MauFeitio

        Vou ser mais simples, segue o que aparece neste Link:

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1536711

        Segui os passos que aí estão e ficou tudo a funcionar devidamente, sem modos de teste, é só seguir os passos dados!!

        1. Avatar de Insider
          Insider

          Obrigado, vou ver.

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Muito bom!
    Uso uma versão portable do Driver Easy para ir buscar quando não os tenho em mais lado nenhum.
    Para backup uso uma versão portable do “Double Driver Portable” e/ou o “Driver Magician Lite”.

  9. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Alguém saberia dizer se este comando salva drivers de impressora também?
    Seria muito útil em casos onde necessita formatar o computador.

    1. Avatar de NT
      NT

      Sim, penso que faz o backup de TODOS os drivers.

  10. Avatar de Yanick Anjos
    Yanick Anjos

    Nice!!!

  11. Avatar de Décio
    Décio

    Sensacional, parabéns pelo post.

  12. Avatar de José
    José

    Pedro, por favor, como se faz o “primeiro passo lógico …”, ou seja, onde estão os drivers já instalados e porque copiá-los para uma determinada pasta?
    Obrigado,
    José

  13. Avatar de NT
    NT

    Excelente artigo e muito útil… Espero que cale os “velhos do Restelo” que sempre que o site tem que pagar contas (publicidade) dizem que é só para encher chouriços.

  14. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Mas que grande dica!!!
    Obrigado PPLWARE

    1. Avatar de Carlos Palito
      Carlos Palito

      lol usasses linux ou macos e ja tinhas problemas de drivers…nem de vir ca fazer elogios por nada

  15. Avatar de Joao Torres
    Joao Torres

    Vou “tentar” resolver os “Updates mal acabados” do Windows10. Se algo correr mal, pelo menos ao nível dos drivers, sei que com esta dica posso conseguir um “Driver Restore” até à situação atual. 😉

    1. Avatar de Carlos Palito
      Carlos Palito

      instala o linux e acabam problemas de drivers…tudo funciona out of the box..so um burro usa windows

      1. Avatar de Insider
        Insider

        És mesmo palito, com letra minúscula…

        1. Avatar de Carlos Palito
          Carlos Palito

          a tua mae gosta deles assim

          1. Avatar de Insider
            Insider

            …e a tua como gostará para seres assim “miniscule”…hhhhmmmm

    2. Avatar de EzequielR
      EzequielR

      Up-dates mal acabados, hein?!
      O meu Acer ficou “alterado” depois da última atualização ao W10Pro e eu perdi os mosaicos do Iniciar, o Edge e também deixei de poder receber mensagens no Thunderbird. O técnico acha que resulta de um erro do Windows provocado pelas atualizações que foram corretamente realizadas. Estou a fazer cópias de segurança dos meus e-mails e vou tentar reinstalar o SO durante o fim de semana. A máquina é de 2007 e estava a funcionar a 100%. Alguém teve uma experiência semelhante? Como resolveu a situação?

  16. Avatar de Alvega
    Alvega

    Isto é serviço publico, refiro-me ao post, deveria ser este o móbil do blog e nao umas discussões espúrias entre andoid vs win ou fruta vs linux, como é usual por estas bandas.
    Adiante…,
    é somente a mim que o já por aqui falado DRIVER BOSTER, (independentemente da versao), por vezes me dá cabo do sistema ao instalar drivers antigos e desadequados ao pc em questao ?

    Sao vários os aplicativos que existem para fazer back-up de drivers e actualização dos mesmos, no meu caso pessoal o que me dá mais garantias de todos os que conheço é sem duvida o Driver Talent, mesmo em maquinas muitooooo antigas, como é o caso desta em que estou a escrever, mas com windows 10, na boa.
    PS: tenho como boa pratica, utilizar os ditos aplicativos de drivers (actualizar), mas NUNCA em modo Automatico, pesquisar e instalar manualmente depois de dar uma vista de olhos a versao e a quem se dedica.

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Sim, o Driver Booster por vezes erra e o hardware deixa de funcionar. A solução é fazer um restore e actualizar manualmente os drivers.

      1. Avatar de censo
        censo

        Tenho o driver booster a uso e ate agora sem problemas.

        1. Avatar de Insider
          Insider

          Até ao dia… que foi o que aconteceu comigo.

  17. Avatar de Juliana
    Juliana

    Olá, eu tenho o Windows 10 e não consigo acessar a internet via WiFi alguém pode me ajudar? Obrigada.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      É só ligar o botão do wi-fi do computador. Depois ir ali ao pé do relógio em baixo do windows e procurar um ecrã com uma espécie de foice do diabo com três bicos em cima, clicar lá, escolher a rede a que quer ligar-se, meter o código da rede e entrar.
      Nota: se for a net do vizinho, peça-lhe o código. Se for a sua net, costuma ter por baixo do aparelho.

      1. Avatar de Juliana
        Juliana

        A questão é que eu já fiz isso por várias vezes e não obtive resultado, aparece sem ” não é possível conectar” asssiti alguns vídeos e falam sobre a instalação de um drive (?)

  18. Avatar de Lesandro
    Lesandro

    Olhem oque apareceu para mim:

    C:\WINDOWS\system32>dism /online /export-driver /destination:C:\drivers
    Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação
    Versão: 10.0.14393.0
    Versão da Imagem: 10.0.14393.0
    Erro: 1009
    O banco de dados do Registro de configuração está corrompido.
    O arquivo de log do DISM pode ser localizado em C:\WINDOWS\Logs\DISM\dism.log

  19. Avatar de João Raposo
    João Raposo

    Aposto que 95% das pessoas utilizadoras de Windows nem fazem a mínima ideia do que são drivers, ou que precisam de copias de segurança dos mesmos. Era como ter um carro para ir trabalhar e ter de saber a mecânica toda do carro….

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Mas este web site é para o pessoal do xuning que gosta de dizer que dá uns toques que mecânica. Já engatei uma loiraça com os toques de mecânica (leia-se computador)… ok, talvez não tenha sido por causa do computador, mas fica engraçado pensar que sim.

  20. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    “…um simples comando do DOS.”

    De DOS não tem nada.

  21. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    excelente.Thanks

  22. Avatar de AirCrack
    AirCrack

    A titulo de curiosidade, qual será o melhor a fazer o mesmo, DISM ou PowerShell?

    Lembro-me que quando tive necessidade de o fazer, que com o PowerShell era possivel distinguir o fabricante, hardware, versão e data (por ex.), o que se tornou bastante util, isto porque a reposição, repõe todas as versões previamente instaladas, e nem sempre é vantajoso.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Para esses casos é melhor o http://www.boozet.org/dd.htm Doble Driver. Gratuito. De origem não selecciona os drivers da Microsoft, mas é possível seleccioná-los se preferir.
      Não está lá escrito que é compatível com o Windows 10, mas já testei e é.

      1. Avatar de delaorden
        delaorden

        Excelente ! baixei e testei no Win10 e funcionou legal. Abri ele ( é portátil) na pasta do Dropbox assim ele já vai fazer backup direto nas nuvens. O link do site oficial NÃO mais funciona, é um programa antigo, mas pode-se baixar pelo MajorGeeks http://www.majorgeeks.com/files/details/double_driver.html OBRIGADO !

  23. Avatar de delaorden
    delaorden

    Excelente dica para fazer o backup “manual” … obrigado por compartilhar pessoal do Pplware !

  24. Avatar de Eu
    Eu

    Vim só aqui ao fim de mais de 5 anos avisar que o mesmo está a acontecer com o windows 11
    Para os videntes da desgraça, o win10 não morreu e o mesmo acontecerá daqui a uns 5 anos com o 11.
    Onde estão os agarrados ao windows 7?

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Mesmo, eu já vou no 11 e que venha os 12 e 13. Software que não tenha actualizações está oficialmente obsoleto.