Tem um iPhone 4? Vai ficar oficialmente obsoleto

92 Comentários

Foi em 2010 que a Apple apresentou o fantástico iPhone 4 e, tendo em conta que já passaram seis anos, a Apple vai considerá-lo obsoleto! Na lista divulgada pelo site MacOtakara está também o MacBook Air, entre outros produtos.

Mas o que significa ficar obsoleto?

iphone4

Todos os utilizadores que têm um iPhone 4 têm a noção que já não possuem uma potente máquina, mas que até serve para algumas tarefas básicas. Como já revelamos, a Apple quer que um iPhone dure no mínimo 3 anos e no caso de equipamentos com OS X e  tvOS o “tempo de vida” estimado seja de 4 anos.

O meu iPhone 4 vai ser considerado obsoleto. O que significa?

Na prática, ao considerar um produto obsoleto a Apple vai deixar de ter serviço de reparações para esses produtos, salvo raras excepções. No entanto isto não significa que se o seu iPhone 4 tiver um problema ao nível do hardware o mesmo não tenha mais arranjo, isto porque há várias lojas que oferecem esse serviço.

iphone4_01

Além do iPhone 4 a Apple vai considerar obsoletos os MacBook Air 13” lançados no final de 2010, a terceira geração do AirPort Extreme e a Time Capsule de meados de 2009.

A lista aplica-se no entanto, por agora, ao Japão, mas certamente que servirá para todo o mundo.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Comprado em 2011 ainda dura o meu, aliás é o meu telemóvel do dia à dia! Felizmente sem qualquer avaria ou problema.
    E espero que dure até ao 10• aniversário do iphone, para aí dar o grande salto para um equipamento novo 😀

  2. Avatar de Portimão
    Portimão

    A Apple diz que os iPhones são para durar NO MÍNIMO 3 anos, mas eles têm suporte de software (atualizações) durante 5 anos. Melhor empresa a nível de suporte não existe, venha quem vier.

    Bem, haters, digam muitas vezes o contrário, pode ser que se convençam a vocês mesmos sobre essa mentira.

    1. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      o unico problema da apple é a meu ver o preço, sao o melhor smartphone que se pode comprar mas sao excessivamente caros.

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Pensa assim, compro um iPhone, e durante 3 anos não preciso de me preocupar.

        E quando o for a vender, já dá para uma ajuda para o próximo.

        1. Avatar de Adrien
          Adrien

          O pessoal que anda a tentar vender o 6s de 16 GB anda um bocado mais aflito

          1. Avatar de alberto
            alberto

            Tive um 4S passei para um 6S 16gb e não tenho necessidade de mais capacidade, é um bom smartphone e não tem dado problemas, agora quem noto mais aflitos sao os portadores de alguns 7 😉

          2. Avatar de Adrien
            Adrien

            @alberto , referia me à desvalorização de mercado. Em comparação com o passado, a versão 16GB do 6s usado baixou de preço mais do que o costume.

          3. Avatar de Flavio
            Flavio

            @Adrien Tens razao, porque como o 7 saiu com 32gb minimo, 16gb desvalorizou muito. mas continua a ser uma boa maquina o iPhone 6s.

          4. Avatar de Adrien
            Adrien

            @Flavio sem dúvida

    2. Avatar de P
      P

      Só peca a nível de hardware, de resto, é como dizes

      1. Avatar de FAB
        FAB

        Como é que peca a nível de hardware?

        Simplesmente o hardware mais rápido do mercado, mas com uma grande folga…

        O melhor LCD (ai e tal os pretos dos OLED, mas queima, e desgasta com o tempo, não é?), etc. etc. etc.

        1. Avatar de Adrien
          Adrien

          Para o ano quando puserem um OLED , esse discurso vai ser o mesmo?

          1. Avatar de FAB
            FAB

            Já no ano passado, diziam que a Apple ia mudar para OLED…

          2. Avatar de Adrien
            Adrien

            @FAB, já alguma vez usaste um telémovel com ecra OLED?
            Tive 2 telemoveis com esse tipo de ecra : Samsung S5 e um Lumia 730. Até agora nao vejo queimaduras nem desgastes. Noto sim uma melhoria no consumo se utilizar fundos totalmente negros.

          3. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            quem usa fundos negros no tlm? ate na net a maioria e o branco e esse foi feito para lcd..qq lcd IPS de topo bate um amoled..todos os amoled queimam com o tempo sem falar da imagem esverdeada dos lados

          4. Avatar de FAB
            FAB

            @Adrien… ainda por cima num S5?

            Ainda estou para ver um OLED com mais de 6 meses que não tenha o “teclado” gravado para sempre no ecrã, ou uma caixa das notificações.

          5. Avatar de Adrien
            Adrien

            @FAB nem sabia que era assim tão comum como dizes. Até fui buscar um fundo branco e nada, até agora está impecável. Também não ando com o brilho sempre no máximo, isso talvez ajude .

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Tem indiscutivelmente o melhor LCD, mas o Super AMOLED da Samsung é melhor que este.

          1. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            mas ao contrario da samsung na apple tens updates 5 anos, n explodem, tens um SO optimizado e com apps exclusivas…os ecras da samsung sao bons? Sem duvida..mas o meu dinheiro vai para o iphone por ser melhor no geral

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Estamos a falar de Displays, não a enumerar vantagens, sendo que cada sistema tem as suas…

          3. Avatar de FAB
            FAB

            SAMOLED = Samsung Active Matrix OLED.

            Não é “Super” em nada… só truques… como o Pentile…

        3. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Resolução do tempo da pedra e tem coragem de falar do ecrã.

        4. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          FAB: tens muita conversa de vendedor, pena não ser verdade por muitas vezes que o digas.

          Nenhum ecrã plasma ou AMOLED ou LCD ou de fósforo tem esse problema, muito menos en telemóveis cujo ecrã está sempre a desligar-se. Isso acontece única e exclusivamente em ecrãs de publicidade com faixas ou símbolos no mesmo sitio ligados horas a fio (até em lcd mas em menor proporção).

          Os ecrãs AMOLED até em TV LG tem ganho prémios como os melhores ecrãs e se assim fosse ninguém dava prémios a ecrãs de 10.000€ que ficassem com o símbolo da TVI gravado lol

          Quando a Apple mudar até te vais babar para comprar um …

          1. Avatar de winetree
            winetree

            Sim, se ganharam prémios então está bem… 😛

    3. Avatar de Adrien
      Adrien

      Respire fundo, ainda ninguém veio com hate Sr. Portimão .
      Eu adoro tecnologia , sou mais virado para Android, mas também uso e tenho um Windows 10 Mobile e reconheço qualidade no iOS, mas não percebo essa atitude “hóstil” muito sinceramente.

    4. Avatar de FAB
      FAB

      A Apple não diz isso, a Apple diz que um iPhone tem, em média, 3 anos de uso.

      Claro que o fazem para durar o mais possível, por exemplo, com baterias de 1000 ciclos (as melhores que se arranjam, apesar de não terem tanta capacidade), já a concorrência toda usa de 300 ciclos (menos duração, mas mais capacidade)

      1. Avatar de Adrien
        Adrien

        Podes me mandar um link onde possa comprovar isso?
        Obrigado

        1. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          posso mostrar te o meu iphone de 2011 com ios 9.3.5 de 2016. isso chega? sem precisar de roots nem custom roms…ah pois

          1. Avatar de M & M
            M & M

            E ainda não dobrou no bolso?

          2. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            nenhum smartphone dobra se nao te sentares em cima dele..ja a tua inveja mostra que os teus neuronios nao dobram mas mirram

          3. Avatar de Adrien
            Adrien

            Como esperava, não sabes do que falas e não respondes à minha pergunta de forma concreta, optando pelo xico espertismo.

        2. Avatar de FAB
          FAB

          Por acaso, enganei-me, no iPhone é 500, e no iPhone, iPad e Apple Watch 1000.

          1. Avatar de Adrien
            Adrien

            @FAB, desculpa lá, não te quero ofender… mas mandas-me um link da Apple?? Para confirmar?
            E onde é que aí diz que a concorrência usa toda de 300 ciclos?
            Desculpa lá, mas não fiquei convencido!

          2. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Adrien, ele não manda porque não existe 🙂 ele “vende” a informação, só compra quem quer. A concorrência directa nesta gama de preços estão ainda mais avançados nas baterias já que permitem 1000 ciclos e com carregamento rápido.

            Basta veres quantos anos duram as baterias do S2, S3, Note 2, Note 3 e vês que o número de ciclos chegam ou passam os 800-900 …

            Cá em casa vários modelos antigos com AMOLED e carregamentos cada 1.5 – 2 días e zero burn-in ou problemas de bateria (>800 ciclos). Ah e as vantagens do carregamento rápido e não precisar de carregar diariamente falam por si.

            É natural que a Apple de suporte por muitos anos : as mudanças no iOS são minúsculas e resumem-se a pormenores, daí ser muito fácil dar suporte.

          3. Avatar de Adrien
            Adrien

            @Mylittlelife exatamente!
            O problema é que pessoas que percebem menos disto e que acreditam em tudo o que leem acabam por comprar as palermices que aqui põem.
            E quando os “apertas” mais um bocadinho , aí vês o quão ridículo é as coisas que aqui dizem e as justificações que usam!

            Exatamente como eu, tanto no S5 como no L730 não sofro nada de burn ins , nem nada que o valha.
            Quanto as baterias a mesma coisa, aliás a maioria das pessoas trocam de telemóvel antes de a bateria começar a dar de si.
            É exatamente como disseste acima, é esperar que a Apple ponha e a partir daí o Amoled passa a ser do melhor que existe esta gente 😉

          4. Avatar de winetree
            winetree

            @Mylittlelife: Podes meter um link com essa informação?? Não conheço nenhuma marca que diga que suporte 1000 ciclos de carga, o que não quer dizer que não aconteça…
            E qual é a vantagem do carregamento rápido vs carregamento “tradicional” no que diz respeito à vida das baterias (sim, porque isso dos 2 dias de vida tem muito, muito que se lhe diga)? A única pessoa que conheço que tinha um S2 até alguns meses atrás, já tinha trocado a bateria quando ela começou a inchar e a saltar fora…
            A frase”É natural que a Apple de suporte por muitos anos : as mudanças no iOS são minúsculas e resumem-se a pormenores, daí ser muito fácil dar suporte.” é um atestado de ignorância. Se não sabes, não afirmes, pergunta!

    5. Avatar de Alpha
      Alpha

      Como podes ver o hate começou pelos iFãs, que trouxeram logo o Android à baila, será obviamente de esperar respostas anti-Apple com o mesmo teor de qualidade…

    6. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      quantas vezes tenho de bater na mesma tecla, a partir do 3º ano o iphone fica ridiculamente lento em novo ios. não adianta se tenha suporte de actualização durante 100 anos. isso prova o 4, 4s e 5.

      depois a outra obsolescência é o iphone deixar de receber ios recente e os apps não aceitarem ios antigos e vos impossibilita de sacar apps antigos.

      até o primeiro android é capaz de realizar todas as tarefas e ainda sacar e instalar as primeiras versões de apps.

      até hoje ainda é impossível sacar as apps antigas do youtube e facebook para o meu 3GS.. inútil quanto a vossos futuros iphones.

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        tem o xiaomi mi2 topo de gama de 2013 e o red rice baixa gama do mesmo ano que ainda recebem novo UI igual a novos xiaomis lançados actualmente. rapidez e fluidez igual quando foram lançados. ainda estou para ver durar mais que iphones. 😉

        1. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          xiaomi sem garantia so bugs spywares cameras horriveis ahahah vai sonhando puto quando acordares choras por um iphone

          1. Avatar de Adrien
            Adrien

            Se comprares pela fnac tens garantia 😉

          2. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            se comprares pela fnac pagas tanto quanto um iphone se..e ate um iphone 5s bate qq android do mercado.

          3. Avatar de Adrien
            Adrien

            Mais uma vez demonstras a tua ignorância.
            Ora vai confirmar e depois diz algo.

          4. Avatar de FAB
            FAB

            E quem é que compra pela FNAC? Aí, sim, já é caro…

            Xiaomi = iludir-se que pode ter um “iPhone” por menos…

          5. Avatar de Adrien
            Adrien

            A diferença não é assim tanta, sugiro que vás confirmar também.

      2. Avatar de winetree
        winetree

        Uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade…
        O que queres dizer é a partir do 4º ano (se falas do 5…) e mesmo assim não é bem verdade, tenho um iPad 4 que funciona perfeitamente em iOs 10. Não, não é tão rápido com um iPad Po, mas funciona sem problemas, sem jailbreak. Isto não tens em nenhum Android.
        O que falas de obsolescência acontece ao fim de mais de 6 anos – o iPhone pára na versão x e deixa de correr apps que necessitem de versão x+1, isto sem jailbreak.
        O primeiro android não é capaz de sacar e instalar as primeiras versões de apps de forma oficial (todos os smartphones continuam capazes de realizar todas as tarefas).
        O iPhone 3GS continua a funcionar e se queres instalar outras apps ou fazer outras alterações fazes JAILBREAK que é o mesmo que fazer ROOT ao teu xiaomi PORQUE SÓ COM ROOT É QUE CONSEGUES ATUALIZAR TEU XIAOMI.
        É esta a diferença que todos falam…

        1. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          deixa os a falar sozinhos…como n tem iphone passam a vida a endeuzar os seus lagdroids e dps passam a outra parte da vida em forums a arranjar fixes para gps que n funcionam ou roms para atualizar…

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Não sabes que não precisas de root para instalar as apps que quiseres?

          1. Avatar de Winetree
            Winetree

            Certo! Só para atualizarem o Android e outras coisitas. Mas não instalas as versões das apps que quiseres da Google store…

      3. Avatar de Flavio
        Flavio

        isso é mentira. tive o meu 4s desde 2011 até fim de 2015, ou seja 4 anos, sempre atualizado, e bem rápido. obvio que nao era como o 6s, mas era muito bom até. a unica coisa que fiz foi um restauro quando atualizei pra o ios 9.

      4. Avatar de FAB
        FAB

        Não podia faltar o doente cá do sítio…

        Link para essa do “3.º ano”…

  3. Avatar de Azeiteiro
    Azeiteiro

    Oficialmente obsoleto… lol
    rídiculo
    Já é obsoleto há muito tempo oficializar só para retirarem suporte técnico é

    1. Avatar de jonasfreitas
      jonasfreitas

      nao fizeram o upgrade para o novo IOS, continua a fazer o que fazia…sem lag…e sem chatices, quem usa bastante o facetime e imessage, ver emails, ir a net, chega e sobra.

      1. Avatar de Adrien
        Adrien

        Oi? Sem lag? COMO?????
        Eu tenho um cá em casa e ele laga por todo o lado!
        E sabes que mais? É perfeitamente normal dado a idade dele. Mas não venham com mentiras porque quem tem experiência de causa topa-te logo.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Sabes o que é lag?

          Uma coisa é lentidão, outra é lag. O Note 7, por exemplo, não era lento, mas quem o tem, e sabe, diz que estava cheio de lag por todos os lados.

          1. Avatar de Adrien
            Adrien

            Sei, lag( latency at game) mas provavelmente nao era disso q ele estava a falar , nao achas??

            Pois não sei, mas também nunca mexi num. Tu já? Ou apenas repetes o que ouves os outros dizer?

          2. Avatar de Filipe Teixeira
            Filipe Teixeira

            “Uma coisa é lentidão, outra é lag.”

            Já valeu a pena hoje.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Ainda tens de explicar ao pessoal essa tua teoria…

          4. Avatar de Golden
            Golden

            Na minha prespetiva e com algum conhecimento, tenho em mente que existe diferença entre o lag e o ser lento, lag é quando estamos com algum precesso aberto em que está a ser visível ele responde bem, e depois com o correr desse processo se começa a ver alguns engasgos, uma vez mais do que outras, como por exemplo quando estamos a jogar o jogo pesado e não temos hardware para o jogo.

            O ser lento na questão na questão do smartphone neste caso o iPhone 4 não quer dizer que ele tenha o tal chamado Lag, pode ser mais lento a abrir as aplicações em relação a um iPhone 6s por ex, mas pode estar a fazer esse processo fluido mas sim lento, acho que é isto que muita gente pode estar a fazer um pouco de confusão, por exemplo eu acho o Windows phone muito fluido, mas acho o Windows phone média ou alta gama muito lentos a abrir as aplicações, do que qualquer Android média ou alta gama, é mais ou menos isto o conceito lag e o ser lento.

          5. Avatar de FAB
            FAB

            @Adrien lol. “Lag” é uma palavra, não é sigla nenhuma, e não tem nada a ver com jogos.

            http://www.merriam-webster.com/dictionary/lag

            O Golden explicou bem o que é lag.

          6. Avatar de Alpha
            Alpha

            Fab, obrigado pela definição que demonstra o teu erro:
            “comparative slowness or retardation”.

        2. Avatar de Flavio
          Flavio

          faz lhe um hard reset, duvido que lag.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Foi preciso 6 anos para o declararem obsoleto, um android basta 6 meses….

      1. Avatar de Adrien
        Adrien

        Claro que sim, vês como sabes?

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Ou menos… é como certas pessoas, já nascem obsoletas.

  4. Avatar de Janus
    Janus

    Mas não são todos obsoletos?!

  5. Avatar de alienflowerx
    alienflowerx

    claro que só podia ser um…
    azeiteiro.
    é melhor os que explodem da xamxunga
    não trocava o meu iPhone 4 por nenhum , nem por 10 androidecas.

    1. Avatar de lolipop
    2. Avatar de Adrien
      Adrien

      Ya mano, agora volta para a favela 😉

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Esta lá em cima o @Portimão a falar dos haters, ate agora só vi o contrário xD

    4. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Ainda bem, haja orgulho em telemóveis da idade da pedra com ecrãs e baterias pequenos. Muito melhor ler e-mails e ver páginas ou fotos em quadradinhos pequenos.

      Nem comento que um simples Moto G dá uma experiência mais interessante que a maioria dos iOS 5x mais caros

  6. Avatar de MAC
    MAC

    Ó Azeiteiro, com este tipo de comentários ridículos tu é que te tornaste obsoleto.

  7. Avatar de Valadares
    Valadares

    Ainda vejo muitas pessoas com este modelo. Quando vir o aparelho a um preço jeitoso pode ser que troco o meu Android por iOS.

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      Por um iPhone 4? acho q nao vale a pena. SE quiseres mesmo muito mais vale optares por um 5s, sempre te dura mais e tem updates

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        ate o iphone 3gs corre mais fluido que a porcaria do galaxy s7…4gb de ram e nem 4 apps consegue manter abertas ao mm tempo por 2mins

        1. Avatar de Valadares
          Valadares

          De facto, só preciso de um telemóvel para uso pessoal e profissional… 🙂 Redes sociais, só no browser… E-mail, idem, mas nada como uma boa ‘app’… Bem como chamadas e SMS, entre outras funcionalidades básicas. 🙂

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Só precisas para uso profissional e pessoal? Mas isso (pelo menos um desses dois) não é o uso que toda a gente dá? Se não é para uso profissional ou para uso pessoal é para que uso? Tenham atenção às afirmações que fazem, não dizem coisa com coisa.

        2. Avatar de Flavio
          Flavio

          Tambem nao exageres. eu sou fa de iPhone mas tambem nao podemos ser parvos. mas quem diz que o iPhone 4 nao presta e esta cheio de lag tambem está muito enganado. para o uso banal serve e sobra, digo banal, mensagens, facetime, facebook etc, nao é super rapido mas tambem nao é super lento, corre bem e com uma fluidez bastante aceitavel.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          O Nokia 3310 é mais fluido. Esse é que é bom. Oh Luís Miguel, só tens dito barbaridades. O facto de gostares de Apple, não significa que qualquer iphone seja melhor que todos os Android.
          PS: Tenho um iphone 5S e um ipad Air.

        4. Avatar de Mendes
          Mendes

          Tenho la em casa um telefone fixo daqueles em que e preciso rodar para marcar os numeros. Grande maquina, bateria otima nunca deu problemas, processador top nunca foi abaixo uma chamada, a grafica tambem nunca me deixou ficar mal e juntamente com aquele ecra a combinacao e perfeita vejo os numeros perfeitamente deve ter uma resolucao 4k ou mais. Agora vem para aqui estes meninos falar me em iphones e smartphones com android que custam uma pipa de massa e nao sao tao bons como o meu que na altura custou me 5000 reis

  8. Avatar de EzequielR
    EzequielR

    Qual obsoleto, qual quê?! O meu Iphone 4 não está. Porque tem um “S”!
    E até ao fim-do ano hei-de acrescentar-lhe um “E”, se tudo correr de feição! Com 64 Gigas! Worry, me…?!

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Eu tenho o SE de 64gb. Pra quem nao quer um telemovel grande, é espectcular. Eu comprei o 6s plus so que era muito grande. Passado um tempo vendi, comprei este SE e um ipad mini 3ª geraçao pra usar em casa e ainda me sobrou dinheiro. Isto foi em inglaterra.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    iPhone é satisfação é poder. Orgulho.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Mais um para a parada… É marcar o dia e o local!

  10. Avatar de Crow-
    Crow-

    Ainda tenho um iPhone 4 e só vou substituir por dois motivos:
    1. A maioria das apps agora são ios 8 ou superior, e o iphone 4 parou no 7;
    2. Preciso de um ecrã maior;

    1. Avatar de Jow
      Jow

      Crow, os aplicativos funcionam normalmente? Mesmo com o iOS desatualizado?

      Vc consegue baixar apps na AppleStore?

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        As que tenho continuam a funcionar, na maioria, não recebem é mais updates, como é o caso da app do Linkedin.
        Se for uma nova já dá erro por falta de requisitos minimos ao tentar instalar.

  11. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    O trabalho que tiveram a apagar o meu comentário, tinham era corrigido os erros apontados no texto.

  12. Avatar de Jow
    Jow

    Se comprar um Iphone 4S usado por agora, corro risco dele deixar de ser compativel com atualização de programas como Whatsapp?
    Grato