Air Display – iPad como ecrã auxiliar

43 Comentários

Conforme o estatuto do iPad vai aumentando de utilidade, os programadores vão descobrindo novas formas de o emparelhar com outros equipamentos para vários cenários.

O Air Display é um claro exemplo de como podemos usar a cooperação entre dispositivos e utilizar o iPad para um ecrã auxiliar, capaz de dar suporte visual para aumentar o espaço útil no ecrã principal.

Este par de softwares (para iPad e Mac) apresenta um comportamento altamente responsivo, implementado por um avançado algoritmo comprimido dinamicamente.  Numa rede Wi-Fi normalíssima, o cursor do rato, por exemplo, não apresenta qualquer comportamento ou fluidez diferente do comportamento na máquina nativa.

A aplicação funciona tanto a 32 como a 64 bits no Snow Leopard. A questão que poderá colocar será até que ponto a rapidez e a fluidez acompanham o esperado, tendo em conta o sistema múltiplo ecrã e as passagens entre eles. Pelo que testei, usando a rede doméstica WiFi, no Mac OS X 10.6 +, o sistema funciona perfeitamente bem.

Como pode ver no vídeo em baixo, as facilidades de utilizar o iPad como segundo ecrã, são notórias.

O processo de instalação também é simples. O único senão são os 7.99 euros da aplicação para o iPad, no entanto pode ser uma mais valia. Para o Mac OS X o software é gratuito.

Depois de instalado nos dois dispositivos, o Mac irá solicitar que o sistema seja reiniciado. Após isso terá um ícone na barra de ferramentas, que dará acesso à janela de opções, conforme imagem em baixo.

Depois o software irá detectar na rede o iPad, e com a aplicação iniciada no iPad, o Mac irá automaticamente fazer a ligação e estender o ecrã.

Funciona muito bem. Como podem ver em cima, num pequeno vídeo que fiz a partir do iPhone (as minhas desculpas pela qualidade). Dá perfeitamente para ver a fluidez.

Existe também um sistema para Windows, também com excelentes resultados, será em breve apresentado.

Licença: App iPad – Shareware (preço = 7.99€)/ App Mac OS X – Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS/Mac OS X
Download: Air Display 1.1 para iPad [2.4MB]
Download: Air Display 1.1 para Mac OS X
Homepage: Air Display

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alque
    Alque

    tanta Asneira.
    A Aplicação está disponivel para Mac e Windows Xp.
    O video que colocaram é de outra aplicação, MaxiVista App

    1. Avatar de Vítor M.

      É esse todo. 😉

      Mas tens de ler até ao fim… os posts são para ler até ao fim.

      Quem foi que passou este jovem de classe na escola? 😀

      1. Avatar de Alque
        Alque

        Então oh intiligente.
        Lê a discrição do link do youtube
        “The MaxiVista App turns your iPad into an extra monitor for your Windows PC. More information at http://ipad.maxivista.com

        Se quiseres vai até à itunes store ver ou vê no video se o pc não está a correr WIndows 7.

        1. Avatar de Vítor M.

          Esperto, deixei o Vídeo para depois mostrar para o Windows, são aplicações diferentes ó espertalhão 😉

          Tenho que te explicar tudo.. raios…

          1. Avatar de jules
            jules

            A humildade é uma característica tão importante, tal como reconhecer os erros na busca do aperfeiçoamento. 🙂

            Já existe o iPad à venda em Portugal ? Fiquei espantado com o acesso a tecnologia que o ppl do pplware tem. muito bom 😀

  2. Avatar de jpng81

    lol … um monitor secundário super caro, porra…
    Quando sair um novo ipad mais completo que o atual, com portas usbs e afins… este serve bem para isto ou para moldura digital 😀 😀 😀 😀

    1. Avatar de Alque
      Alque

      Espera sentado..

    2. Avatar de Vítor M.

      Além das portas USB não pode faltar uma drive óptica Blu-ray 😀

      1. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        ja agora que me fasa a comida e que me lave a roupa que dava muito jeito lol

      2. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        ja agr victor o ipad chega quando ai a portugal?

        1. Avatar de Vítor M.

          Agosto, segundo uma informação que recebi hoje.

          1. Avatar de murder_rabbit
            murder_rabbit

            e kuanto vai custar se for mais barato que aqui os UK pesso para me enviarem um de portugal a ums amgs meu dai lol

          2. Avatar de João Carvalho

            Essa informação era a fazer conta com a ultima release dos 9 países ou está para vir outra release?

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Irei testar com certeza!…. ainda a brincar com o Air Video com os putos 🙂 Pplware toca a fazer as reviews em formato pdf, para colocar na minha estante de pdf’s… e para lê-los (offline) nas minhas férias.

    está bem? Saudações.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim tenho isso agendado. Falta é tempo, mas esse dica é fantástica sim.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Delega mais… se puderes é claro. Pedir-vos uma app iOS ou Android deve ser muito, mas um site optimizado para webkit é que era. Para já chega, ideias não faltam.

        Continuação de um óptimo trabalho.

        (PS – não há nenhum dev cromo que queira dar uma mão ao pplware, agora que estão de férias?).

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim precisava mesmo de uma mão, principalmente para esses projectos (que os temos pensados) mas falta quem tenha tempo para os colocar em prática. 🙂

          Uma mão dava mesmo muito jeito.

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Flipboard para iPAD – alternativa para visita ao site pplware on-the-move. Basicamente cria-se canais de conteúdo pré-definidos ou por exemplo de redes sociais (follow pplware 🙂 no twitter).

            Ilustração: http://www.box.net/shared/hd5b0120zb

            Mais uma razão para compra esta maldita moldura digital! 😛

          2. Avatar de Vítor M.

            Eiii brutal….

            Nem tinha visto este comment.

            Vasco, estás convidado a fazer o post 😀

            Brutal mesmo.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        *Mobile Webkit*

    2. Avatar de Karlus
      Karlus

      Enquanto isso, bastante imprimires para pdf, qualquer artigo 😉

      Cutepdf, por exemplo.

      Mas há muitos 🙂

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Bale. Uso muito esse tipo de artimanhas linkada com cloud storage como o dropbox. Actualmente adicionei um bookmark “save offline page” no Safari(js code) que uso para guardar as páginas do PPLWARE 🙂 A app (free) offline pages permite browsing offline das páginas guardadas.

      2. Avatar de Vítor M.

        Sim mas li algures e muito por alto uma forma de converter para PDF e guardar no iBook. Confesso que ainda não li com olhos de ver, li mesmo só o titulo e a intro.

        Tipo, podemos ter na biblioteca do iPad, ao estilo iBooks os nossos PDF’s, isso é fantástico.

        A questão dos documentos em PDF isso tenho uma pasta no dropbox, Docs PDS e leio-os a partir de lá.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Nao entendi, o iBook nao lê PDFs?

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Lê sim senhora

  4. Avatar de RCS
    RCS

    Boa aplicação. Um monitor extra pode dar sempre jeito. E é sempre melhor do que ter o ipad ali parado num canto.

  5. Avatar de aver
    aver

    Por falar em iPad, estou a escrever de um.
    Basicamente ė assim. Se não eståo bem servidos de portátil/netbook, tratem primeiro disso. O iPad nāo é um produto prioritário. Ė, essencialmente, um produto para quem gosta muito do iPhone/iPod Touch, tem problemas de vista … e não está muito aflito de dinheiro.
    Dito isto, mais duas ou três coisas:
    – o iPad ė um excelente iPhone/iPod Touch grande;
    – veio colocar um problema de portabilidade/dimensão do ecrā dos smartphones em geral e do iPhone em particular. Smartphones com ecrãs maiores são melhores ? Ou justififica-se lançar iPads (ou equipamentos semelhantes a correr Android) com ecrãs de dimensão diferente ? No futuro cada um e scolhe o ecrã que gostar mais ?
    – em regra o preço das apps para iPad é bastante mais alto que para iPhone. Há apps com versões só para iPad, com uma versāo para iPad e outra para iPhone, app só para iPhone mas que também corre em iPad (num ecrã do tamanho do do iPhone, que pode ser duplicado mas com perda de resolução) e outras para iPhone que não correm em iPad. Se já têm um iPhone/iPod Touch, usando a mesma conta do iTunes podem instalar as apps que já têm no iPad, sem pagar.
    Quanto a discussões sobre prós e contras hão-de ser semelhantes aos do iPhone. Com uma diferença. No campo do Android, ou outro, não há nada semelhante ao iPad.

    1. Avatar de vis
      vis

      É verdade só que a diferença entre iphone 4G e Ipad é uma falta de hardware…
      Enquanto que iphone já ficou finalmente apetecível para uma compra, falta é resolver alguns problemas de rede pelo que li… Mas o hardware chega para a maioria das pessoas…
      Ipad só na versão 3 ja vai ficar apetecível…

      1. Avatar de Vítor M.

        Acho que não, mesmo em nada. Não vejo qual será a limitação de hardware desta máquina.

        Por exemplo, neste caso que apresenta o post, repara na qualidade gráfica do iPad.

        A velocidade de processamentos permite usar aplicações para editar vídeo de forma fluída, com excelentes efeitos.

        Haveria tanto a falar do iPad 😀

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          Como te compreendo 🙂

        2. Avatar de mmick
          mmick

          As limitações sao aquelas já abordadas umas 100.000x 🙂

          Em todo o caso continuo a referir que parece-me um pouco rebuscado (= arranjar motivos para comprar/possuir um) usar um iPad para jogar jogos pegando nele (maior que uma folha A4) e girando-o, etc (acho que se vir alguém a fazer isso *em publico* parto-me a rir, mesmo que seja um miudo), usá-lo como…2o monitor…ou para editar video quando ele nem camara tem…

          Ou seja, fazes um video noutro aparelho, tanto quanto sei tens que o passar para o um PC/Apple -> iTunes -> iPAD e…editas no iPAD? Entao porque nao fazes logo no PC que é mais potente e completo?

          Resumindo: o iPAD parece-me de certo modo limitado, tanto que o pessoal precisa de procurar coisas em que o utilizar e utilizar sempre um PC pelo caminho…

          Relativo ao tópico: seguindo a ideia de que é preciso dar utilidade ao iPAD…está bem bom! E deve ser o ecra de série mais caro de sempre: 500€ ou mais por tao poucas polegadas 😀

  6. Avatar de Sarev0k

    Que aplicação brutal!
    Vou experimentar porque tenho que mudar o portatil muitas x de sitio, então isto vai dar um grande jeito 😀

  7. Avatar de kaisar
    kaisar

    O ipad esta a impressionar-me cada vez mais =) e ideias como esta têm um grande potencial mas deviam evoluir mais ate cobrarem pela aplicaçao…

    “Pelo que testei, usando a rede doméstica WiFi, no Mac OS X 10.6 +, o sistema funciona perfeitamente bem.”

    o problema esta aqui, é que n funciona bem, a imagem trava o suficiente para ser irritante, pelo menos para mim, e eu nao dava um tusto por ela, por agora claro. Quem sabe se nao evolui até se tornar realmente um “extra” viavel?

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A questao é que para o iPAD (e o PC) nao ficarem lentos nao se pode comprimir muito a imagem. Isto leva a que:
      1) o framerate seja relativamente baixo
      2) o uso da rede relativamente alto

      Alguém com o Torrent ligado e este sistema numa rede WIFI G (54mbps) deve notar uma perda importante. É uma ideia engraçada que pode ser útil esporadicamente mas dar 500€ (ou mais) e desgastar a bateria/HW do iPAD a fazer algo que se faz melhor com um monitor de 75€…

      Parece-me bom haver estas aplicações para o iPAD, pena que os videos deem tao maus…

  8. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Isto é uma verdadeira…. não digo para não ser mal educado.

    Vss viram bem o refresh rate do video e da velocidade com que o utilizador passeava naquele documento? Enfim… se o iPad é fixe para usar como segundo ecran… vou ali e já volto.

    E depois parece que fica tudo alucinado com isto… muito bom.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Há alguém que consiga explicar para que serve verdadeiramente o iPAD?? Neste momento não é mais que uma FUTURA – moldura digital – muito cara.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        – moldura digital (imagem, video)
        – leitor de livros/revistas
        – navegador de internet
        – redes sociais
        – musica

        Para justificar a compra -se bem que muito rebuscado na minha opiniao-:
        – monitor
        – consola de jogos “portátil”
        – “editor” de documentos Office
        – “editor” de ficheiros de imagem/video

        Como referiram o iPAD 3 deve ser impecável 😉

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já se arranjam Ipad’s em Portugal … conheço uma loja que os vende .

    Fica na Maia (são um pouco mais caros que o anunciado).
    Ja tive com um na mão … é muito bom

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A resposta ao touchscreen, etc é impecável. Super fluido sem dúvida. O iBook é que me pareceu lento.

    2. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Já agora podes dizer a que preço se encontram nessa tal loja?

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Numa loja em Gondomar tens o iPAD 16Gb WIFI por 800€ (era o último preço mas quase que aposto que consegues baixar na loja para uns 750€ ou algo assim já que em quase 2 meses ninguém o comprou).

  10. Avatar de Kayn
    Kayn

    Quanto ao refresh rate manhoso daquele primeiro video com os Simpson, foi a primeira coisa que notei. Dei o desconto porque imaginei que fosse a câmara que gravou que não conseguia captar na mesma quantidade de frames, daí o resultado fraco neste video, quando ao vivo deverá não acontecer. Continuo a achar que o ipad ainda só tem utilidade secundária, mas a minha opinião pessoal é irrelevante. Se faz edição de video fluída, também deve ser capaz de aguentar com isto sem problemas.

    E é bom mesmo que apareçam mais programas deste género para aumentar a utilidade ao ipad. É o pior defeito dele. Se não aparecerem, quando este hype do ipad passar, vai ser mais um gadget para encostar por falta de utilidade (que ainda acho que é o que vai acontecer), o que é uma pena e desperdício de um aparelho com bastante potencial.

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Como podem dizer que o iPad vai encostar? É quase o mesmo que dizer que os smartphones vão encostar.. :S

      A sério, ou estou a ficar maluco por ver utilidade no iPad, ou então não sei…