O Firefox tem 3 novas funcionalidades para serem testadas

13 Comentários

A Mozilla tem várias frentes de desenvolvimento do Firefox. Para além das 3 versões conhecidas, existe também uma quarta, o Test Pilot onde apenas algumas funcionalidades são testadas.

Esse programa tem agora 3 novas funcionalidades que esperam pelos utilizadores para serem testadas e depois passarem para o Firefox.

Firefox

O Test Pilot do Firefox é um programa de testes que a foi implementado para permitir aferir da maturidade de algumas funcionalidades que estão prestes a chegar ao browser da Mozilla.

Três desses novos testes estão agora disponíveis e podem ser usados por qualquer um que instale a extensão do programa de testes e que os use. A Mozilla espera depois receber input dos testes para decidir se usa essas novas funcionalidades.

ffox_2

O primeiro teste, o Page Shot, foca-se na capacidade de fazer capturas de ecrã de qualquer página web. Depois de capturada a imagem esta pode ser partilhada, quer por um link quer pelas redes sociais, dando também a capacidade ao utilizador de as guardar e mais tarde aceder-lhes, podendo pesquisar pelo nome ou até pelo texto que tem na imagem.

Para o segundo teste a Mozilla preparou o Min Vid, um leitor de vídeo que pode ser usado em qualquer página web e que pode transitar entre separadores. Esta janela de vídeo acompanha o utilizador nas suas navegações.

Por fim surge algo que já existia nas janelas de navegação anónima do Firefox. O Tracking Protection vai agora estar disponível em qualquer separador e permitirá que se navegue sem serem registados dados do utilizador nos sites que visita. Para já a ideia do Tracking Protection é perceber onde está a quebrar a utilização de sites.

Para aceder a estes testes o utilizador só precisa de aceder ao site do Test Pilot, instalar a extensão disponibilizada e activar as experiências em que quer participar.

Depois de testes como No More 404s, o Tab Center, o Activity Stream e outros, chegam agora 3 novas experiências que todos podem usar, ajudando a Mozilla a criar um Firefox ainda melhor.

Vão participar no Test Pilot do Firefox?

 

Mozilla

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    acho que vou voltar para o firefox.

  2. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    Eu “efectivamente” nunca saí …

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Ora nem mais. Ainda tentei para o Chrome mas o FF tem facilita mais a experiência web em casa e trabalho. Claro que depende sempre das exigências de cada um

  3. Avatar de censo
    censo

    Só uso edge.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Passei para o Firefox também por causa do Profile Manager e porque o Chrome me começou a chatear /primeiro não se lembrava da password do hotmail, depois foi o java barrado …

  5. Avatar de José Luiz
    José Luiz

    Uso o firefox desde que esse nasceu.

  6. Avatar de P. Costa
    P. Costa

    Mas não vai acabar nos smartphones?

    1. Avatar de Felippe
      Felippe

      eu tinha lido a uns tempo atras que o Firefox vai se fundir com um outro navegador em um futuro próximo mais vamos aguardar mais pra frente iremos saber mais sobre isso http://zap.aeiou.pt/mozilla-lanca-em-junho-mais-um-browser-construido-do-zero-105526

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Quando for uma UWP app eu participo no Test Pilot. pq bom suporte a “touch” e + segurança para o “””MEU””” windows 10.
    UWP, mir ou wayland não é só pq me apeteçe mudar o servirorX ……. há muitas vantagens.
    uptate. o “”old software”” tem varios porblemas i preder tempo nisso……

  8. Avatar de sakura
    sakura

    Quando for uma UWP app eu participo no Test Pilot.

  9. Avatar de Knight
    Knight

    Eles precisam arrumar as travadas la no site do youtube.

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      Knight… é pois… eu vou no youtube e uso Firefox à 6 anos e nunca tive travagens… nem em sites de stream de musica (soundcloud.com) nem em outros sites de ver videos como o vimeo…
      acho que isso é problema do seu PC mesmo…