Frets on Fire – O Guitar Hero gratuito

43 Comentários

Quem é que nunca ouviu falar no famoso jogo pago Guitar Hero? E que tal existir uma versão gratuita deste jogo? Pois bem, hoje enquanto navegava pela blogosfera encontrei o Frets on Fire, um jogo musical de código aberto do género do Guitar Hero ou el Rockband.

O jogo é multi-plataforma, e está disponível para os sistemas operativos GNU/Linux, Microsoft Windows e MacOS.

frets_on_fire_00

Devo confessar que nunca tinha jogado o Guitar Hero, mas como em anos toquei numas bandas guitarra elétrica, mas este jogo veio “acordar o bichinho” pela música.

O objetivo deste jogo consiste em utilizar o nosso teclado do PC, transformando-o numa guitarra elétrica e assim ganhar o maior número de pontos. A distribuição das teclas está definida de tal maneira, que podemos transformar o nosso teclado numa verdadeira guitarra.

frets_on_fire_02

Algumas características:

  • Modo de jogo com teclado invertido
  • Suporte para joystick
  • Editor de canções
  • Milhões de músicas já compostas pela comunidade
  • Suporta para importação de músicas do Guitar Hero™ I e Guitar Hero™ II
  • Multiplataforma: Windows, Linux, MacOS e FreeBSD
  • Código Aberto (Phyton)

Requisitos do sistema:

  • 128 de RAM
  • Uma placa gráfica razoável
  • Windows: DirectX compatível com a placa de som
  • MacOS X: processador Intel

Para concluir, apenas dizer que fiquei simplesmente maravilhado com o jogo. Fez-me recordar alguns momentos da minha vida, onde em cima de um palco com a minha banda, dava umas valentes guitarradas. Depois veio a informática….mas uma vez por outra ainda pego na guitarra elétrica para “matar” o vício (agora já posso fazer no PC).

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Linux] FretsOnFire-1.3.110.tar.gz [30,20 MB]
Download: [Windows] FretsOnFire-1.3.110-win32 [33,25 MB]
Download: [MacOS] FretsOnFire 1.3.110 [39,51 MB]
Homepage: Fretsonfire

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fontes
    Fontes

    So gostava de acrescentar algo que penso que é importante :p
    O frets on fire permite adicionar musicas à colecçao de musicas que este já traz
    As musicas podem ser encontradas aqui http://fretsonfire.wikidot.com/custom-songs

    E o Frets on Fire suporta ainda a guitarra do Guitar Hero, desde que esta esteja ligada ao computador (obvio)
    Para MAC é preciso um driver para utilizar a guitarra, eu já experimentei mas nao consegui po-la a funcionar.

    1. Avatar de Revolução Digital
      Revolução Digital

      Sim, a guitarra do GH5 para PS3 funciona às mil maravilhas: basta ligar no PC através de uma porta USB o receptor sem-fios e fazer o emparelhamento com a guitarra (tal como se faz na PS3).

      Depois, já dentro do jogo, não nos podemos esquecer de ir configurar as teclas nas opções e… voilá! Tão simples e bem mais prático e com estilo que o teclado 😀

      1. Avatar de leitorassiduo

        Essas guitarras vendem-se á parte? Se possível, sabem por volta de que valores? E a bateria, também funciona no pc?

        Cumprimentos

        http://www.evaristotenscadisto.com

        1. Avatar de Revolução Digital
          Revolução Digital

          A bateria confesso que não sei.

          As guitarras vendem-se à parte, sim.

        2. Avatar de Fontes
          Fontes

          bateria nao arranjas a parte a guitarra se nao me engano fica quase tao cara como o jogo (que oferece a guitarra)

          1. Avatar de PorquinhoBranco
            PorquinhoBranco

            a bateria tambem funciona nas versoes mais recentes do FOF, e arranjas a parte sim, tanto bateria como guitarra. tenta por exemplo:

            http://www.game.co.uk e http://www.amazon.co.uk.

            http://www.dualchip.pt (loja PT, com guitarra para xbox360, tenho a que la vendem e funciona no pc).

            http://www.opirata.com (loja espanhola com guitarra para PS3. Um amigo tem e joga FOF com ela.

            ebay.co.uk tambem arranjas bons negocios. comprei la a minha bateria para rock band por 20€.

            Boa sorte!

          2. Avatar de PorquinhoBranco
            PorquinhoBranco

            ha, esqueci-me de mencionar quee a versao mais recente que suporta bateria da pelo nome de Fofix e nao FoF.

            http://fretsonfire.wikidot.com/fofix

  2. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Já joguei a algum tempo…

    E fixe fixe é meter o teclado debaixo do braço como se foce uma guitarra 😀

    1. Avatar de XKR
      XKR

      O Objectivo é mesmo usar o teclado como se fosse uma guitarra 😛

      http://tiny.cc/1st0i

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        mas é 1000x mais fixe se lhe ligares a guitarra de uma das consolas! Ja para nao falar no facto de que poupas uns quantos euros nos jogos que nao tens que comprar pois as musicas destes estao todas disponiveis para download e tens milhares de gajos a fazer musicas para o FOF. Neste momento tenho mais de 400 musicas na minha lista, e sao so as que gosto!!!

  3. Avatar de Nuno Pais
    Nuno Pais

    Guitar Hero grande jogo!!
    Tenho o jogo para a Wii e não me canso de jogar, tenho bateria e guitarra e é sempre a dar-lhe!!! 🙂

    Este jogo até ta porreirinho, e até é fácil de jogar lol se tivermos a carregar nas teclas todas (teclas de cor) e carregarmos na tecla de escolha (tecla pick) ele funciona…. ou seja nao precisamos de mudar os dedos pelas teclas.

    Mas assim não tem piada!

    😉

    abraço

    1. Avatar de PedroT
      PedroT

      ora ai está uma coisa que não é verdade. Ao todo são 5 teclas de cor e penso que não exista nenhum teclado que permita ter carregado ao mesmo tempo essas 5 teclas (e não esquecer o facto de ao carregarmos na tecla do pick faz ao todo 6 teclas premidas). Alem disso se tiveres a carregar em duas teclas ao mesmo: uma tecla em que não é a tecla da nota e outra tecla em que é a tecla da nota, ao carregares no pick ele falha-te a nota, mesmo que estejas a carregar nessa nota.
      Por isso não.. não é fácil de jogar (também depende da música) e sim, tenho muita piada se a musica tiver vários conjuntos de strings (várias notas seguidas num curto espaço de tempo) e a velocidade com que as notas passam é tão rápida que não consegues acompanhar xD

      Já jogo isto à bastante tempo e não me farto. Posso dizer que este jogo está ao nível do guitar hero para alem do facto de ser grátis 😀

      1. Avatar de leitorassiduo

        Falha ao nível das animações obviamente, aí não é comparável mas, sendo grátis, não se podia exigir mais.

        Cumprimentos

        http://www.evaristotenscadisto.com

        1. Avatar de Fontes
          Fontes

          Ha tambem algumas funcionalidades que faltam, mas issu ja ha uma outra versao que o tem, multiplayer, practice mode, bass song, podemos perder a musica por falhar mtas notas etc… Tem menos graficos ainda e perde a opçao de criar musicas

          http://www.baixaki.com.br/download/frets-on-fire-x.htm

    2. Avatar de Fontes
      Fontes

      Se isso te acontece no teu, sugiro a sacares outra vez o jogo porque issu nunca aconteceu em nenhum q eu experimentei

  4. Avatar de Sarev0k

    Já experimentei e gostei, até porque neste metes as musicas que queres e até podes criar as tuas próprias músicas =)

    1. Avatar de leitorassiduo

      Yep, e no GH pagas bem por musicas adicionais, chegam a ter valores absurdos as músicas.

      Cumprimentos

      http://www.evaristotenscadisto.com

  5. Avatar de techdani
    techdani

    Off-topic: As placas gráficas ATI Radeon HD com entrada PCI Express podem ser ligadas a portáteis que tenham essa entrada? É que o meu portátil é um asus f5RL ou x50RL (não tenho certeza) e tenho uma entrada que diz “express”

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      LOL nao opdes ligar uma placa grafica a um cabo pa:P

      PCI-Express é o tipo de slot na board. e uma slot nao se liga a um cabo..

      o q o portatil deve ter é eSATA (express SATA) q é para ligar discos rigidos

      cumps

      1. Avatar de Luís Gonçalves

        O “e” de eSATA é de “external” e não “express”.
        Muito provavelmente o Techdani estaria a mencionar a porta ExpressCard.
        Apesar de não ser possível ligar uma placa PCI-express num slot ExpressCard, como é óbvio, existem placas gráficas que se podem ligar a este slot.

        http://www.geeks3d.com/20100525/msis-gus-graphics-upgrade-solution-for-laptops/

      2. Avatar de Bruno Ferreira
        Bruno Ferreira

        Ele deve é ter o slot para as novas placas que substituem o PCMCIA. A resposta continua a ser negativa, contudo. São muito raros os portáteis em que há possibilidade de mudar a placa gráfica, e normalmente são bastante caros.

  6. Avatar de Shikai
    Shikai

    Eish a quanto tempo… o Frets on Fire deve ter uns 2/3 anos se nao estou em erro.
    Acho que é um projecto descontinuado se bem me recordo, felizmente podemos adicionar sempre mais musicas e fazer as nossas proprias musicas como já aqui foi referido. Bons momentos

    1. Avatar de leitorassiduo

      Acho que é mais velho.. Nunca esteve a 100%.. muito pesado para um jogo tão “pequeno” e crashava em algumas situações.

      Cumprimentos

      http://www.evaristotenscadisto.com

  7. Avatar de Stripes
    Stripes

    O Frets On Fire está abandonado, agora o desenvolvimento está no FoFix

    http://happypenguin.org/images/pleasurerbtd4.jpg

  8. Avatar de jony_be
    jony_be

    Ainda jogo de vez em quando. Pessoalmente acho as musicas melhores “fretadas” que as do guitar hero, tenho para aí umas 600 XD

    se alguem souber onde posso arranjar os mods para ubuntu agradecia.

    1. Avatar de Stripes
      Stripes

      que mods?

      1. Avatar de jony_be
        jony_be

        queria dizer as themes packs, para mudar o aspecto.

        ou entao o fofix parqa ubuntu.

  9. Avatar de César

    Isso funciona no windows7? quando altero as configurações dá sempre runtime error e quando jogo dá-me sempre a incrível pontuação de 0 pontos… 🙁

    1. Avatar de SamC
      SamC

      O FoFix que é projecto que aconselho, já que o Frets on Fire está meio que estagnado, funciona perfeitamente no Windows 7.

      Além disso há o suporte para bateria e voz.

      1. Avatar de Fontes
        Fontes

        Peca pelo visual, apesar de podermos posteriormente instalar temas, e por ser bem mais pesado que o FoF original. Mas sem duvida que está muito melhor

  10. Avatar de Ps
    Ps

    E como ‘e que se instala isto no ubuntu 10 ?

  11. Avatar de DFPA
    DFPA

    Quando instalo o FoFIX ele pede-me o directorio de musicas…qual é a pasta?

  12. Avatar de Rúben Lopes
    Rúben Lopes

    Pois é, aí está um bom jogo, mas acho que, infelizmente, está descontinuado (digo isto porque já não é actualizado há mais de um ano).

  13. Avatar de MiguelR
    MiguelR

    Melhor que o Frets On Fire só mesmo o http://www.jamlegend.com/refer/li/1312474

  14. Avatar de João Serralha
    João Serralha

    Boas

    Eu jogo este jogo há mais de 2 anos e meio e posso-me considerar, sem qualquer tipo de prepotência/arrogância, um bom jogador. A única coisa que me põe “louco” ainda é Yngwie Malmsteen, músicas quase impossíveis de tocar dado a rapidez e mudança de strings. De resto, só se consegue tocar bem, obviamente, com muita prática: começando em niveis fáceis até se ter a certeza que se consegue chegar a um nível médio ou hard. Aí é que a coisa se complicar ;P

    Recomendo um mod (porque apesar de tudo, este jogo tem defeitos) chamado FoFix que é bem melhor, quer em termos gráficos, quer em termos de localização de ficheiros, correcção de bugs, addons úteis, etc. Bem melhor mesmo, sei do que falo 🙂

    De qualquer das formas, parabéns pelo artigo, fiquei de facto surpreso.

    @DPFA tens que fazer delete ao cache.

    Uma coisa: isso de um certo tipo de teclas não funcionarem é de facto verdadeiro. Quem usar no teclado, do F1 ao F5 ou dos números 1 a 5, poderá reparar que o conjunto de teclas F3+F4+F5 (ou 3+4+5) ñ funciona ;P E já tentei em variadissimos teclados e em dezenas de computadores. Algo que até agora, nunca me influenciou o meu estilo de jogar e até a própria jogabilidade.

    Cumprimentos

    João Serralha

    PS: qualquer dúvida, é favor 😛

    1. Avatar de Danilo Belo

      Certamente o Fofix rulez! Toco há 2 anos também e adquiri há 1 ano uma guitarra sem fio de PS. Uso um adaptador p/ usb.

      Realmente combinações das três teclas de função não funcionam no jogo.

      Uma coisa legal é que devido a grande disponibilidade de músicas, acho facilmente músicas de rock cristão em discos virtuais web afora.

      saudações a todos

      Danilo Belo

  15. Avatar de agftorani
    agftorani

    Já agora não arranjam p DJ Hero? :b

  16. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas,

    Pessoal eu nao consigo jogar da me um erro ao iniciar nao sei que fazer!! :S

    1. Avatar de João Serralha
      João Serralha

      Bem, há varias razões. Conseguiste instalar o jogo? Que erro te aparece.

  17. Avatar de noosphere
    noosphere

    Boas pessoal,

    Eu saco o ficheiro mas dps não consigo instalar. a única coisa que consigo é descompactar o jogo.

    Alguma ajuda sff.

    Estou com o Mint

  18. Avatar de eskaiter
    eskaiter

    oi como fasso para jugar frest on fire multiplayer . gustava de jugar com um amigo mas nao consigo . se alguem me ajudar agrade-so:)

  19. Avatar de alexandre
    alexandre

    como e que clooco as costum songs a rular consigo jogar o jogo mas so os samples agora queria as musicas mesmo e nao consigo