Ensino Superior: Colocações 2016 (Acompanhe aqui)

45 Comentários

Resultados já disponíveis!

Estão quase a ser divulgados os resultados de Acesso ao Ensino Superior do ano lectivo 2016/2017.

Tal como acontece todos os anos, a hora da divulgação está marcada para a meia-noite e um e decerto que muitos jovens estão ansiosos para saber se entraram, ou não, nesta 1ª fase, na Universidade/Politécnico.

ipg


Para o ano lectivo 2016-2017, através do concurso nacional de acesso, as instituições de ensino superior públicas disponibilizam 506881 vagas para ingresso nos seus ciclos de estudo: 28310 (55,9%) no ensino universitário e 22378 (44,1%) no ensino politécnico.

Estas vagas encontram-se distribuídas por diversos cursos nas diferentes instituições de ensino superior, o que se traduz num conjunto de 1060 pares instituição/curso.

Na distribuição das vagas fixadas para o concurso nacional e para os concursos locais por áreas de estudo , mantém-se, em geral, a proporção registada em 2015, com preponderância das áreas de:

  • Engenharia e Técnicas Afins: 9083 vagas (17,7%)
  • Ciências Empresariais: 7557 vagas (14,7%)
  • Saúde: 6716 vagas (13,1%)

Os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados daqui a momentos, no site na Internet da DGES, e poderão acompanhar no Pplware todas as informações. Como desafio, gostaríamos também de saber em que Universidade/Politécnico entraram e qual o curso.

Nota: Quem tiver dados de acesso ao site da DGES já pode ver a informação acedendo ao separador “documentos” e depois carregar em “Ficha 1ª fase”.

Os resultados já estão disponíveis e podem ser consultados aqui.

Algumas Curiosidades

  • Medicina já não é o curso com a nota mais elevada. Engenharia Aerospacial e Engenharia Física e Tecnológica são agora os cursos com média mais elevada.
  • 42 958 estudantes conseguiram colocação na primeira fase (87% dos candidatos foram colocados)
  • Sobram 8022 vagas para a segunda fase (Início já amanhã)
  • 342 candidatos excluídos por não cumprirem os requisitos
  • 51% (21 950)  dos candidatos entraram na primeira opção
  • 21% dos candidatos entraram na segunda opção
  • Apenas 1 401 (3% dos candidatos) entraram na sexta opção
  • 60% (635) dos cursos já não têm vagas
  • 45 cursos superiores não tiveram qualquer candidato
  • Há 191 cursos com menos de dez vagas preenchidas
  • Só 16% dos alunos de cursos profissionais prosseguem para o superior

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Se pudessem partilhar as médias de alguns cursos seria excelente

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, essa informação vai ser pública daqui a momentos.

  2. Avatar de baj
    baj

    Já se sabe o resultado desde o inicio da noite na página DGES, onde o aluno fez a candidatura, em docs\ 1ª fase…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, temos indicações que os candidatos já estão a receber SMS.

  3. Avatar de Rui Madeira
    Rui Madeira

    Fogo só o pplware tem esta info. O resto da imprensa?

      1. Avatar de Rui Madeira
        Rui Madeira

        Eu dizia ontem.

  4. Avatar de Bruno Correia
    Bruno Correia

    Opah eu já entrei! Engenharia de telecomunicações e informática aqui vou eu

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      Sou suspeito, mas grande curso :p

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Em que instituição de ensino?

    3. Avatar de António
      António

      Parabéns e boa sorte! Mas toma atenção, o mais fácil está feito!!!!!!!

    4. Avatar de António
      António

      Parabéns e boa sorte! Mas toma atenção, o mais fácil está feito!!!!!!!

  5. Avatar de vitor carvalho
    vitor carvalho

    No site diz dia 12.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também reparei que há um sitio que diz 12, mas o local exacto diz “os resultados das colocações serão divulgados neste endereço a partir das 00h01 do dia 11 de setembro”
      “http://www.dges.mctes.pt/coloc/2016/

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Entrei em sociologia no porto.
    Sabem qual é o prazo para as matrículas na instituição? Não encontro esse dado…

  7. Avatar de Alpha
    Alpha

    UP em grande!

  8. Avatar de Paulo Lima
    Paulo Lima

    Alguém sabe se as colocações nos cursos técnico profissionais superior saem hoje tambem

  9. Avatar de David
    David

    Já entrei !! Engenharia Informática 😀

  10. Avatar de PilotEyes737
    PilotEyes737

    Yessssss!!! Entrei! Engenharia Informática cá vou eu 🙂 Agora para ser vida completa, só falta conseguir a minha ATPL(A) daqui a uns aninhos 😀

  11. Avatar de Vítor M.

    Muitos parabéns aos que conseguiram entrar. Vai começar uma nova e desafiante etapa da vossa vida 🙂

  12. Avatar de Cristiano Patrício
    Cristiano Patrício

    Engenharia Informática no IPG! Let’s GO 😀

  13. Avatar de Diogo
    Diogo

    Alguém sabe se estes resultados incluem os maiores de 23? não estou a conseguir encontrar essa informação, desde ja obrigado a quem puder ajudar

    1. Avatar de Anywyay
      Anywyay

      Nao, o meu primo (tem 25 anos) teve de ir à escola ver se entrou ou não. Espero ter ajudado.

      +23 é algo como “entrada especial” e não a nível normal nacional.

  14. Avatar de David
    David

    pessoal qual e a media para entrar em engenharia informatica?

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Depende da instituição de ensino. Dá um vista de olhos nas Listas de Últimos Colocados para teres uma ideia. Tens desde 11 a 16.

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        A 16, não, mais na FEUP, tens 17.6.

      2. Avatar de Anywyay
        Anywyay

        Às vezes, parecendo estupido, as instituições tem preferências geográficas.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    ola a todos
    alguém me pode dizer qual e a media de engenharia mecânica no isep deste ano. ainda vou para o 12 ano mas estou bastante curioso para saber qual e a media deste ano . já agr se souberem dizer quando e que as medias deste ano aparecem no dges tb agradecia

    1. Avatar de António
      António

      Olá Tiago! Talvez não conheças mas existe uma ferramenta fantástica que ajuda a responder às tuas questões…. chama-se google e, imagina só, é gratuita! (desculpa a ironia, mas não resisti! 🙂 )

  16. Avatar de Ana
    Ana

    O nome da minha filha não aparece em lado nenhum nem em colocados nem em não colocados. Fizemos a candidatura certinha mas até hoje não recebemos nenhum comprovativo de como ela se candidatou. Se que ela se pode candidatar novamente na 2ª fase mas o problema é que o curso que ela quer já não tem vagas. E agora?

    1. Avatar de António
      António

      Cara Ana, o facto de “não recebemos nenhum comprovativo” era mais que suficiente para as campainhas ter disparado na altura. Devia ter entrado em contacto com quem de direito, pois agora não tem prova nenhuma que o fez. O facto de ter preenchido tudo não significa que a informação tivesse sido enviada! Isto acontece tantas vezes!!! Boa sorte para a sua filha!

  17. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Que razia em Engenharia Civil por todo o país !! Quem via este curso e quem o vê …

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    que cursos estão disponiveis para a 2º fase de candidatura ? como é que os vejo

    1. Avatar de Anywyay
      Anywyay

      http://www.dges.mctes.pt/coloc/2016/ e vais a “Classificações dos Últimos Colocados em Excel”, vai fazer o Download de um Excel, depois ves as vagas que tens nas Universidades.

      Depois se tiveres média (ve a nota mais baixa de cada curso e compara contigo) tentas para a segunda fase, caso tenhas um CET tens de ver quais aceitão essa medida, caso tenhas +23 informa-te no site da universidade ou no próprio local fisicamente 🙂

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        os cursos que queria não tem vaga que faço agr

        1. Avatar de Anywyay
          Anywyay

          Às vezes existem vagas especiais, tentas ligar para o establecimento e perguntar se existe outras maneiras ou se aceitam mais…

          De resto, acho que não há mais anda a fazer…

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            que sitos existem para eu tirar um curso superior sem sem faculdades ou universidades ?

            por exemplo centros de oportunidades ou algo assim ??

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    e já agora, Estudos Portugueses permitem que saidas profissionais ? Permitem algo na zona do turismo ?

  20. Avatar de Tiago
  21. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Agora que acabaram as matriculas como é que vejo as vagas que sobram no total ? as da primeira fase juntamente com as que sobraram das matriculasque nao foram feitas

    1. Avatar de Pedro Pinto

      tens no site que deixamos no final do artigo.

  22. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    mas so aparece da 1º fase , nao conta com as matriculas que nao foram feitas e que podem disponibilizar novos cursos

  23. Avatar de tiago
    tiago

    Existe algum lugar para eu tirar um curso superior sem sem faculdades ou universidades ?
    centros de oportunidades ou ??

  24. Avatar de maria ribeiro
    maria ribeiro

    A que horas saiem as colocações da 2 fase?