Apple está a preparar os novos MacBook para terem ligação 4G?

38 Comentários

Agora que o novo iPhone 7 e o Apple Watch estão apresentados e prestes a chegar ao mercado, é hora da Apple se virar para a sua restante linha de produtos que quer renovar.

Os próximos a serem alvo de uma mudança profunda devem ser os MacBook. Há já muita informação, mas a mais recente dá conta de que os novos portáteis da Apple vão ter ligações 4G.

MacBook

Os novos MacBook vão ser equipamentos totalmente renovados, não apenas ao nível do hardware mas também nas funções e até na sua linha estética. A Apple está empenhada em apresentar novas máquinas que consigam cativar de imediato os utilizadores, como se viu recentemente com os novos iPhones.

Mas no meio de tantas novidades apontadas como certas, surgiu agora informações de que a Apple poderá estar a preparar-se para adicionar aos seus MacBooks a capacidade de fazerem ligações 4G, de forma a dar acesso directo a redes de dados, sem a necessidade de qualquer dispositivo adicional.

Esta informação surgiu de uma patente (nº 20160261022) que foi submetida no início de 2015 e recebeu recentemente uma actualização. Nela é descrita a forma que a Apple entende ser necessária para albergar estes novos componentes e e os integrar com o restante hardware.

MacBook patente

Esta não é uma novidade no mercado dos portáteis, com a maioria das marcas a terem propostas de equipamentos que contemplam já a capacidade de realizar ligações 4G, mas no caso da Apple será uma novidade importante.

Para além desta suposta novidade, espera-se que os novos MacBook sejam melhorados com hardware mais recente (processador, memória, placas gráficas e discos) para que sejam ainda melhores. Há também um rumor que dá conta da remoção da fila de botões de função, passando a existir um ecrã táctil que assumirá as funções definidas pelo utilizador.

Ainda sem data definida, espera-se que a Apple lance estes novos MacBook mais para o final do ano, num evento dedicado a estas novidades.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Ainda não vejo grande vantagem em ter acesso à rede celular no notebook.

    Atualmente todo mundo carrega sempre um smartphone, e praticamente todos os modelos podem compartilhar a conexão. Eu mesmo, vez ou outra, uso o recurso.

    1. Avatar de Tc
      Tc

      Isto é a tua forma de contornar o “problema”. Mas se o aparelho já terá essa opção porque não? Podes continuar a usar o teu telemóvel emparelhado na mesma….nada de impede. Não podes e navegar muito pois se tiveres pouca bateria no telemóvel bye-bye internet.

      1. Avatar de Modem
        Modem

        Isso significa que tens de pagar um novo serviço de dados quando já tens 1 capaz de dar conta do recado.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Foi o que pensei.

      2. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Se você terá um lugar para apoiar o notebook, então provavelmente terá uma tomada por perto onde possa ligar o smartphone. E na última hipótese, pode ligar na USB do computador.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Talvez em Ambiente empresarial isso faca sentido, mas em uso pessoal é um desperdício: hoje em dia todas as casas, centros comerciais e a maioria dos negócios e/ou empresas tem WIFI. Quando isso falta e como a maioria dos adultos tem Internet no telemovel, podem partilhar com o portátil. Eu tenho um contrato com 6 GB/mes LTE, isso chega.

    3. Avatar de Coiso
      Coiso

      é só para ser inovador.

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        E onde está a inovação? Já antes de 2011 tinha um Toshiba Satellite Pro de 11′ que tinha uma slot para cartão SIM e que permitia que esse fosse usado para dados…

      2. Avatar de Joao B
        Joao B

        lol inovador o que? Ate no dragon ball ja se usavam portateis..a Apple so copia e as pessoas gastam tudo so para ter uma maca nas costas! Eu compro acer portateis, redmi tlms e tablets da huawei e quando quero macas vou a mercearia! Geeks sao donos disto!

  2. Avatar de João
    João

    Para que servem os hotspots portáteis? Inclusive, bem mais práticos pois permitem o acesso de vários dispositivos. Mais um tiro no pé!

    1. Avatar de hfilipe
      hfilipe

      Não vejo como mais um tiro no pé .. vejo como mais uma opção. Mesmo que não seja uma coisa por aí além …

  3. Avatar de Filipe R
    Filipe R

    Já procurava esta funcionalidade há muito tempo. Não sei como só se lembraram agora, tendo os tablets já adotado esta funcionalidade. Embora use portáteis Windows, desta vez o ponto vai para a Apple.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Então não sabes procurar, existem um sem número de equipamentos que podem ter modems 3G ou 4G como opção.

    2. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Tem aqueles modems 4g que conecta na USB. Parece um pendrive. E você pode usar em qualquer computador.

      A única vantagem de já ter acesso 4g integrado no notebook é a praticidade, mas o preço que será cobrado será muito além do que oferece, vide a diferença de preços entre iPads com E sem 4g.

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Uau, isso diz mais da tua capacidade de pesquisa do que outra coisa qualquer. Há portáteis com modem 4G integrado desde que existe o 4G! Antes disso já havia com 3G e 2G!

      Gama empresarial, meu caro.

  4. Avatar de Amilcar Alhadas
    Amilcar Alhadas

    Malta, o Apple Watch chegou ao mercado..

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    É irónico que a marca dos 1001 adaptadores e cabinhos esteja preocupada com uma simples pen de acesso à internet/teethering via smartphone.

    Existem vantagens de comodidade em ter a placa integrada mas… quando se tem de andar com um adaptador para tudo o resto, o que é que isto resolve?

  6. Avatar de L_730
    L_730

    Possivelmente como acontece algumas vezes com a Apple depois só é compatível com cartões produzidor pela própria Apple.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      como no iPhone não é?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Foi o iPhone que se incompatibilizou com os cartões SIM 😉

        1. Avatar de Marco
          Marco

          foi? enqt tive iPhones nunca tive problemas com os cartões SIM.

  7. Avatar de Tico
    Tico

    Seria interessante um artigo do pplware apenas a falar sobre os diferentes tipos de discos (hdd, ssd e emmc).

    Já agora alguém sabe se estes computadores (http://www.gearbest.com/laptops/pp_437664.html?wid=21) são bons para fazer coisas comuns (como navegar na net, ver vídeos do youtube e usar o office)?

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Encontrou a resposta? Não me parece… Os artigos que vejo comparam essencialmente os emmc com os ssd, é a mesma coisa que comparar um dácia com um ferrari… Até no preço.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Bah isto para Portugal com as ligações de dados a peso de ouro não serve de muito.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      A Apple não trabalha para Portugal, certo? Portugal é só uma ervilha no mercado da Apple.

  9. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    o meu Vaio P11 com 5 anos.. tem suporte para rede com cartão SIM e GPS e riroscópio.. 😀
    mais uma inovação apple 😀

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      como é que se regista uma patente para algo que já existe? algum técnico de patentes por aí que possa esclarecer esta cenas das patentes? obrigado.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Achas que as patentes só se aplicam a coisas completamente novas sem qualquer paralelo com o que já foi feito?
        Aquela patente é sobre uma forma de integrar antenas no aparelho (não há só uma maneira para o fazer), não sobre a ideia de se usar ligação 4G.

  10. Avatar de Serato
    Serato

    “Esta não é uma novidade no mercado dos portáteis, com a maioria das marcas a terem propostas de equipamentos que contemplam já a capacidade de realizar ligações 4G, mas no caso da Apple será uma novidade importante.”

    UAU!!!
    No caso da Apple é mesmo falta de ideias…. Os upgrades é só mesmo para encarecer um produto sobrevalorizado, e mesmo assim tenho duvidas quanto ao actualizarem para o hardware mais recente, tendo em conta que a politica da Apple é vender obsoleto como sendo a “última novidade”

  11. Avatar de Joao B
    Joao B

    com 400euros comprei um quadcore atom intel com 8gb de ram e full hd…e os macbook air custa 1200 com dual core e ecra fraquiisimo…ser poupado e sinonimo de inteligencia

    1. Avatar de André Almeida
      André Almeida

      Que portátil compraste? Estou à procura de um

    2. Avatar de Marco
      Marco

      queres comparar um atom com um i5?

      1. Avatar de Anywyay
        Anywyay

        Aposto que comprei aqueles chineses com um atom cherry tail z5 / z8 (cpu’s feitos para algo moblie ou pc em sticks) mas pronto…

        e depois qualidade de construcao ? suporte ao cliente ? ecra full hd tft com umas cores de ….. mas pronto, enfim

    3. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Concordo que o preço é alto, mas ainda assim não é possível fazer tal comparação.

      – O Macbook Air vem com i5 ou i7, que é bem mais caro que o Atom.

      – A tela realmente não tem resolução full HD. Eu, particularmente, não sinto falta de uma tela retina, mas poderia ser melhor, sim.

      – O MacBook Air vem com SSD, que ainda é uma tecnologia cara. O uso de um SSD muda drasticamente o desempenho do computador. Não estou falando aqui daqueles SSDs em formato de HD de 2.5″, mas sim daqueles que se parecem com módulos de memória.

      – O teclado e o trackpad são excelentes. No caso do trackpad eu nunca vi nada comparável. O teclado eu já usei outros tão bons quanto.

      – O acabamento em alumínio é extremamente resistente. Meu MacBook, parece que saiu da caixa há um mês, e isso levando em conta que é um aparelho de 2012. Isso o torna durável.

      – A bateria tem uma durabilidade boa.

      – Para mim, o melhor sistema é mesmo o Mac OS X. Não tenho problemas de lentidão (às vezes o computador fica ligado por 3 ou 4 meses sem problemas), vírus (mesmo no Windows é possível não usar antivirus, mas acho que no Mac é tranquilo) etc.

      O grande problema é mesmo o preço. Mas se comparar com ultrabooks equivalentes das marcas mais famosas a diferença nem é tão grande assim.

      1. Avatar de Anywyay
        Anywyay

        aqueles atom custa 20$, um celeron custa 105$ (atuais, ver preço do N305) e depois os i3…i5..i7 ainda mais… mas pronto…

        “O MacBook Air vem com SSD”, PCI-E!!! nao te esqueças, ainda mais caros sao e o pc que ele comprou ou vem com HDD ou com EMMC lol

        Bateria, nem devemos comprar… o cpu dele gasta 2W/3W no máximo e aquilo é … nem tenho palavras.

        Depois existe tanta coisa que custa, Pós-Venda / Qualidade das coisas / Durabilidade / SO pago .. etc etc mas pronto.

    4. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      E eu por 10 cêntimos comprei uma pastilha elástica. Qual é o teu ponto?