iOS 10: Active o “Prima o botão principal para desbloquear”

45 Comentários

Com a chegada do novo iOS 10 marcada já para a próxima semana, mais concretamente para o dia 13 de Setembro, há muitas novidades que vão mudar os hábitos na utilização do seu iPhone ou iPad.

Hoje vamos mostrar como poderá activar, ou desactivar, a nova funcionalidade “Prima o botão principal para desbloquear” e reverter ao estilo que estava habituado no iOS 9.

iOS 10: Active o "Prima o botão principal para desbloquear"


Se está a utilizar a segunda geração do sensor Touch ID, que a Apple integrou nalguns dos seus dispositivos, como foi o caso do iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPad Pro, então, provavelmente, quando quer clicar no botão Home e activar só o ecrã principal, mas ainda bloqueado…, deve sentir-se um pouco frustrado, isto porque basta pousar o dedo no botão e o ecrã fica logo desbloqueado.

A Apple resolveu este “problema” no iOS 10 e poderá, agora, activar ou desactivar o “pousar” o dedo no botão para que o sistema reaja (ou não). Esta opção poderá agora ter uma utilidade maior, visto que, ao levantar o iPhone ou o iPad este “acorda” e, com um clique, poderá interagir com os vários novos quadros que o ecrã bloqueado permite usar.

 

Acessibilidade

O iOS traz uma área rica em funcionalidades que, muitas vezes, os utilizadores desconhecem. É, provavelmente, o sistema que dá mais atenção a certas necessidades especiais e capacita os dispositivos com essas funcionalidades reunidas no menu Acessibilidade.

Assim, vamos hoje ensinar a usar mais um recurso dentro da Acessibilidade para melhorar o seu desempenho no iOS 10, adaptando o sistema a si.

 

Primeiro passo:

Vamos a Definições, depois a Acessibilidade e escolhemos a opção Botão principal.

pplware_ajustar_botao_home01

 

Segundo passo:

Dentro do menu Botão principal, tem agora uma nova opção que se chama Pousar dedo para abrir.

pplware_ajustar_botao_home02

 

Terceiro passo

Desligue esta opção e teste. Verá que, ao entrar no seu iPhone ou iPad, terá de clicar no botão Home e não tão somente pousar o dedo em cima do sensor. É um pequeno gesto mas que pode fazer toda a diferença na forma como um gadget se adapta a si, e não obriga o utilizador a adaptar-se ao sistema.

pplware_ajustar_botao_home03

Esta é mais uma dica que lhe deixamos para poder usar de forma simplificada e optimizada o iOS 10. Outras irão aparecer agora que estamos às portas do seu lançamento à escala mundial.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís
    Luís

    Segundo entendi essa dica diminui a vida útil do botão …tenho lido em alguns fóruns que muitos utilizadores preferem apenas tocar sem ter que pressionar o botão para desbloquear

    1. Avatar de Vítor M.

      O botão está preparado para todos os cliques impostos. Antes do Touch ID os botões duravam a vida do iPhone.

      1. Avatar de Pilot Eyes 737
        Pilot Eyes 737

        Não é bem assim. Tenho iPhone 3GS que tem o botão Home danificado. Para poder usar as funções do mesmo tive de ativar uma funcionalidade de acessibilidade para “ter” o botão home no touch screen.

        1. Avatar de Vítor M.

          Também tenho, levou uma vida muito activa e está funcional.

          1. Avatar de jonas
            jonas

            lá está o sr vitor a pensar que é o centro do universo….
            o botao home é um dos maiores factores de avarias (é certo que é inferior a 10%) dos iphones, quantos menos partes mecanicas melhores, por isos nao usam cartoes micro e nao tem baterias amoviveis..less is more…so a parolada do costume é que gosta de ter tudo no telemovel depois choram que metade passado 1 ano ja nao funciona ou estragou…dai a evolucao…o meu z10 nao tem nenhum nao sei o que é isso de botoes home avariados..ha o meu nokia n9 tambem nao sabia o que era isso….tenho uma amiga que trabalho no call center da apple que a primeira coisa que fez quando comprou um iphone foi meter um botao home virtual por causa dos problemas que causam…

          2. Avatar de Vítor M.

            O meu caro, tenha em atenção que há opiniões diferentes da sua. Não vou inventar só para ser simpático com uma opinião que é diferente da minha, verdade?

            Se houve um iPhone que teve uma vida complicada… esse foi o meu iPhone 3GS, até porque foi o que esteve mais tempo ao serviço (quer do site porque foi o primeiro que tivemos para a equipa testar, quer para uso pessoal) e mesmo depois de eu o largar, ele passou vários anos para a mão de quem lhe deu um uso intensivo. Portanto, sendo o botão home o elemento que mais actividade sofreu… poderia mostrar algum tipo de avaria… mas não 🙂 não lhe posso dizer o contrario. Tem de conhecer para ver que alguns comportamentos simplesmente não fazem sentido.

          3. Avatar de jonas
            jonas

            sr. victor nao falo de casos particulares..falo no seu todo…disseste:
            “O botão está preparado para todos os cliques impostos. Antes do Touch ID os botões duravam a vida do iPhone.” isto nunca foi verdade:

            http://www.imore.com/look-iphone-home-button-and-its-progression-over-time-or-lack-thereof

            continua lá com a tua experiencia singular que eu continuo com a minha de ver a “big picture”.

          4. Avatar de Vítor M.

            Nem ler sabes e estávamos a falar deste: For the most part, the iPhone 3G and iPhone 3GS Home button also didn’t have too many issues when it came to Home button. But again, many of the more Home button intensive features hadn’t yet been introduced. 😉

            Mais lê tudo, até porque a baixa percentagem de avarias, só algumas são do Home e mesmo assim, intensificam-se a partir de determinada altura em que a intensidade do seu uso por novas funcionalidades do SO aumentou, estamos a falar a partir do iOS 8… agora faz as contas de quanto poderão padecer.

          5. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            eu aqui também não posso concordar, como é óbvio o botão, como qualquer outro, e sendo uma peça mecânica tem uma durabilidade limitada, 50, 100, 500 mil clicks não interessa, vai falhar um dia, colocar mais stress nunca pode ser boa ideia. Em relação ao novo método de desbloqueio estou totalmente contra, além das razões acima descritas acho muito menos prático que o slide… vou ter de arranjar software para ter o slide to unlock de novo. Ao menos podiam dar a opção de ter o método antigo…

    2. Avatar de Trend
      Trend

      Este é o comportamento desde sempre até agora para quem usa o TouchID de forma normal. É aliás o comportamento que a maioria continuará a praticar mesmo que não siga esta dica, pois para desbloquear de forma rápida com TouchID continuará a ter que pressionar o botão.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        e se o botão berrou e agora não funciona o touch id…

    3. Avatar de Joana
      Joana

      Se tens um iPhone 6s ao levantar ele ativa o ecran só por o dedo n botão hoje e já está não é preciso carregar no botão hoje opção levantar o iPhone só 6s plus e 7

  2. Avatar de Ruben
    Ruben

    Excelente dica!!

    Isto para quem tem um iPhone 6 da jeito visto que o mesmo não “acorda” quando o levantamos e nos obrigava a carregar duas vezes no botão home para o desbloquear.

    1. Avatar de Trend
      Trend

      Tanto quanto sei nunca foi obrigatório carregar duas vezes no botão para desbloquear.

    2. Avatar de Just Saying
      Just Saying

      nunca foi preciso “carregar duas vezes no botão home para o desbloquear”.
      Apenas uma para o “acordar” e manter o dedo em cima do botão para a leitura da impressão digital.

  3. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Sinto-me tentado a comprar um iPhone e estou inclinado para o 5S que acham? Será que ainda se arranja?

    1. Avatar de Pilot Eyes 737
      Pilot Eyes 737

      Eu aconselhava mais o SE. O iPhone 5S daqui a pouco passa há história e o SE faz quase tudo o que o 6S – tirando o Force Touch, que 99,99% das pessoas não usam. Tem o mesmo hardware, ainda mais rápido que o próprio 6S, porem mais pequeno e com o excelente design do 5S! Eu estou desejoso por trocar o meu i4S por um e, honestamente, em tempos tive a pensar trocar para um 5S, e agradeço por não o ter feito. Por isso: iPhone SE 64Gb é o melhor que podes comprar.

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Pois realmente, a única vantagem é a diferença de preços mas vendo bem as coisas acaba por ir dar ao mesmo ao fim de um tempo.
        Será que o de 16GB é muito à justa para futuros updates? É que fotografias passo logo para o PC e músicas uso o MP3.
        E agradeço o esclarecimento!

        1. Avatar de Luis
          Luis

          A diferença são 60€ entre o 16Gb e o 64Gb. Acho que vale bem a pena a diferença de preço.

          Se estiveres a fazer um vídeo a 4K, são quase 400Mb por minuto. Cada foto são cerca de 4Mb. Além de que se intalares algumas apps, um gps por exemplo, consome algum espaço.

          Se não tivesse já um 6S, o 5se seria a minha escolha.

        2. Avatar de PilotEyes737
          PilotEyes737

          É relativamente muito pouco para esse uso. Por isso mesmo eu recomendei a versão de 64Gb. Só de comparação: o meu i4S é de 32Gb e está completamente cheio. O meu iPad Air de 64Gb já só tem um Gb livre. Se fores uma pessoa com muitos álbuns de musicas, que gosta de viajar e ter um telemovel a mão para tirar fotografias, documentos, livros, uns vídeos, um ou dois joguitos, vai encher num instante. Logo, sem dúvida o modelo de 64Gb. Sei que é mais caro, mas futuramente vai compensar pelo que não se vai arrepender e pensar para si próprio “Se eu soubesse… 16Gb não dá mesmo para nada, se eu soubesse comprava o de 64Gb”.

        3. Avatar de drpms
          drpms

          Tenho o 6s de 16GB e acho pouco… Se estiveres constantemente a passar as fotos para o PC e ouves música no MP3 talvez chegue para ti, mas se instalares muitas aplicações rapidamente esgotas os 16GB.

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Exato. Se ele instalar muitas apps é capaz de ser pouco. Há pessoas que têm 4 páginas de apps no iPhone. Eu tenho 2. Sendo que na segunda tenho algumas pastas. Tenho, penso que, 4 jogos, sendo dois deles mais pesados (Asphalt, Pokemon Go, Tomb Rider Celic Run e Flow Free). Tenho as redes sociais do costume (Facebook, Instagram, Twitter, Skype), apps de edição de fotos (VSCOcam, Pixlr Express, Afterlight, photogrid), tenho o OneDrive, o Spotify, Zedge, etc.

        4. Avatar de Portimão
          Portimão

          Pensei que vinhas de um 4s, não sei onde li isso, lol, por isso disse que não irias estranhar a mudança de um iOS para um Xiaomi. Desculpa.

          A minha opinião mantem-se.

          Vou só responder à tua questão dos 16GB. Eu uso 16GB e nunca precisei de mais. O meu tarifário dá-me 5GB de internet, não passo sem o OneDrive, coloco lá as minhas fotos organizadas por pastas e automaticamente acedo a elas em todos os meus dispositivos, pois tenho a aplicação do OneDrive em todo o lado. Ou seja, fotos não me ocupam memória.

          Vídeos não os faço, mas se precisar de fazer uma vez ou outra não faço em 4k, porque sinceramente nem tv 4k tenho. E se precisar de filmar um dia, mando-o os vídeos para o OneDrive também.

          Quanto a música, não passo sem o Spotify. ADORO serviços de streaming. Primeiro porque não preciso de andar a procurar músicas na Internet, fazer download, mudar o nome e colocar a capa nelas (sou bastante organizado). Basta pesquisar o nome da música no Spotify e envia-la para a playlist que criei. No caso de álbuns inteiros basta fazer “guardar” e eles ficam na minha lista de álbuns.

          O Spotify é barato, no meu caso é oferecido pela minha operadora (Vodafone).

          A Vodafone oferece-me também o streaming gratuito, ou seja, ao ouvir as músicas não gasto dados. A vantagem do Spotify é também poderes aceder às tuas playlists e álbuns guardados em qualquer dispositivo, basta que tenhas a app instalada. Eu crio uma playlist e automaticamente tenho-a no Mac, no iPod Touch, no iPad, etc. Se tivesse de baixar músicas pelo método convencional teria de as passar para o computador (ou baixar no computador) e depois passar para cada dispositivo, cada vez que baixasse uma música ou um álbum novo.

          Mas falei no Spotify para te dizer que as músicas estão na Cloud, logo não ocupam memória no telemóvel. Só se as precisares de ouvir em sítios onde não tenhas dados nem Wifi é que precisas de as colocar offline e aí ocupam espaço, pois é como se estivessem guardadas no telemóvel. Podes fazer isso quando sais de casa e quando chegas a casa tira-las do offline e ficas de novo com o espaço livre sem perderes as músicas (mas elas ficam dependentes de uma ligação à net).

          Se fores uma pessoa organizada e ponderares usar Spotify e um serviço de Cloud para as tuas fotos e vídeos, 16GB servem-te perfeitamente.

          Eu não uso esses serviços por ter 16GB. Tenho 16GB porque uso esses serviços.
          Mesmo que o meu iPhone tivesse 32GB ou 64GB o uso iria ser igual e a memória que eu iria usar também.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Sim, ainda se arranja o 5S. Não te metas no SE porque o custo adicional não compensa. Pelo custo esticavas-te mais um bocado e compravas um 6 que é melhor.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Olha que se calhar compensa! É muito melhor hardware com mais 2 anos de suporte de sistema garantidos

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Lg v20 anunciado hoje.

    1. Avatar de Luis
    2. Avatar de Player6
      Player6

      e a pergunta?

  5. Avatar de Luís Pereira
    Luís Pereira

    Mais uma inovação importada da comunidade jailbreak, mais concretamente do tweak virtualhome. Só falta importarem o activator e o jailbreak para a ficar comprometido na sua utilidade. Mas sinto falta alguns tweaks, tinha um que ligava o bluetooth quando abria uma app é o desligava quando a fechava, essa operação tira-me anos de vida…. Assim como configurar o bloqueio ecrã para não activar em determinada app… Coisas simples

  6. Avatar de Nuno Campos
    Nuno Campos

    Boas.. e já agora.. será que estando a “jogar” algo ou a editar… quando se recebe uma chamada fica em segundo plano ? ( no Note 4 por exemplo ao receber uma chamada e estado a usar o telefone em jogo por exemplo fica um quadrado a avisar da chamada com opção atender ou rejeitar ).. o IOS10 já vem com essa função ? Obrigado

  7. Avatar de João
    João

    No caso do iPhone 6 prefiro que aquilo desbloqueie assim que identifica a impressão digital. Nem sempre é fiável e um gajo tem de estar atento até a impressão ser identificada e só aí clicar.

    No caso do 6S acredito que seja mais cómodo porque a leitura é melhor e quase imediata mas no iPhone 6 prefiro não ter de clicar no home.

  8. Avatar de Nelson Rebelo
    Nelson Rebelo

    Boas, essa opção da para activar mas não funciona no 5s com a ultima actualização Golden Master.
    Alguém conseguiu testar?
    Obrigado

  9. Avatar de RF
    RF

    UUUUh Inovação!!!

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Portanto, a Apple muda a forma como o desbloqueio usando o TouchID funciona e esconde a forma de voltar a pôr as coisas mais ou menos como estavam no fundo das definições, num sítio que o próprio autor admite que muita gente não faz ideia que existe, para que o iDevice se adeque melhor ao utilizador…

    Melhor em que sentido?

    Um bocadinho mais de espírito crítico não fazia mal nenhum e faz-me um bocado confusão não só a passividade com que pessoas que pagam um dinheirão por um telemóvel aceitam as alteração que a Apple lhes força mesmo quando as acham irritantes ou frustrantes (como aliás o artigo admite também que podem ser) como até agradecem serem sujeitos a irritação e frustração.

    É estranho…

    1. Avatar de winetree
      winetree

      As coisas não voltam a estar como estavam, mudou de vez. A razão tem a ver que quando fazes swipe com o écran bloqueado agora faz outras coisas.
      Para ficar como antes é necessário não fazer upgrade para o iOs 10 ou fazer jailbreak.

      1. Avatar de Trend
        Trend

        Tendo em conta que a maioria dos aparelhos em uso têm TouchID para a maioria das pessoas funcionará basicamente da mesma forma como antes para desbloquear (usar o TouchID e não fazer swipe), apenas muda a interacção no Lockscreen

  11. Avatar de L_730
    L_730

    Who cafés!!!!

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Eu tomo um.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Esse corretor automático é que precisa de um café 😉

  12. Avatar de jmso
    jmso

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=HxXbrnJ6l4A

    Aqui está um bom exemplo do que são a grande maioria dos utilizadores de iPhone.

    1. Avatar de Trend
      Trend

      sim porque só os utilizadores de iPhones é que são sugestionáveis, algo nunca visto, criou uma nova área da psicologia.