Rimac Concept One – O melhor carro eléctrico do mundo

69 Comentários

Na sua garagem é provável que dentro de poucos anos esteja estacionado um carro eléctrico. É o futuro, é a evolução que a indústria automóvel está a apostar com alguma força.

Quem tem agarrado esta nova tendência é a Tesla, que se intitula como a melhor e mais avançada marca no ramo automóvel movido a electricidade. Mas há um veículo que promete fazer suar os mais poderosos dos eléctricos e envergonhar os super carros da actualidade. Fixem este nome: Rimac Concept One.

Rimac Concept One


O mundo dos carros eléctricos tem sido encabeçado, desde cedo, pelo fantástico desenvolvimento da Tesla e dos seus modelos, num mercado onde as marcas mais comuns dão um envergonhado ar da sua graça, embora prometam mundos e fundos.

Há, contudo, novas marcas que estão a ver uma grande janela de oportunidade neste mercado. A Rimac, uma fabricante automóvel croata, é um destes casos, tendo lançado para o mercado o Rimac Concept One, aquele que é considerado um dos carros eléctricos mais rápido do mercado.

Rimac Concept One_2

 

Super carro eléctrico com 1088 cavalos

Para quem não conhece, o Rimac Concept One é um super carro eléctrico de 1088 cavalos que atinge os 355 Km/h de velocidade máximo e que necessita de apenas 2,6 segundos para ir do 0 aos 100 Km/h. Este modelo possuí ainda um binário de 1600 Nm disponíveis totalmente no arranque.

De forma a demonstrar as suas capacidades, a Archie Hamilton Racing lançou um vídeo onde mostra as capacidades do Rimac Concept One colocando-o ao lado do carro eléctrico mais conhecidos o Tesla Model S, e de um dos carros desportivos mais emblemáticos do mercado, o Ferrari LaFerrari.

Terá o Rimac Concept One alguma hipótese em competição com estes dois modelos?

 

Rimac Concept One superior ao Tesla Model S

A resposta é um grande e redondo sim. No primeiro teste, o Rimac Concept One superou o Tesla Model S de forma bem vincada mostrando porque é intitulado como um dos carros eléctricos mas rápido do mercado. O segundo desafio ao Rimac era mais exigente, tendo como adversário o bem conhecido Ferrari LaFerrari com os seus 963 cavalos. Neste desafio, o Rimac Concept One voltou a demonstrar a sua superioridade, mostrando também a vantagem de ter o binário todo disponível no arranque.

Os carros eléctricos têm evoluído bastante nos últimos anos e estão agora a tornar-se aos poucos numa alternativa viável aos tradicionais carros que conhecemos. Embora modelos como o Rimac Concept One, o Tesla Model S ou mesmo o Vision Mercedes-Maybach 6 e o Toroidion são excelentes exemplos disso, pecam pelo preço que não está ao alcance de qualquer um. Com o início da comercialização do Tesla Model 3, espera-se que os preços destes carros comecem a ser mais competitivos, tornando-se, assim, em sérios concorrentes aos carros a gasolina e gasóleo.

Rimac Concept One

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O ENORME problema é o custo/manutenção das baterias. Conheço o caso de alguém que comprou uma moto eléctrica que tinha uma autonomia de 80km e passados alguns meses fazia 40Km!!!!!!

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Que mota era essa?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        só sei que era chinesa

        1. Avatar de RF
          RF

          Pois….. chinesa!! Nem as motos a combustão prestam, quanto mais electrificas!! Ou seja atiras-te dinheiro à rua…. vá vai lá comprar uma eléctrica como deve de ser e depois falamos! https://youtu.be/r6WTaPlw078

          1. Avatar de rui
            rui

            Deixa-me adivinhar. És tu o autor do vídeo… Ok. Não aceito opiniões desse género em que nem sequer é feita uma comparação com um concorrente. Nem é sequer falado dobre um concorrente.

          2. Avatar de Vítor M.

            Muito interessante o vídeo. Obrigado FR pela partilha.

      2. Avatar de Dani
        Dani

        Rosa MOTA…. 😛

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Quem tem dinheiro para um carro destes concerteza terá dinheiro para sustentá-lo

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        há quem compre bmw semi-novinhos modelo base às prestações…..

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Como se ter um BMW fosse uma coisa espetacular comparativamente a ter um Renault ou um Fiat…

          Mesmo que todos sejam as prestacoes.

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Como se alguem comprasse super desportivos as prestaçoes loool

  2. Avatar de L_730
    L_730

    Qual a autonomia? O Tesla com a nova bateria de 100kwh pode fazer mais de 600 km com uma carga.

    1. Avatar de PF
      PF

      Segundo os padrões dos testes. Só em cidade, a velocidades menores que 70 ou 80 km/h até faz bem mais kilometros devido à travagem regenerativa.

  3. Avatar de zeca baleiro
    zeca baleiro

    o toroidion dá-lhe uma abada!

  4. Avatar de Just some guy
    Just some guy

    Realmente a comparação com o Tesla podia ter sido feita com o novo pack de baterias que supostamente faz com que o Tesla faça dos 0-100km em 2.5s que é melhor que os 2.6s anunciados neste.
    Claro que isso é tudo números que ás vezes não se refletem na realidade, mas ainda assim não lhe podem chamar o melhor se realmente não o testam contra o melhor…

  5. Avatar de RF
    RF

    Pois… falam que é o melhor carro do mundo.. (um CONCEPT) mas depois só falam em potência! Ora.. tanta potência deve consumir muito kwh……. dá ao menos para dar uma volta no Autódromo do Estoril? Ai ai… venha de lá um Tesla S ou X.. que pelo menos são reais (podemos comprar) e podem ser conduzidos no dia-a-dia…

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      Se tivessem ido à página oficial do Concept One, podia ter lido as especificações. Enfim… deve dar trabalho

      — Power output: 1088 hp
      — Torque: 1600 Nm from 0 to 6500 rpm
      — Acceleration: 0-100 km/h (0-62 mph) 2,6 sec
      — Top speed: 355 km/h
      — Range: up to 330 km
      — Braking distance: 31.5m (100-0 km/h)
      — 22 kW on-board charging
      — Weight-to-power ratio: 1.7 kg/hp
      — Weight distribution: 44% front, 56% rear

  6. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Autonomia: 500km
    Preço: $980,000

  7. Avatar de Helder Monteiro
    Helder Monteiro

    A minha opinião sobre este carro e este teste.
    1 – Comparar uma berlina com um super-desportivo fala já por si.
    2 – O Tesla pesa mais 400 kg que este Rimac (Tesla 2250 kg vs Rimac 1850 kg)
    3 – A bateria do Rimac é de 82 kWh contra 90 kWh do Tesla, quero com isto dizer, que a autonomia deste Rimac não deve ser grande coisa, contribuindo muito para isso o facto de ter dois motores com quase o dobro da potencia do Tesla.
    4 – Os carros eléctricos são muito rápidos no arranque (binário todo disponível) mas a partir dos 200 km/h (mais ou menos) são ultrapassados sem do nem piedade pelos carros a gasolina. Ficou por mostrar esse teste!!! até onde aguenta com o La Ferrari.
    5 – Gostava de ver o tempo deste Rimac em Nürburgring (é aqui que se vê quem sabe fazer desportivos).

    Comparar este carro com Ferrari’s , Lambo’s e Porches, numa ideia de mostrar o potencial dos carros eléctricos acho lógico, com o Tesla model S, não!
    A Tesla, e falando do model S em concreto é para competir com Mercedes, BMW’s e Audi’s.

    1. Avatar de Anyway
      Anyway

      O la ferrari comia esse em longas distancias… tipo o bugatti é dos piores carros do mundo no arranque, mas quando os dois passam os 200km/h ai ai… toda gente sabe o que acontece

      1. Avatar de Helder Monteiro
        Helder Monteiro

        +1

      2. Avatar de Quack
        Quack

        ” tipo o bugatti é dos piores carros do mundo no arranque”

        2.5 segundos e é dos piores, imaginem se fosse dos melhores… Mas pronto, até tem lá um vídeo mas nem assim.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Penso que ele queria dizer naquelas corridas de 1 milha, em que vemos muitos lamborghinis, r8s e GTRs de +1500cv a serem mais rápidos (alterados claro)

          1. Avatar de Quack
            Quack

            Sim, se uma pessoa falar em carros alterados, tudo pode acontecer. Carros de origem é outra coisa.

            Como ele disse o que disse referente ao arranque e o Bugatti ainda é dos mais rápidos no arranque, é que não faz grande sentido.

        2. Avatar de Anyway
          Anyway

          eu digo na gama dele…. estou a falar de o bugatti ser dos piores na gama de super desportivos… o gtr custa quase 200mil€ e mete o bugatti no bolso no arranque… sem SER ALTERADO!!!

          1. Avatar de Quack
            Quack

            Fui pesquisar e o GTR Nismo dos 0-100 faz 2.7seg já sem launch control (com launch control 3.2seg).

            Acho que 2.5 continua a ser inferior que 2.7.

          2. Avatar de rui
            rui

            Quack. Não digas que não nem inventes. É verdade. De que importa chegar mais rápido aos 100 se não mantém esse nível de aumento de velocidade? Veyron é para meninos mimados, filhos de papás ricos. Ponto. Até um supra que leve uma preparação básica mete o veyron num bolso apesar de o veyron chegar mais depressa aos 100 km/h. E esses valores de chegar aos 100 são irrelevantes e meio que a arranjar desculpas para tentar provar a tua opinião e explico porquê: se tiveres um carro desses não queres saber dos 100km/h para nada. Queres mais.

          3. Avatar de Quack
            Quack

            Rui, tu é que pareces saber muito. Uma vez mais – e pela última vez – lá me dei ao trabalho de ir pesquisar por vocês.

            Nissan GTR R35:
            0-100km/h – 2.8 segundos (até é mais do que anteriormente referi);
            0-200km/h – 10.6 segundos;
            0-300km/h – 35.7 segundos.

            Bugatti Veyron SS:
            0-100km/h – 2.5 segundos;
            0-200km/h – 6.7 segundos;
            0-300km/h – 14.6 segundos.

            Não sei que raio querem mais. Se me vêm falar de Supras mexidos, então vou buscar o meu jacto mexido também. Se querem falar, falem de carros de origem, tal como quando saem de fábrica. Posto isso, e não querendo dizer que o Veyron é o melhor porque não é, o Veyron continua a ser dos carros mais rápidos em termos de arranque e velocidade máxima.

            Para terminar a discussão, eu não preciso de desculpa para provar nada, o que eu refiro não é a minha opinião, são os números produzidos por esses mesmos carros. Não tenho qualquer intuito em defender uma marca em detrimento de outra e muito menos insinuar infantilidades como o caro Rui fez. Fico-me por aqui e bom resto de semana. 🙂

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Olá, podia explicar melhor isso do “binário todo disponível”, gostava de saber mais. Obrigado

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        100% Potencia instantânea

        1. Avatar de kingboy
          kingboy

          Potência 100% não existe, aprende-se no 7º ano, chama-se Lei da Conservação de energia. Pode dar essa sensação, mas se disserem alguma vez 100% estão errados.

      2. Avatar de Hugo Silva
        Hugo Silva

        Basicamente, quando tens um carro a gasolina com mudanças (mesmo que automáticas), sentes que o carro vai ganhando aquela “pujança” conforme a mudança que colocas. No caso dos carros elétricos, é como se essa “pujança” estivesse toda lá mal carregas no acelerador, não precisas de estar a colocar mudanças nem precisas de um controlo na caixa de velocidades porque os elétricos não têm motor de combustão, logo não precisam disso. Daí que nos arranques, consigam dar uma abada descomunal(e é por isso que um Model S tem um tempo fantástico dos 0-100 para um sedan, mas depois não se aguenta tão bem acima dos 200 km/h como foi dito mais acima.

        Tentei explicar sem muitos termos técnicos 😉

  8. Avatar de Number5
    Number5

    Por ser mais rápido faz dele o melhor do mundo! Vamos colocar as coisas desta fora:
    – Que carro tens?
    – Eu tenho um Rimac, e tu?
    – Eu tenho um Ferrari.
    É quase como um ter um Datsun e o outro ter um Porsche!
    O Datsun até pode ser mais rápido, mas o outro tem um Porsche!

    1. Avatar de Anyway
      Anyway

      E não só, manutenção ? segurança ? qualidade de construcao e qualidade das peças…. tipo falta tudo e mais alguma coisa que a ferrari ja provou a todos….

      Nao pensem que é chegar aqui, coloca-se um carro novo e boilá… existem outros factores por tras…

      O carro é rapido e tal, e qualidade de travagem? segurança para o passageiros?… so para verem… um exemplo, o bugatti esta preparado para que o deposito se gaste primeiro antes dos pneus arreventar e existe tanta coisa por de tras…

      1. Avatar de Anyway
        Anyway

        arrebentarem*

        1. Avatar de MShaitan
          MShaitan

          Rebentarem*

      2. Avatar de MShaitan
    2. Avatar de Athos
      Athos

      Segundo a teoria dos fãs da Apple, sim! 😀 😀 😀

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    Pois, pois com este preço devem vender para ai um ror deles.
    Tretas e mais tretas, nao passa disso.
    Enquanto nao resolverem o problema da autonomia, esqueçam, e logo que o resolval vem o ESTADO e carrega com impostos, eu espero estar cá para verificar isso mesmo, infelizmente para o povo, a electricidade nos carros nao é viavel a curto prazo, se assim nao fosse as GUERRAS no medio oriente acabavam podem querer.

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Alguém já teve contacto com o Golf GTE?

    1. Avatar de Marco
      Marco

      …desculpem, é um híbrido e não 100% electrico

  11. Avatar de lmx
    lmx

    Sendo Europeu, so por si como o Tesla sem grande stress.
    Em Relação ao Ferrari, ficou muito por explicar..
    Nota-se que o Ferrari não puxa a fundo tipo nos primeiros 100 metros, so depois começa a desenvolver..

    É certo que o Ferrari não tem a potencia toda disponível no arranque, mas tendo em conta que tem um motor eléctrico, do mesmo tipo dos usados na Formula 1, deveria ter uma performance idêntica ou superior, não se percebe os dois arranques do ferrari quase sem puxar pelo carro.

    Nota-se que foi um anuncio feito para promover o Rimac, o que até certo ponto axo correcto, cada um promove o que é seu!
    Mas gostava de ver um “macho” ao volante desse Ferrari, contra o macho que estava ao volante to Rimac…

  12. Avatar de May
    May

    Antes um La Ferrari que uma duzia de Ranhocas ou lá o que é…

    1. Avatar de L_730
      L_730

      +1000. Só o roncar daquele motor

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Comentários de quem nunca conduziu um veículo eléctrico no dia-a-dia… Pois quem os experimentou, já não quis voltar aos de combustão…

        Daqui a 20 anos, vão estar a coçar a cabeça interrogando-se como é possível que já tenham preferido carros barulhentos e com cheiro a gases e fumos, em vez dos silenciosos e limpos carros eléctricos. Aliás, já pensaram que se todos os veículos fossem eléctricos, não precisavam de fechar os vidros para não intoxicarem com as fumaças dos carros/camiões da frente, nem para ouvirem melhor o som do CD/MP3 no auto-rádio?

        1. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          Nem mais.

        2. Avatar de rui
          rui

          Os eletricos podem ser limpos. Ok. Tens razão nesse ponto. Mas como é fabricada a energia para eles? Como são fabricados os componentes? E fico só por aqui. Pois. Não é do ar nem por milagres, de certeza. Haha

          1. Avatar de Hugo Silva
            Hugo Silva

            Entre um elétrico e um carro a combustão, a nível de componentes a única diferença é que num tens um kit motor (mais pequeno) + baterias e no outro tens um motor a combustão. Um elétrico em portugal gasta energia da rede que é 40% renovável mais 60% de combustíveis fósseis (dos quais apenas 20% podem ser equiparados à gasolina/gasóleo já que o resto é gás natural). Para além disso leva um motor mais pequeno (menos componentes), tendo como única desvantagem as baterias que são tóxicas, havendo já contudo empresas que estão a usar baterias de outras indústrias para utilizar em elétricos low cost, porque é algo fácil de fazer. Num carro a combustão, TODO o processo é poluente e bastante mais já que a eficiência de um motor é miserável em comparação com um elétrico, para além de que o combustível usado é extremamente poluente. Daí não perceber o que queres dizer com “E fico só por aqui”, porque não há mais por onde pegar e aquilo que dizes é facilmente desmistificado.

        3. Avatar de May
          May

          Comentários de adivinhadores do que os outros já fizeram ou não… Comentários de quem não gosta de carros na sua essência. Alguém disse que era melhor ou pior? É claro que eu acho positivo a evolução para os elétricos, sobretudo para os outros, que assim não respiro o fumo deles e para ir de A a B, mas para conduzir por prazer, tem de ter barulho e aí há poucos como a Ferrari, com um som daqueles caga no autorádio!
          Tens é de entender do que se está a falar, como não tenho os teus poderes de adivinhação não sei dos teus gostos, talvez gostes de futebol, e eu podia dizer que um dia vais olhar para trás e perceber como podes desperdiçar tempo a ver uns quantos tipos a correr atrás de uma boal

        4. Avatar de Anyway
          Anyway

          Ve como sao feitas as baterias….

          Mas em grande parte tens razao.

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Concordo, é um carro lindíssimo. E super-desportivo que se preze deve ser a combustão, mesmo sendo mais lento é precisamente o ruído do motor que dá tusa e vontade de levá-lo aos limites num autódromo.

  13. Avatar de rui
    rui

    Os veículos elétricos para particulares não nada mais do que como os produtos da apple: ostentação. Têm muito que evoluir, desde a fabricação ao desempenho final. São a maior fantochada para as empresas que os fabricam ganharem dinheiro à custa do gigantesco “hype” que se forma à volta deles. E conseguem, infelizmente. O ser humano vai sempre ficar completamente cego por coisas novas.

  14. Avatar de AlexX
    AlexX

    Preferia dar 1 milhão por um Detroit Electric. 1/10 da velocidade de ponta mas praticamente a mesma autonomia e muito mais estilo.

    1. Avatar de Hugo Silva
      Hugo Silva

      Acabei de ver (não conhecia). A nível de estilo não é igual ao Roadster da Tesla, que por sua vez usava o chassis do Lotus Elise?

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Os novos são bem mais “baratos”, referia-me a um modelo do início do séc XX, de 1917 se não estou em erro. Um calhambeque eléctrico.. 🙂

  15. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Adoro ver toda esta tecnologia ao serviço do sector automóvel! Só me aborrece que a nível de design as coisas não sejam tão inovadoras! Refiro-me principalmente ao modelo da Tesla que foi uma desilusão para mim, mas este RIMAC também não me espantou 😛

    1. Avatar de guuu
      guuu

      desilusão? referes-te ao model 3, só pode! O S é lindo de morrer!

      1. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        Até acho o modelo 3 mais interessante que o S!

  16. Avatar de toni
    toni

    Koenigsegg 0-400 km 20 s

    o bom dos carros eléctricos é andar muito e gastar quase nada

    nos outros é por um filtro k&n e um escape preto tipo polinni
    para os que acham que andam pouco ( pois os vossos devem ser super jatos f1 ) enfim…

  17. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Eu não quero carros de machão , quero sim um veiculo com autonomia razoável , acessível , e não poluente , pois são os machões deste mundo , que mais mal causam a este mundo , o carros eléctricos não precisão de provar nada para demonstrar a o sua superioridade em relação aos carros de combustão , quanto a autonomia todos os carros de combustão tem sua autonomia por isso precisão ser abastecidos , assim é como os carros eléctricos precisam de ser abastecidos , por isso uma boa rede de carregamento rápido se precisa para que os carros eléctricos tenham mais autonomia .

    Não venham com desculpa dos componentes utilizados carros eléctricos , bla bla bla iscas saquetas , pois em comparação os carros de combustão nem se fala .

  18. Avatar de guuu
    guuu

    Avaliar um carro como o melhor do mundo só pela velocidade é a mesma coisa que avaliar uma mulher para casar pelo número do sutiã que ela usa!

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa alusão… mas então porque razão não é o melhor sutiã, carro digo?

      Dizer “aaaa e tal avaliar um carro como o melhor do mundo só pela velocidade…” isto é pouco, podes explicar sff?

      1. Avatar de guuu
        guuu

        Além da velocidade, não é referido nem uma vez nem no artigo nem no vídeo algo em que o Rimac seja melhor que o Tesla ou qqr outro carro eléctrico!

  19. Avatar de nobre
    nobre

    Amigos e amigas…

    Vejam no Google : Bmw i3 fraude

    E ajudem a partilhar….
    O objectivo desta palhaçada é de informar o quanto é perigoso (pode sair muito caro!), comprar um carro destes…

    Não deveríamos permitir que a Bmw engane ou tente enganar os clientes , amanhã pode ser o SR. e depois não gostaria de ter a colaboração!!!…

    Amigo a união faz a força….

    Tirando meia dúzia de “palermas” que não sabem o que dizem…que para além de invejosos ! , pois nunca na vida iram ter um carro deste género, só em sonhos…. os restantes aplaudem.
    Pensem nisto!.

    Pausa