Santa: A Google vai proteger o OSX contra o malware

45 Comentários

A Google tem sido muito selectiva nas plataformas para onde desenvolve as suas aplicações. Com excepção do Chrome, apenas no OSX, no iOS e no Android tem aplicações disponíveis, o que mostra bem das suas preferências.

Mas as áreas de actuação da gigante das pesquisas têm estado a mudar e surge agora a sua primeira proposta de segurança para o OSX. O Santa quer proteger os utilizadores do OSX contra o malware e pode ser já testado.

Mac Malware

Este novo produto da Google está ainda em fase de criação, mas pode ser já encontrado no GitHub, onde os potenciais utilizadores podem acompanhar os seus desenvolvimentos.

Segundo a sua descrição, não pretende ser um anti-vírus, mas sim um monitorizador de processos, que irá identificar os que são potencialmente perigosos e que podem colocar em risco os utilizadores e os seus dados. Desta forma conseguirá manter o malware fora do OSX.

Esta extensão do kernel irá decidir sobre a possibilidade de execução de binários em função de listas de aplicações autorizadas/negadas e alertar os utilizadores sempre que uma delas não for autorizada a correr.

Mac Malware

O Santa não terá qualquer interface, para além da que alerta os utilizadores para os processos que foram bloqueados e tem ainda um comando que será usado no Terminal e que permitirá sincronizar as listas de processos autorizados com um servidor central.

Este é um produto que ainda está longe da sua versão final mas a Google fez questão de o tornar público para que possa ir sendo testado por todos os que tiverem interesse nele.

É mais uma abordagem da gigante das pesquisas no mercado da segurança, uma área que desperta cada vez mais interesse e que assume importância elevada.

Santa

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário S.M
    Mário S.M

    Muito obrigado, mas o Xprotect já faz isso, não é preciso Google para nada!

    1. Avatar de Gama
      Gama

      A ideia da Google é mais para empresas poderem gerir de forma mais fina aquilo que corre nos seus computadores.

    2. Avatar de May
      May

      Se faz, faz mal, senão não haveria malware para osx.

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        E não há malware para OS X!

        1. Avatar de LG
          LG

          Se não há, porquê existe o Xprotect? lulz

          1. Avatar de Rui Miguel
            Rui Miguel

            Para não haver!

      2. Avatar de Gama
        Gama

        Por essa tua teoria toda a gente na área de segurança faz mal, pois ninguém consegue acabar com a criação de malware

        1. Avatar de May
          May

          O iOS não tem até agora relatos de malware.

          1. Avatar de Gama
            Gama

            Já houve relatos de malware no iOS, foram poucos, restritos e não duraram muito tempo.
            Segurança informática não é estática, requer manutenção e diferentes camadas , que é o que Xprotect é, uma das camadas implementadas no OS X. Não havendo sistemas perfeitos é muito ingénuo alguém achar que não se consegue criar malware.

          2. Avatar de May
            May

            Fontes para essa do malware no iOS?

          3. Avatar de Gama
            Gama

            Faço-te o mesmo tipo de pergunta. Qual é a tua fonte para o que dizes? Só é preciso fazer uma pequena pesquisa no Google para perceber que tem sido criado malware para iOS.

  2. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Deviam-se era preocupar com o Android deles!

    Aqui não há problema, e a Apple já faz exactamente o que eles vão fazer.

  3. Avatar de Hugo Espertalhao
    Hugo Espertalhao

    Chrome n tem apps pra windows? Por isso cada vez mais o macbook domina o mercado interessante

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      Sim domina com menos de 10% de quota de mercado

      1. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Domina o mercado de máquinas acima de $1000.

        E o resto é conversa

        1. Avatar de P
          P

          Querias que dominasse qual, se só vende overpriced a mais de 1000$?

  4. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Portanto.. É algo da Google que espia TUDO o que se passa no meu Mac em tempo real.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      la por usar um g4, não quer dizer que não possa dizer que outro telemovel é melhor.
      tenho um 535 é bom para o preço, mas digo que há melhores no mercado.
      Deixa a capa de fã boy.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        shhhhh.. não alimentes o troll..

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Então, segundo muitos teóricos, o OSX não apanha desses coisas, porque é que a Google esta a gastar dinheiro a criar um ferramenta destas!?

    1. Avatar de Gr0ove
      Gr0ove

      Vírus para MAC OS eram raros até a utilização de MAC’s ter-se massificado nos últimos 5 anos +/- . Há uns anos maior parte das pessoas que utilizavam MAC’s era essencialmente para edição de imagem, vídeo e programação, agora até alguns utilizadores banais de internet, Facebook e Office têm MAC ou porque “está na moda” ou porque “é bonito” lol
      Normal se o número de utilizadores aumentou exponencialmente os Hackers dedicam-se mais a criar vírus para MAS OS 😉

      1. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        o problema vai sempre estar no utilizador que instala o malware ou não, ao contrario do windows que o malware pode/podia(não sei mudei-me faz muito tempo para Linux) instalar-se sozinho…

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Nenhum malware pode ou podia, instalar-se sozinho no Windows! Tem de sempre existir a intervenção de um utilizador na maquina. A menos que a maquina já esteja infectada, caso contrario tem de sempre existir uma intervenção.

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        ao falares em ” utilizadores banais de internet, Facebook e Office têm MAC” estás a assumir uma coisa que não podes assumir, que o windows é o so de base que toda a gente usaria e que o osx é algo para “especialistas” ou pessoas com necessidades especiais (imagem, etc).
        não é!
        nem um é o sistema base (não obstante ser, historicamente, o mais utilizado) nem o outro é especialmente direcionado para especialistas.
        é normalíssimo que um user de internet, facebook e office use osx, tal normal quanto usar windows

        1. Avatar de Mário S.M
          Mário S.M

          A maior parte de quem trabalha na informática, prefere Mac, alguns Linux, muitos poucos Windows.

          Para produção de áudio, video, conteúdo web, etc. Mac é só o melhor que há.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Se a maior parte de quem trabalha em informática prefere MAC ou Linux, como é que o MAC ou o Linux tem uma cota de mercado tão baixa?

            Actualmente, para quem trabalha em audio, video e imagem, consegue ter tão bom ou melhor desempenho em Windows como em MAC
            Até porque o software de alto desempenho, existe para ambos os sistemas e o que pode marcar a diferença é o hardware. Hardware esse, se for bem configurado e bem montado, um PC Windows é capaz de até ter melhor desempenho que um MAC.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            Já agora, porque raio é que a produção de conteúdo web é melhor num MAC do que num Windows?

      3. Avatar de David
        David

        “Normal se o número de utilizadores aumentou exponencialmente os Hackers dedicam-se mais a criar vírus para MAS OS”
        O que não é normal é continuarem a dizer que que o Mac não tem problemas. Sendo assim , sim, o JJ tem razão.

        1. Avatar de Rui Miguel
          Rui Miguel

          Não, não tem, não há nenhum vírus conhecido para Mac que não seja nulificado por updates ou protegido no Xprotect.

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Mas afinal, existe!?

      4. Avatar de Rui Miguel
        Rui Miguel

        Só destilar inveja…

    2. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Olha para o negocio principal/raiz da google…. Venda de informação recolhida…
      Agora coloca-te no lugar de gestor da google…
      Hummm que aplicações sao ais utilizadas por um mercado mais de elites e com poder económico? Como saber isso? Essa informação é importante para developers… e vale dinheiro. Esta é uma hipótese já que nao há almoços gratis

      1. Avatar de Gama
        Gama

        Terá muito pouco ou nada a ver com isso. A ferramenta está mais pensada para parques informáticos de empresas e não parece que obrigue a ligar à Google.

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Para recolher informação, rende mais o Chrome para MAC, do que este tipo de ferramente.

  6. Avatar de diogo
    diogo

    Meninos da apple. até a google. A credibilidade da apple vai de mal a pior.
    Quero relembrar do ultimo artigo que o snowden iria criar uma capa para proteger o iphone.
    O custo do iphone é de 100 e pouco dolares e eles vendem por 800 e tal quando sai.
    O teatro, a palhaçada com o FBI
    Cada vez ha mais virus para os sistemas da apple.
    tudo isso e muito mais coisas mostra a realidade dessa empresa, que só se preocupa com o lucro. segurança, privacidade a apple não se preocupa.
    Querem privacidade e segurança têm que recorrer ao open source, várias encriptações fortes.

    1. Avatar de Gama
      Gama

      Aconselho-te a ler bem para que serve isto e o que é que os sistemas da Apple já têm de origem.

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Que dor de cotovelo aí vai!

  7. Avatar de giloan
    giloan

    Quem usa mac n tem problemas. Sejam espertos e usem o que e bom

  8. Avatar de diogo
    diogo

    Giloan quem usa mac têm problemas na privacidade e segurança. sejam espertos e usem por exemplo o Tails.

    1. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Usas o Tails, usas o Google Chrome, os teus dados vão todos para a Google, e o Linux está cheio de falhas de segurança!

  9. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Não compreendo.

    Então os Virus e semelhantes não são exclusivos dos SOs da Microsoft?!

    http://p.fod4.com/p/media/5c597eb60b/uF9MjJo3QIaijySXC4iL_Confused%20Christian%20Bale.gif

    1. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Na teoria, não.

      Na pratica, são exclusivos ao Windows e Android.

  10. Avatar de xoxota
    xoxota

    Humm..a google a tentar escavacar com o OSX. Comigo nao obrigado.

  11. Avatar de Jônatas Lopes (Brasil - São Paulo)
    Jônatas Lopes (Brasil – São Paulo)

    Gostaria de mais informações de como instalar e executar, pois não está claro como funciona a ferramenta, ao meu ver, quanto mais proteção existir, melhor, até o mesmo com a proteção do sistema já sofri com páginas mal-intencionadas que se agarravam ao Safari, foi um parto para conseguir me livrar dessa peste, mas consegui. Vocês conseguem exemplificar com mais detalhes?