Dica: Capturas de ecrã no Android

16 Comentários

Uma das perguntas recorrentes que me fazem, depois da fatídica “Isso do Android é mesmo bom?”, é como se consegue fazer capturas de ecrã em qualquer dispositivo Android. Contrariamente a um outro grande telefone de uma certa marca representada por uma maçã, não existe uma sequência de botões que podem ser pressionados para cumprir essa tarefa.

Mas claro que é possível fazer recolhas de imagens do ecrã (prints creens) dos telefones Android, mas vamos ter de recorrer a software da Google. Isto se não quiserem fazer root ao vosso telefone.


Existem diversas aplicações que podem usar para fazer essa captura directamente do telefone, mas como disse antes vão ter de fazer root ao vosso telefone. Existem muitos, tal como eu, que não estão dispostos a perder a garantia ou a ficar com um tijolo nas mãos depois desse processo. Para esses vamos deixar a forma mais simples de o fazer.

Como disse antes, a forma de capturar imagens do vosso Android requer que tenham no vosso PC uma aplicação da Google. Essa aplicação é a SDK do Android. Essa aplicação permite que testem ou desenvolvam aplicações para o Android. São máquinas virtuais de Android onde podem fazer o que bem entenderem, sem estarem a colocar em “risco” os vossos equipamentos.

Comecem então por descarregar a SDK para o vosso sistema operativo. Existem versões para Windows, Linux ou Mac OS X, escolham a que mais se adequa a vós.

Descomprimam o ficheiro comprimido para um local a que tenham acesso. Não vai ser necessário instalar qualquer aplicação pelo que se pretenderem podem arrumar no local definitivo esta aplicação.

Depois de terem a SDK do Android pronta a ser utilizada devem então navegar com o explorador de ficheiros do vosso sistema operativo para a pasta onde a colocaram.

Ai dentro devem abrir a pasta Tools e procurar pelo ficheiro ddms. Executem esse ficheiro pois será ele que vos permite lançar a aplicação que irá aceder ao vosso Android e fazer as capturas.

Executem então o ddms e será aberta a aplicação Dalvik Debug Monitor. Esta aplicação é utilizada para que se veja o que se passa nos telefones Android, quer sejam reais ou imagens virtuais.

Por forma ao vosso telefone poder interagir com o vosso PC devem antes de mais nada aceder às configurações do vosso telefone e activar a opção de Debugging USB que se encontra na zona Development das aplicações. Apenas depois disso o telefone está pronto a ser ligado ao PC.

Liguem-no e verifiquem se o vosso telefone é detectado. Para isso basta que vejam se ele aparece no programa. Caso não apareça, devem desliga-lo do PC e voltar a ligar. Depois do telefone ser detectado, escolham-no e acedam ao menu Device e depois a opção Screen capture. Se preferirem podem usar a sequência Ctrl + S.

A nova janela que se abrir será uma cópia do que o vosso telefone apresenta. Acedam ao que pretendem capturar e efectuem um Refresh para que seja mostrada essa imagem. Sempre que pretendam capturar uma nova imagem devem efectuar um refresh.

Caso pretendam capturar imagens horizontais devem rodar o vosso telefone e depois escolherem a opção Rotate na janela do software.

Depois de escolhida a janela do vosso Android que pretendem capturar têm duas opções, escolhem Copy e colocam a imagem em memória ou escolhem Save e gravam a imagem para o vosso disco. Para saírem dessa janela de captura de imagem devem escolher a opção Done.

Não é a forma mais simples de capturarem imagens do vosso Android, mas é uma forma muito funcional e evita terem de fazer o root ao vosso telefone.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux e Mac
Download: Android SDK Windows [22.2MB]
Download: Android SDK Linux [16.2MB]
Download: Android SDK Mac [18.2MB]
Homepage: Android SDK

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Revolução Digital

    Apesar de trabalhosa, esta não deixa de ser uma boa solução. Principalmente porque não envolve roots e outras manobras que podem comprometer a funcionalidade do telefone e, principalmente, a garantia do mesmo…

    1. Avatar de fnascimento
      fnascimento

      Fazer root num android não compromete a garantia…

      1. Avatar de Revolução Digital
        Revolução Digital

        Se o telefone brickar ao fazeres um root, achas que a garantia te cobre a reparação / troca por um novo?

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pois, para quem tem ROOT existem apps que facilmente fazem um print screen.

  3. Avatar de afrsa
    afrsa

    Pode-se fazer root e desfazer o root sempre que se queira! Existem milhões de pessoas com roots feitos seguindo os tutorials do XDA!

    Atenção que não é infalível… mas que era muito muito, azar brickar, era.

    Obrigado pelo acompanhamento do Android! Este SO tem um crescimento brutal e é uma aposta já largamente ganha pela Google!

  4. Avatar de Xplosion
    Xplosion

    Sei que não tem nada a ver com esta noticia, mas vejam a nova aquisição da Google: http://www.tvi24.iol.pt/geral/portugal-google-aviacao-media-internet/1175159-5238.html

  5. Avatar de ALL
    ALL

    Realmente no iPhone é extremamente fácil fazer isto, mas vejo com bom grado o pplware a abordar outros SO e a cima de tudo a facilitar a vida aos seus utilizadores

    P.S.: Nada que não fosse de esperar deste site.

    Paragens Pedro

    1. Avatar de Pedro Simões

      Temos este mau hábito de escrever o que achamos que os nossos leitores gostam sem fazer preferências ou escolher lados.

      Por isso temos aberto a porta a novos SO’s e a novas ideias.

      E já agora, Paragens? De autocarro?

  6. Avatar de Nobre
    Nobre

    OK, boa ferramenta, mas não percebi o porquê de não se referir o nome “iPhone”.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sempre (ou quase sempre) que nos referimos ao iPhone em artigos de outros telefone ou SO’s de telefones acabamos com duas situações:

      1ª – “E lá vem a malta do Pplware comparar o que não tem comparação. iPhone é iPhone e o resto é paisagem”

      2ª – É iniciada uma autentica batalha campal com gente a defender que o telefone A é melhor que o telefone I(phone) e nunca se consegue dar focus ao que foi escrito no artigo

      Para evitar essas situações resolvi colocar essa pequena provocaçãozita… Mas sim, era ao iPhone que me referia.

      1. Avatar de Nobre
        Nobre

        Ok, obrigado pela explicação.

  7. Avatar de José Freitas

    “uma certa marca representada por uma maçã”? Não estou a ver…?

  8. Avatar de dajosova
    dajosova

    A propósito… para quando o 2.2 para o Desire ???

    1. Avatar de patCRUZ
      patCRUZ

      Já li em vários locais falarem em Setembro ou Outubro!
      Mas com a HTC nunca se sabe! -_-‘

  9. Avatar de Hawk
    Hawk

    Não consegui.

    Sempre que executo o arquivo .bat, me aparece este erro: http://pastebin.com/SwTaXXxV
    O que pode ser? Tenho a última versão do Java instalado.