Tesla Model S incendeia-se durante test-drive em França

44 Comentários

Não são estranhas as notícias de smartphones que ardem durante o carregamento da bateria ou até em utilização, mas não é nada normal quando se sabe que um veículo elétrico tem o mesmo problema. Foi precisamente isso que aconteceu no início desta semana, em França, quando um condutor realizava um test-drive a um Tesla Model S.

Não é normal e a marca refere que tem sistemas de segurança para que nunca aconteça um incêndio com ignição nas baterias.

Tesla Model S

Os relatos desta notícia dão conta de que um Tesla S ter-se-á incendiado durante um teste de estrada perto da cidade francesa de Biarritz. O veículo irrompeu em chamas e em poucos minutos ficou destruído.

Durante a viagem que estava a ser realizada foi ouvido um barulho e mostrado um alerta no painel de instrumentos, relacionado com problemas com a bateria e o sistema de carregamento.

O funcionário da Tesla pediu de imediato que o veículo fosse parado na berma da estrada e que os passageiros saíssem rapidamente. Ao fim de poucos minutos, o Tesla Model S 90D estava em chamas, com os passageiros já seguros.

Quando os bombeiros chegaram ao local, passados apenas alguns minutos, o veículo estava já envolto nas chamas e praticamente destruído.

A resposta da Tesla

Imediatamente após o incidente, a Tesla reagiu e deu conta de que está a tentar descobrir as causas do sucedido.

We are working with the authorities to establish the facts of the incident and offer our full cooperation. The passengers are all unharmed. They were able to safely exit the vehicle before the incident occurred

Este não é o primeiro caso conhecido em que um Tesla se incendeia. O que é novo nesta situação é que em acidentes anteriores, os incêndios resultaram de situações de impactos fortes ou em que as baterias foram atingidas.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de urtencio
    urtencio

    Neste verão já vi 2 carros arder na estrada.
    Não eram Tesla mas pareciam ser relativamente recentes. São coisas que acontecem por diversos factores tenham eles muita ou pouca tecnologia, sejam eles novos ou velhos.

    Uma coisa é certa todos eles tinham uma bateria 😛

    1. Avatar de int3
      int3

      só vi um até agora. um seat daqueles velhos ibiza. dos primeiros. Na A44 sul-norte a chegar ao nó de coimbrões. o fogo era tão forte que, mesmo a passar ao lado no sentio inverso, senti o calor na cara….

    2. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Vão ter de alterar como as novas swagway XD

    3. Avatar de Gama
      Gama

      Ainda me lembro quando era obrigatório ter um extintor num Taxi.
      Perdão…
      Ainda é obrigatório um extintor no Taxi e noutros veículos.
      Devem ter pensado nisso para apagar os passageiros.

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Sim, inclusive 1 Lamborghini e não é por isso que se deixa de admirar ou desejar de comprar o carro.

    1. Avatar de urtencio
      urtencio

      Pois é tipo o Iphone, é mais que conhecido os “arrebentamentos” e não é por isso que o pessoal deixa de comprar!

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Sim, incendiou-se junto às portagens da A3 na semana passada.

      Não foi notícia no pplware e a lamborguini já tem muito mais anos de investigação e de experiência que a Tesla.

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Quantos carros já arderam em testes e sem ser em testes e sem serem Tesla?

  4. Avatar de Jose Ferreira
    Jose Ferreira

    A tesla e a apple dos automoveis, prefiro um xiaomi car e um xiami smartphone, poupo dinheiro sou um geek anti apple e ainda gozo a vida a grande a ver filmes no meu xiaomi

    1. Avatar de logic404
      logic404

      e que nao compares sequer a tesla com a apple, ve-se mesmo que nao conheces bem uma das duas ou nenhuma delas. Testla tem um paradigma completamente diferente da apple basta veres as contribuiçoes para os varios sectores que a tesla tem em comparação a Apple cuja unica contribuição são pessoas futeis e law suits.. Se fosses realmente ‘geek’ gostavas dos tesla.

  5. Avatar de Fox
    Fox

    Quantos vídeos querem que vos mostre no Youtube de super-desportivos a arderem nas estradas?

    O que posso concluir é que quando uma marca começa a incomodar toda a publicidade negativa é bem vinda para a tentarem mandar a baixo.

    A Tesla está a crescer em popularidade e isso começa a incomodar os grandes construtores.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Muito bem dito, acertaste na mouche. Sem dúvida que a Tesla está a revolucionar o mercado e que é um alvo a abater.

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Eu sou fã da Tesla e futuro dono de um! Já arderam mais BMW i3 em 2 anos por causa das baterias do que Teslas em 10 anos. Os nissan ardem menos mas as baterias têm um desgaste mais elevado e menos ciclos de carga!

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Não sei não, até é porque é bastante difícil que qualquer modelo Tesla tenha mais de 10 anos. Ainda não estamos no ponto de as baterias substituirem por completo os motores a diesel, quanto mais o melhor caminho é um combinado como é exemplo o McLaren P1

        1. Avatar de PG
          PG

          Isso não é bem verdade, aliás a estratégia da Tesla vai exatamente nesse sentido. Claro que a autonomia não é a mesma e por isso a Tesla quando lança a marca num determinado país cria também uma rede de carregadores proprietários que permitem em 30 minutos, na prática pressupõe que a cada 300 km pares por 30 minutos para carregar as baterias o que se formos a ver até vai ao encontro das regras para uma condução segura.

  6. Avatar de RF
    RF

    Xiiii a Tesla anda mesma a mexer com a industria petrolífera.. causam acidentes, incendeiam-se.. qualquer dia até electrocutam pessoas.. ou comem-lhes as criancinhas!! Engraçado que o Nikolas Tesla inventou a sua bobine.. e queria construir torres de propagação de energia eléctrica (via ar) pelo mundo… de forma gratuita… e…… mal souberam lá foi a torre a baixo! Ainda hoje não redescobriram essa tecnologia… e não conseguem transmitir mais do que 2 metros.. porque não interessa!!! E assim a humanidade vai andando…. ou não…

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Essa tecnologia já existe a décadas. Portugal foi dos primeiros a usar na barragem de caborabaca Moçambique e enviada entre postes para a África do Sul. Transmissão energia sem fios.

    2. Avatar de Gama
      Gama

      Não conseguem transmitir a mais de 2 metros? Claro que conseguem, o problema tal como com o Tesla é a baixa eficiência na transmissão de energia a grandes distâncias.

  7. Avatar de MarioM
    MarioM

    Não sei qual é a admiração.
    Cada vez mais os carros novo estão cheios de componentes eléctricos e electrónicos portanto isto vai acontecer cada vez mais.

    1. Avatar de Gama
      Gama

      Não é preciso estar cheio de componentes eléctricos, os motores atingem temperaturas altíssimas, gasolina é inflamável, etc.

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Ao menos aqui a marca parece preocupada com o incidente… Já a Mercedes começa a ter fama de se incendiar do nada e a marca não faz nada nem se interessa

    1. Avatar de RF
      RF

      Nos EUA estão com processos e mais processos em cima… a Mercedes sabe bem qual é o problema e nem quer saber! Já a BMW nos 20d parte a corrente da distribuição antes dos 100mil Km’s e…. problema de quem os comprou! VW foi o que se sabe.. etc.. etc..

  9. Avatar de JosePinto
    JosePinto

    Só não compro um Tesla de preferência o topo de gama por um motivo extremamente simples:
    NÃO TENHO DINHEIRO PARA O COMPRAR

  10. Avatar de Mafurra
    Mafurra

    A Industria Automóvel e a Industria Petrolífera andam todas borradinhas com a TESLA…

    1. Avatar de urtencio
      urtencio

      Mas achas mesmo que os senhores das Industrias Petrolíferas andam borradinhos? Muitos desses senhores já andam enfiados em companhias de produção/distribuição de energia!
      Fácil, não dá de um lado dá de outro!!

      E uma coisa é certa a factura da Luz não pára de aumentar! E será que os gastos com a produção de energia continuam na mesma? Mesma historia do petróleo aumenta e não se sabe muito bem o porquê?

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Queres saber porque é que eles estão borradinhos?? Porque a tesla produz a sua propria energia de paineis solares e a dá de graça a qualquer pessoa que tenha um tesla

  11. Avatar de Eurico
    Eurico

    O lobbie do petróleo a funcionar/desacreditar o eléctrico!
    Ferraris na A1 já foram 2, e ninguém notícia. Segundo fonte do concessionário foi causado pela sonda lambda que também se encontra no Fiat Bravo….Já o outro dizia, ” é um FIAT Grande”!

  12. Avatar de Joaquim Nunes
    Joaquim Nunes

    São acidentes que acontecem. Não é de estranhar que um dos fabricantes pioneiros dos híbridos sómente agora comece muito tímidamente a utilizar as baterias de iões de lítio? A razão prende-se contudo com a instabilidade que apresentam. A Toyota com as baterias de metal híbrido tem conseguido manter fora dos Prius os problemas dos incêndios elétricos… Perde em performance mas ganha em segurança e confiança do consumidor.
    Quanto aos automóveis “normais” que têm ardido, as razões são sempre as mesmas: fraca manutenção, bombas injetoras alteradas, turbos mal reparados, kits de potência mal amanhados…

  13. Avatar de censo
    censo

    Eu este ano já vi 430 carros a arder de uma só vez …no Andanças!

    1. Avatar de Vítor M.

      Estiveste lá? Aquilo deve ter sido infernal….

    2. Avatar de irlm
      irlm

      e sem seguro para pagar prejuizos

      1. Avatar de Telmo Jorge Domingues
        Telmo Jorge Domingues

        Agora vieram dizer que a causa suposta foi causada por um cigarro…bem, lá se vão safar as seguradoras (uma vez mais)

        1. Avatar de Rui C.
          Rui C.

          Na realidade foi por causa de 2 cigarros… ( assobio).

        2. Avatar de Il Capo
          Il Capo

          Não foram as seguradoras que vieram dizer que foi por causa de um cigarro, foi a policia judiciária

  14. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Ficou uma pergunta importante por responder no artigo:
    O potencial comprador, que estava a testar o carro, apesar do incidente, acabou por comprar um veículo similar? (Não o que ardeu, obviamente, mas outro que ainda não ardeu).
    Os Teslas vão começar e incluir extintores automáticos como alguns veículos que andam por aí nas estradas?

  15. Avatar de Tesla Drive Test
    Tesla Drive Test

    Tive a oportunidade de fazer um Test Drive a um Tesla S P90D (com Ludicrous Mode) na semana passada (na Áustria) e posso dizer que é excelente. A aceleracao dos 0-100km/h em 3s é divinal. O gozo que deu abafar por completo um BMW M3 na Autobahn e a conducao autónoma é algo fora de série. Só é pena os 180mil euros que aquele modelo custava, caso contrário até valia a pena.

  16. Avatar de JorgeM
    JorgeM

    O cómico da notícia, é que só é notícia por ser um Tesla.
    Quantos já arderam, de marcas Premium, e notícias zero.
    A concorrência e os lobies têm destas coisas.
    Lembram-se do primeiro Mercedes A qualquer coisa, que capotava a 80 km/h?.
    Hoje todos os carros vêm com programa de estabilidade (ESP), e já ninguém se lembra do facto, apesar de ser uma marca Premium.
    É o preço da inovação e da juventude tecnológica. Certamente vão descobrir a solução é passará a ser um Standard, mas até lá, por cada Tesla que deixe de ser vendido, significa que será vendido um outro da concorrência.
    É o marketing a funcionar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é bem assim, estamos num patamar completamente diferente e a falar numa marca que está a mudar o paradigma 😉 Qual concorrência qual quê. 😉 esta está largos passos à frente.

  17. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ui. gosto muito destes carros… ainda bem que não houve feridos e, pelo menos, que façam avanços na investigação e da qual origine uma boa prevenção!
    os elétricos vieram pra ficar

  18. Avatar de José Moura
    José Moura

    Entretanto surgem novas tecnologias para os automovéis. Anseio para saber o que se segue a seguir aos eléctricos 🙂 Esperar para ver.