Cisco Systems: 14 mil funcionários serão despedidos

8 Comentários

Actualização: Cisco confirma o despedimento de 5.500 funcionários.

A Cisco Systems prepara-se para um verdadeira reestruturação da empresa, da qual resultará um corte de cerca de 20% dos funcionários. O objectivo primordial da empresa parece ser agora o foco no desenvolvimento de um modelo de negócio mais centrado em software.

cisco_systems


São 14 mil postos de trabalho que estão em causa, cerca de 20% dos funcionários da Cisco que deverão ser dispensados em breve, segundo avança o site CRN.

A gigante de produção de sistemas informáticos encontra-se em processo de transição querendo abordar um modelo de negócio mais centrado no software do que no hardware e já propôs planos de reforma antecipada a alguns trabalhadores.

cisco

A Cisco ainda não comentou a notícia, mas espera-se que estes cortes venham a ser anunciados de forma oficial dentro de algumas semanas.

Na verdade, a Cisco não é a única grande tecnológica a cortar postos de trabalho, recorde-se o caso da Microsoft que, em 2014, cortou 18 mil postos de trabalho, ou o caso mais recente, da Intel, que anunciou em Abril passado o despedimento de 12 mil funcionários.

CRN


 

Actualização

Depois de ontem ter surgido na impressa a informação de que a Cisco iria dispensar 14 mil funcionários, a empresa veio responder. Serão 5.500 os despedimentos previstos pela empresa, cerca de 7% dos funcionários. O objectivo destes despedimentos vão ao encontro daquilo que já havia sido anunciado, nomeadamente, a canalização de recursos para áreas que se apresentam como essenciais ao seus crescimento, nomeadamente a Internet da Coisas, cloud, cibersegurança, entre outras.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx
    lmx

    A cisco agora tem concorrentes de peso, com a Juniper, alcatel..
    O hardware deles é bastante mais fraco, apesar de ser mais compacto, e optimizado, mas perde a nível de versatilidade..
    Uma máquina siemens tem muito mais recursos fisicos disponíveis, é tecnologia mais aberta, o que toda a gente preza dos dias de hoje…ninguém quer ficar agarrado ás tecnologias de uma empresa apenas!!

    A galinha dos ovos de ouro, parece que terminou..

  2. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    A Cisco continua a ter 70% do mercado das redes. O que se passa é que a produção de hardware tem um ciclo de produção muito elevado (anos), pelo que cada componente dos equipamentos (CPUs, ASICS, FPGA, etc) demorava muito tempo a chegar ao mercado, com a agravante de que se é detectado um problema algures no ciclo de desenvolvimento, volta tudo à mesa de desenho.
    Com fabricantes no mercado que desenvolvem chips genéricos para este tipo de aplicações(Broadcom essencialmente, mas também Typhoon, Qualcomm e Intel), a Cisco pode criar apenas os componentes complementares em hardware, que têm ciclos de desenvolvimento muito mais curtos, e dedicar-se ao desenvolvimento do software, tal como os restante 30% do mercado fazem.
    Não é por acaso que em praticamente todos os concorrentes da Cisco (não chineses) os chips dos equipamentos de rede são praticamente todos da Broadcom.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Na Juniper, os chips são europeus!

      Foi a Nokia que inventou os ASICS, estão muito a frente que qualquer outro..
      Tecnologia QFabric, não te esqueças que Nokia-> Nokia/Siemsns->Juniper

      A Cisco percebeu que não tem tecnologia para acompanhar e vai dar a sua divisão d ehardware á intel, para esta tentar competir com os europeus, e tornar os productos da Cisco, tão versateis quanto os Europeus..

  3. Avatar de luislelis
    luislelis

    A cisco tem sofrido e fortemente com a Huawei .
    Virou o feitiço contra o feiticeiro.
    Pedia aos chineses para fabricarem para eles, e os chineses aproveitaram.
    Huawei copiou, vende a menos de metade do preço. oferece assistência a menos de metade do preco.
    Toma la e embrulha.
    http://www.businessinsider.com/cisco-ceo-john-chambers-slams-his-chinese-competitor-hints-it-steals-stuff-2012-4?IR=T

    1. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Por isso é que John Chambers prefere dedicar-se ao software usando hardware comum que todos os concorrentes usam. É a maneira de se diferenciarem dos concorrentes e poderem ser igualmente competitivos.

  4. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Só em Portugal vão ser cerca de 200 nesta primeira tranche de despedimentos. Os Glory Days da Cisco está prestes a chegar ao fim.

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Em Portugal existe excesso de funcionários. Alguns andam semanas a coçar a micose.
      É normal o corte no pessoal. Existe algo chamado rentabilização de recursos humanos.
      Só assim a empresa pode manter o rumo. 🙂

    2. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Os Glory Days da Cisco ainda estão longe de chegar ao fim. A malta olha para estas notícias como “isto é o fim, a empresa X vai fechar”, no entanto as grandes empresas precisam de se reestruturar e quando o fazem antevendo as necessidades e de acordo com as necessidades do mercado, é uma forma de se redefinirem e manterem a sua grandiosidade. As que fecham são as que o fazem demasiado tarde.