Vivaldi 1.3: O browser ideal para quem está farto do Chrome

40 Comentários

Apesar de ser provavelmente a ferramenta mais usada num sistema, no segmento dos browsers não existem assim tantas boas soluções. Chrome, IE, Edge, Firefox e Opera são os que mais se destacam. Mas, em 2015, foi anunciado o Vivaldi que tem vindo a ganhar muitos fãs e que promete ser um dos melhores browsers.

Vamos conhecer as novidades do Vivaldi 1.3 que foi lançado recentemente.

vivaldi_06

Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta, como já revelámos em outros artigos.

Recentemente foi lançado o Vivaldi 1.3, considerado como sendo o browser que permite um maior número de personalizações.

vivaldi_03

Quais as novidades do Vivaldi 1.3

Possibilidade de tornar o Vivaldi mais colorido, graças à disponibilização de vários temas

Com a disponibilização de vários temas, os utilizadores podem ter o browser ao seu estilo. As opções de personalização são muitas.

Lista de acções com o Rato

Se nunca usou o rato para realizar um conjunto de acções muito comuns, então aqui está um bom momento para experimentar. Para tal basta carregar no botão do lado direito do rato e depois “desenhar” o gesto definido.

vivaldi_02Privacidade

Ao nível da Privacidade o Vivaldi é também muito bom, disponibilizando vários mecanismos de segurança como, por exemplo, protecção de Malware e Phishing.

vivaldi_04

Disponível para Windows, Mac e Linux, este browser tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.

Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, performance e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome… quem sabe não será o seu browser pré-definido já hoje.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Slblxs
    Slblxs

    Acho melhor do que o Opera, mas actualmente uso Slimjet bastante rapido e leve aqui o site http://www.slimjet.com/pt/dlpage.php

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      parece bom, mas ao mesmo tempo não.. para a frequencia dos updates e para a quantidade de modificações feitas em cada nova build não me cheira que os desenvolvedores estejam focados a 100% no browser… os espaços de tempo entre cada build são muito grandes para a quatidade de modificações que são feitas…

      1. Avatar de bola
        bola

        Muito grandes, deves estar enganado mesmo, usa mas é e vês a periodicidade das actualizações e as N funcionalidades que tem a mais que o chrome, além de suportar todas as extensões do chrome e a sincronização.

        1. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          LOL o que isso tem de especial? é como eu e o vivaldi ou o firefox, tem 1000 funcionalidades, só uso 100, de que me interessam as outras 900?

          eu estive a ver o update history do slimjet, não é nada de especial…
          ademais, olha só o Vivaldi, demora entre cada nova stable build, mas vem repleto de novas coisas, em 2 meses o vivaldi foi da versão 1.2 à 1.3 (ok é bastante tempo), que introduziu um montão de personalização e melhorias de privacidade e segurança… o que há de novo no slimjet da versão 10 para a 11? eu digo…
          – migração para chromium 51
          – lingua koreana atualizada (por amor de deus lançaram 1 nova versão só por causa disto)
          – e corrigiram 2 bugs até agora…

          grandes atualizações, sim senhor, estou impressionadíssimo…

      2. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Qualidade demora…

        1. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          qualidade? estive a ver o historico de atualizações… demorar mais de 20 dias para fazer uma nova versão praticamente cheia de regressões é qualidade? pls…

    2. Avatar de Luciano
      Luciano

      Boa sugestão!

  2. Avatar de joao ribeiro
    joao ribeiro

    (extensões, só aí)

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Sim realmente esqueceram de falar das extensões que permite instalar.
      Funciona com as extensões do chrome.

  3. Avatar de Valter
    Valter

    Quando tiver versão para Android e suporte a sincronização de favoritos, histórico e etc, talvez eu até mude do Firefox, pelo menos no mobile.

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      para que queres sincronização de historico lol? com os favoritos, palavras passe, etc ainda concordo mas com historico? xd
      enfim, a Vivaldi Team (forum do vivaldi) é bastante ativa com os seus utilizadores, neste momento está em desenvolvimento a sincronização, e deverá estar pronta quando o vivaldi 1.4 sair, daqui a uns meses.

      quanto a Android, é quando estiver pronto. a equipa de desenvolvedores tenta fazer as coisas o melhor possivel, e já se sabe: com quanta mais qualidade tentas fazer algo, mais tempo demora e é por esta razão que uso o vivaldi, a versão estavel é sempre muito estavel e não dá problemas nenhuns… por esta razão, a resposta a quando é sempre “quando estiver pronto”. a equipa não dá um uma data, apenas sabe-se que está em desenvolvimento.

      1. Avatar de EC
        EC

        Lol ao histórico?! (aliás, o correto é historial. Histórico enquanto substantivo = historiador)
        Eu acho o historial fundamental, pois para quem utiliza diversos dispositivos é sempre uma grande ajuda saber os sites em que já tivemos independentemente da sua origem. Também dispomos a possibilidade de reabrir um site num dispositivo originário de um outro (ex: autocomplete na barra de endereços)

      2. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        A sincronização de histórico por acaso dá-me bastante jeito, porque por vezes vi um artigo num PC quero mostrar alguém no telemóvel o que vi e procuro no histórico.

        É daquelas funcionalidades que usas uma vez em mil, mas não magoa nada ter.

  4. Avatar de lmx1
    lmx1

    Ainda esta bastante verde, e lento, comparando com o Opera que mudou ha algum tempo para base chromium..
    Mas tem algumas caracteristicas que o diferenciam… se conseguirem ter a mesma fiabilidade e leveza do Opera, grande concorrente.

    Até lá, claro Opera e nada mais 🙂

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      lento? sim, porque ao contrário do chrome ou Opera, o vivaldi desliga-se completamente da internet quando acaba de carregar as paginas, para não atrapalhar os teus downloads ou assim. então sempre que fazes reload na pagina ou entras numa nova, o vivaldi tem de se conectar à net e só depois faz o que lhe pediste, pelo menos dá essa sensação, porque eu tenho uma mini aplicação de monitorização de rede e quando o vivaldi acaba de carregar uma pagina o monitor fica a zeros…
      enfim, se isso for correto (seria melhor perguntar no forum do vivaldi), está aí explicado a sua lentidão, que até a abrir o vivaldi é mais rapido que o chrome.

  5. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Esqueceram-se de mencionar uma coisa que o Vivaldi tem e que dá muito jeito, visualização das tabs abertas.

  6. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Excelente artigo,Pedro Pinto.

  7. Avatar de Arkan
    Arkan

    melhor usar o opera…esse navegador é pessimo! deu umas 10x em 20 minutos que nao estava conectado a internet. Melhor esse povo da islandia ficar so pescando mesmo!

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      não sacaste a versão snapshot? os snapshots são carateristicos de ser muito instaveis, podendo muitas das vezes não se conectar à net devidamente e dão bugs de interface pra caraças…

      tens de sacar a stable: https://vivaldi.com/download/
      eu estou a usar vivaldi à cerca de 4 meses e nunca tive problemas com conexão à internet na versão stable.

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Mesmo o Opera sendo chinês agora? Eu desinstalei depois da sua venda o que foi uma pena, porque realmente é um ótimo navegador

    3. Avatar de Catarino
      Catarino

      Acho que isso não será problema do browser, já o instalei em uns 20 pcs diferentes e até agora foi o mais rápido e sem falhas.
      O edge também é rápido mas acho o Vivaldi mais completo em termos de funções e configurações.
      Usava o Chrome e Firefox, depois do Vivaldi nunca mais mudei.

  8. Avatar de AX
    AX

    Boa noite Srs, Sras. Tenho algumas perguntas.

    O Vivaldi dispõe nativamente, sem recorrer a extensões, de:

    1) Bloqueio/desbloqueio de JavaScript?

    2) Bloqueio/desbloqueio a sites/imagens/obje(c)tos indesejados?

    3) Leitor pessoal de feeds RSS?

    Não? Porque?

    Repito: Sem recorrer a extensões! (Por gentileza). 🙂

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      1- chrome://settings/content – permite blockear e desbloquear o javascript, mas não permite click to run.
      2- bloq/desbloq de sites: nope. nenhum browser faz isso, nenhum browser tem um Hola laucher ou Ahoy! introduzidos no seu codigo fonte. o que podes sim fazer é ir ao site contraacensurana.net e seguir os passos. aí ficas com todos os sites desbloqueados em todos os browsers de uma só vez. — imagens/objetos indesejados: o Vivaldi não tem um bloqueador de privacidade tipo Adblock plus se é isso que queres, e defendo que não tenha já que grande maioria das pessoas tem a sua preferencia, para além disso se algum dia estiver irá ser como uma especie de extensão pré instalada; se te referes a ferramentas avançadas como removedor de elementos, isso tem, na barrinha no fundo tens umas opções num simbolo deste genero: que te dá opções para bloquear conteudos das paginas, etc, basicamente molda a pagina para aquilo que queres ver e o que não queres.
      3- quase ninguém usa RSS. em 19 anos da minha existencia nunca usei e nem sequer sei o que é um RSS (por acaso vou ver, fiquei curioso). mas que eu saiba não tem RSS e penso que nunca terá. estive a ler o que é um RSS; bom, maioria dos sites ou te pedem para ativar as atualizações no browser, se suportado, ou enviam os updates para o mail, aka newsletter. segundo o que eu li RSS é basicamente como se fosse uma compilação de newsletters, resumos ou titulos sobre o que saiu em determinados sites. hj em dia tudo usa newsletters, enviadas para o mail. duvido que novos browsers como o Vivaldi o implementem.

      1. Avatar de João Esteves
        João Esteves

        Quase ninguém usa RSS e newsletters serem utilizadas em vez de RSS são duas das maiores falácias que li nos últimos tempos.

      2. Avatar de Óxente
        Óxente

        Não sei o que é um RSS mas pareço um doutor a falar do que não sei. That’s Real, Kid!

        1. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          talvez me expliques o que é um RSS então chico esperto? e ademais, eu li o que é um RSS, e até vi videos muito bem explicados sobre o que é um RSS, por isso, sim, sei do que falei, precioso e rei dos sabe-nada Óxente, senhor omnipotente!

  9. Avatar de Favoxx
    Favoxx

    A adaptação não é fácil. Pelo menos no cliente mac, o Safari está anos luz.
    No entanto o potencial foi o que me fez testar durante uma semana, mas rapidamente me apercebi que não é opção simplesmente.

  10. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    esse maestro ainda é vivo?

  11. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    Um browser a ter em atencao mas por enquanto o chrome continua superior em tudo

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Acho exactamente o oposto 😀

  12. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    É o meu browser de eleição, que utilizo diariamente! Vou actualizar e ver as novidades 🙂
    Outra funcionalidade que descobri há pouco tempo é que permite fazer “split screen” de duas ou mais abas, o que dá muito jeito!

  13. Avatar de bola
    bola

    Slimjet é o meu de eleição, quem gosta do chrome mas acha que tem poucas features e é lento, experimentem este que vão ficar fãs.
    😉

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    Já é melhor que a porcaria do Opera actual, mas isso não é dizer muito. O Opera chegou a ser o melhor navegador de todos, mas depois mudaram a base e perdeu metade das funcionalidades que o caracterizavam.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Apoiado totalmente, Opera era e continuaria sendo o melhor de todos se tivesse mantido seu motor e suas funcionalidades.

  15. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para quem utiliza sistemas operativos GNU/Linux temos mais um navegador que suporta netflix .

  16. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Estou a testar , ate agora não tem dado problemas , inclusive tenho alguns problemas em aceder certas paginas do facebook com Firefox e o google-chrome , mas com este navegador isso não acontece .

  17. Avatar de Portimão
    Portimão

    Bons browser são o Microsoft Edge e o Safari.
    Instalei este Vivaldi para experimentar e pelo menos a nível de design está muito bonito.
    Coloquei as abas por baixo e fica muito bem. 🙂
    Gosto sempre de ter dois browsers no meu portátil e tenho andado só com um. O Vivaldi vai ser o meu segundo browser apartir de agora.

  18. Avatar de DW
    DW

    Para quê reinventar a roda? Firefox desde sempre e para sempre

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom dia, alguém me pode dizer se é possivel no vivaldi ver as passwors guardadas?

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      cola e verifica
      vivaldi://chrome/settings/passwords