Fogos: Como está a qualidade do ar na sua zona?

14 Comentários

Portugal está a ser fustigado com uma forte vaga de incêndios que se registam de Norte a Sul e também nas Ilhas, em especial na Madeira. Como consequência, a qualidade do ar está deteriorada em algumas zonas dos país.

Hoje vamos conhecer o portal QualAr, da responsabilidade da agência portuguesa do ambiente, que na prática é uma base de dados Online sobre a Qualidade de Ar.

ar


O índice de qualidade do ar de uma determinada área resulta da média aritmética calculada para cada um dos poluentes medidos em todas as estações da rede dessa área. Os valores assim determinados são comparados com as gamas de concentrações associadas a uma escala de cores sendo os piores poluentes responsáveis pelo índice.
As zonas não abrangidas pelo método de cálculo do índice são assinaladas a cinzento.

Acedendo ao portal QualAr, é possível saber de imediato a qualidade do ar numa determinada zona. O utilizador pode ver ainda um histórico diário, mensal e anual por zona.

QualAr_00

No menu superior, o utilizador pode aceder a informações sobre Medições, ferramentas de Previsões, Estatísticas, fazer download de informação, etc.

QualAr_02

Este portal disponibiliza um conjunto de informação bastante importante e de fácil compreensão para qualquer utilizador. Este índice de qualidade de ar é disponibilizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, com base em informação recolhida pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Para saber, em tempo real, o estado dos incêndios consulte o site fogos.pt.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Potencial incendiario.

  2. Avatar de T-800 (o primeiro com acento Austríaco)
    T-800 (o primeiro com acento Austríaco)

    Não concordo com a exploração desenfreada de recursos naturais. Se acabarem com as florestas, a terra ficará árida e a vida animal não será suportada. Donde virá então o couro para fazer aqueles casacos mauzões que eu uso quando voltar ao passado para matar a Sarah Connor.

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Toda a gente sabe que o oxigénio deriva da flatulência marina…

  4. Avatar de Pedro*
    Pedro*

    Com tanta poluição marítima que se faz não há duvida que as “algas” vão continuar a existir em grande quantidade…
    Além disso não vejo qual seja a vantagem de ter uma planeta cheio de urbanismo quando vejo tanta casa abandonada e não há dinheiro para manutenção das mesmas, quanto mais se constrói mais manutenção é necessária, quanto menos dinheiro houver mais lixo urbano existirá.
    Também deve ser muito triste não ver uma árvore em lado nenhum ou um pequena floresta.
    Qualquer dia por essa lógica as futuras gerações só viam árvores ou plantas se fossem de ferias para sítios específicos e eventualmente acabavam e mais ninguém ia ver.

  5. Avatar de Mota
    Mota

    wtf!? Mas que m*** de comentário é esse?!

    “O oxigénio vem das algas” então vamos queimar as florestas?! Atrair bichos?
    Fauna e Flora diz-te alguma coisa?!

    É por gente como esta é que ano após ano assistimos a estas misérias.

  6. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Comentário triste…

  7. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Isto é ironia ou tentativa de ter piada, eu pergunto é, como isto não é moderado?

  8. Avatar de Frederico Barroqueiro
    Frederico Barroqueiro

    Fui o único a detectar a ironia?

  9. Avatar de Bruh
    Bruh

    Eu não preciso de um site para me dizerem como esta a qualidade do ar aqui por Braga. Basta abrir a janela, é só cinzas a entrar pela casa dentro. E olhando para os montes, quase não os vejo com tanto fumo no ar.

    1. Avatar de Francisco Guerra
      Francisco Guerra

      Mesmo isso, está um ar.. alaranjado.. muito esquisito mesmo… cheiro a fumo…

    2. Avatar de Joao Torres
      Joao Torres

      Imaginem eu estar a mais de 20km de Braga (na direção do mar) perto da Apúlia e…..está como vocês descrevem em Braga…..cinzas a cair do céu….folhas de eucalipto pretas a cair…..um cenário deveras preocupante no mínimo!!! 🙁

  10. Avatar de Mário
    Mário

    quem é o catedrático?

  11. Avatar de volkswagenmarcopolo
    volkswagenmarcopolo

    Sou daltónico… :/

  12. Avatar de M.C.Sampaio
    M.C.Sampaio

    País a arder,pessoas e bens em perigo,patrimônio destruido.Aproveitamento político,empurrar de culpas e ninguém resolve o problema.
    Porque não se pune drasticamente quem não limpa os terrenos?porque não são soltos os incendiarios?
    A maior parte dos incêndios são atentados por mãos criminosas eu própria assisti ao deflagrar de um incêndio em Constância deflagrou em três lugares praticamente ao mesmo tempo.
    Sugiro que se coloque uma pulseira electrónica nos incendiarios e que estes sejam colocados desde o princípio até ao fim do verão num campo de férias.Fica mais barato ao Estado e estamos mais protegidos.
    Entretanto,sejam punidos bem como aqueles que assinam a sua libertação,pois,são os verdadeiros criminosos.